PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Pai Nosso, uma escola de oração

O Pai Nosso, uma escola de oração





   22 de junho de 2023.  

Quinta-feira da 11ª Semana do Tempo Comum



     Evangelho.     


Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.



     Meditação.     


Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

O tema de hoje, para nosso crescimento, é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar, sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor.

A primeira característica é que é feita com intimidade e confiança em Deus. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto. Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. Intimidade e Confiança em Deus. É a primeira característica.

A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, a glória de Deus. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a Glória de Deus. É a segunda característica.

A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo nosso bem temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança... São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A busca do nosso bem é a terceira característica.

A quarta característica da oração cristã é o compromisso. Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. Compromisso é a quarta característica.




Guardando a mensagem

Em nossa caminhada, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem, e o compromisso em realizar a sua vontade.

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Rezando a palavra

Rezemos como Jesus nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Amém.


Vivendo a palavra

A dica de hoje está evidente: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você.

Comunicando

Nesta quinta, um dia eucarístico, temos a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelo Youtube. Podendo, participe conosco. Mande já o seu pedido de oração.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

38 comentários:

  1. Eu Carolina Malenga vivo em Angola. Peço oração pelos meus filhos ,netos bisnetos,genros e noras.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Suzette Jerónimo vivo em Azeitão-Portugal. Peço oração pela minha família e pelo bem da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Pereira22/6/23 17:34

      Eu queria pedi oração para minha família meus neto
      E pelo interior Vicência
      Recebo suas meditações todos os dias e compartilhem pro meus parentes e amigos.

      Excluir
  3. Bom dia padre João Carlos e a todos que nossa mãe Maria passa à frente e o espiro santo nos abençoe nesse dia tão especial e nos afastar de todo mal amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos e à todos que leem a meditação da palavra. Muito obrigada pelo que tem feito, em nos explicar todos os dias a meditação da palavra. Que Deus o Abençoe. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, vivo em Luanda. Peço oração para a minha família, amigos, vizinhos e todo povo angolano e a nossa Pátria que é Angola. Sou a Fernanda Silva.

    ResponderExcluir
  6. Peço oração para todos. E também para meus entes queridos que já não estão mais em nosso meio. Paulo Pereira da Rocha. Dirceu Pereira da Rocha e Maria Teodoro da Rocha.

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço ao Nossa Pai Que Nunca Falte O Pão 🍞 Nosso de Cada Dia 🙏🏼🙌📖📿

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Peço oração por toda minha familia e pelos dirigentes do nosso País para que olhem mais para os necessitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre J.Carlos,peço sua oração pelos que necessitam melhora de suas saúde inclusive a minha Suely

      Excluir
  9. Muito obgda pela reflexão 😊 Deus abençoe a todos 🙏❤️

    ResponderExcluir
  10. Bom dia
    Sou Rosângela de Itaúna Mg
    Sua catequese está transformando nossas vidas e almas ! Peço oração para meu irmão alcoólatra! Impossível viver da forma como ele está vivendo!

    ResponderExcluir
  11. AMEM MEU JESUS Ó SENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARA AMEM ALELUIA GLÓRIA A DEUS AMEM

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Como DEUS sabe de tudo, até mesmo antes de nós pensarmos Ele já sabe a resposta, então o que nas nossas orações não pode faltar é a sinceridade das palavras no diálogo que vem do coração, por isso a necessidade de nos purificar a cada dia, aumentar a intimidade, a amizade com DEUS cada vez mais, conforme o próprio Jesus já nos ensinou com o exemplo das palavras na oração universal, Pai nosso, onde inicialmente exaltamos a DEUS e a tudo que criaste, a Palavra o Verbo Divino, agradecemos pelo alimento que nos sustenta, clamamos o Reino Celeste na Terra e prometemos obediência, nos redimimos reconhecendo ser totalmente dependentes da Graça e pecadores, arrependidos pedimos perdão das nossas falhas, assim também assumimos que iremos perdoar nossos irmãos, depois completando pedimos livramento e proteção de todo mau, por fim dizemos amém, para confirmar que seja realizado tudo de acordo com a vontade do Pai, confirmando que cremos e concordamos com tudo e em tudo, com o nosso Sim,.

    ResponderExcluir
  13. Bela meditação da palavra.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia . Peço oração para meu irmão José Lino Marques que fará uma biopsia na próstata pq a mesma esta aumentada. Peço em Deus que não dê nada!!


    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre , Deus mis abençoe, obrigada pelo pão de cada dia e obrigado pelo senhor existir e ser o pai misericordioso , tenha piedade , mesericordia de mim e dis filhos e toda a minha família, nos proteja do mal amém gratidão por tudo .

    ResponderExcluir
  16. Me chamo,Maria Maeli de Crato Ceará,Peço oração pela minha saúde e de todos os meus familiares. A sua benção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre primeiro agradecer por tudo padre estou com um problema de saúde e tbm peço oraçãos pela minha família principalmente a minha filha que está com o coração MT magoado peço a Deus todos os dia que liberte ela desse sentimento

    ResponderExcluir
  18. Sua benção padre, agradeço muito a Deus pelo dom da sua vida ,pois é através das medicações diária que falo com Deus todos os dia .

    ResponderExcluir
  19. Sua benção padre e Bom dia aos irmãos em Cristo , peço uma graça na minha vida o meu Deus sabe o que peço.

    ResponderExcluir
  20. Peço orações pela minha vida minha Familia e Jefferson Mattioli e familiares e todas as pessoas. Amém

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe João Carlos, Deus continue Te iluminando para que possamos receber suas catequese.

    ResponderExcluir
  22. Peço oraçao para meu marido que esta passando por turbulencia em seu emprego. Um chefe perseguidor.

    ResponderExcluir
  23. Q ué bênçãos as reflexões que Pe
    João Carlos faz diariamente nos ensinando e nos conduzindo ao Reino de Deus. Que o Senhor Jesus continue sempre presente em sua vida, com muita saúde e sabedoria

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Pe João Carlos!
    Essas quatro características do Pai Nosso é uma oração forte se feita com fé, intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem, e o compromisso em realizar, precisamos entregar tudo ao nosso misericordioso Jesus, pois antes de pedimos, ele sabe do que necessitamos. Jesus eu confio em vós, sei que vai mostrar melhor maneira de resolver as tribulações que estou passando neste momento. Obrigada Senhor pelo seu imenso amor.

    ResponderExcluir
  25. Glória a vós senhor o pai nosso foi a oração que Jesus nós en cinou e a oração mais forte gratidão por tudo senhor 🙏🙏 minha bemçao padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para um abraço boa tarde

    ResponderExcluir
  26. Peço oração pela minha saúde e minha plena recuperação. Amém

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde e obrigada pela meditação diária, Padre João Carlos, que tanto nos ajuda. Agradeço pela força q recebo todos os dia de Ti Senhor para conseguira lidar com o problema neurológico do meu netinho Bento.
    Daí saúde e a mim, meus filhos, genros e nora e a meus netinhos assim como a toda a minha família. Peço TB a união da minha família amém

    ResponderExcluir
  28. Peço oração pela saúde meu esposo e ajudar a minha familia

    ResponderExcluir
  29. Senhor Deus do Universo, eu LHE agradeço pela vida de São João Fischer e São Tomás More. No entanto, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do serviço, do discipulado, da fé, da paciência, da humildade, da verdade, da fidelidade, da pureza, da simplicidade, da ciência e da evangelização. Me ensine fugir do pecado. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine ser um bom dizimista. Me ensine trabalhar santamente. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine rezar da melhor forma possível. Me ensine perdoar com sinceridade. Isso eu LHE peço em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  30. Inês
    Encantada com o evangelho de hoje, vamos todos rezar como o senhor nos ensina a grande oração do pai nosso, ela é muito importante!!!

    ResponderExcluir
  31. AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA FEITO SENHOR JESUS. REZAR A ORAÇÃO DO PAI NOSSO COM MUITA FÉ , PAZ, ESPERANÇA , QUE SEU REINO DE AMOR PERMANEÇA EM NOSSOS CORAÇÕES 💕 SEMPRE.

    ResponderExcluir
  32. PEÇO ORAÇÃO PARA A MINHA FAMÍLIA, MARWUES CAMPOS E MAFRA.

    ResponderExcluir
  33. Peço oração para mim e meus filhos amem

    ResponderExcluir
  34. Silvia de Itaúna MG23/6/23 07:31

    Bom dia Padre João Carlos! Deus abençoe a sua caminhada como um discípulo de Deus, nos ensinando diariamente sobre a palavra cristã 🙏 Peço oração pela minha família, minha mãe e meus irmãos, e pela alma dos familiares falecidos, principalmente meu pai (Sílvio Luiz de Souza) que partiu há 3 meses 💖

    ResponderExcluir
  35. Bom dia padre João Carlos sou de Alfredo Vasconcelos mg , peço orações pelos meus filhos que são 4 e orações pelo meu esposo que faleceu a cinco meses, que Deus brilhe para ele a luz eterna ,e peço orações para que eu fique bem pois cinto muitas saudades dele , peço também que Deus me de força para continuar em frente pois tenho quatro bênçãos de Deus que são meus filhos, e tenho que continuar juntos deles dando força orientando no caminho de Deus nosso PAI, sua benção Padre João Carlos que Deus abençoe sua vida hoje é sempre e que continue nos catequisando, Amem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS