PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Imitemos Jesus manso e humilde de coração.

Imitemos Jesus manso e humilde de coração.




27 de setembro de 2022

Dia de São Vicente de Paulo


EVANGELHO


Lc 9,51-56


51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.



MEDITAÇÃO


Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? (Lc 9, 54)


Jesus estava indo em peregrinação a Jerusalém. Na verdade, estava iniciando uma longa jornada que o levaria à cruz. O clima não era dos melhores, por isso os próprios discípulos estavam com medo e aconselhavam Jesus a desistir, a não enfrentar possíveis hostilidades por parte das lideranças do seu povo. Mas, Jesus estava decidido. E prosseguia a viagem.

Claro, durante a caminhada, precisavam pousar, a cada noite, em algum lugar. Assim faziam os peregrinos que iam a pé. Paravam em grandes grupos em praças, em bosques perto de cidades, em paradas conhecidas. Todo ano se repetia essa grande romaria da Páscoa. Normalmente, teriam que atravessar o território da Samaria. Muita gente preferia dar uma volta maior, mas não entrar em contato com esse povo considerado impuro, essa terra de gente que não partilhava da mesma religião do povo de Israel. Os samaritanos tinham seu Templo no Monte Garizim e, claro, por nada participavam de uma peregrinação a Jerusalém, a cidade santa dos judeus. Vocês se lembram daquele diálogo entre Jesus e uma mulher samaritana... só o fato de Jesus falar com ela já causou admiração aos próprios discípulos.

Então, a primeira coisa a considerar no texto é que Jesus e os seus discípulos estavam atravessando o território dos samaritanos e pretendiam pernoitar em algum lugar por ali. Esse fato nos faz perceber como Jesus agia sem preconceitos e sempre com muito respeito em relação às pessoas que pensavam de modo diferente dele. Anteriormente, os discípulos proibiram um cidadão que estava expulsando demônios em nome dele, mas não fazia parte do grupo deles. Jesus não concordou com a atitude dos discípulos. ‘Quem não está contra nós, já está a favor’. Olha, que sabedoria!

Bom, mas os samaritanos não gostaram daquela pretensão de Jesus pernoitar em suas terras. Não o receberam. Ficou todo mundo com raiva, menos Jesus. Vamos respeitar essa posição deles. Tudo bem. A resposta de dois discípulos tão próximos de Jesus mostra que eles tinham entendido pouco da pregação de Jesus até ali. Pedro e Tiago queriam mandar descer fogo do céu para acabar com tudo, queriam amaldiçoar aquela gente que fechou as portas pra Jesus. Jesus, sempre manso e humilde de coração, os repreendeu e seguiu viagem procurando rancho em outro canto.


Guardando a mensagem

Os samaritanos de uma aldeia negaram hospedagem a Jesus e aos seus discípulos, que estavam indo em peregrinação a Jerusalém. Os discípulos queriam adotar uma atitude de vingança e retaliação. Jesus não permitiu. Tirou por menos. Você já pegou a mensagem de hoje... Nada de intolerância, de hostilidade, de sentimento de vingança contra quem não gosta da gente. No tempo de Jesus, eram judeus e samaritanos. Hoje, temos evangélicos e católicos; cristãos e religiões de matriz africana ou espíritas... E existe até disputas e agressões entre grupos dentro da própria Igreja. A atitude de Jesus, que hoje contemplamos no evangelho, nos fala de tolerância, de respeito a pontos de vista diferentes, de abertura ao diálogo, de convivência respeitosa... Com Jesus, aprendemos a ser mansos e humildes de coração.

Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? (Lc 9, 54)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
que belo exemplo nos deste. Os samaritanos foram abusados. Eles não te receberam, só porque ias com os teus discípulos em peregrinação ao Templo de Jerusalém. Os discípulos queriam mandar descer fogo do céu para destruí-los. Tu não o permitiste. E partiste para outro povoado. Facilmente, nos irritamos com quem não pensa igual a nós e queremos responder na mesma altura a quem nos contraria. Dá-nos, Senhor, a mansidão do teu coração para enfrentarmos com humildade e verdade todas as situações difíceis e para não sermos nunca elementos de discórdia e desunião dentro da tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

O mês de setembro está terminando. Hora de avaliação do caminho que fizemos. No início deste mês, em nosso programa no rádio e na Meditação, demos uma sugestão e fizemos um desafio. O desafio foi ler o evangelho do dia. Vamos manter nosso compromisso até o último dia do mês. 

Comunicando

Faço show, hoje, em Petrolândia, diocese de Floresta, sertão de Pernambuco, no novenário da festa de São Francisco de Assis. Cumprimento os irmãos e irmãs que recebem e compartilham a Meditação por lá.

Até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos a meditação de hoje vem nos ensinar a não agir por impulso guiado pela raiva ou pelo ódio quando temos que enfrentar certas situações que não nos favorece. Manter a calma e agir com sabedoria é bem melhor! Jesus é um grande exemplo para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda razão, meu caro anônimo. Obrigada ⚠️.

      Excluir
    2. Verdade termos que ter sabedoria pra enfrentar os mais difíceis. Jesus fáceis nossos corações manso e humilde 🙏🏼🙌

      Excluir
    3. Bom dia.com certeza .

      Excluir
  2. Bom dia dia pe João Carlos sua bênção.obrigada pela bela explicação onde Jesus nos dá uma boa cahamada de atenção.Ele nos convida a ser humilde e a tratar as pessoas com paciência,iguadades e a escuta-la...este evangelho nos leva a uma boa reflexão e lição de vida...Maria José Fernandes de luiz Gomes RN

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos este curso bíblico foi uma benção em mima vida.cada dia eu leio o evangelho do dia e faço pergunta a mim mesma e procuro viver.estou tentando por empratica os ensinamentos de Jesus...pois o meu coração ❤ é a morada de Jesus Eucaristico...Maria José de Luiz Gomes RN

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre sua benção. Senhor Jesus fáceis nossos corações manso e humilde 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos.sou jacinta de Fortaleza,Realmente essa linda leitura como tantas só nos faz bem e como agir com o nossos próximo como Jesus agir na sabedoria e carinho e sabendo falar assim como nós com as pessoas saber como agir em situacoes como essa.Deus bondoso e amoroso em cada situação assim faremos com sabedoria. Nunca esqueça. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, estou mantendo o desafio de lê a Bíblia todos os dias, desde o dia primeiro de setembro, obrigada pelas belas meditações, que Deus abençoe sempre 🙏🙏🙏 o senhor, abraço

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Pe João Carlos e equipe! A medicação de hoje está atualizada pra enfrentarmos nesse processo eleitoral de intolerância a quem tem posição política divergente. Que o Espírito Santo nos ilumine a dialogar com tranquilidade. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Com certeza Jesus sábia que aqueles enviados para lhe prepararem a hospedagem em Jerusalém iriam falhar, mas mesmo assim deixou Tiago e João irem, pois precisava ensinar Seus Apóstolos e hoje a nós, que eles o povo samaritano que antes sofriam rejeição, depois de Jesus Cristo, não poderiam ser mais excluídos, pois são nossos irmãos também.
    Hoje sabemos que para viver a vontade do Pai, precisamos focar nos ensinamentos deixados do Ungido do Senhor, Cristo ressuscitado, o Evangelho Vivo, e não nos desviar em momento algum do Seu chamado, assim alimentar o desejo de a cada dia aumentar a intimidade com o Senhor, demonstrando temor, respeitando os Seus mandamentos e fazendo sempre o melhor ao próximo, sem diferenciar em nada.
    Más, mesmo assim Ele sabia e continua sabendo, que nós como seres humanos não seria fácil viver sem desviar e assim quando caímos e pecamos, se arrependidos estamos, confessamos pedindo a Sua Misericórdia o Pai nos acolhe quantas vezes necessárias forem com todo Amor e nos diz, Eu te perdôo vai e não volte mais a pecar,.

    ResponderExcluir
  9. Amém 🙏 bom dia 🌻

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre João Carlos amo receber suas meditações e envio pra os meus contatos e todos amam receber a meditação. Fique Com Deus Padre Paz e Bem! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São Vicente de Paulo. Todavia, me ensine fugir do pecado, da impiedade e da maldição. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da hospitalidade, da caridade e da alegria. Me ensine tomar boas decisões. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Devemos tentar fazer um pouco do que aprendemos no evangelho durante todo esse mês que já chegando ao fim,mas o evangelho de hoje é muito importante no que diz que devemos ser mansos de coração e compreender melhor os nossos irmãos !!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS