PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que você faz ou o que você dá não é o mais importante.

O que você faz ou o que você dá não é o mais importante.

 



   10 de junho de 2023.  

Sábado da 9ª Semana do Tempo Comum

     Evangelho     


Mc 12,38-44

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. 41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

     Meditação     


Em verdade lhes digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas (Mc 12, 42)

Jesus observou que uma pobre viúva depositou duas pequenas moedas no tesouro do Templo. E valorizou essa participação, aparentemente tão pequena. Viu também pessoas ricas fazendo suas ofertas. Comparou a viúva pobre e os ricos piedosos. Os ricos ofertaram o que lhes sobrava. Ela ofereceu ‘tudo quanto tinha para viver’.

Veja bem, dando as duas moedas que lhe fariam falta, ela deu algo de si mesma. As duas moedas a ajudariam em alguma coisa, um pão, um pouco de leite, quem sabe... Não deu do que lhe estava sobrando. Propriamente, não deu coisas fora de si. Empenhou-se a si mesma nesta oferta. Deu-se a si mesma. A viúva a si mesmo se ofereceu em oferta.

Os ricos que depositaram muito dinheiro no cofre do Templo, ofereceram muita coisa, mas não ofereceram nada de si, compreende? Nada daquilo representava mesmo algo de si mesmos. Aquele dinheiro todo não lhes faria falta, era coisa que já estava sobrando. Jesus podia até elogiá-los reconhecendo que tinham sido generosos. Mas, não. Não estavam implicados na oferta. A viúva, ah essa sim, fez a maior oferta. Deu de sua própria vida, tirou do seu próprio sustento. Sacrificou-se ao dar. Na verdade, a sua oferta era ela mesma.

A história da viúva das duas moedinhas é um exemplo vivo do ensinamento de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga”. A viúva renunciou a si mesma. O discípulo vê isso na vida do seu Mestre. Foi assim que Jesus realizou sua missão. Ele entregou a sua vida em sacrifício, em nosso favor. Ele é o nosso rei, o nosso guia, o nosso pastor. O bom pastor dá vida por suas ovelhas. O que a viúva fez está em sintonia com o modo como Jesus realizou sua missão. Depositando duas moedas, tudo o que ela tinha, ela estava oferecendo-se a si mesma.


Guardando a mensagem

No gesto de dar uma oferta no Templo, a viúva pobre não deu apenas algo fora de si, que não a empenhava, nem a implicava. Especialmente, entregou-se a si mesma, deu-se na sua pobreza e na sua necessidade. E o que é que a viúva tem com você? É fácil: na sua relação com a Igreja (que está no lugar do antigo Templo), espera-se que você não dê apenas coisas, exteriormente. O evangelho da viúva indica que você precisa entregar-se a si mesmo, a si mesma. Não basta cumprir o preceito de assistir a Missa aos domingos. É preciso que você faça do seu domingo uma Missa. E o compromisso do dízimo? É, ele é importante, mas só vale mesmo se você for a oferta principal, não o seu dinheiro. Rezar é importante? Sim, se rezar for o modo de você reconhecer o amor de Deus, colocando-se às suas ordens. O que você faz ou dá não é o mais importante. Só é importante se sua vida estiver sendo oferecida e entregue no sinal da oferenda.

Em verdade lhes digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas (Mc 12, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
temos que reconhecer que nosso dízimo e nossas ofertas na Igreja estão muito longe do sentimento de entrega da viúva. Ela propriamente se deu em oferta, oferecendo o que lhe faria falta. A nossa oferta deveria representar a oferta de nós mesmos a Deus, mas quase sempre são apenas esmolas e migalhas que representam apenas o nosso pouco compromisso com a Igreja e com a sua missão. Converte-nos, Senhor. Dá-nos o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que o evangelho está lhe pedindo alguma mudança? Pense um pouco nisso.

Comunicando

Segunda-feira, tem encontro dos Ouvintes, no Recife. Nos próximos dias, em Pernambuco, faço show em Caruaru (dia 15), na cidade de São João (dia 24) e em Olinda, no Teatro Guararapes, no aniversário da Obra de Maria (dia 25).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


     Você leu a Meditação de ontem?      

Acesse aqui a Meditação de 09.06.2023: 





19 comentários:

  1. Padre João Carlos e equipe, obrigado por espalhar tão lindas palavras. Elas nos enchem de esperança.

    ResponderExcluir
  2. José Lúcio de Araújo10/6/23 05:12

    Que o gesto da viúva nos estimule a oferecer nossas "duas moedas" - que estão presas dentro de nós - em favor dos mais necessitados.

    ResponderExcluir
  3. Hoje pai te peço sua benção para ter um bom dia abençoado em teu nome e nossa mãe imaculada mãe Maria passa à frente do grupo do terço dos homens amém
    Que a paz do senhor Jesus Cristo nos abençoe sempre hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  4. AMEM EU CREIO GLÓRIA A DEUS PEÇO SENHOR QUE ABENÇOE MEU DIA MARAVIHLOSO QUE DEUS NOS DEU Ó SENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARA AMEM ALELUIA GLÓRIA A DEUS AMEM

    ResponderExcluir
  5. Obrigada senhor por mais um dia abençoado. Que o Senhor abençoe minha família e meus parentes e amigos amém.

    ResponderExcluir
  6. Se Deus é por nós quem será contra nós,que Jesus e Maria passem a frente da minha família parentes e amigos.

    ResponderExcluir
  7. A fé no fundo do coração... Gratidão Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Gratidão senhor Jesus, muito obrigada por tudo , obrigada por mi há casa e meus filhos e minha família, Deus nós abençoe e proteja, amém

    ResponderExcluir
  9. Gratidão 🙏

    ResponderExcluir
  10. Gratidão por tudo na minha vida SENHOR!!

    ResponderExcluir
  11. Deus valoriza muito mais a intenção que está no seu coração

    ResponderExcluir
  12. Ouço Padre João Carlos tds os dias das 6 às 7h da manhã pela Rádio 9bde Julho de SP... Tempos de Paz.

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Jesus nos mostra através do dom Divino herdado do Pai, que pela Sua Oniciencia e Onipresença sabia e sabe de tudo, nos avisando para tomar cuidado com as pessoas que ficam se exibindo, aqueles que querem se mostrar, os orgulhosos e vaidosos, que ficam buscando reconhecimento próprio, assim nos prova através da humildade daquela viúva que deu sua oferta, afirmando que foi a menor do que todas, mas ela ofertou de coração tudo que tinha, para DEUS é isso que importa, sinceridade de coração, realizar tudo com vontade e com amor, servir bem com alegria, bondade, caridade, etc,. pois além de tudo nesta vida ser passageiro, Ele conhece nossas vidas, nossos pensamentos, nossos esforços e todos os sentimentos. Ele deixou todos os exemplos de puro Amor, de conduta, de como devemos agir e continua nos observando e lendo nossos corações, assim nos conduzindo com Seu Santo Espírito,.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou o Paulo Roberto Nastali ouso a meditação todos os dias que vcs enviam para mim e muito gratificante e eu compartilho com várias pessoas e grupos do meu celular ok parabéns a todos vcs aí da Ama ok

    ResponderExcluir
  15. Bom dia e obrigada pela meditação padre João Carlos. Muita gratidão por termos vencido uma semana difícil. Conseguimos graças à misericórdia do Nosso Deus. Que Deus nos dê sempre muita saúde e muita fé amém

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pela meditação Padre Joao Carlos

    ResponderExcluir
  17. Louvado seja Deus pôr tudo que Ele tem feito e me dado, mediante a tantas desavenças na minha família,mas eu confio que tem guardado pra nós

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS