PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MESSIAS É O SENHOR DE DAVI

O MESSIAS É O SENHOR DE DAVI







04 de junho de 2021

EVANGELHO


Mc 12,35-37

Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.

MEDITAÇÃO


Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? (Mc 12, 35)

O povo de Deus vivia na grande expectativa da vinda do Messias. Os profetas tinham anunciado a vinda de alguém muito especial. Na cabeça das pessoas, chegaria alguém muito forte, assistido por Deus, que restauraria a nação e a levaria ao seu antigo esplendor, como no tempo de Davi ou Salomão. Para um povo que vivia sob o peso de uma dominação humilhante como aquela dos romanos no tempo de Jesus, a expectativa do Messias era uma coisa muito forte. Quanto mais sofrimento e humilhação, mais se fortalecia a convicção da chegada do Messias a qualquer momento para resolver a situação.

Quando os tempos estavam maduros, o Pai enviou seu filho. São Paulo falou disso, na carta aos Gálatas: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”. Mesmo Deus tendo esperado muito tempo para enviar o seu filho no momento certo, Jesus encontrou esse clima da espera de um Messias salvador da pátria, que dificultou a acolhida de sua pessoa e de seus ensinamentos.

No pensamento corrente, o Messias viria reinar, seria um rei. Assim, claro, ele teria que ser um descendente do rei Davi, a quem Deus tinha prometido que seu reinado não teria fim. O Messias seria filho de Davi, quer dizer da família real. Aos poucos, muita gente foi identificando Jesus com o Messias aguardado. Quando Jesus foi a Jerusalém, naquela peregrinação de Páscoa, a última antes de ser morto na cruz, sua entrada na cidade foi uma festa. Os peregrinos o aclamaram rei. “Hosana ao filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor", gritavam euforicamente. E lhe deram, em sua pobreza, um tratamento de rei: forravam a estrada com ramos e com suas capas para ele passar, montado no seu jumentinho.

O que Jesus está dizendo hoje no evangelho é para ajudar aquelas pessoas que o cercavam a entender que o Messias não seria um simples descendente do rei Davi. “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?”

São muitas coisas que aquela gente e nós precisamos entender. A primeira coisa é que o Messias não é um simples filho de Davi. Como diz o salmo que Jesus citou: “Disse o Senhor ao meu Senhor”. Quem é esse senhor? Deus. Deus disse ao senhor de Davi, não ao seu filho. O Messias é o Senhor de Davi, entendeu? O Messias tem parte com Deus.

Guardando a palavra

Aos poucos, os seguidores de Jesus foran entendendo: Jesus é o Messias, o ungido de Deus. Ele não só herdou a realeza humana de Davi, mas ele é o Filho de Deus. E o seu reinado não é o governo de alguma tribo ou de alguma nação. Ele é mais rei do que isso, ele é Senhor em todo canto. Ele não veio para restaurar o reino de Israel. Veio para restaurar o reino de Deus no mundo. Deus não é só Deus de Israel. É Deus de todos e quer o bem de todos e reina sobre todos, em qualquer lugar do mundo, onde aceitem seu filho e sua mensagem de fraternidade, de justiça, de amor e de paz. Os problemas de Israel é seu povo que vai encontrar soluções, no caminho da história. Ele veio para abrir um caminho de plenitude, de salvação para todos. Claro que isso tem influência na vida dos que crêem e nos caminhos históricos das nações. O Reino de Deus é como fermento na história, como ele bem explicou.

Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? (Mc 12, 35)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não foi só o povo do teu tempo que teve dificuldade de entender a tua presença e a tua mensagem. Nós, também. Eles esperavam um messias que resolvesse os seus problemas ou ao menos os liderasse na vitória sobre seus inimigos. Aos poucos, os teus seguidores compreenderam que a tua liderança era realmente real e decisiva, e se estendia a todas as pessoas e as todas as nações, como verdadeira onda de renovação do mundo na direção de Deus. És o Senhor da história, nos conduzindo para a justiça e a fraternidade que nascem do encontro com o amor de Deus, proclamado no teu evangelho. Por tua morte e ressurreição, abres os selos do livro lacrado da história. És o Senhor da história. E quanto estiver transformado, entregarás o reino como um presente ao Pai. Contigo, pedimos ao Pai, venha a nós o teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Abra a sua Bíblia, no salmo que Jesus citou hoje: Salmo 110 (ou 109, em algumas edições). É o salmo do sacerdócio do Messias.

Eu já lhe falei da AMA, a Associação Missionária Amanhecer, que atua comigo na evangelização nos meios de comunicação social. Neste mês, a AMA está completando 25 anos de serviço missionário. E nós vamos festejar esta data, amanhã, de uma maneira especial. Vamos fazer um Show online, começando às 20 horas. Desejo muito que você esteja conosco neste momento. Você pode adquirir o ingresso no site www.sympla.com.br ou pelo whatsapp 81 9.9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

7 comentários:

  1. Ser célula transformar,moldar, aprimorar os conceitos existente no ceio social sendo rotulado de um revolucionário!Israel?-Um berço cultural sociedade marcada centro dos conflitos,regime fechado.Ele nasceu em meio aos conflitos regime de monarquia.Independente de sua hierarquia sem dúvidas foi modelo de humanidade sentiu às dores dos quê estão as margens sócias:motivou,transformou quais atitudes são necessárias para combater os conflitos:fé,foco,orações, dedicação e esforço pessoal.Humano demais surjeitou-se,humildemente às leis da época,mostrando-se livre venceu as piores dores da alma tudo pôr ser uma alma do bem, conhecimento não foi problema porque Ele possui o QI mais avançado da história.Conhecido nas sagradas escritura como o Messias.Sim e qual é o meu modelo de vida do século XXI?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre sua benção que o senhor nós abençoe hoje e sempre 🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, está chegando o grande dia só falta um dia estarei aguardando ansiosa para esse dia.🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus é Dono do Reino.
    Jesus é nosso Rei da verdade.
    Ele vem todo dia de novo pra dar um coração para quem quer amar,e um Espírito novo em vocês.
    Sobre nós a vossa face iluminai,aceita
    Jesus como salvador vamos morar no Reino do Céu.🙋🙏😍🌹💕


    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e Estaremos em Oração para o Amor em Jesus, nosso Messias e Salvador. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde padre João Carlos a sua benção .Meu senhor e meu Deus obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  6. Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, eu LHE agradeço por tanto amor e tanta misericórdia. No entanto, me ensine ser obediente. Me ensine ter fé e confiança. Me ensine bendizê-Lo e louvá-Lo com amor. Me ensine abençoar com alegria. Me ensine ser movido pelo Espírito Santo. Me ensine escutá-Lo com prazer. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela meditação maravilhosa Deus seja louvado nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe muito amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria jardim paulista pe Brasil .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS