PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O nascimento de uma criança é um recomeço.

O nascimento de uma criança é um recomeço.

 


   23 de dezembro de 2023.  

Sábado da 3ª Semana do Advento

   Evangelho  


Lc 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

   Meditação.  


Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).

Bem no dia do vizinho, um texto maravilhoso nos preparando para o natal do Senhor. E falando dos vizinhos. É a cena do nascimento de João, o que se tornou depois o Batista. E esse nascimento de João é contado em preparação do nascimento de Jesus. Não foi só a pregação de João que preparou a sua vinda. O seu próprio nascimento, em condições semelhantes de intervenção divina, é já uma prévia do nascimento do Messias. O mesmo anjo Gabriel anunciou o seu nascimento, a mãe também concebeu em condições extraordinárias, a mesma atenção à colocação do nome dado ao recém-nascido na cerimônia de circuncisão...

O clima do nascimento é de alegria e contentamento. Isabel deu à luz o seu filho e parentes e vizinhos mostram-se próximos e solidários. Mas, houve mais uma surpresa no dia da circuncisão do menino. 

A circuncisão era um rito pelo qual o menino era incorporado ao povo de Deus. Era a hora de impor o nome da criança. A surpresa foi o nome escolhido pelos pais: não havia ninguém na família com aquele nome. A mãe queria assim. E o pai, também. Os parentes não estavam de acordo. Como o pai estivesse mudo, escreveu numa tabuinha: “O nome dele é João”. Foi como o anjo Gabriel o tinha instruído. Esse ato de obediência encerrou o castigo de Zacarias que antes não tinha acreditado nas palavras do anjo. E ele começou a falar e a louvar a Deus. Parentes e vizinhos ficaram pasmos, maravilhados. E a notícia correu por toda a região.

“O nome dele é João”. O menino, que acabou de nascer, não iria apenas dar continuidade à sua família ou repetir a história dos seus ascendentes. Ele iria escrever um novo capítulo na história de seu povo. João, não Zacarias. Um nome novo para uma nova missão. Ele encerraria o capítulo da paciente espera do Messias, abrindo o novo tempo. Apontaria o Messias já presente no meio do povo.

O texto de hoje sublinha a solidariedade dos vizinhos e parentes com aquele casal idoso. Eles não somente ficaram sabendo da gravidez prodigiosa de Isabel, mas também a consideraram uma obra misericordiosa de Deus na vida daquela família e se alegraram com ela. Ficaram maravilhados com o que aconteceu no dia da circuncisão da criança. E espalharam por todo canto a boa notícia do que Deus estava realizando no meio do seu povo.




Guardando a Mensagem

O nascimento de uma criança é sempre um recomeço. Não vem para repetir o passado, embora não possa prescindir dele. É um novo ponto de partida. O futuro está começando naquela criança, é o novo entrando na história. O nascimento de uma criança, como o nascimento de João Batista, é um testemunho sobre Jesus. Ele veio assim. Uma criança frágil, chorando no frio daquela noite, ao abrigo de uma gruta e de seus animais, amparada somente pelo amor de uma mãe e de um pai abençoados. Um mistério de vida e de luz, o natal, só compreensível no clima do nascimento de uma criança, de uma mãe que dá a luz.

Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).

Rezando a palavra

Vamos rezar com as palavras do pai do menino João, ao ficar bom de sua mudez:

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou; e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos, para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos seus vizinhos. E ao apresentar-lhes votos de boas festas, não fale só da ceia, dos presentes, do especial de natal... aproveite para falar-lhes de Jesus.

Comunicando

Não deixe de rezar conosco o 9º e último encontro da Novena de Natal, intercedendo, hoje, para que tenhamos um natal de paz e saúde. A Novena começa às 20 horas. Amanhã, no mesmo horário, teremos a Celebração do Natal em família, com o encerramento da novena. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos sou Josefa gomes do Recife Gratidão por me envia a meditação da palavra todos dias e que o senhor e sua equipe tenha um Natal de muitas bênçãos feliz Natal ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado padre João Carlos um boa noite para todos e Deus abençoe sempre vcs fico agradecida por mandar pelo meu filho Geraldo cândido eu me chamo Maria Lucia Dias e me sinto muito feliz

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos obrigada fico muito grata e alegre pela meditação que tenho recebido todos os dias a qual envio também para outras pessoas Padre João Carlos a teus ministério ê uma abençoa para nós
    Tenha um Santo Natal e que Deus o abençoe sempre o teu trabalho , sou Irondina Fortes ,,,, 🇵🇹 Portugal

    ResponderExcluir
  3. Bom dia com Jesus Maria e José
    Que o espírito santo nos abençoe sempre e nossa mãe Maria passa a frente amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos,sua benção, o nascimento de uma criança e a felicidade de toda a família, que Deus abençoe esse dia, das crianças que estão nascendo. Que Deus tenha compaixão da minha irmã, com a dor que ela sofre, que Deus oriente,para encontrar uma especialista para dá a cura dela em nome de Jesus. Que Deus abençoe sempre a mim e a minha família com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro muito minha prima pois ela me manda os evangelho do dia

      Excluir
  5. Bom dia padre João Carlos todos eu ouço sua novilha muito bom .padre peço oração pra minha família pra mim que Deus mim cure desse cisto no seio em nome de jesus

    ResponderExcluir
  6. Feliz natal padre João Carlos,que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos! A sua benção. Sou Arlete Ferreira Faria, sou grata ao senhor por receber todos os dias sua mensagem de vida e de reflexão da palavra de Deus. Cada dia que ouço a sua mensagem tenho a certeza que Deus nos ama e nos ajuda a continuar a nossa de Cristão. Gosto da frase de Dom Bosco "Deus nos colocou no mundo para os outros". Gratidão. Deus te abençoe. Rondonópolis Mt

    ResponderExcluir
  8. Que o Espírito Santo me dê sabedoria pra fazer a vontade do Pai

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos , obrigado por me enviar o evangelho todos os dias, um feliz e abençoado Natal, sou de Cajazeiras Paraíba.

    ResponderExcluir
  10. Amém ao evangelho que Deus continue nos abençoando sempre com muita saúde e paz no coração.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre , Deus nós abençoe e proteja a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda a minha família, amém perdão e misericórdia

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Da mesma forma, DEUS é quem escolhe nossos nomes, pois para Ele somos únicos não importa se mais um José ou Maria, Ele nos chamou e ainda nos chama pelo primeiro nome, porquê conhece cada um de nós melhor que nós mesmos, melhor dizendo desde a confirmação nossa nesta vida que por sinal foi também concedida por Ele, desde aquela data que fomos escolhidos dentre milhares de espermatozóides, tudo já estava pronto, ou seja escrito nossas vidas e nosso destino nos Planos de DEUS.
    Porquê, pensemos se não cai uma folha da árvore ou um fio de cabelo se Ele não permitir, imaginamos a imensidão de árvores que existem, ou então a imensidão de folhas e fios de cabelo ?
    Isto não tem explicação, é simplesmente Divino,.
    Com toda certeza podemos afirmar que DEUS foi misericordioso com Isabel e Zacarias, que ao revelar o nome cumpri se mais uma profecia e Zacarias sendo obediente voltou a falar, pois Isabel também já era de idade avançada e desde quando recebeu a visita de sua prima Maria de Nazaré João Batista ficou cheio do Espírito Santo e pulou de alegria, e assim se tornaria o precursor do Messias com a missão importantíssima de com seu testemunho clamar a DEUS preparar o Caminho unindo o Antigo e o novo Testamento, com a missão de converter o povo predisposto pelo batismo das águas se purificarem para receber o Messias, Jesus Cristo e tão logo a salvação prometida,.

    ResponderExcluir
  13. Que a Graça de Jesus ...nos conceda um Feliz Natal, e que cada pessoa lembre que Deus nos enviou seu filho amado,para nossa salvação e que o mais importante ñ são os comes e bebês...mas essa festa é uma Bênçãos e Graças de presente para nós...que essas Graças e bênçãos nos acompanhe por toda nossas vidas. Obrigada Senhor e obrigada Virgem Maria pelo seu Sim.

    ResponderExcluir
  14. Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro no evangelho que prá Deus tudo epossivel gratidão senhor por tudo obrigada padre João Carlos por tudo que enviaste para nós quero desseija um feliz natal muita saúde prosperidade para o senhor sua equipe para todos nós minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo

    ResponderExcluir
  15. Feliz Natal Padre João Carlos Deus lhe abençoe.🙌🙌

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre Joao Carlos, para Deus não existe o impossível, percebemos pelo nascimento de João. Para a honra e Glória do Pai. Abençoado dia e Feliz Natal a você Padre e seus seguidores. João-Cascavel PR.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre João Carlos Deus nos abençoe sempre peço oração pelo o meu filho Lucas e família muita paz neste Natal para todos nós🌲🌲🌵🌹

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Hj em especial peço pela união da minha família. Vamos festeja o Natal hj e o clima tá meio tenso. Fazei q todos lembrem q o mais importante é o nascimento de Jesus e por isso todos devemos nos alegrar e festejar. Um feliz e abençoado Natal a todos e em especial ao nosso querido Padre João Carlos amém.

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus, fonte de todo o bem, eu LHE agradeço pela vida de São João Câncio. No entanto, me ensine seguir o caminho do profetismo, da alegria, da esperança, da circuncisão, da confiança, da conversão, da aliança, da purificação e da VOSSA proteção. Me ensine fazer boas ofertas. Me ensine fugir do pecado. Me ensine ser misericordioso. Me ensine louvá-Lo. Me ensine vencer o medo. Me ensine ter bons pensamentos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos em primeiro lugar desejo um abençoado domingo e que possamos estar sempre nos comunicando e que Deus nos conceda um abençoado natal com o coração 💓 limpo para receber nosso senhor Jesus Cristo nosso salvador um feliz natal a todos

    ResponderExcluir
  21. Paulo Eugênio Costa Lima24/12/23 10:26

    Feliz natal para todos os filhos do senhor, que Deus abençoe a todos paz e bem !!!

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos. Me chamo Dilma

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS