28 de maio de 2024.
Terça-feira da 8ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 10,28-31
Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
Meditação.
Nós deixamos tudo e te seguimos (Mc 10, 28)
O jovem rico foi um mau exemplo de seguidor de Jesus. Ele não renunciou a nada. Um sujeito que amava mais o seu dinheiro do que o Reino de Deus. Tinha mais confiança nos seus bens do que na palavra do Senhor. Preferiu a segurança do seu status à aventura do seguimento de Jesus. Um mau exemplo.
Pedro e seus companheiros representam um bom exemplo de seguidores de Jesus. Eles deixaram tudo. Eles colocaram o Reino de Deus em primeiro lugar. Deixaram sua organização de pesca, seus barcos, sua profissão, suas famílias, a segurança de suas casas e puseram-se a caminho com Jesus. Colocaram sua confiança em Deus e aceitaram o desafio do seguimento. Um bom exemplo.
É, o amor exige renúncia. E pelo tamanho da renúncia se diz o quanto se ama. A jovem esposa acompanha o marido que foi transferido para um estado muito distante. Fica longe de tudo o que ela conhece e ama, seus pais, seus lugares preferidos, sua terra. Renuncia muito, porque ama muito. O pai, por causa dos filhos, de bom grado não frequenta mais as rodas de amigos no bar da esquina. Renuncia a boa conversa, regada a uma boa cerveja, para estar com os filhos, para brincar com eles, para sair com eles. Renuncia muito, porque ama muito. Aquela senhora já não está podendo mais ir a uma festa, fazer as viagens que fazia. Fica tomando conta da mãezinha idosa. Renuncia muito, porque ama muito.
O jovem rico amava pouco. Não deixou nada. Não abriu mão do seu dinheiro. Foi-se embora, entristecido. Fracassou o aprendiz de seguidor de Jesus. Pelo tamanho da renúncia se sabe o tamanho do amor. O jovem Francisco de Assis também era rico, de família importante, estudado, culto. Sentiu no coração um amor imenso por Jesus crucificado e pelos pobres que encarnavam o seu sofrimento. Renunciou seu prestígio, suas riquezas, seu título de nobreza. Fez-se um seguidor do Mestre pelos caminhos da pobreza e da oração. Pelo tamanho da renúncia se sabe o tamanho do amor.
Pedro e seus companheiros que deixaram tudo fizeram uma pergunta a Jesus: “O que nós vamos ganhar com isso?” A resposta de Jesus foi maravilhosa: ‘Nessa vida, cem vez mais do que deixaram. E na outra, a vida eterna’. Deus não se deixa vencer em generosidade. Você oferece 10, ele devolve 100. Eu mesmo deixei de constituir família, pensei que ia ficar sozinho. Nada, ele me deu tantas mães, tantos pais, tantos filhos, que já estou perdendo a conta.
E você, tem sido generoso/a com Deus? Tem confiado mais nele do que nos seus trocados? Tem renunciado alguma coisa para não faltar à missa, para fazer seu momento diário de oração, para observar os seus mandamentos? Pelo tamanho de sua renúncia se sabe o tamanho do seu amor por ele.
Guardando a mensagem
Jesus chamou um jovem para segui-lo, deixando tudo. No apego aos seus bens e à segurança de suas posses, ele não foi capaz de renunciar tudo e seguir Jesus. Pedro e seus companheiros também receberam o mesmo convite. Deixaram tudo e seguiram Jesus. Vão ficar sem nada? Jesus garantiu: cem vezes mais aqui na terra, com perseguições e a vida eterna, no mundo futuro. Pelo tamanho da renúncia, se sabe o tamanho do nosso amor a Jesus.
Nós deixamos tudo e te seguimos (Mc 10, 28)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
sempre nos vem à lembrança a pergunta que fizeste a Pedro: ‘Simão, tu me amas?’ Pedro, mesmo tendo fraquejado nos dias de tua paixão, te tinha um grande amor. E sofreu muito por não ter sido fiel cem por cento, como deveria. Certamente, isso lhe deu mais condições de compreender os seus irmãos e irmãs, em suas fragilidades e deslizes. E porque te amava tanto – deixou tudo para te seguir - , deste a ele a responsabilidade de cuidar do teu rebanho. Senhor, que o nosso amor por ti se comprove nas provações, nas dificuldades e nas horas em que seguir-te signifique renunciar alguma coisa ou a muitas coisas. Seja o teu nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você conhece alguém que deixou muita coisa para seguir Jesus. Reze por ele ou por ela. Você conhece alguém que não conseguiu renunciar a muita coisa para seguir Jesus. Reze por ele ou ela, também.
Comunicando
Quero agradecer e parabenizar quem acompanhou ontem o encontro bíblico sobre o Profeta Ezequiel, no meu Canal do Youtube. Quem não pode vê-lo ontem à noite, arrume uma horinha nesta semana para fazer esse estudo. O encontro ficou gravado no Youtube. Para ter acesso ao material de cada aula, entre em um dos grupos informados na descrição do vídeo.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia podre João Carlos sua benção espero em Deus q um dia comigo falar com o senhor
ResponderExcluirBom dia, Padre João Carlos que o Dom da Evangelização esteja a cada dia mais atuante, forte, presente na sua vida, desejo lhe saúde espiritual, física, mental para conduzirmos através de vossa palavra. Sou a Scheila de Almeida de Maceió Alagoas
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos Obrigada pelas mensagens ela nos fortalece muito
ResponderExcluirLindas palavras Padre! Obrigado
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirA Promessa de DEUS proclamada por Jesus diz "agora", durante esta vida, porém com perseguições e no "futuro", a vida eterna".
Não consigo imaginar pra nós, retribuição melhor prometida, por termos sidos fiéis, determinados e perseverantes até o fim, por amar a DEUS sobre todas as coisas, respeitando os Seus mandamentos e escolhendo viver mais pelas coisas do alto, caminhando com Jesus, determinados a viver Sua verdade e O seguindo sempre, buscando transmitir a Vossa Palavra anunciando a Boa nova, "o glória a certeza do céu, do descanso eterno".
Aí também podemos compreender a importância da comunhão, da Santa celebração da Santa Missa, dos cultos, da importância da obediência aos Seus ensinamentos, da paciência e da bondade, do amor que devemos ter com os irmãos sendo piedosos e misericordiosos, enfim de cumprirmos nossa parte como verdadeiros Cristãos,.
Bom dia.
ResponderExcluirA palavra do Senhor vem me alimentando todos os dias, e isso vem me deixando mais forte e corasoja para seguir ao Senhor.
Amém.
Delânia.
Bom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém
ResponderExcluirSENHOR JESUS! Eu creio e te amo muito, mas aumentai a minha fé a cada dia. Peço pela recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e pela reconciliação de meu filho e nora. Abençoe a minha família oh Senhor. Padre João Carlos, sua benção.
ResponderExcluirSenhor que eu cumpra com o dever que mim foi dado que é ser obediente aos teus ensinamentos e só assim terei o reino do céu.
ResponderExcluirPadre gosto muito da sua homilia
ResponderExcluirÉ maravilhoso tudo bem explicadinho
Deus.abencoe todos vocês da ama.. amém 🙏🙏🤍❤️
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda paz, saúde, felicidade e fé, nos protegendo e nos abençoando e nos livrando de todo mal, sejamos amoroso e solidário com nossos irmãos e irmãs a mim e a minha família. Amém 🙏 amém
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos nós!
ResponderExcluirSeguir a Jesus significa deixar o conforto e fazer a sua vontade. Se empregamos a força da vida baseados na sabedoria,com sentimento de amor, nascerá a " provisão" ao próximo , e surgirá a "alegria".
Aidael Andrade Bezerra
Boa tarde padre João Carlos, passando para já agradeçer a Deus pelo dom de sua vida,e que o senhor esteja sempre lhe protegendo, abençoando.obrigada pelas suas sábias palavras nas explicitacões do santo Evangelho. Sônia lima.
ResponderExcluirBoa tarde a todos e obrigada pela meditaçâo padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo q nos dá todos os dias e em especial pela vinda do meu filho e da tropa toda em segurança. Obrigada Senhor tb pela melhora do meu netinho Bento. Senhor aumentai sempte a nossa fé amém.
ResponderExcluirBoa tarde, Padre João Carlos obgda pela atenção
ResponderExcluirDeus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São Germano de Paris. Entretanto, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do profetismo, da salvação, da contemplação, da evangelização, da humildade, da santificação, da esperança, da sobriedade, da meditação e da obediência. Me conceda a graça para vencer o sofrimento, a perseguição e a ignorância. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém
ResponderExcluirAmo suas reflexão - leio diariamente - obrigada padre - Feus te abençoe sempre .
ResponderExcluir