PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A minha alma engrandece o Senhor

A minha alma engrandece o Senhor

 


31 de maio de 2023

   Festa da Visitação de Nossa Senhora.  


     Evangelho.    

Lc 1,39-56

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses

     Meditação.    


Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1, 43)

Foi assim que Izabel mostrou a sua alegria ao receber Maria em sua casa. Aliás, tudo o que Izabel disse naquele encontro foi muito precioso, porque, diz o evangelho, ela ficou cheia do Espírito Santo. E uma das coisas que ela disse foi: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, louvação à Virgem que nós continuamos a fazer na Ave Maria.
Izabel tinha sido agraciada com a maternidade e já estava no sexto mês de gravidez. Ela estava vivendo dias de graça, de bênçãos. Depois de uma vida de humilhações pela esterilidade, já em idade avançada, estava gerando um filho anunciado pelo Anjo a Zacarias, seu esposo. Sua vida é, agora, uma emoção só. E com a chegada de Maria, ela se sente tomada de alegria, cheia do Espírito Santo, como diz o Evangelho.

Ao chegar, Maria lhe fez a saudação de praxe, o Shalom, a paz de Deus. E essa saudação provocou uma enorme alegria em Izabel e em sua criança que estremeceu em seu ventre. A visita de Maria não foi uma simples visita. Na Bíblia, o povo fala da intervenção salvadora de Deus como de uma visita. Quando Jesus esteve em Naim, e ressuscitou o filho da viúva, espalhou-se o comentário: “Deus visitou o seu povo”. Nesta visita de Maria, revela-se a visita de Deus. Ela leva a bênção de Deus, aliás, ela leva Deus mesmo, pois estava grávida de Jesus.

Maria foi à casa de Izabel, viajando de muito longe, para servir à sua prima idosa, naquela hora delicada de sua vida. Foi para oferecer sua companhia e seus préstimos, amparando a vida que estava chegando e a saúde de sua parente. Foi também levar o testemunho silencioso da obra de Deus em sua vida. E demorou-se por lá por três meses, os últimos meses de gravidez de Izabel até o parto. Talvez não haja nenhuma ligação, mas note que a visita de Jesus, isto é o seu ministério público, demorou três anos.

Como foi preciosa a visita da mãe do Senhor à família de Izabel. Ela não levou nenhum presente especial, a não ser o filho de Deus em suas primeiras semanas de gestação. Izabel reconheceu na visita de Maria uma graça especial de Deus, ficou radiante, sua criança pulou de alegria. Quem deu a Izabel o conhecimento de que Maria era a mãe do seu Senhor? O Espírito Santo. Precisamos hoje do Espírito Santo para reconhecer a graça da visita do Senhor.



Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1, 43)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a visita de tua mãe Maria à sua prima necessitada, em sua condição de idosa e gestante, era já uma imagem de tua visita à nossa humanidade. Inclusive, ela se demorou lá por três meses, como te demoraste por três anos em teu ministério público. Na oração diária, sempre repetimos as palavras do canto de Zacarias: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. Tua primeira vinda foi celebrada, então, como uma visita, “a visita do sol nascente que vem iluminar os que estão nas trevas”. Queremos, hoje, Senhor, reconhecer, como Izabel, a graça de Deus que nos visita. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O que você poderia fazer neste último dia de maio em homenagem a Nossa Senhora, a mãe de Jesus e nossa? Uma rosa para ela? A récita do terço? Uma mensagem a alguém necessitado de atenção? Como disse o poeta: “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

Comunicando

Hoje, estamos em peregrinação ao Santuário de N. Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, a 22 km do Recife. E você pode nos acompanhar pela Rádio Amanhecer ou pelo Canal Padre João Carlos do Youtube. Vamos transmitir a Missa, às 10 horas e a Adoração, às 15 horas. Já estou lhe enviando os links. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

37 comentários:

  1. Amém. Maria não teve medo e abraçou a causa de Deus. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Amém. Maria a grande Mãe catequista, obrigada por aceitar ser á escolhida, mãe do meu Salvador.

    ResponderExcluir
  3. Para sempre seja louvada a Nossa Senhora mãe de Jesus. E que Deus abençoe essa caminhada maravilhosa e cheia de bênçãos.

    ResponderExcluir
  4. Sempre ensino as minhas filhas: "Aprendamos de Maria o serviço, a disponibilidade, o intenso amor em servir" Santa Madre Teresa de Calcutá.

    ResponderExcluir
  5. Maria, mãe do salvador Jesus Cristo para sempre seja louvada!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pé João Carlos por essas lindas meditação!
    Homem fui contemplado a ser codernador do terço dos homem aqui na nossa capela que o espiro santo nos abençoe e que Maria passa à frente

    ResponderExcluir
  7. A sua Benção Pe João Carlos! Que Nossa Senhora da Visitação visite, HOJE, nossas Famílias e leve a cada delas uma a alegria da presença do Espírito Santo!! Amém!

    ResponderExcluir
  8. Que Maria, a mãe do Salvador, venha visitar a minha casa diariamente, trazendo o Santo Espírito a irradiar nossas vidas, e também o seu amor de mãe! Obrigada padre, pela sua contribuição diária, na minha vida espiritual. Bom dia!

    ResponderExcluir
  9. Que Maria derrame muitas bênçãos em minha família e meu casamento e visita minha casa que assim seja Amém

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Nossa Senhora da visitação Rogai por todas crianças que estão nos hospitais 🙏🏼Nossa Senhora Passa Na Frente 🙌📿

    ResponderExcluir
  11. Que Maria mãe de Jesus e nossa, venha visitar cada filho seu.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre, nossa senhora mãe de jesus rogai por nós.

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a alegria no encontro das duas primas, ambas grávidas naquele momento, Isabel gestando João Batista recebe na sua casa Maria grávida de Jesus, na primeira palavra recebeu o Espírito Santo e João Batista já pulou de alegria, ali seu destino profético iniciava, escolhido para ser o Precursor preparando o caminho do Messias e quando adulto realizar o batismo até mesmo do nosso Redentor, assim levaria também a conversão conduzindo vida nova aos homens. Depois Isabel já ungida cheia do Espírito Santo, usa palavras de acolhimento e fortalece Maria que humildemente aceita e proclama as palavras mais lindas possíveis de agradecimentos e exaltação a DEUS, revelando toda a vontade do Pai para nós, unindo o antigo e o novo testamento selando a nova e eterna Aliança com todas as gerações dos seus filhos amados.
    Com certeza Maria é Santa, pois diante de inúmeras mulheres, foi a Escolhida, a Prometida como Bem-aventurada, Bendita do Pai, pois ninguém naquela época exclamou com tanta convicção, a então conhecida oração Magnífica, imaginemos;
    Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta de alegria em DEUS, meu Salvador”. No final ainda passou por tamanha angústia de ver seu Filho sendo entregue a todo sofrimento e martírio até morrer na cruz, e superou tudo com tanta calma sem murmurar momento algum, por isso foi a Predileta, porque como Imaculada DEUS a capacitou e a preparou para ser o maior exemplo de humildade e de mulher, pois se tornaria Santa e assunta ao Céu e para sempre intercederia por nós junto a Trindade Santa,.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia peço orações por mim e minha família

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que nossa Mãe Maria Santíssima e o Espírito Santo, cubra de benção minha família e a todos nós 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA, PADRE JOÃO CARLOS E TODOS AQUI, DO SAPPDO PADRE JOÃO CARLOS, COMO VOCÊS ESTÃO, TUDO BEM? SUA BÊNÇÃO, PADRE JOÃO CARLOS E MEUS PARABÉNS, PELA SUA MEDITAÇÃO DA SANTA PALAVRA DE DEUS O SEU JEITO HUMILDE E CARINHOSO, DE EXPLICAR AS COISASE QUE DEUS ABENÇOE A SUA LINDA E MARAVILHOSA VOCAÇÃO E MISSÃO SALVIFICA, QUE DEUS E NOSSA SENHORA LHE CONCEDERAM, KKKKK, NÃO É MESMO? FIQUE COM DEUS E NOSSA SENHORA.AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  17. 🌿Bom dia!!
    Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”
    Nossa senhora tomai conta de nós, junto com o teu filho Jesus🙏 Mãe amada ❤️
    Beijo no coração 💓

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos. Nossa Senhora Auxiliadora abençõe e ilumine a todos nós.

    ResponderExcluir
  19. Amem louvado seja nossa mãe maria santíssima pesso a vossa benção para mim e toda minha família meus filhos netos e bisnetos genros e noras obrigada mãezinha

    ResponderExcluir
  20. Bom dia , Padre João. Carlos, peço minha benção e que MINHA MÃE MARIA .SANTÍSSIMA, e o ESPIRITO SANTO abençoe minha família e a todos que neste mundo habitam. Obrigada minha mãe por tudo em mone do teu filho amado Jesus
    Cristo, filho do Deus vivo. AMÉM...

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, PE. João Carlos , que a luz do amor de Maria abençoe minha família e a todos em nome de Deus. Amém....

    ResponderExcluir
  22. Bendita és tu entre as mulheres e bendito e o fruto do seu ventre Jesus!🙏

    ResponderExcluir
  23. Glória a vós senhor aresposta di Isabel prá Maria foi muito enportanti camo posso merecer que a mãe do meu senhor venham mivisita bendita esto cheia de graça acriança pulor di alegria quando ouviu a saudação de Maria gratidão por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão bom dia

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João Carlos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria esteja presente em nossa vida 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos. Adoro ouvir suas homilias. Me ajuda muito.!! Que NOSSA SENHORA e o Espírito Santo visite toda minha familia levando a todos muita saúde,paz,alegria e sabedoria na vida de todos.
    Que JESUS continue abençoando e protegendo sua vida padre João Carlos e toda sua equipe.

    ResponderExcluir
  26. Deus seja louvado e para sempre amém

    ResponderExcluir
  27. Peço a interseção de Maria junto a seu filho para os pedidos que trago no coração. Sua benção.

    ResponderExcluir
  28. Maria mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por a minha familia, e por toda humanidade! Dai paz ao mundo!

    ResponderExcluir
  29. Amém 🙏 bença Padre João Carlos amém ✝️

    ResponderExcluir
  30. Bom dia e obrigada pela meditação, que nos ajuda tanto. Que Maria nos proteja, a mim e a minha família com muita saúde e a todos os que precisam também. Maria passa na frente amém

    ResponderExcluir
  31. Uma aula de humildade de ambas as Santas

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde padre João Carlos a sua benção Maria é cheia de graça a humanidade de Maria é grandiosa e cheia de amor. Padre dei um testemunho ontem sobre Maria ela intercedeu ao seu filho Jesus. Pelo meu marido ele recebeu um transplante é está bem

    ResponderExcluir
  33. A sua benção Padre João Carlos hoje 31 de maio venho agradecer a Deus por ter me permitido comprar o desafio deste mês num dia tão abençoado por ser a visitassao dda virgem Maria a sua prima Isabel em alguns momentos estarei fazendo a última oração do terço do mês em agradecimento

    ResponderExcluir
  34. Ó Deus de clemência, eu LHE agradeço pela festa da Visitação de Nossa Senhora. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do livramento, do perdão, do serviço, do amor, da fé, da coragem, da caridade, da salvação, da alegria, da oração, da humildade, da santificação, da justiça e da misericórdia. Me conceda a graça para ser uma boa morada da SANTISSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para vencer o desânimo, a humilhação e a soberba. Me conceda a graça para louvá-Lo e bendizê-Lo. Me conceda a graça para ficar cheio do Espírito Santo. Me conceda a graça para ter o santo temor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo1/6/23 01:31

    Bom dia Padre muito obrigada pela meditaçao que nos ajuda muito

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS