PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Há uma novidade no anúncio do Reino de Deus.

Há uma novidade no anúncio do Reino de Deus.




26 de setembro de 2022

Dia dos Santos Cosme e Damião


EVANGELHO


Lc 9,46-50

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.



MEDITAÇÃO


Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim (Lc 9, 48)

Os discípulos tinham discutido. O assunto fora qual deles seria o maior. Jesus colocou uma criança no meio deles e lhes deu preciosos ensinamentos. É preciso se converter e se tornar como criança. Receber o Reino como uma criança. Não se trata de chegar à elite, ser o maior. Trata-se de assumir a identidade de filho, ou como Jesus disse: fazer-se pequeno.

O Reino de Deus é lá onde o senhorio de Deus é acolhido, lá onde Deus é reconhecido e amado como pai, lá onde os filhos de Deus se reconhecem como irmãos. Não é um reino de súditos e senhores, é uma grande casa de família, onde somos todos amados como filhos. O Reino também não é fruto de nosso merecimento, é bondade de Deus, amor imenso dele por nós. Quanto mais nos reconhecemos amados e necessitados desse amor, mais nos integramos na sua casa, no seu Reino. Somos filhos amados e isso não é uma conquista nossa, mas pura misericórdia de Deus. Sendo assim, não podemos invocar grandezas ou nos imaginar acima dos outros.

Quem é o maior no Reino de Deus? Para a mentalidade do mundo, o maior é o que tem poder, dinheiro, prestígio, fama. O maior é o que manda, o aplaudido e servido pelos outros. Mas, o Reino de Deus não é uma cópia do nosso mundo, na esfera espiritual. Assim, nós anularíamos a Palavra de Deus e a ação transformadora do seu Espírito. Precisamos captar a novidade que vem da Palavra de Jesus, novidade que é um princípio de mudança em nossa sociedade.

Então, quem é o maior no Reino de Deus? Jesus falou claro: “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”. Assim, no Reino de Deus, não há lugar para a soberba, o orgulho, a presunção de ser grande e de querer mandar nos outros. Grande é só Deus. Nós só temos uma grandeza: sermos seus filhos amados.

Acolher Jesus como se acolhe uma criança é reconhecê-lo em sua humanidade, em sua fragilidade. Ele assumiu nossa condição humana, veio na carne, nasceu num estábulo, morreu numa cruz. E é aí que quer ser encontrado, amado, seguido. Com esse exemplo da criança, fica claro, que acolher Jesus é identificar-se com ele, partilhando com ele o projeto de vida que escolheu para si, o caminho do Servo Sofredor descrito pelo Profeta Isaías. Acolhê-lo é partilhar o seu sonho e o seu compromisso de serviço até à entrega da própria vida.


Guardando a mensagem

O Reino de Deus não é cópia desse nosso mundo injusto e desigual. O Evangelho do Reino é anúncio de uma novidade, fermento de transformação de nossa sociedade. O pequeno é o mais importante, ensinou Jesus. Os filhos mais frágeis e sofredores, estes, sim, são os cidadãos mais importantes do Reino. O menor é o maior. Fazer parte do Reino é renunciar à mania de querer ser mais do que os outros. Todos somos filhos amados do Pai. Somos todos irmãos. Jesus continua nos dizendo que não entraremos no Reino se não nos convertermos, nos tornando como crianças. Nas crianças, nos vemos como filhos amados de Deus e como irmãos, chamados a viver a fraternidade. Acolher Jesus como pequenino representado na criança, é abraçar o seu estilo de vida despojado da busca de poder e grandeza.

Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim (Lc 9, 48)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o convite que hoje nos fazes é pra gente deixar de pensar ou de querer ser grande, forte, poderoso, desejando estar acima dos outros. Assim, a gente não entra o Reino de Deus, não recebe o abraço amoroso do pai. O teu convite, Senhor, é pra gente renunciar a essa pose de gente importante e independente, que não precisa de ninguém. No Reino de Deus, só tem lugar pra gente humilde, que reconhece que só Deus é grande e, nele, somos irmãos uns dos outros. Abençoa, Senhor, os que hoje se sentem desprotegidos e desorientados nessa vida, no meio de seus dramas e dificuldades. Sobre todos, seja a tua bênção e a tua paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste dia dos Santos Cosme e Damião, servidores do povo pobre na área da saúde e da evangelização, identifique, na sua cabeça, quem são os pequeninos de sua família e de nossa sociedade (crianças, idosos, doentes, desempregados, analfabetos, os mais sofridos,...). Na dinâmica do Reino de Deus, eles são os mais importantes, os que têm prioridade sobre todos; eles são os maiores. E só podemos servi-los, fazendo como Jesus: identificando-nos com eles, sendo pequeninos com eles, abraçando a sua causa.

Comunicando

Terminado o curso bíblico sobre o livro de Josué, hoje é o dia da entrega dos certificados e da avaliação, tudo enviado de maneira digital. No encontro das 20 horas, no Youtube, o programa ENCONTROS, teremos depoimentos e fotos de quem participou do curso.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Diante dos olhos de Deus somos todos crianças e somos acolhidos com muito amor e carinho. Louvado sejas nosso Deus.

    ResponderExcluir
  2. Devemos ser humilde e acolhedor para sermos felizes

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos obrigada pela palavra.

    ResponderExcluir
  4. Deus! Obrigado. Meu final de semana foi de paz.Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre sua benção. Peço oração pra minha família meus 5 netos, minhas filhas e em especial pra família do meu marido Lucena que todos precisam de cura é libertação da alma 🙌 uma semana abençoada pra todos nós. Deus o Abençoe Padre João Carlos 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus escolhe uma criancinha, como um modelo daqueles que eram rejeitadas na época, para que os discípulos entendessem que para DEUS não importa quem seja o melhor ou o maior, mas sim haja como uma criança, valorizando a importância da pureza no coração, a Inocência nos pensamentos, a bondade de espírito ou seja como Jesus foi e quer que nós também sejamos, Humildes de coração, sempre perseverando na bondade e na caridade, sendo alegres, solidários ajudando nossos irmãos e principalmente os mais necessitados, levar este Amor tão precioso que nos faz compreender os princípios do Reino, entender que recebemos de graça e de graça devemos passar, sermos tolerantes uns com os outros, sem nos preocupar com nada como a inocência de uma criança faz e age,.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, minha benção,nesse dia de São Cosme e São Damião, para que esse dia seja iluminado e cheia de esperança e muita paz em meu coração, estou sofrendo muito em minha vida com a ausência de minha mainha, que Deus mim oriente e acalme meu coração 💓, estou sendo muito injustiçada, mim ajude, a passar esse meu sofrimento, o senhor como Padre, peça a Deus em suas orações, muito por mim, sou idosa, mereço ter uma vida calma, cuidei de minha mainha até o último suspiro dela, mim abençoe Padre, obrigada por tudo abraço

    ResponderExcluir
  8. Amém, Deus abençoe todos que sofrem descriminação, pelo poder do orgulho!

    ResponderExcluir
  9. Pai Santo, eu LHE agradeço pela vida de São Cosme e São Damião. Entretanto, me conceda a graça de servi-Lo. Me conceda a graça de ser íntegro e correto. Me conceda a graça de evitar o pecado, o mal e a maldição. Me conceda a graça de seguir o caminho dos bons pensamentos, dos humildes, do ecumenismo, do santo temor, do discipulado, da união, da caridade, da VOSSA proteção, da bênção e da adoração. Me conceda a graça de viver na VOSSA presença. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de bendizê-Lo. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Padrequeteabencoieteprotejamuitoobrigado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS