PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nâo se engane com a riqueza!

Nâo se engane com a riqueza!



   23 de junho de 2023.   

Sexta-feira da 11ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 6,19-23

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.



    Meditação.     


Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)

Depois de ter ensinado o Pai Nosso, como um modelo de oração, Jesus deu outro ensinamento importante, desenvolvendo um tema já presente no Pai Nosso. Toda atenção para não se enganar com a riqueza.

Ajuntar tesouros é uma tentação permanente. No ‘Pai Nosso’, Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “o pão nosso de cada dia”, o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste belamente as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, em nosso Pai providente.

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos, é certo, ter o suficiente para viver com dignidade. Mas, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de bens pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Pode-se até ter a impressão que ao se ter a posse daquele bem, ou chegar àquele status, vai-se encontrar um grau de satisfação que vai ser a própria felicidade. Não é verdade. A felicidade não está em ter coisas, Jesus está nos lembrando.

Toda atenção: “Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Se nos deixamos seduzir pelas coisas, pelo dinheiro, pela riqueza... nosso coração fica preso a esses bens. É a eles que amamos, é por eles que nos sacrificamos. Assim, desviamos o amor que devemos a Deus e ao próximo para o amor às coisas. E nos tornamos idólatras. No lugar do Deus vivo e verdadeiro, em quem devemos confiar, coloca-se a reserva que se tem no banco ou os imóveis que parecem conferir segurança. Logo, logo aparecem justificativas para o seu próprio egoísmo, para o isolamento e a insensibilidade para com a penúria do próximo.





Guardando a mensagem

A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a traça, a ferrugem e os ladrões destroem o tesouro que juntamos aqui na terra. O tesouro de boas obras, do amor a Deus, da nossa comunhão contigo, esse sim, ninguém destrói. Esse permanece. Continua, Senhor, nos ensinando a não servirmos às riquezas, nem nos sacrificarmos a elas, como novos ídolos. Baste-nos o pão de cada dia, com confiança na providência divina e compromisso com o trabalho honesto. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Que tal, hoje, oferecer uma ajuda mais substancial a alguém que lhe pede ou mesmo a alguém que precisa, mas não lhe estendeu ainda a mão?

Comunicando

Amanhã, faço show na cidade de São João, na Diocese de Garanhuns, PE, na festa do seu padroeiro São João Batista.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Hoje Jesus vem nos ensinar que não conseguimos servir a dois Deus (ou seja a DEUS e ao dinheiro) através das Palavras e na visão de nosso Redentor, que devemos construir nossos tesouros, alicerssados para a morada celeste e não na terrena. Que apreciar mais a vida é mais importante do que vê la passar os dias em pares. Irmãos, sabemos que não conseguimos prolongar nossa vida terrena se possuirmos riquezas materiais. Disso podemos ter certeza, quem busca a DEUS e deixa ser encontrado as recompensas cedo ou tarde virão. Também o Evangelho nos orienta, que cabe a cada dia uma preocupação, não nos preocupamos com as de amanhã, temos que vigiar, orar e acreditar que escolhermos as coisas do alto, se O colocamos DEUS em primeiro lugar, Ele é e sempre será providencia eterna em nossas vidas.
    De que me adiantaria ter toda as riquezas do mundo se eu não entrar no Reino do céu ?
    Desta forma Jesus nos alerta que nossos olhos é nosso guia, é por eles que alimentamos nossas decisões no coração, ou seja com as orações e confiança no Pai Eterno obtemos o discernimento para escolher o que é o certo para DEUS não aos olhos do mundo,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras sabias e verdadeirad. Um bom e abençoado dia d São João

      Excluir
  2. Bom dia , Deus na infinita bondade nos proteja e abençoe e afaste todo o mal de perto de mim , Lucas e Gabriel e toda a minha família , amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, estou sempre ajudando ao meu redor, família, amigos, no que está em meu alcance, que Deus e Nossa Senhora de Fátima, mim conceda, a sempre ajudar, que Deus abençoe a mim, mainha família, amigos e a todos nós, com saúde, paz, que Deus abençoe o senhor sempre Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. AMÉM 🙇 🙏. Senhor Jesus DAI-ME UM CORAÇÃO MANSO E HUMILDE E OLHOS SÁBIOS PRA EU POSSA ENXERGAR AS MARAVILHAS DE SEU REINO INFINITAMENTE BELO.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, sua benção. O senhor não tem ideia de como me ajuda a renovar minha fé diariamente. Graças ao senhor e suas lindas palavras eu consigo viver mais um dia nessa minha vida de muito sofrimento e angústia. Tenho uma filha viciada em drogas e me dói muito o coração vê-la longe de Deus e do caminho do bem. Rezo diariamente pela sua reconversão e recuperação. Tenho fé que um dia Jesus irá tocar o coração dela de novo e ela escolherá o caminho da recuperação física e espiritual. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que possamos desapegar dos bens materiais e confiemos mais na providência Divina. Aumenta Senhor a minha fé sempre. Peço saúde para mim e família e que Deus nos ajude a ajudarmos àqueles que precisam mais amém

    ResponderExcluir
  7. Glória a voz senhor!Jesus o meu tesouro e ti

    ResponderExcluir
  8. Senhor do Céu e da Terra, eu lhe agradeço pela vida de São José Cafasso. Entretanto, me ajude glorificá-Lo. Me ajude fugir do pecado, da escuridão e da insensatez. Me ajude seguir o caminho do discipulado, do serviço, da humildade e da missionariedade. Me ajude trabalhar santamente. Me ajude vencer o sofrimento e as dificuldades. Me ajude fazer bons jejuns e boas vigílias. Me ajude juntar tesouros no Céu. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Se pedirdes em meu nome....

  03 de maio de 2023   Festa de São Felipe e São Tiago, apóstolos.    Evangelho   Jo 14,6-14 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o C...

POSTAGENS MAIS VISTAS