PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Coragem, ele está te chamando!

Coragem, ele está te chamando!



   01 de junho de 2023.  

Memória de São Justino, mártir

     Evangelho.    


Mc 10,46-52

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

     Meditação    


Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10, 52)

Jesus está indo para Jerusalém. Peregrina com os discípulos e com a multidão. Sobe para a sua páscoa, sua paixão, morte e ressurreição. Este é o seu caminho. Na saída de Jericó, encontra o cego Bartimeu, sentado à beira do caminho.

No começo da comunidade, os discípulos ficaram conhecidos como o grupo do caminho. O caminho definia a sua condição de seguidores de Jesus. Assim, quando contavam essa história do cego aos novos convertidos, estavam indicando a nova condição deles como seguidores de Jesus, no caminho.

O cego pode estar nos representando. De fato, há gente que não está caminhando com Jesus. Está à margem, está por fora, ouve apenas o barulho da multidão que passa. A felicidade está em se estar a caminho, com Jesus, em viver e caminhar com ele. Quem está à margem, pode ser comparado com o cego. Não caminha com Jesus. Mendiga, esmola de quem passa um pouco de alegria, de atenção, de sentido para sua vida.

A evangelização consiste em anunciarmos, enquanto caminhamos, que Jesus de Nazaré está passando por ali. Somos testemunhas de que ele é a luz que ilumina nossas vidas. Assim, convidamos quem está à margem para caminhar conosco, quem está na escuridão a encontrar a luz. Foi assim que o cego tomou conhecimento da passagem de Jesus e começou a buscá-lo, pedindo que tivesse compaixão dele. Gritava: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" Mesmo encontrando reações, gente que o quer calado, ele continua clamando e cada vez mais alto. Esse é o primeiro movimento da evangelização: o anúncio que suscita o desejo do encontro com o Senhor.

O encontro com o Senhor provoca sempre renovação, mudança de vida, superação da condição de cego-sentado-mendicante à beira do caminho. Na cena, o Mestre para e manda chamá-lo. “Coragem, ele está te chamando!”. Ele largou a capa, deu um salto e foi até ele. Depois de um breve diálogo com o Senhor, ele está curado, está vendo. Esse detalhe de “largar a capa” pode significar que se desvencilhou de qualquer falsa segurança ou amarra, renunciou a alguma coisa que parecia protegê-lo para abraçar a vida nova que Jesus lhe oferece.

Então, a evangelização é o anúncio que fazemos, nós que estamos no caminho do Senhor. Comunicamos que ele está passando por ali, que está próximo. Esse aviso desperta em quem está à beira do caminho o desejo de encontrar-se com ele. O encontro com Jesus é renovador, restaurador, transformador. O cego enxerga, o leproso é reintegrado purificado, o doente goza saúde.

A evangelização leva ao encontro com o Senhor. No encontro, a pessoa é renovada. E se integra no seu caminho, torna-se discípulo. Foi o que aconteceu com Bartimeu. “Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho”. Integrou-se no seu caminho. Tornou-se um discípulo, um seguidor de Jesus de Nazaré.


Guardando a mensagem

Na história de Bartimeu, o cego de Jericó, temos uma bela página a nos indicar que somos seguidores de Jesus. E a nos convidar a integrar no caminho de Cristo, quem encontramos à beira do caminho. De pessoas que esmolam sentido para a vida, como que sentados à margem da estrada, se tornarão discípulos que caminham na luz do Senhor, cheios de alegria e glorificando a Deus.

Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10, 52)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
somos teus discípulos. Um dia, fomos cegos. Fomos levados ao teu encontro por nossas famílias, que é a primeira comunidade cristã. E naquele dia, na fé dos nossos pais e padrinhos, tu iluminaste a nossa vida. É possível que alguns de nós já não vivam iluminado pela luz da fé e, em sua cegueira, estejam como mendigos à beira do caminho. Senhor, lembra-te deles. Ajuda-nos a levá-los a ti. Acolhe-os, Senhor, comunica-lhes a tua luz, para que como discípulos, no teu caminho, glorifiquem o nosso Deus e Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o mês de maio, tivemos um desafio: rezar o terço, diariamente. Agora é hora de avaliação. Vamos coletar quatro respostas no formulário que está seguindo no seu WhatsApp. Dos 31 dias do mês, você conseguiu: a) não consegui rezar o terço nenhum dia; b) consegui rezar o terço em uns 10 dias; c) consegui rezar o terço em uns 20 dias; d) conseguir rezar o terço quase todos os dias. 

Comunicando

Quinta-feira, você já sabe, tem a Santa Missa às 11 horas pelos ouvintes e associados, no meu Canal do Youtube e na Rádio Amanhecer. No formulário, tem onde você colocar sua intenção. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

42 comentários:

  1. Boa noite padre João Carlos sua bênção como é maravilhoso ouvir suas meditações muito obrigada Padre com a graça de Deus aqui na minha casa nós temos o costume de rezar o terço todos os dias em família já faz muitos anos é muito gratificante são muitas graças
    e bênçãos alcançada 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/6/23 14:24

      Boa tarde padre . Rezei o terço praticamente todos os dias e leio a palavra , meditação e oração todos os dias , também estou mantendo meu caderno espiritual . Gratidão 🙏

      Excluir
    2. Anônimo1/6/23 21:14

      Boa noite Padre João Carlos sua benção rezei o terço todos os dias por que eu já rezo sempre amém amém gratidão muito obrigada

      Excluir
  2. Anônimo1/6/23 02:11

    Deus obrigada por tudo que tens feito na minha vida e aumenta mais a minha fé Amém.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/6/23 02:18

    Consegui rezar o terço todos is dias do mês de maio pq sempre rezo o Santo terço todos os dias,

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/6/23 04:01

    Bom dia senhor padre. Obrigada por mais um alimento espiritual. Todas as vezes que leio o evangelho entendo mais. Consegui rezar todos os dias o terço. Eu rezo sempre e tenho recebido muitas bênçãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/6/23 04:21

      Ornillda não consegui padre João Carlos reza o terço

      Excluir
    2. Dua bênção Padre João carlos. Rezo o terço todos os dias. Na maioria dos dias Rezo o Sacratíssimo Rosário meditado.

      Excluir
    3. Anônimo1/6/23 09:57

      Só não rezei uns 4 dias

      Excluir
  5. Anônimo1/6/23 05:33

    Bom dia Padre João Carlos. Consegui rezar o terço quase todos os dias, e irei me dedicar a continuar rezando ao longo dos meses.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/6/23 05:45

    Todos os dias rezei o terço, as 6:00h da manhã e a noite tbm rezo, isso faço a dois anos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/6/23 06:32

    Bom dia.Eu rezei todos os dias.😇😇

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/6/23 06:33

    Bom dia sua benção padre. Amo suas homilias e as compartilho. Consegui rezar o terço todos os dias em maio mas frequentemente o faço o ano todo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/6/23 06:41

    Bom dia Padre João Carlos eu faço sim meu terço todos os dias sim o ano inteiro Maria da Paz bezerra Cavalcante cabo de Santo Agostinho

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/6/23 06:43

    Bom dia padre João Carlos escultou suas mensagens todos os dias, eu Rezei os 31 dias o terço ,sempre rezo todos os dias, obrigada por tudo Deus abençoe a todos nós 🙏 margarida, Nazaré da mata PE.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/6/23 06:43

    Amém bom dia padre sua benção 🙏🏼obrigada senhor Jesus por mais um mês que estar iniciando que se de bênçãos que a tua Luz nós guiem pra seguimos o caminho do bem 🙏🏼🙌📿Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/6/23 06:43

    Bom dia padre sua benção Não rezei todos os dias porque estava indo para a novena do divino e lá rezava a coroa 👑 do Espírito Santo e quando chegava em casa já estava cansada e acabava rezando só um misterio só alguns dias que rezei um mistério os outros rezar o terço todo
    Senhor Jesus filho de Davi vem me curar desta alegria que deixar muito deseperada vem Senhor eu confio em ti🙏🙏 não me deixa senhor eu confio em ti🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Salve Maria! Graças ao Bom Deus a Virgem Santíssima e São José eu consigo rezar o terço todos os dias. a maioria dos dias rezo o Sacratíssimo Rosário meditado para ajudar Maria Santíssima na nossa conversão diária.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/6/23 06:50

    Que tu queres ,perguntou Jesus ao cego.Muitas vezes somos. Cegos para seguir-mos os ensinamentos de Jesus .Então pedimos a ele .Ele nos pergunta que tu queres. Vamos pedir. Que eu veja-se horas.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/6/23 06:52

    Que eu veja Senhor

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/6/23 10:09

    Não leio o terço mas reso todos os dias minhas orações e faço a leitura diária da bíblia Alzira

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1/6/23 10:41

    Meu nome é Marco Araújo, moro em Campina Grande pb. Quero agradecer a Maria Mãe de DEUS, com quem me apego tds os dias pra acalmar meu coração e me dá pensamentos de amor e de perdão. Peço oração pq preciso ir vê minha mãe e família que moram no RJ e não tenho conseguido! Desde já agradeço ao Senhor e a virgem Maria!!! 🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/6/23 10:43

    Glória a Deus!
    Salve Maria 💓🙏💓🙏💓🌹🌹🌹🌹🙏🙏🙏🙏🌹🌹🌹🌹🌹🙏🙏🙏🙏
    Eu Conseguir Quase todos os dias!
    Fui pro Encerramento do Mês Mariano no Santuário da Mãe Rainha!!🙏🙏🙏🙏🙏🙏💐💐💐💐🌹🌹🌹💓💓💓💓💓💓💓🙏💓🙏💓💐💓💐💓💐💓💐💓

    ResponderExcluir
  19. Anônimo1/6/23 11:08

    Graças a Deus consegui rezar todos os dias.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/6/23 11:15

    Rezei o Rosário todos os dias

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1/6/23 11:20

    Eu graças a Deus eu consegui rezar o terço o mês todo

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/6/23 11:23

    Bom dia, padre João Carlos!
    Consegui rezar pelo menos um terço todas as noites de maio.
    Alguns dias rezei até o rosário.
    Obrigada por tudo , padre!
    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1/6/23 11:42

    Padre João já tenho costume de rezar o terço mas no mês de maio rezei todos os dias o terço só três dias não rezei a ladainha de nossa senhora.
    Rezar o terço sempre todos os dias assim Nossa Senhora pediu.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1/6/23 11:47

    Eu rezei todos os dias, com a graça de Deus e Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo1/6/23 12:21

    Boa tarde!
    A sua benção Pe João Carlos, eu consegui cumprir o desafio todos os dias é o terceiro ano! Obrigada pelo seu incentivo! E que Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela meditação e q Nossa Senhora continue nos abençoando sempre e nos dê um mês de junho com muita saúde. Re,ei o terço, coisa q eu não fazia antes agora pretendo rezar sempre. Muita gratidão pelos meus filhos e peço pela saúde da minha mãezinha q foi pro hospital agora. Cuida Senhora efazcela ficar boa logo amém

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Pe João Carlos, minha benção, rezei todos os dias o terço, nunca deixei de rezar o terço todos os dias, minha mainha, Deus a levou, aprendi com ela rezar o terço todos os dias, que Deus e Nossa Senhora de Fátima, nos abençoe a mim e a minha família e a todos nós 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  28. Anônimo1/6/23 13:14

    Rezei todos os dias de manhã e a noite. Durante o mês todo.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo1/6/23 13:35

    Padre joão carlos, no desafio d mês d maio eu rezei o terço tds os dias, graças a Deus

    ResponderExcluir
  30. Anônimo1/6/23 13:46

    Boa tarde Pé João Carlos , sua benção. Resei todos os dias o terço. Que Deus e Nossa Senhora nós abençoe. Rese pela minha família.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo1/6/23 14:15

    Consegui rezar o terço todos os dias com muito sacrifício mais consegui. Amém e sua benção.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo1/6/23 14:40

    Padre João Carlos, sua bença!!quero te dizer que suas meditações tem transformado meu viver,n consigo mas viver sem elas obg,que Jesus te abençoe grandimente para continuar abrindo nossos corações para Deus!! Amém egracas a Deus.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo1/6/23 14:40

    Rezei os 31 dias, uma benção

    ResponderExcluir
  34. Anônimo1/6/23 15:02

    Eu consegui rezar o terço todos os dias e fiquei feliz

    ResponderExcluir
  35. Anônimo1/6/23 18:15

    Peço orações por mim e minha família

    ResponderExcluir
  36. Anônimo1/6/23 19:02

    Jesus ajudar-me a acompanhar esses textos, amém

    ResponderExcluir
  37. Anônimo1/6/23 22:44

    Padre João Carlos, sua benção eu consegui rezar o terço todos os 31 dias de maio

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS