PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

 



08 de junho de 2023

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo


Evangelho


Jo 6,51-58

Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.



Meditação


Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente (Jo 6, 51).

Chegamos ao dia de Corpus Christi. O que celebramos? O corpo e o sangue de Cristo, claro. A Eucaristia. O Concílio Vaticano II disse que a Eucaristia é fonte e ápice de toda a evangelização, de toda a vida da Igreja. Dom Bosco escreveu: “O sacrifício do altar é a glória, a vida, o coração do cristianismo”.

A Eucaristia é a Ceia Pascal que Jesus celebrou com os seus discípulos. E o que Jesus fez na última ceia? Ele antecipou a sua entrega na cruz, entregando-se ao Pai em nosso favor. Na cruz, ele deu a sua vida por nós. Aquela oferta generosa e obediente de si mesmo na cruz foi a mesma da ceia. É a mesma da Missa. A Missa renova aquela oferta do calvário, a sua morte redentora em favor da humanidade. A morte cruenta foi uma única vez. Mas, na Missa, como na última ceia, esse sacrifício é renovado, reapresentado a Deus.

A última ceia foi uma ceia de páscoa. Na ceia da páscoa, comia-se o cordeiro assado, cordeiro que tinha sido antes oferecido em sacrifício a Deus. Na ceia de Jesus, não houve cordeiro sacrificado. O cordeiro era Jesus. Ele seria sacrificado. Ele seria o alimento a ser consumido, na ceia da páscoa.

A Missa é a ceia da páscoa. O cordeiro que comemos, em família, em comunidade, em ação de graças pela libertação, é o próprio Jesus. Jesus está sacramentalmente presente no pão e no vinho consagrados. “Comam. Este é o meu corpo”. “Bebam. Este é o meu sangue”.

Na ceia pascal, a grande família rendia graças a Deus por todas as maravilhas que o Senhor realizara na história do seu povo, sobretudo a libertação do cativeiro do Egito. Na ceia dos cristãos, tudo é ação de graças ao Pai, por tudo que ele fez desde a criação até a vinda de Jesus e do Santo Espírito, e sobretudo a obra redentora de Jesus.

Ele disse ao povo: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. De fato, por sua morte, ele nos trouxe a vida. Ressuscitado, ele apresentou-se aos discípulos e lhes comunicou a paz e o Espírito. A sua vida entregue expiou o nosso pecado. Ressuscitado, ele nos abriu as portas da casa de Deus: pelo dom do seu Espírito, agora somos filhos Deus. Na sua morte, ele nos deu a vida.

Na missa, na nossa ceia pascal, nos unimos a Cristo pela fé, pela caridade, pela oração e, muito especialmente, pela comunhão eucarística. Nós nos associamos ao seu sacrifício com nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Na comunhão eucarística, nos unimos a ele e ele se une a nós.

No sacrário, em cada igreja, se conserva a reserva eucarística, o pão consagrado na Missa para comunhão dos doentes e também para a adoração dos fiéis. Santos, como o Cura D’Ars, recomendava a Visita ao Santíssimo Sacramento. Dom Bosco era claro: “Vocês querem que Jesus lhes conceda muitas graças? Visitem-no muitas vezes. Querem que ele lhes conceda poucas? Então, visitem-no poucas vezes”.



Guardando a mensagem

Jesus celebrou a entrega obediente de sua vida na ceia pascal, a última ceia. Do pão, fez sacramento do seu corpo e o deu em alimento. Do vinho, fez sacramento do seu sangue e o deu em bebida. A Missa é a ceia pascal de Jesus. No lugar do cordeiro sacrificado, comemos pão e vinho, que, pelas palavras do Salvador e pela efusão do Espírito Santo, tornam-se substancialmente corpo e sangue de Cristo. Pela comunhão no seu corpo e no seu sangue, nos unimos profundamente a ele e ele a nós. Na Missa, elevamos ao Pai - com Cristo, em Cristo e por Cristo – a mais alta louvação e dele recebemos as mais elevadas graças e bênçãos.

Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente (Jo 6, 51).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
reunido com os apóstolos na última ceia, tu te ofereceste ao Pai como cordeiro sem mancha e foste aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão no sublime sacramento da Eucaristia, tu nos nutres e santificas. Dá-nos, Senhor, a graça de nos aproximar sempre da mesa de tão grande mistério para encontrar, por tua graça, a garantia da vida eterna. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Para honrar o Santíssimo Sacramento, no dia de hoje, é importante participar da Santa Missa e da Procissão Eucarística. 

Comunicando

Você sabe que todas as quintas-feiras, nós celebramos a Santa Missa com ouvintes e associados, às 11 horas. Nesta quinta, Solenidade de Corpus Christi, vou celebrar a Santa Missa e a Adoração Eucarística, em Garanhuns, PE, no Abrigo de São Vicente de Paulo. Você pode nos acompanhar pelo rádio ou pelo Canal do Youtube Padre João Carlos. 

Um abençoado dia de Corpus Christi e até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Anônimo8/6/23 01:50

    Amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/6/23 03:48

      Obrigada senhor padre. Amém 🙏🙏

      Excluir
    2. Anônimo8/6/23 07:09

      Obrigado senhor por ter o privilégio de acordar e poder ir a santa missa só tenha que agradecer por tudo que tenho obrigado
      Feliz dia de Corpus Christi para todos nós🙏🙏

      Excluir
    3. Anônimo8/6/23 07:21

      Amém Senho Jesus Cristo Gratidão a Deus nosso pai Senho Jesus Cristo abecedário minha família família meu filho filha bom dia

      Excluir
    4. Anônimo8/6/23 14:31

      Obrigado senhor Padre.amem

      Excluir
    5. Anônimo8/6/23 22:07

      Obrigada meu Deus pela vida e pelo ministério do padre João Carlis

      Excluir
  2. Anônimo8/6/23 05:37

    Fica conosco, Senhor!🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/6/23 05:38

    Contemple , na eucaristia, a presença de Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/6/23 06:38

    🙏🙏🙏Que o senhor esteja em nós

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/6/23 07:11

    AMEM MEU JESUS EU CREIO TER LOUVO E TE AGRANDECO DE TODO MEU CORAÇÃO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/6/23 07:21

    Senhor por mais um ano devida! Peço aDeus semprepela felicidade de minha filha e por sua missão padre tão linda! Deus te abençoe e tenha longa vida para continuar nos trazendo Deus para nossos vidas a cada amanhecer 🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/6/23 07:27

    É pela Eucaristia que viveremos a vida que o Filho de Deus por nós sacrificou-se, dando à própria vida pelas nossas salvações e remissão dos nossos pecados!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/6/23 07:37

    Amém hoje e sempre pela Eucaristia que vivemos em Cristo com Cristo as três pessoas da santíssima trindade

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/6/23 07:42

    Pois é Padre João Carlos, na missa só poucos privilegiados recebem o vinho. Os próprios padres e quem participa da missa como ajudantes. O povo só recebe o pão. Outra coisa, quem por qualquer motivo, se divorciou, é proibido de receber. Essa é a justiça da Igreja?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/6/23 08:05

    Obrigada meu Deus por mais um dia, na vossa presença gratidão meu Deus pelas bênçãos alcançadas amém amém amém.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/6/23 08:46

    Quem como Deus, ninguém como Deus, obrigado meu Deus por mais um dia na vossa presença, pelas bênçãos que tem feito em minha vida, amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/6/23 09:04

      Obrigado por tudo padre João Carlos sua benção por mandar todos os dias eu ter a palavra de Deus amém gratidão

      Excluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que nesse dia de Corpus Cristo, que o Santíssimo Espírito Santo,derrame benção sobre mim e minha família e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/6/23 10:11

    AMÉM 🙇 🙏 FICA CONOSCO SENHOR SOMOS SEUS SEGUIDORES TAMBÉM !

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/6/23 11:09

    Amén 🙌

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/6/23 16:03

    Louvado seja meu senhor agora e sempre amém 🙏
    Jesus abençoe a todos nós......

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8/6/23 16:34

    Foi um previlégio tive hontem aqui em saloa pé que o espiro santo nos abençoe sempre amém

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/6/23 16:46

    Que o Espírito Santo abençoe e santifique a humanidade tão sofrida e tão perdida.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/6/23 17:59

    Glória a vós senhor Jesus desse eu dou o pão vivo dessedo do céu quem desse pão viverá é trenamenti gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa noite

    ResponderExcluir
  19. Anônimo8/6/23 22:40

    Padre João Carlos sou grata por tudo que Deus me concede. Igualmente o agradeco pelo dom da sua vida. Que Deus lhe conceda muita saúde, vida longa e muitas alegrias para continuar espalhando a Palavra de Deus para tantas pessoas que lhe onvem diariamente. Feliz Aniversário para o senhor e para o Padre Zezinho que teve um papel importantíssimo na formação religiosa dos jovens da minha geração.
    Para você e para ele um grande e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS