PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus é o Senhor da história e está nos conduzindo para a justiça e a fraternidade.

Jesus é o Senhor da história e está nos conduzindo para a justiça e a fraternidade.




09 de junho de 2023

Memória de São José de Anchieta, presbítero

Evangelho


Mc 12,35-37

Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.

Meditação


Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? (Mc 12, 35)

O povo de Deus vivia na grande expectativa da vinda do Messias. Os profetas tinham anunciado a vinda de alguém muito especial. Na cabeça das pessoas, chegaria alguém muito forte, assistido por Deus, que restauraria a nação e a levaria ao seu antigo esplendor, como no tempo de Davi ou Salomão. Para um povo que vivia sob o peso de uma dominação humilhante como aquela dos romanos no tempo de Jesus, a expectativa do Messias era uma coisa muito forte. Quanto mais sofrimento e humilhação, mais se fortalecia a convicção da chegada do Messias a qualquer momento para resolver a situação.

Quando os tempos estavam maduros, o Pai enviou seu filho. São Paulo falou disso, na carta aos Gálatas: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”. Mesmo Deus tendo esperado muito tempo para enviar o seu filho no momento certo, Jesus encontrou esse clima da espera de um Messias salvador da pátria, que dificultou a acolhida de sua pessoa e de seus ensinamentos.

No pensamento corrente, o Messias viria reinar, seria um rei. Assim, claro, ele teria que ser um descendente do rei Davi, a quem Deus tinha prometido que seu reinado não teria fim. O Messias seria filho de Davi, quer dizer da família real. Aos poucos, muita gente foi identificando Jesus com o Messias aguardado. Quando Jesus foi a Jerusalém, naquela peregrinação de Páscoa, a última antes de ser morto na cruz, sua entrada na cidade foi uma festa. Os peregrinos o aclamaram rei. “Hosana ao filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor", gritavam euforicamente. E lhe deram, em sua pobreza, um tratamento de rei: forravam a estrada com ramos e com suas capas para ele passar, montado no seu jumentinho.

O que Jesus está dizendo hoje no evangelho é para ajudar aquelas pessoas que o cercavam a entender que o Messias não seria um simples descendente do rei Davi. “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?”

São muitas coisas que aquela gente e nós precisamos entender. A primeira coisa é que o Messias não é um simples filho de Davi. Como diz o salmo que Jesus citou: “Disse o Senhor ao meu Senhor”. Quem é esse senhor? Deus. Deus disse ao senhor de Davi, não ao seu filho. O Messias é o Senhor de Davi, entendeu? O Messias tem parte com Deus.



Guardando a palavra

Aos poucos, os seguidores de Jesus foram entendendo: Jesus é o Messias, o ungido de Deus. Ele não só herdou a realeza humana de Davi, mas ele é o Filho de Deus. E o seu reinado não é o governo de alguma tribo ou de alguma nação. Ele é mais rei do que isso, ele é Senhor em todo canto. Ele não veio para restaurar o reino de Israel. Veio para restaurar o reino de Deus no mundo. Deus não é só Deus de Israel. É Deus de todos e quer o bem de todos e reina sobre todos, em qualquer lugar do mundo, onde aceitem seu filho e sua mensagem de fraternidade, de justiça, de amor e de paz. Os problemas de Israel é seu povo que vai encontrar soluções, no caminho da história. Ele veio para abrir um caminho de plenitude, de salvação para todos. Claro que isso tem influência na vida dos que crêem e nos caminhos históricos das nações. O Reino de Deus é como fermento na história, como ele bem explicou.

Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? (Mc 12, 35)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
não foi só o povo do teu tempo que teve dificuldade de entender a tua presença e a tua mensagem. Nós, também. Eles esperavam um messias que resolvesse os seus problemas ou ao menos os liderasse na vitória sobre seus inimigos. Aos poucos, os teus seguidores compreenderam que a tua liderança era realmente real e decisiva, e se estendia a todas as pessoas e as todas as nações, como verdadeira onda de renovação do mundo na direção de Deus. És o Senhor da história, nos conduzindo para a justiça e a fraternidade que nascem do encontro com o amor de Deus, proclamado no teu evangelho. Por tua morte e ressurreição, abres os selos do livro lacrado da história. És o Senhor da história. E quanto estiver transformado, entregarás o reino como um presente ao Pai. Contigo, pedimos ao Pai, venha a nós o teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Abra a sua Bíblia, no salmo que Jesus citou hoje: Salmo 110 (ou 109, em algumas edições). É o salmo do sacerdócio do Messias.

Comunicando

Agradeço, de coração, as muitas manifestações de amizade e as preces pela passagem, ontem, do meu aniversário. Deus os recompense. 
Nesta segunda-feira, dia 12, teremos o Encontro dos Ouvintes no Recife. Será na igreja de Santo Antonio, no centro da cidade, às 11 horas. 
Quinta-feira próxima, dia 15, é a noite católica no Pátio de Eventos em Caruaru, Pernambuco. Eu e o Frei Gilson estamos escalados para a noite de música e evangelização. Para participar de nossas caravanas, ligue ou mande mensagem para 81 3224-9284. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

44 comentários:

  1. Anônimo9/6/23 04:46

    Bom dia padre João Carlos. Apesar de atrasada venho dar os meus parabéns e muitas felicidades pelo seu aniversário e que Deus da vida e esperança o abençoe com muita saúde, paz, prosperidade, sucesso muito amor a qual não de cansa de dedicar ao seu povo de Cristo. Amém. Sou Conceição Sousa Fernandes Carlos. Angolana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/6/23 12:23

      Bom dia Padre Carlos paz e bem. Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora lhe conceda muita saúde, alegrias realizações em seu sacerdócio.So de Recife mas moro em Várzea Grande MT. Abençoada seja sua vida Amém


      Excluir
    2. Anônimo9/6/23 14:27

      Peço a cura do meu Filho Luiz Arnaldo Capuchi Amém e saude pra familia

      Excluir
    3. Boa noite Padre João Carlos! A sua benção! É sempre motivo de graça receber os seus ensinamentos a Deus lhe conceda as bênçãos necessárias para o seu bem-viver.

      Excluir
  2. Anônimo9/6/23 05:02

    Bom dia senhor padre. Sei que estou atrasada. Desejo -lhe um feliz aniversário e muitos parabéns. Que Deus o abençoe hoje e sempre 🌹

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre! Apesar do atraso, quero desejar um Feliz aniversário! Que Jesus lhe conceda muita saúde, paz, alegrias e força em sua Missão! Felicidades!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/6/23 05:39

    Bom dia abençoado seja cada dia seu padre para continuar levando a palavra e o amor de Jesus a todos🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/6/23 06:31

    Que o espiro santo nos abençoe nesse dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente.
    Desejo muita paz e saúde a cada um que faz parte dessa linda corrente de oração que é iluminada por nosso poderoso Deus amém

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/6/23 06:34

    Bon dia Padre João carlos parabéns pelo seu aniversário,foi muito corrido ontem, mesmo assim te desejo muitas felicidades paz saúde e muita luz pra nós guiar, muito obrigada, Deus abençoe sempre o senhor!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/6/23 06:43

    AMEM EU CREIO JESUS FILHO DE DAVI MINHA ESPERANÇA EO SENHOR MEU TUDO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/6/23 06:49

    Bom dia Padre feliz aniversário muitas felicidades Deus te abençoe grandemente abraço

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/6/23 07:03

    Bom dia padre Deus abençoe, hoje venho agradecer o tom da vida e tambem pela livramentos obrigada pelo filhos Lucas e Gabriel proteja eles e afsste todo i mal de perto deles , abençoe e proteja seus empregos e também proteja toda a mi há família, amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/6/23 07:08

    Parabéns Pde João Carlos!!!! Toda felicidade!! Deus derrame muitas bençãos sobre o senhor, lhe dê saúde, paz e sabedoria. Amo os seus ensinamentos. Parabéns!!!! Sou Maria Gorete Rodrigues Costa. Sou de Fortaleza. Quando o senhor vem aqui?Gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente. Abraço forte.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre Deus te abençoe sempre. Parabéns e felicidades, muita saúde, paz, vida longa guiada e iluminada pelo Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/6/23 07:21

    Parabéns, Padre João Carlos. Que o Senhor te dê muita saúde para continuar esse seu importante trabalho de evangelização.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/6/23 07:32

    bom dia Padre João Carlos é um prazer receber essas meditações pea manhã amo e evangelizo os meus contatos, e parabéns pela passagem do seu aniversário q Deus abençõe c saúde paz sabedoria e muitos anos de vida. Fique c Deus Padre!

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção 🙌🙌
    Parabéns 👏👏 feliz aniversário 🎂🎂 que Deus o abençoe grandemente com todas as bênçãos e as graças do céu 🎉🎉🎁🎁🌻🌻🌹🌹❤

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/6/23 08:04

    Pe.João Carlos amo ouvi-lo.parabéns pelo seu aniversário.Deus o abênçoe mto.e peço sua bênção e reze por mim e minha família.nós o amamos mto mais mto mesmo

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/6/23 08:06

    Deus o abençoe com muita saúde e vida longa e feliz, padre, João Carlos.
    Ontem tive a benção de assistir a celebração de corpus christi por seu canal do YouTube e agradeci e orei junto com as irmãs e as idosas do abrigo São Vicente de Paula por sua vida e por sua missão abençoada.
    Sua meditação tem me ajudado a suportar a morte de meu pai ocorrida em 12 de maio último depois de longos 15 dias internado na UTI.
    Em todos aqueles dias, logo cedo, a sua meditação me alimentou e revigorou a minha fé, restaurando minhas forças.
    Muito obrigada. Deus o abençoe e continue o iluminando.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/6/23 08:36

    Bom dia padre João Carlos meus parabéns que Deus lhe abençoe grandemente. Sou de Tomé Açu Pará irmã Tânia me manda a sua mensagem todos os dias e eu compartilho com meus familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Pe João Carlos, não sabia do seu aniversário, meus parabéns atrasado, mais de coração, que Deus vos abençoe,vos ilumine, na sua caminhada de fé,sou muito grata pelas meditações que recebo todos os dias, que Deus abençoe o senhor sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/6/23 08:59

    Parabéns padre João Carlos, que Deus o abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9/6/23 09:21

    Bom dia padre João Carlos eu sou a Vanderleia de Campinas que ouço a sua mensagem todos os dias com meu padre Antônio Alves manda e o senhor também manda muito obrigado e parabéns e felicidade pelo seu aniversário que Deus nosso pai continua derramando chuva de benção sobre o senhor tudo de bom pra

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9/6/23 09:24

    Eu amo ouvir o evangelho que o senhor manda todos os dias e mando para todos os meus contatos com muito amor e carinho um grande abraço

    ResponderExcluir
  22. Anônimo9/6/23 09:32

    CONTIGO PEDIMOS,VENHA A NÓS O VOSSO REINO,SEJA FEITO A VOSSA VONTADE, SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns padre João Carlos ! Muita saúde e os dons da Fortaleza e do Temor de Deus para que o senhor continue sua bela missão!!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo9/6/23 09:35

    A sua benção, Pe João Carlos, desejo muitos anos de vida e saúde 🥳 felicidades sempre e as bençãos de Deus! Parabéns 👏

    ResponderExcluir
  25. Anônimo9/6/23 09:37

    Feliz aniversário padre João Carlos, te desejo saúde, paz , alegrias e realizações. Muitas bênçãos para o senhor !

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9/6/23 09:41

    E contigo pedimos ao Pai,venha a nós o vosso reino, Seja BENDITO SEU SANTO NOME.
    HOJE É SEMPRE. AMÉM.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9/6/23 09:45

    Bom dia Padre , felicidades que Deus e nossa senhora esteja sempre em seu caminho dando muita saúde paz e amor!
    Beijo no coração 💓

    ResponderExcluir
  28. Anônimo9/6/23 10:01

    Meu nome é Viviane dos Santos Lisboa Borges moro em Antônio Carlos MG.Padre João Carlos perdoe mas receba os meus Parabéns! E minha súplica que Deus o abençoe sempre com o dom de sua vida para continuar nos evangelizando todos os dias. Através de sua palavra consegui um milagre na minha vida meu filho voltou para a igreja através do ECC e está realmente praticando a palavra de Deus através de sua mensagens e evangelização e tenho fé em Deus poder dar o testemunho mais vezes. Um grande abraço e muitas felicidades!❤️❤️

    ResponderExcluir
  29. Anônimo9/6/23 10:07

    Bom dia padre João Carlos. Estou atrasada, mas aqui vai meus Parabens Que JESUS continue abençoando e protegendo sua vida. Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo9/6/23 10:13

    Parabéns Pe. João Carlos, que Jesus, filho de Davi e Senhor das nossas vidas, derrame infinitas bênçãos de saúde e paz sobre todos nós e de modo especial sobre o Sr . Para que continue sempre com muito Amor e Fé a Evangelizar tão lindamente. Amém .

    ResponderExcluir
  31. Anônimo9/6/23 10:36

    Parabéns padre João Carlos pelo seu aniversário e pelo trabalho de evangelização que o senhor realiza com sabedoria e humildade. Muita saúde e força pra continuar seu sacerdócio. Um abraço. É o Milton, morador de Dourados, MS, quase na fronteira com o Paraguai

    ResponderExcluir
  32. Parabéns muita saúde e bençãos de Deus. Obrigada pela meditação diária. Gratidão por termos conseguido dar conta dos cuidados com meu netinho que é especial e estávamos sem a cuidadora. Hj tudo volta ao normal com as bençãos de Deus. Peço saúde pra mim e minha família e para todos os doentes que sequer têm direito a atendimento na saúde pública. Que Deus os ajude sempre amém

    ResponderExcluir
  33. Anônimo9/6/23 11:00

    Deus o abençoe padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo9/6/23 11:06

    Glória a vós senhor 🙏🙌 más uma vez meus parabéns padre João Carlos pôr mais um ano de vida que Deus está tidondo nessa data tão especial quero tideiseja muita saúde paz amor alegria felicidade muito susesu na sua vida que o senhor continue sendo esse homem de Deus que o senhor e sou grata a Deus pela sua vida feliz aniversário suo Maria Gomes di picos froti a abraço minha benção padre João Carlos minha gratidão

    ResponderExcluir
  35. Anônimo9/6/23 11:17

    Amém, bom dia 🙏 bença

    ResponderExcluir
  36. Anônimo9/6/23 11:30

    Mesmo atrasado passando pra lhe dizeja um feliz aniversário que Deus te abençoe com saúde e muitos anos

    ResponderExcluir
  37. Anônimo9/6/23 15:06

    BOM DIA PADRE JOÃO CARLO PARABÉNS PELO SEU ANIVERSARIO DEUS TE DE SAUDE E MUITOS SNOS DE VIDA LUCIA Barbosa.

    ResponderExcluir
  38. Ó Deus, cuja providência jamais falha, eu LHE agradeço pela vida de São José de Anchieta. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho da obediência, da fé, da confiança, da alegria, da santificação, da evangelização, da bênção, da saúde e da misericórdia. Me conceda a graça para bendizê-Lo e louvá-Lo. Me conceda a graça para que eu seja movido pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  39. Parabens pelo seu aniversario Padre Joao Carlos que Deus te abençoe com muita saúde

    ResponderExcluir
  40. Inês
    Gratidão senhor por tudo nas nossas vida!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS