PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ORAÇÃO É O NOSSO ENCONTRO COM A GLÓRIA DE DEUS

A ORAÇÃO É O NOSSO ENCONTRO COM A GLÓRIA DE DEUS



06 de agosto de 2021

Festa da Transfiguração do Senhor

EVANGELHO


Mc 9,2-10

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com uma sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

MEDITAÇÃO


E transfigurou-se diante deles (Mc 9, 2)

Você já subiu uma montanha? Bom, pelo menos um monte mais alto já, não é verdade.

A montanha é um símbolo do encontro com Deus. O homem busca Deus, como que subindo uma montanha. Quando chega ao ponto mais alto, tem uma visão deslumbrante. Nem lembra mais do cansaço da subida. É, em certa medida, um momento de transfiguração, de êxtase, de encantamento. Veja que em cima dos montes tem sempre uma igreja construída ou, pelo menos, um cruzeiro. Já reparou isso? A montanha é o lugar simbólico do encontro com Deus.

Na Bíblia, há também essa identificação da montanha com o fascinante encontro com Deus. Moisés, por exemplo, falou com Deus no monte Sinai. Houve lá o episódio da Sarça Ardente. Mas, também a entrega da Lei nas tábuas de pedra. No Monte Horeb (que é o mesmo Monte Sinai), também Elias falou com Deus. No monte Carmelo, o mesmo Elias desafiou centenas de sacerdotes pagãos. Ali, Deus mostrou quem era o Deus verdadeiro. A montanha é o lugar da manifestação de Deus. No Sinai, eram tantos relâmpagos e trovões que o povo lá em baixo quase morre de medo. Moisés desceu de lá com o rosto brilhando.

No evangelho da Transfiguração, lido, hoje, em Marcos, capítulo 9, está contado que Jesus subiu à montanha com Pedro, Tiago e João, três dos seus discípulos. Lá, eles tiveram uma experiência maravilhosa da manifestação de Jesus em sua condição gloriosa. E o que aconteceu na montanha? Ali, houve um profundo encontro com Deus, um momento de revelação da pessoa de Jesus. Jesus foi transfigurado diante deles, ficou com o rosto e as roupas brilhantes. E apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Depois, uma nuvem os cobriu e ouviram a voz de Deus: “Este é o meu filho amado, no qual pus todo o meu afeto. Ouçam-no!".

Subir a montanha é o que nós fazemos na Oração. No momento em que entramos profundamente na comunhão com Deus é como se nós chegássemos ao topo da montanha. Ali, podemos viver uma maravilhosa experiência com Deus. E quem pode nos conduzir assim à oração profunda e verdadeira? O acesso, o caminho já foi aberto por Jesus. E o Espírito Santo de Deus é quem nos conduz ao topo da montanha. Mas, ele conta com nossa docilidade, com nosso esforço em rezar com simplicidade e profundidade. Ficando só na superficialidade, rezando da boca pra fora, distraindo-nos com tudo ao nosso redor, dificilmente subimos à montanha. Ficamos no meio do caminho, não concluímos a subida. Quando alcançamos o topo, rezando de verdade, tudo se torna luminoso, nosso interior se enche de paz e de santa alegria. Ali, Deus nos fala, como pai. Ele nos aponta Jesus como nosso caminho, nos dá direção, discernimento, conforto. Ficamos até com a tentação de permanecer naquela situação, como os três apóstolos que queriam montar tendas para se fixarem por ali.

Depois da experiência lá no topo, precisamos descer a montanha, voltar à normalidade de nossa vida. Mas, voltamos reabastecidos, reanimados. O encontro com Jesus ressuscitado dá novo ânimo à nossa existência e às nossas lutas.

Guardando a mensagem

A montanha é uma imagem da experiência com Deus. Nesse encontro, fundamentalmente o Pai nos apresenta Jesus, seu filho amado. E faz isso, de maneira especial, através de sua Palavra. A Palavra de Deus, na visão dos três apóstolos na montanha, está representada por Moisés e Elias. O povo de Deus dava aos escritos sagrados o título de “Moisés e os Profetas”. Moisés representa a Lei, boa parte das Escrituras Sagradas. Elias representa os profetas, a outra parte das Escrituras. É a Palavra de Deus anunciada e compreendida que nos abre ao conhecimento da Pessoa de Jesus. Deus nos revela Jesus, de maneira especial, por meio de sua Palavra. O Espírito Santo é quem nos leva a compreender a Palavra e a estar em comunhão com Deus. Sem o Espírito Santo, não há oração verdadeira, não se sobe a montanha.

E transfigurou-se diante deles (Mc 9, 2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Subir à montanha é procurar o encontro com Deus pela oração. É na oração que o Pai nos revela quem és tu, Senhor. Ele nos diz que tu és o seu filho amado, aquele que ele enviou para nossa salvação. Na verdadeira oração, quando também escutamos e deixamos espaço para a palavra de Deus, o Pai nos revela quem somos nós, seus filhos amados. A oração é o lugar da tua transfiguração. E da nossa também. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reserve, hoje, um pouco mais de tempo para seu momento de oração. Na sua vida cristã, este momento pessoal de oração precisa ser diário. Na oração, encontramos forças para prosseguir o caminho da vida, com alegria e esperança.

Você conseguiu baixar o aplicativo da Rádio Amanhecer no seu celular? Na postagem de ontem, eu lhe enviei o link. Dê uma olhada. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom dia Pe.João Carlos, eu me chamo lucilene de um cantinho do Recife pois estou passando por uma dificuldade meu filho está usando a tal da maconha e eu não sei o que fazer pois ele já é pai e muito responsável com os seus compromissos, pesso-lhe oração por mim que Deus aumente minha fé e Deus tenha misericórdia dele muito obrigada pe.joao Carlos gosto demais do seus de receber suas mensagens obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Quem já subiu a montanha?Esse encontro individual entrega total aos desígnios de Deus,reparando que só é possível com a retirada total dos nossos afazeres diário,aqui essa montanha é entrar em si,possibilitando Deus falar,Jesus mostrou que esse diálogo só acontece com a escolha,experiência que nos deixa irradiante cheio de deposição,amor e luz.João teve essa vivência de forma tão explendida a ponto de dialogar com Jesus,onde Ele revelou que iria acontecer a ressurreição.E o silêncio reinou até chegar a hora.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/8/21 10:52

    Bom dia Padre João Carlos. Deus Lhe abençoe poderosamente e te dê paz e serenidade na sua vida de oração...
    A oração é o nosso encontro com a glória de Deus.
    Uma abençoada sexta-feira à todos...Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus nosso Salvador. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde padre sua benção padre peço oração por um enxame que minha filha vai fazer que Deus a abençoe 🙏🙌

    ResponderExcluir
  7. A oração é o caminho que nos direciona ao Pai

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Padre João Carlos, sua benção, obrigado pelas orações, que Jesus continue iluminando sua vida Padre João Carlos. Peço forças a Deus para seguir firme até o fim, só consigo com Jesus e Nossa Senhora. Padre João Carlos, eu consegui BAIXAR A RÁDIO AMANHECER.🙋

    ResponderExcluir
  9. Deus, Pai de bondade, eu LHE agradeço por todas as revelações que foram feitas na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine servi-Lo da melhor forma possível. Me ensine trabalhar na construção do VOSSO reino. Me ensine escutá-Lo e obedecê-Lo com amor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏que meus filhos, sobrinhos e jovens possam admirar Jesus

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos uma excelente noite iluminada e abençoada ficar com Deus e nossa senhora 🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Subi a Montanha encontro do céu e da terra, morada dos deuses e elevação humana, é um símbolo sagrado.
    Na oração louvamos e reverenciados nosso Deus, somente Ele merece nossa glória.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção louvado seja Deus que Jesus e Maria Santíssima lhe abençoe muito com saude e felicidade no seu trabalho de evangelização muita paz e bem amém 🙏 🙏 😘 no seu coração Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS