PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Acolher Jesus, como Maria.

Acolher Jesus, como Maria.


           24 de dezembro de 2023.   

4° Domingo do Advento

 
   Evangelho.   


Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29 Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”. 38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.


    Meditação   



Para Deus, nada é impossível (Lc 1, 37).

Estamos bem pertinho do Natal. Na tarde de hoje, já se celebra a Missa da Vigília e, à noite, a Missa da Noite do Natal do Senhor. Mas, este é o 4º Domingo do Advento. 

Estamos concluindo o Tempo do Advento, tempo em que cultivamos a espera de Jesus que vem. Uma espera ativa (de gente desperta), convertida (voltados para Deus), operosa (de construção do bem), piedosa (de contemplação e oração). E neste domingo, olhamos para a Virgem Maria, modelo dos que esperam e acolhem Cristo. Ela, como ninguém, fez um santo advento: esperou a vinda de Jesus na fé, na esperança e na caridade. 

Isabel elogiou a Virgem Maria, quando ela chegou em sua casa: "Bem-aventurada aquela que acreditou". Ela creu, teve fé. Maria preparou a vinda de Jesus, na fé. Na fé, ela recebeu a mensagem do anjo e colocou-se à disposição de Deus: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". O encontro com o Senhor que vem precisa ser cultivado num clima de fé, como Maria o fez. Fé é a abertura do coração para acolher o que o Senhor nos diz e a sua ação em nossa vida. 

Na casa de Isabel, cheia do Santo Espírito, Maria louvou a Deus: "O Senhor fez em mim maravilhas. Olhou para a condição humildade de sua serva. Manifestou o poder de seu braço, dispersou os soberbos, exaltou os humildes. Como prometera a Abraão e à sua descendência, para sempre". Maria confia em Deus e reconhece que ele está agindo na sua vida e na história do seu povo. Ele é fiel às suas promessas. É a virtude da Esperança. Viver e mover-se com confiança em Deus, que está realizando suas promessas. Ele as realizará perfeitamente mais adiante, mas já as está realizando agora. Maria move-se na esperança. 

"Maria ficou três meses com Isabel e depois voltou pra casa". A visita de Maria foi de solidariedade. Ela "foi apressadamente às montanhas de Judá" para ajudar sua parenta, para estar-lhe próxima em todas as suas necessidades. Esteve lá como servidora. Maria preparou a vinda de Jesus também na caridade. Caridade é o amor a Deus e aos irmãos, como ensinou Jesus. 




Guardando a mensagem 

Neste Natal, acolhamos Jesus como Maria o fez: na fé, na esperança e na caridade. No emaranhado dos apelos de nossa sociedade consumista, reconheçamos a presença central de Jesus em nossa vida e em nossa história. Na criança de Belém, tudo recomeça. É a virtude da fé. No cenário doloroso de guerras, eventos extremos pelas mudanças do clima, enfraquecimento dos laços familiares, crescimento da indiferença e da solidão, movamo-nos com quem vê mais e melhor. É a virtude da Esperança. Confiamos que a história está nas mãos de Deus. Ele continua agindo, protegendo, salvando, conduzindo-nos. Enquanto parece triunfar o egoísmo, a desigualdade social, o desprezo pelos mais pobres e sofredores, fazemos nosso o mandamento do amor: amar a Deus e aos irmãos e irmãs. E amá-los é defendê-los, protegê-los, confiar na sua força, acudi-los em suas necessidades. É a virtude da Caridade. 

Para Deus, nada é impossível (Lc 1, 37).

Rezando a palavra

A encarnação do Verbo e a participação de Maria no plano de  de Deus, são celebradas, de maneira especial, com a oração do ÂNGELUS. 

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria. 
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo. 

Guia: Eis aqui a serva do Senhor. 
Todos: Faça-se em mim segundo a tua palavra. 

Guia: E o Verbo se fez carne. 
Todos: E habitou entre nós. 

Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus! 
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. 
Todos: Amém. 

Vivendo a palavra

Concluímos bem os nove dias da Novena de Natal. Agradeço a sua participação, nos acompanhando no rádio e em nosso Canal no Youtube. Hoje, véspera de Natal, teremos, no mesmo Canal, a Celebração do Natal em Família. Começa às 20 horas. Não podendo assistir neste horário, veja-o em outro momento. 

Uma abençoada noite de Natal pra você e sua família.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

21 comentários:

  1. Obrigada Senhor, pela vida, por tudo que tenho e que sou. Senhor, suplico a graça de um natal abençoado, com a minha familia.
    Abençoe Senhor o padre João Carlos e sua equipa. Que Senhor lhe conceda muita paz e saude abundante para continuar nos guiando fazendo a obra do Senhor@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Geny da Silva Góis
      Gosto muito dos programas que neste Natal seja de muitas alegrias e saúde para todos nós

      Excluir
    2. Gratidão Pé. Carlos pelos ensinamentos. Um Natal de Paz e Luz!

      Excluir
    3. Quero Que Neste Natal...

      "Se façam presentes em seu lar
      A JUSTIÇA, a POESIA e o AMOR
      A POESIA o tornando um TROVADOR
      E o AMOR ensinando a PERDOAR,
      A JUSTIÇA, disposta para lhe dar
      Do DIREITO, a VIRTUDE e sua essência
      Que os TRÊS lhes conceda a anuência
      Para provar do sabor da LIBERDADE,
      Inibindo o TERROR da VAIDADE
      Pra o COMBATE ao dragão da VIOLÊNCIA"
      (Pedro Sampaio)

      Feliz e abençoado Natal para você e os seus!

      Excluir
    4. FELIZ NATAL PARA SR.PADRE QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE

      Excluir
  2. Obrigada senhor Jesus por todas as bençãos e graças em minha vida e na vida de todos da minha família. Suplico a graça de estarmos em paz e harmonia nesta noite de Natal, a família em união. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pai pôr tudo na minha vida 🙏❤️. Jesus Cristo daí minha saúde e paz na minha vida e dá minha família também 🙏 feliz natal padre.que Deus abençoe sempre sua vida e vida dá sua família também 🙏🙏❤️ até amanhã se Deus quiser 🙏🖐️

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos peço benção pra mim e minha família.lhe desejo um abençoado Natal pra o senhor e toda a sua equipe de trabalho, e também um abençoado Natal para sua família e todos os ouvintes. Paz e bem para todos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo Bom dia padre só tenho a agradecer tudo que Deus tem feito por mim,que neste Natal a chegada do menino Jesus nos traga saúde e muita paz pra mim e toda a minha família! Feliz Natal para o senhor e toda sua equipe.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia e Feliz Natal, Padre! Todos os dias escuto sua mensagem enviada por Deus. Muito obrigado! Ivan Julião. Mulungu/ PB.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que neste Natal, Deus e nosso menino Jesus, esteja presente em nosso lar, com muita saúde, paz, amor , prosperidade para mim,minha família, para nosso Pe João Carlos e a todos nós que acompanha as medições de nosso Padre, que Deus dê paz aos sofredores das guerras. Que Deus abençoe todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Padre, bom dia... este ano eu não quero pedir nada e sim agradecer por tudo de maravilhoso que Deus fez em minha vida, agradecer pela saúde da minha família e dos amigos, pelo meu emprego e pela dádiva da vida! Deus abençoe a todos e um feliz Natal.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre, eu quero pedir que o nosso Senhor proteja a mim, meus filhos sempre conduzindo aos caminhos de sabedoria, proteja meus irmãos e a minha irmã do grupo de oração a Ana que fez 9 dias de uma cirurgia no coração

    ResponderExcluir
  10. Feliz Natal Padre João e todos os irmãos que todos os dias do ano lemos e refletimos a Palavra do Nosso Senhor
    Que a Alegria do nascimento de Jesus nos impulsionar a rezar sempre em todo momento das nossas vidas. Amém

    ResponderExcluir
  11. Feliz Natal Padre João 🙏🙏❤️

    ResponderExcluir
  12. Que a Paz esteja sobre todas as familias e que o Espírito Santo invada todos os nossos corações!

    ResponderExcluir
  13. Amém, boa tarde padre João Carlos gratidão por tudo.
    Pelo o evangelho que vc nos transmite todas às manhã que Deuscontinue te iluminando poderosamente, feliz Natal.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus a minha gratidão por tudo. Maria mãe cuida dos teus filhos nós precisamos de colo de mãe. Entrego tudo ao Deus do impossível.

    ResponderExcluir
  15. Deus Santo e Misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de Santa Paula Cerioli. Entretanto, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, do serviço, do livramento, da santificação, da palavra, da obediência, da alegria, da libertação e da paz. Me conceda a graça para ter um coração cheio de amor e humildade. Me conceda a graça para ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para fugir da violência e da perturbação. Me conceda a graça para ter uma vida tranquila. Me conceda a graça para ser um bom filho. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para vencer o medo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Bia noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos . Agradeço por tudo que recebo todos os dias de Deus. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Peço hj pela viagem da minha e dos meus netinhos, que corra tudo bem e que cheguem tranquilos. Um Santo e abençoado Natal a todos amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que recebo todos os dias de Deus. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Peço hj pela viagem da minha filha com meus netinhos, que tudo corra bem e cheguem tranquilos com a benção de Deus. Um Santo e abençoado Natal a todos amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS