21 de junho de 2023.
Quarta-feira da 11ª Semana do Tempo Comum
Dia de São Luiz Gonzaga
Evangelho.
Mt 6,1-6.16-18
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
Meditação
Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)
Estamos ouvindo o Sermão da Montanha. Nele, Jesus faz uma reedição da Lei, orientando os seus seguidores sobre como se conduzir em diversas situações da vida. No ensinamento de hoje, ele toca em três temas: a esmola, a oração e o jejum. ‘Quando der esmola, não toque a trombeta diante de si, não dê publicidade à sua caridade. Quando jejuar, não desfigure o rosto, ninguém precisa saber de sua penitência. Quando for rezar, não exiba sua piedade em favor de sua boa imagem’. A orientação é afastar-se do jeito dos fariseus e realizar essas práticas religiosas com um novo espírito.
Vamos prestar bem atenção à preocupação de Jesus com relação à oração. Um grande defeito da oração dos fariseus era a ostentação. Disse Jesus, com toda clareza: “Quando vocês forem rezar, não façam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens”. Os fariseus rezavam em público, mostrando-se praticantes fieis da religião. Eles eram realmente admiráveis pelo exato cumprimento externo das normas religiosas. E o povo os tinha em muita conta. Mas, esse modo de praticar a fé, no fundo, os estimulava a buscar prestígio e poder diante do povo. A ostentação destrói a prática religiosa.
Na ostentação, procura-se o reconhecimento por parte dos outros, o elogio dos homens. A ação que seria de louvor a Deus transforma-se em louvor a si mesmo. Na ostentação, manifesta-se a vaidade. Pela vaidade, a honra que é devida a Deus eu a canalizo para a minha pessoa. Jesus via isso também nos trajes dos fariseus e seus mestres, com a desculpa de homenagear as palavras da Lei. A ostentação é também uma forma de humilhar os pobres e as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Além do mais, a ostentação é irmã do fingimento, da hipocrisia. É o culto da aparência, onde a verdade não conta, só o que fica bem na foto.
Pelo contrário, ensinou Jesus, “quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. A oração é um ato de intimidade entre Pai e filho. “Entra no teu quarto e fecha a porta”. Quarto é uma maneira simbólica de falar da própria intimidade. Esse é o primeiro templo, o nosso interior. A oração é como estar de portas fechadas, você e o seu Pai, conversando no seu quarto. É no espaço interior, longe de olhares curiosos ou das manifestações públicas de santidade, que você e Deus conversam, trocam confidências, acertam as coisas.
Guardando a mensagem
Os fariseus gostavam da oração da praça. Uma oração marcada pela ostentação, pelo jogo da aparência, pela falsidade das intenções. A oração servia para engrandecer sua imagem de homens devotos e cumpridores das obrigações religiosas. Era, afinal, uma louvação a si mesmos. Jesus aconselhou a oração do quarto. Uma oração marcada pela simplicidade, pela intimidade. Um diálogo amoroso e filial com Deus, no templo da própria interioridade.
Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
o teu ensinamento de hoje é uma grande lição para nossa vida de oração. Diante de Deus, não vale a aparência. Vale a verdade. No relacionamento com ele, conta pouco a formalidade. Vale especialmente a simplicidade, a confiança e a intimidade de filho ou filha no encontro com o seu Pai. O teu ensinamento, Senhor, não desprestigia os nossos templos. Mas, fica claro, que antes do templo de pedra, a oração se faz verdadeira no meu templo interior. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Consagre, hoje, um tempinho maior para sua oração pessoal. Recolha-se em qualquer lugar (pode ser mesmo no coletivo) e comunique-se com o seu Deus e Pai, no quarto do seu ser, na sua intimidade.
Comunicando
Hoje, faço show na cidade de Riacho de Santana, na Diocese de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.
Até amanhã, se Deus quiser!
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Alimentado pelas palavras do Santo Evangelho, peço que rezai por mim, para que viva verdadeiramente em oração, jujuando e pratique a caridade a favor dos irmãos. Amém!
ResponderExcluirJesus conhece profundamente os nossos corações. Bom dia! Sua benção Padre. Amém.
ResponderExcluirObrigada pelos ensinamentos estou em Angola sempre possível acompanho pela sms oudio obrigada
ResponderExcluirBom dia! Sua benção Padre. Como é bom ouvir suas homilias. Deus abençoe e ilumine sempre seu ministério!
ResponderExcluirPadre João Carlos, nas suas orações coloque o nome da minha família, precisamos destas orações pra seguir em frente. Deus te abençoe
ResponderExcluirAmém ✝️📿
ResponderExcluirAmém 🙌
ExcluirAprendi muito
ExcluirDeus procura e abençoa meu interior
E não o que estou usando
Vestindo calçando etc.
Quero agradecer a Deus por ter me abençoado ter uma boa noite de sono acorda com amor no coração e o fôlego.
ResponderExcluirQue o espiro santo nos abençoe nesse dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente na sua vida e na vida de cada um que faz parte dessa família e equipe amém
Bom dia padre seja bem vindo a Mossoró
ResponderExcluirAmém jesus assim seja
ResponderExcluirAMEM MEU JESUS TUA PALAVRA SENHOR MIM ALIMENTA MEDA FORCA CORAGEM PAZ E FÉ
ResponderExcluirBença padre obrigada meu pai por ter mim consedido mais um dia
ResponderExcluirObrigado Pelos Ensinamentos.
ResponderExcluirDeus Abençoe Sua Vida Sacerdotal...
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNão podemos ser como os hipócritas, em querer mostrar tudo que fazemos, porque desta forma querendo ou não estamos confundindo a caridade e assim o orgulho a vaidade e até a prepotência prevalecerá, com isso mesmo sem querer, estaremos focando o orgulho e sucesso próprio.
Pelo contrário irmãos, precisamos ser mansos e humildes de coração e nos esforçar para viver o amor e a reconciliação, conforme Jesus Cristo foi e é.
Pois se para DEUS o Status, a grandeza, a ostentação tivesse algum valor, o Pai não escolheria Seu Filho Unigênito para vir ao mundo e viver com a maior riqueza material e esbanjadora do mundo, ou seja como rei teria o maior Status visível e possível, mas então pensamos porquê será que pelo contrário quis que Ele mesmo como DEUS, destinado a Reinar viesse ao mundo, nascesse sem conforto algum, num estábulo, numa manjedoura e vivesse no nosso meio da forma mais simples e humilde possível e morresse da forma mais cruel da época, na cruz ?
Com certeza para que valorizássemos em tudo no ser humano a essência da pureza, da humildade e da simplicidade, que reflete em cada um a intimidade a entrega, a serenidade e confiança em DEUS.
O Cristão, deve cada vez mais desapegar e não se preocupar com a justiça humana, pois com certeza se viver a exemplo de Jesus Cristo, a maior justiça estará sendo construída a cada dia, a recompensa maior já está se materializando, que é o Céu, não existe prêmio maior, pois sabemos que lá tudo é perfeito,.
Bom dia a sua benção Padre João Carlos...
ResponderExcluirBomdia!! Que nosso dia seje iluminado e que nossas orações seje sempre abençoados pelo amor de Deus.
ResponderExcluirJesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!! AMEN.
Sua benção Padre.Carlos
Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, sempre rezo minhas orações em silêncio,pedindo ao nosso Pai Celestial, que mim ajude a viver minha vida, com saúde, paz, perceveranca , e para minha família,amigos e para todos nós, que Deus abençoe sempre o senhor Pe João Carlos, obrigada pelos meditações, mim ensinando cada dia. Abraço. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe, obrigada senhor pelo novo dia e uma oportunidade de ser melhor e seguir seus ensinamentos , Deus proteja a mim e meus filhos e toda minha família, amém
ResponderExcluirMaria Lima Obrigada senhor por ter dado um Padre tão sábio para nos evangelizar todos os dia!Deus o abençoe sempre ,te amo padre João Carlos!
ResponderExcluirAnonimo 21 6/ 2023 10:31 olá padre João Bom dia não posso está em Riacho de santana no seu belissimo show quero participar da qui deL de Luis gomes.
ResponderExcluirPadre João Carlos bom dia quero que Jesus almente a minha fé tenha misericórdia de mim não sou nada quero fazer todo possível para agradar ao meu Deus lhe agradeço de coração
ResponderExcluirPedi a Deus ontem de noite uma forma diferente para rezar. Acordei na madrugada sonhando com a novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus. Já iniciei agora a pouco. Peço à Jesus muita humildade e sabedoria para aceitar as demoras. Eu creio Senhor. Aumente minha fé.
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos, sou de Cachoeira Paulista SP. Obrigado pela partilha da Palavra de Deus. Pe Isaías da congregação Joseleitos de Cristo me passou o link. Deus os abençoe profusamente e Nossa senhora Aparecida os cubra sob seu Manto Sagrado.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos Deus te abençoe sempre vocês. Eu sempre faço assim, gosto de orar no meu quarto em silêncio e fechei os olhos e vi uma Águia e um leão 🦁.
ResponderExcluirSua benção, gosto muito quando o senhor abençoe.
Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Senhor Quero agradecer pela forcaya né tens dado para eu poder ajudar meu netinho que tem problemas neurológicos. Que Deus nos dê muita saúde a mim e minha família para q possamos cumprir essa missão amém
ResponderExcluirAgradeço por esta meditação e peço orações 🙏🏾
ResponderExcluirSua benção Padre, desejo que interceda por mim e meu filho junto a Jesus, estamos precisando muito de orações.
ResponderExcluir