BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: 32º dia da Quaresma: Carregar a cruz com Jesus.

32º dia da Quaresma: Carregar a cruz com Jesus.



   20 de março de 2026  

Sexta-feira da 4a. Semana da Quaresma

   Evangelho.   


Jo 7,1-2.10.25-30

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

   Meditação.   


Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora (Jo 7, 30).

Os tempos estão ficando difíceis para os seguidores de Cristo. Houve aquele tempo da perseguição do império romano, no início do cristianismo, com tantos mártires que continuamos a celebrar! Poucas décadas atrás, no Brasil e em quase toda a América Latina, a perseguição atingiu muitos leigos, religiosos, padres e bispos com prisão, tortura, mortes, desaparecimento. No momento atual, em muitas partes do mundo, mesmo nos países que foram marcados pela civilização cristã, cresce a intolerância e a agressividade contra a Igreja e a pregação do evangelho. Os grandes valores defendidos pelos cristãos, valores que fundam a vida em sociedade, estão sendo combatidos abertamente pelo desregramento sexual, o aborto, o consumo de drogas, o enfraquecimento da instituição familiar, o vilipêndio de símbolos religiosos... Em síntese, ser cristão hoje é estar na contramão, no contrafluxo de um mundo que está tomando a direção contrária. E assim, seguir Jesus vai significar, cada vez mais, incompreensões, discriminação, difamação, perseguição.

Nesse contexto, podemos entender melhor o evangelho de hoje que nos diz que Jesus evitava andar pela Judeia, por causa da perseguição e ameaças de morte à sua pessoa. E que, depois que os discípulos foram para a festa das Tendas em Jerusalém, ele seguiu depois deles, às escondidas. Então, o clima estava muito pesado. Razão tinham os discípulos que não queriam que Jesus fosse àquela festa. Mas, impressiona ver que, em seguida, Jesus aparece em público ensinando, para surpresa dos seus inimigos, que, assim em público, não podiam prendê-lo, pela reação do povo ou, como diz São João, porque não tinha chegado a sua hora. Muitos até estranharam que Jesus, procurado como estava, estivesse assim falando e movimentando-se em público, com tanta desenvoltura.

Do que Jesus estava dizendo, temos um trechinho no evangelho de hoje. Ele estava ensinando em alta voz, no Templo. Notem, em alta voz. “Vocês me conhecem. Mas, eu não vim por mim mesmo. Vocês não conhecem quem me enviou. Eu o conheço”. Dava pra todo mundo entender: Foi Deus quem o enviou, e aquela gente, embora estivesse no Templo de Deus, não o conhecia.

No livro da Sabedoria está escrito: Os ímpios, em seus falsos raciocínios, dizem: “Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver sua serenidade e sua paciência. Vamos condená-lo à morte vergonhosa. Vamos ver se alguém vem socorrê-lo”. Conclui o livro santo: “A malícia os torna cegos”.

Nossa comunhão com Cristo nos leva a participar também de sua condição de perseguido e rejeitado. Somos seus discípulos e seguidores. Nosso amor por ele se alimenta de nossa convivência com sua palavra, da meditação de sua vida e de sua pregação do Reino de Deus. Nossa comunhão com ele nos leva à imitação de sua vida e a pensar, sentir e viver como ele viveu. É assim que tomamos nossa cruz de cada dia e o seguimos.


  


Guardando a mensagem

Estamos na preparação para a Páscoa. Jesus chegou à páscoa da ressurreição passando pela paixão e pela morte de cruz. Nós, como seguidores de Jesus, não apenas acompanhamos o drama de sua paixão, mas reconhecemos que muitos irmãos passam também, perto ou longe de nós, por sofrimentos semelhantes, por causa de Jesus Cristo e do seu evangelho. Com eles, ficamos solidários. E ficamos sabendo também que seguir Jesus pode comportar para nós algum incômodo, algum sacrifício, algum sofrimento. E é aí que amadurece a nossa fidelidade.

Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora (Jo 7, 30).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
às vezes, somos tentados a reduzir a religião a um pronto-socorro para nossos dramas e sofrimentos. Queremos fugir deles, queremos resolvê-los. Estamos sempre te pedindo isso, tu sabes bem. Mas, há um outro lado da fé cristã que este tempo da Quaresma nos ensina. Ser cristão é te seguir, caminhar segundo o teu evangelho. Isso nos põe na contramão dos que não conhecem os teus ensinamentos ou a eles se opõem. A nossa escolha por ti e por tua Igreja pode nos trazer incompreensão, discriminação, perseguição. Nesta hora, Senhor, ajuda-nos, com o dom do teu Santo Espírito, a nos mantermos firmes e a carregarmos a cruz contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça uma breve oração pedindo em favor dos cristãos perseguidos por causa de sua fé. O passo de hoje do nosso caminho quaresmal é unir-se a Cristo também em algum sofrimento que apareça por causa de nossa fé. 

Comunicando

Na quarta-feira santa, no Recife, vamos realizar a 27ª Via Sacra da Fraternidade, pelas ruas do centro da cidade. Concentração às sete da manhã, no Pátio de São Pedro. Encerramento com a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson, na Basilica da Penha, às 11 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

22 comentários:

  1. Que a Sagrada Família de Nazaré, santifique nossos relacionamentos e dai-nos corações livres da indiferença, para que reconheçamos o Senhor nos irmãos sofredores .Amém!

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus! Bom dia Padre João! Que a minha fé em Jesus Cristo Ressuscitado seja minha certeza de que "Tudo é possível aquele que crê"! 🌹

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua bênção a paz de Cristo e o amor de Maria esteja com nossco hoje e sempre Amém 🙏🌻

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção peço oração pra mim e minha família até amanhã se Deus quiser 🙏 e peço oração para uma família que sua casa pegou fogo eles dormindo aqui nó meu Barrio em Areias aqui nó Recife e perdeu dois filhos nó acidente que Deus dê acalma dessas famílias oração pra eles padre João Carlos até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Que aprendamos com Jesus a ter a coragem de caminhar com firmeza, mesmo sabendo que as perseguições por causa do Reino, são pertinentes.

    ResponderExcluir
  6. Louvado seja Deus,pela homilia de hoje,que Jesus nos dê forças, sabedoria e discernimento para passar pelas perseguições,na nossa igreja,na família em todos os lugares que proclamamos a nossa fé.Que esta se torne mais forte a cada dia.

    ResponderExcluir
  7. Louvado seja Deus,pela homilia de hoje,que Jesus nos dê forças, sabedoria e discernimento para passar pelas perseguições,na nossa igreja,na família em todos os lugares que proclamamos a nossa fé.Que esta se torne mais forte a cada dia.

    ResponderExcluir
  8. Louvado seja Deus 🙏 glória a vós senhor 🙌 gratidão senhor Jesus 🙏

    ResponderExcluir
  9. Nossa prece de hoje PELOS MISSIONARIOS QUE COMUNICAM O EVANGELHO DE JESUS EM LUGARES DE PERSEGUIÇÃO DA FÉ CRISTÃ.

    ResponderExcluir
  10. Andas as escondidas foi um recurso usado para mostra que mesmo sendo Cristão há situações que requer entendimento, beleza se jesus Cristo dá dicas sendo notório que nossa realidade também deve seguir tais ações.
    1.Matar critério humano naquela época Jesus tive que aceitar as (judeus leis).
    2.Evitar Ele sabia que risco subindo (descendimento amor e cuidado, tudo no tempo de Deus).
    3.Ciência Ele sabiamente tinha conhecimento pleno que fazia.(parece na paz e (diálogo começou).
    Faz ideia o psicológico dele ao saber que a lei dos judeus iria acontecer, então vamos lá?
    Ser Cristão no século XXI requer descendimento, empatia, paciência.
    A pedágogia Cristã agora e sempre precisa de saúde mental, espíritual e uma ciência que esteja em conexão as leis humanos coragem para sermos amigos dos inimigos.(Está no meio dos que pensam diferente).
    Sigamos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua Benção a paz de Jesus ♥️ Maria que Jesus nos dê dircedimento para lhe dar com as perseguição do dia dia contra nossa fé católica 🙏

    ResponderExcluir
  12. CARMILTON JOSE BEZERRA20/3/26 07:40

    Bom dia, Glória a vós Senhor!Amém

    ResponderExcluir
  13. Amar como jesus Cristo,amou, senhor Jesus Cristo gratidão por tudo em nossas vidas saúde e paz, amém aleluia glória a Deus 🙏🙏🙏❤️❤️❤️🙏

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Jesus foi perseguido e sabia de todo o perigo que O rodeava quando estava na judéia, mas momento algum perdeu a confiança em DEUS Pai, pela Sua intimidade e conversa constante sábia que chegaria o momento certo, más precisava cumprir o Plano de DEUS, Sua missão em formar seguidores e discípulos para guiar a humanidade em todos os momentos de dúvidas, deixando assim exemplos de cristãos e profetas autênticos, cada um de um jeito para nos convencer, que independente da nossa trajetória de vida, entendessemos que é possível também sermos transformados em pescadores de almas para o Reino de DEUS, só depende da nossa aceitação e da abertura de nossos corações em assumir nosso discipulado, decidindo seguir seus exemplos, que no mais Ele com Seu Espírito Santo nos guia, nos protege e tudo fará para que mesmo quando estamos sendo difamados, ameaçados, perseguidos, cumpramos também pela Graça de DEUS nossa missão,.

    São Mateus 5,11-12
    [11]Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    [12]Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    ResponderExcluir
  15. Amém ♥️

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Padre ! Ao ouvir a meditação da Palavra todos os dias reconhecemos que temos um Deus que cuida de nós! Gratidão sempre

    ResponderExcluir
  17. Glória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia Padre 🙏🏼 sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🌻🙌🏼🕊️🍄🌺🌸🌷🌹💗🌻🙌🏼🌷🌸🌺🍄🔥☀️🔥☀️💖

    ResponderExcluir
  18. Boa m dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor, ajuda-nos com o dom do teu Espírito Santo, a nos mantermos firmes e a carregar a cruz contigo.. Que nesse tempo da quaresma, sejamos humilde de coração, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe e nos guarde e nos proteja com saúde paz felicidade fé esperança a mim e a minha família. Que Deus proteja sempre nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia. Obrigada Senhor por tudo em nossas vidas. Peço saúde para mim, minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, o Ivis e todos q precisam. Senhor aumentai sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  20. Prisse..fico muito feliz em ouvi-lo

    ResponderExcluir
  21. Sou de Uba, Minas Gerais, família Calderano, conheci Padre João Carlos através de minha prima que mora no Recife, Cici Calderano, nossa cidade passou por uma catástrofe, precisamos muito de orações.

    ResponderExcluir
  22. Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽❤️‍🔥🕊️🕊️, boa noite 🌠💫🌙!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

33º dia da Quaresma: Renove sua adesão a Jesus Cristo.

   21 de março de 2026    Sábado da 4ª Semana da Quaresma     Evangelho.    Jo 7,40-53 Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, alg...

POSTAGENS MAIS VISTAS