PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 15º passo de nossa caminhada quaresmal hoje é cultivar o espírito de serviço.

O 15º passo de nossa caminhada quaresmal hoje é cultivar o espírito de serviço.



08 de março de 2023

Quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma

15º dia da Caminhada Quaresmal

EVANGELHO


Mt 20,17-28

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

MEDITAÇÃO


Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)

A mãe de dois discípulos – Tiago e João – fez um pedido a Jesus: quando ele estivesse no poder, reservasse uma posição de destaque, no seu governo, para os seus dois filhos. Um à sua direita e outro à sua esquerda. Apesar do exemplo de Jesus, os seus colaboradores mais próximos, os apóstolos, estavam também tentados pela sede de poder. E já começavam a disputar cargos, posição, prestígio. Nem eles estavam entendendo a proposta de Jesus, nem a família deles. Pretendiam uma posição privilegiada (um à direita e outro à esquerda) ao lado de Jesus e, claro, acima dos outros.

Logo essa pretensão dos dois discípulos espalhou um mal-estar na comunidade dos apóstolos. O poder como prestígio, irmão gêmeo do enriquecimento duvidoso, semeia logo a discórdia, a desunião, a inveja e a competição doentia. É que ele agride gravemente o espírito comunitário. Essa tentação do poder-prestígio é um perigo para um cristão, pois o faz renunciar ao que aprendeu no Evangelho: o amor solidário, o respeito pela dignidade do outro, o espírito de serviço.

Você pode até pensar: esse negócio de poder não tem nada a ver comigo. É um assunto para quem ocupa altos cargos na Igreja ou para os políticos de Brasília. É aí que você se engana. Todo mundo tem uma relação com o poder. Mesmo que não esteja em uma função de comando, está numa relação com quem comanda. E aí se mostra qual é a sua concepção de poder: o poder-prestígio ou o poder-serviço. O poder no mundo chega a ser um ídolo. Uns se fazem de deuses e outros de seus adoradores. Para cada mandão, na República como na Capela, há sempre um séquito de pessoas subservientes e bajuladoras.

Os discípulos tinham diante de si o exemplo de Jesus e o modelo da própria sociedade. O mau exemplo vinha dos fariseus, da turma do Templo, do próprio ambiente religioso. E nisso, é claro, imitava-se as disputas de poder da classe dominante, da corte de Herodes, do Sinédrio. Jesus, no jejum do deserto, tinha enfrentado essa tentação. O diabo tinha oferecido o poder sobre todos os reinos do mundo a Jesus, se o adorasse. Jesus reagiu. Submeter-se só à vontade de Deus. Nada de aliança com o mal. O poder-prestígio é sustentado por alianças perigosas e concessões à falcatrua, à propina, à troca de favores.

O exemplo de Jesus foi bem outro. Ele deu exemplo com sua vida, suas escolhas e deixou esse precioso ensinamento: eu não vim para ser servido, mas para servir. O exercício do poder em Jesus não afastava as pessoas de si e nem o isolava dos outros. Como Mestre no seu grupo de discípulos, puxava o diálogo, responsabilizava cada um e, para admiração de todos, chegou a lavar os seus pés como um empregado fazia. Servir - essa palavra deve marcar a vida de um cristão em cargos de liderança ou em postos de comando. Servir. Não ser servido. Colocar-se a serviço dos outros, do bem, da justiça, diferentemente do poder-prestígio que se serve dos outros, que busca o seu benefício pessoal, que quer ser o maior.


Guardando a mensagem

A tentação do poder-prestígio estava presente também no grupo dos discípulos de Jesus. Jesus exerceu o poder-serviço. E o ensinou claramente. Não veio para ser servido, mas para servir. E disse mais: Vejam como o poder é exercido na sociedade, percebam a opressão dos grandes. Entre vocês, não deve ser assim. Dizia Dom Hélder, com propriedade: "Quem não vive para servir, não serve para viver".

Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
somos a tua Igreja e nossa presença na sociedade precisa ser pautada pelo espírito de serviço. Animados pelo teu evangelho, queremos fomentar a fraternidade em nosso ambiente de trabalho, de convivência, em nossas famílias, pois, servir é a marca do cristão. Ajuda-nos, Senhor, a não incorporar na Igreja a tentação do poder-prestígio do mundo. Antes, levemos para a sociedade nossa experiência de poder-serviço vivido na comunidade cristã. Senhor, na passagem, hoje, do Dia Internacional da Mulher, queremos te pedir por todas as mulheres - mães, irmãs, filhas, esposas, sogras, noras, consagradas - que elas sejam respeitas e protegidas em sua dignidade e em seus direitos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), anote essa frase de Jesus e escreva o que você entende dela: “Entre vocês, não deverá ser assim” (Mt 20, 26). O 15º passo de nossa caminhada quaresmal, hoje, é cultivar o espírito de serviço.

Comunicando 

Para quem mora na área metropolitana do Recife, a AMA está preparando um Passeio dos Ouvintes à cidade de Bezerros, no próximo dia 26 de março. Informações pelo WhatsApp 81 3224-9284.

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Jesus Cristo, do início ao fim sabia do seu destino, da Sua missão Salvífica, que seria sofrer de todas as formas no escárnio da multidão, e mesmo sendo um DEUS Poderoso precisava como humano ser obediente, assim se entregou para morrer na cruz e por sua Paixão nos libertar, nos salvando do pecado eterno, para que fosse pago o preço da nossa salvação. Mesmo assim foi até o fim assumindo toda nossa culpa, jorrou até o fim Seu preciosicimo Sangue Redentor e quando acabou ainda jorrou toda água do corpo, assim vencendo a morte ressuscitou ao terceiro dia e nos garantindo o direito a vida eterna.
    DEUS todos os dias, nos dá a oportunidade de na comunhão contemplar esta imensidão do humano no Divino, isto é o Santo Sacrifício que se revela na Santa missa, pela transubstanciação do pão e do vinho que se torna Corpo e Sangue Redentor, que nos renova para uma vida nova a cada comunhão.
    A mãe dos filhos de Zebedeu não sabia mesmo o que estava pedindo, prioridade, diferença para seus filhos dentre os outros discípulos.
    Claro que Jesus não concederia esse desejo, pois para DEUS todos somos filhos amados do Pai, Ele nos ama por igual sem diferenciar Santos e pecadores, todos sem distinção ao nascermos, quando aceitamos Jesus já recebemos a marca indelével, a marca da Promessa, só depende de nós entender que, também viemos ao mundo para servir e agradecidos pela Graça Salvífica escolhermos perseverar até o fim no caminho da salvação,.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/3/23 08:42

    maravilhoso que reflexão e de a repia um comentario com uma colocação repleta de sabedoria parabéns gostei muito

    ResponderExcluir
  3. Obrigada padre João Carlos por mais essa meditação tão esclarecedora. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/3/23 10:24

    Padre João Carlos fui seminarista Salesiano em Araxá, te adotei como guia espiritual. Muita saudade daquele tempo de experiência vocacional, optei pelo matrimônio em 1981 e como caminhoneiro, criamos 4 filhos. Hoje servimos na paróquia santíssima Trindade em marataizes, diocese de cachoeiro de Itapemirim ES . Todos os dias rezamos com o Sr.muita saudade do pe. oscar, pe. Arcângelo, o irmão carrijo...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/3/23 10:48

    Bom dia padre João Carlos muito obrigado pela oração que meu filho resebe todos os dias eu só tenho gratidão é parabéns pelo dia internacional da mulher para sua mãezinha Rosa de Caucaia ceará

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/3/23 10:56

    Bom dia 🙏 Padre sua benção

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/3/23 10:56

    Bom dia 🙏 Padre sua benção

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/3/23 11:08

    Bom dia !Padre João Carlos muito obrigado por o senhor existir que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/3/23 11:39

    Que Jesus nos de graça de sermos humildes Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/3/23 13:54

    Glória a vós senhor 🙏 enquanto jesus subia pra gerosalem Eli chomou us dose diciplos Aparti durante a caminhada gratidão por tudo que enviaste para nós obrigada padre João Carlos minha gratidão minha benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/3/23 16:43

    Gostaria de Público agradecer a Deus por ter colocado Pe. João Carlos na vida dos Cristãos, sua voz é um acalanto para a alma e seus ensinamentos nos faz crer que estamos ouvindo a Doutrina correta. Compartilho suas mensagens diárias do Evagelho. Nilberto Nogueira de Russas-Ce.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS