PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 16º passo de nossa caminhada quaresmal é acolher o pobre como um irmão.

O 16º passo de nossa caminhada quaresmal é acolher o pobre como um irmão.

 


09 de março de 2023

Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma

16º dia da Caminhada Quaresmal

EVANGELHO


Lc 16,19-31

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

MEDITAÇÃO


Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20)

Neste 16º dia da Quaresma, uma insistência da palavra do Senhor sobre a caridade. Amar o pobre, acolher o mais fraco, incluir o marginalizado.

Por que será que o rico foi parar no inferno? Estou falando da parábola que Jesus contou. O rico foi parar no inferno, puxa vida! Jesus começou descrevendo o rico: roupas finas e elegantes, e todo dia dava esplêndidos banquetes. E o pobre: coberto de feridas, sentado à porta do rico. Ele tinha nome, Lázaro. Jesus não colocou um nome no rico, por alguma razão ficou anônimo. O pobre com fome, coitado, esperando pelo menos as migalhas que caíam da mesa do banquete do rico. E nada. Morreram os dois. Um se encontrou no calorão, em meio às chamas, lá em baixo. O outro, no bem-bom, lá em cima, no lugar do consolo, junto do pai Abraão. O rico gritou lá de baixo, pedindo ajuda. Não há jeito, foi a resposta de Abraão. Pelo menos, implorou o desafortunado, mande Lázaro avisar aos meus cinco irmãos. Não dá, voltou a resposta, os seus cinco irmãos já têm Moisés e os Profetas. Moisés e os Profetas é um modo de se referir à Torá, à Palavra de Deus. Eles têm a Palavra de Deus que orienta, exorta, indica o caminho certo. Que a escutem!

A pergunta permanece: afinal, por que o rico foi parar no inferno? Não se pode dizer que foi porque ele tinha muitos bens, porque era muito rico. Talvez isso lhe tenha fechado o coração. Mas, a parábola de Jesus só diz que o pobre Lázaro, à sua porta, não conseguia nem as migalhas que caíam de sua mesa, nem os restos. Nada. Só cães para lamberem as suas feridas. O rico nem notou a sua presença, não o amou, não o ajudou, não o incluiu em suas festas. O rico não teve misericórdia do pobre.

E ser misericordioso era tudo o que Jesus estava ensinando. Sejam misericordiosos, como o pai do céu é misericordioso. Amem, ajudem, emprestem, doem, perdoem, defendam... isto é ser misericordioso, explicava Jesus. Dá pra lembrar aquela cena do julgamento, desenhada pelo próprio Jesus. Venham para o repouso que lhes foi preparado, porque eu tive fome e vocês me deram de comer; era peregrino, e vocês me acolheram; estive doente e preso, e vocês me visitaram. E vão para o castigo eterno vocês que não me fizeram isso. Toda vez que não fizeram isso ao menor dos meus irmãos, não o fizeram a mim. Então, deixando de servir a Lázaro, o pobre pestilento sentado à sua porta, o tal rico deixou de servir e honrar o próprio Senhor.


Guardando a mensagem

Por que o rico foi parar no inferno? Porque não repartiu sua mesa farta com Lázaro, um irmão menor do Senhor. Deixou de dar de comer ao próprio Jesus. Porque não amou seu irmão pobre. Porque o desprezou, não o enxergou, não o acudiu, não o incluiu. Provou que não amava a Deus, pois não amava seu irmão. Não honrava a Deus, prestigiando seu irmão. Aliás, o homem disse que tinha cinco irmãos, mas se enganou. Ele tinha seis irmãos. E quem era o sexto irmão? Lázaro. Ele pensou que eram seis filhos, ele e mais cinco irmãos, engano. Aliás, o número seis na Bíblia não é um número bom, é um número falho, um número imperfeito. Não eram seis filhos, eram sete: o rico, os seus cinco irmãos e Lázaro. Sete! E sete, na Escritura, é um número perfeito. O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho. Não o reconheceu como um irmão, membro da única família de Deus.

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos disseste que temos Moisés e os Profetas, isto é, temos a tua santa Palavra a nos indicar o bom caminho. Não é possível, nem necessário, que venha um morto nos avisar que estamos procedendo de maneira errada em nossa vida. A tua Palavra proclamada pela Igreja já nos avisa, nos corrigindo, nos chamando à comunhão com Deus. É hora de levarmos a sério o mandamento da caridade, do amor aos irmãos. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que nesta quaresma, não esqueçamos o pobre do lado de fora. Que não façamos pouco caso da Campanha da Fraternidade sobre a fome. Abre, Senhor, nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Comente, hoje, essa história contada por Jesus sobre Lázaro com algum dos seus amigos ou amigas. Jesus vai gostar de ver você comentando a sua palavra e participando com ele da evangelização.
O 16º passo de nossa caminhada quaresmal é acolher o pobre como um irmão. 

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, hoje, temos a Missa das 11 horas no rádio e nas redes sociais. Para colocar o seu pedido de oração, preencha o formulário que estamos lhe enviando.  

Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

39 comentários:

  1. Anônimo8/3/23 23:34

    Muito obrigado Pe. João Carlos, que o Senhor o abençoe e continue erguendo a cada dia. Peço que reze pela saúde de Inocência Jorge e pelos projectos de Aguinaldo Domingos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/3/23 01:48

    Bom dia padre João. Muito obrigada pelas tuas ricas e sábias palavras. Peço oração pela reconciliação, da minha familia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/3/23 02:48

    Louvado seja Deus, por dar sempre um jeito de fazer chegar a palavra de vida a todos nós!
    Meu pedido de oração é por duas pessoas, minha mãe e meu esposo, que sofrem por falta de paz espiritual e falta de direcção, peço por eles " libertação das forças que lhes prendem no lugar onde se encontram, e que nem lhes permite ver a causa dos seus problemas!"

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/3/23 02:48

    Amém! Deus Seja Louvado.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/3/23 03:34

    Só de Angola , tenho recebido diariamente a meditação da Palavra via watsap , peço que reze pelos meus filhos e toda minha família , um forte abraço de Serafim Ferreira de vindo de Angola

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/3/23 03:34

    Bom dia Sr padre João Carlos. Obrigada por esta meditação pois, aprendi mais uma vez que quando alguém necessitado te bate a porta é Jesus que está presente,. Amém

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/3/23 03:36

    Peço a minha conversão e da minha família para que possa servir ao Senhor

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/3/23 04:39

    Bom dia padre João Carlos sua benção meu nome é ornillda dó Recife Pernambuco muita saúde pêra todos nós vou passar Pará alguns pessoas.a palavra de Deus amém eu olho todos como irmão amém 🤚🙏 que Deus abençoe sempre que li dê saúde.ficou Feliz quando o senhor.mim mandar a palavra de Deus amém. até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/3/23 04:51

    Bom dia Padre! Eu só a Tânia de Angola(Huila-Lubango) peço oração por mim e meus filhos o meu marido morreu dia 7 de Fevereiro deste ano.🙏🏾🙏🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/3/23 06:03

    Bom dia Padre João Carlos, é sempre bom termos uma conversão de tuas meditações da palavra de Deus, o senhor Jesus Cristo, nos ensina como temos que viver, neste mundo, por isso que eu estou lendo a cada dia à suas mensagens.Padre ,me ajude a orar pelo meu filho Denner Brito da Silva me ajude a conversar com Deus todo poderoso, nós dois rezando nossa oração fica mais forte. AMÉM 💕 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/3/23 07:13

      Pela humanidade , perdida na busca de coisas vãs e sem sentido pra vida plena em Cristo, para que se converta e ame a Deus e ande em seus caminhos

      Excluir
  11. Anônimo9/3/23 07:07

    Senhor encina tes filhos comprir com o teos encinamentos, pricipalmente enchergar as nessecidades dos nossos irmãos e irmãos q nunca deixamos d servila em tudo q esteja au nosso alcance.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/3/23 07:07

    Meu nome Ronaldo de Sousa garcias quero pedi oração para minha mãe Antônia Angelina Garcia e toda minha família meu amigo tudo da minha comunidade eu fico feliz ouvi sua voz todo os dia tem umas 40pessoa que pedi oração do sem qua do eu não mando fica chateado um abraço para o senhor

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/3/23 07:11

    Que o espírito santo nos proteja hoje nesse dia de gloria a a benção do nosso pai todo poderoso nos de livramento hoje sempre amém
    Que o manto sagrado de mãe Maria nos abençoe nossas imfermidade nos de a cura amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/3/23 07:13

    Boto como intenção hoje meu momento de oração
    Meu problema de respiração que o senhor mim de paciência e Maria passa a frente pra mim consegui essa silugia
    Tenho fé no senhor que vou ser curado amém pai bom dia

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/3/23 07:17

    Obrigada meu Deus por me proporcionar a compreensão da leitua de hoje.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/3/23 07:17

    Amém!
    Que estejamos sempre fortalecidos na fé e sempre solidários ao próximo!

    ResponderExcluir
  17. Glória a Vós Senhor!
    O sentido da nossa vida é tão simples, o que plantamos é o que iremos colher, a Palavra de DEUS nos instrue o que é certo e o que é errado, hoje o Evangelho nos mostra a escatologia ou depois da morte terrestre, fala do nosso destino, o Céu ou o inferno. Em todos os momentos também nos orienta, que devemos escolher ser do bem, sendo cada vez mais e mais puros, mansos e humildes de coração como Jesus foi e é.
    Sabemos que a salvação depende unicamente de cada um, através da Graça de DEUS. Mas, se mesmo assim escolhemos o contrário permanecer no mau com certeza iremos para o fogo ardente, conforme a parábola do rico, um lugar onde ninguém poderá nos ajudar.
    Quantos profetas existem nas nossas vidas para nos orientar no caminho de DEUS, precisamos em tempo nos desgarrar das coisas mundanas e nos dedicar mais as coisas do alto, porque por nós mesmos não teremos como acrescentar tempo nenhum, nem um segundo a mais, e aqueles que viveram e já se foram não podem nos passar as experiências do certo ou do errado, pois já cumpriram os seus destinos e não voltarão.
    Jesus nos afirma também no Salmo 49 dizendo:
    A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de DEUS,.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/3/23 07:48

    Peço oração a meu neto Theo de 5 dias que fará uma cirurgia hj as 10 da manhã obrigada

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/3/23 08:47

    Peço pela paz em minha família e que meu filho cludino se liberte do alcoolismo. Amém. .

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9/3/23 09:04

    Gostaria que rezasse pela minha saúde, o senhor sabe o que estou sentindo e sabe que sou filha e quero receber esta graça de me libertar destas dores .

    ResponderExcluir
  21. Lena Queimado9/3/23 09:37

    Obrigada pela ajuda neste tempo de quaresma
    Já á muito tempo que o sigo através do padre José Manuel Brites missionário comboniano
    Escrevo de Portugal

    ResponderExcluir
  22. Anônimo9/3/23 09:44

    Peço oração pela família Rocha e Lima.muitos estão precisando de oração. Obg padre pela sua bondade p conosco.minha benção

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/3/23 09:46

    Família Lima são muitos conflitos entre os irmãos, e somente um irmão p apaziguar.que Deus der força a esse irmão p conquistar a paz entre eles.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo9/3/23 09:50

    Oi padre João Carlos peço oração por toda a minha família e especialmente para mim cinto muitas dores nas pernas tenho muitas varizes e dói muito porico peço oração amém amém muito obrigado quê Jesus abençoe o senhor sempre amém amém

    ResponderExcluir
  25. Anônimo9/3/23 10:05

    Bom dia Padre e todos os irmãos em Cristo, Que Deus abençoe nosso dia e supra as nossas necessidades amém.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9/3/23 10:07

    Peço oração pela saúde dos doentes e para força de seus familiares e cuidadores, Luz para os profissionais de saúde.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária. Que Deus nos abençoe a todos e que possamos sempre ajudar os mais necessitados amém

    ResponderExcluir
  28. Anônimo9/3/23 12:07

    Obrigada Senhor Jesus, dai-me um coração manso e humilde . Liberta-nos, livra-nos Senhor de todos os males🙏

    ResponderExcluir
  29. Anônimo9/3/23 12:16

    Peço oração pela minha filhaJanjce, que tem dores horriveis no braço e perna direita!Deus nos abençoe a toda familia! Amém

    ResponderExcluir
  30. Anônimo9/3/23 12:39

    Amém Jesus abençoe todos os nossos irmãos que sofrem com fome de pão e também de amor

    ResponderExcluir
  31. Anônimo9/3/23 12:57

    Obrigada padre pelas palavras belíssima peço oração pela família Lima. Quantos Lázaro existir nesse mundo de meu Deus esquecido.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo9/3/23 13:29

    Glória a vós senhor 🙏 um pobre lazero estava no chão na porta do Rico gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos gratidão por tudo boatardi

    ResponderExcluir
  33. Anônimo9/3/23 17:55

    Pecado da indiferença... Misericórdia Senhor...

    ResponderExcluir
  34. Anônimo9/3/23 20:21

    Sou Maria Mendes, estou passando por uma situação delicada, mas com muita esperança na cura do câncer de mama. Estou na quarta sessão de quimioterapia. E peço orações, não está sendo fácil essas meses de tratamento intenso. Mas eu creio na minha recuperação, em nome do senhor Jesus Cristo misericordioso.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo9/3/23 21:08

    Peço orações por meu irmão que se encontra enfermo esteve internado no hospital da Penitência, na Tijuca 12 dias...Chegou ontem.f...ficou internadow2 12 dias. O nome dele éARNALDOALVES PIRES.com

    ResponderExcluir
  36. Peço oração pelo meu sobrinho e por toda a familia

    ResponderExcluir
  37. Assim seja. Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS