PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ORAÇÃO DA PRAÇA E A ORAÇÃO DO QUARTO

A ORAÇÃO DA PRAÇA E A ORAÇÃO DO QUARTO



16 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

MEDITAÇÃO


Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Estamos ouvindo o Sermão da Montanha. Nele, Jesus faz uma reedição da Lei, orientando os seus seguidores sobre como se conduzir em diversas situações da vida. No ensinamento de hoje, ele toca em três temas: a esmola, a oração e o jejum. ‘Quando der esmola, não toque a trombeta diante de si, não dê publicidade à sua caridade. Quando jejuar, não desfigure o rosto, ninguém precisa saber de sua penitência. Quando for rezar, não exiba sua piedade em favor de sua boa imagem’. A orientação é afastar-se do jeito dos fariseus e realizar essas práticas religiosas com um novo espírito.

Vamos prestar bem atenção à preocupação de Jesus com relação à oração. Um grande defeito da oração dos fariseus era a ostentação. Disse Jesus, com toda clareza: “Quando vocês forem rezar, não façam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens”. Os fariseus rezavam em público, mostrando-se praticantes fieis da religião. Eles eram realmente admiráveis pelo exato cumprimento externo das normas religiosas. E o povo os tinha em muita conta. Mas, esse modo de praticar a fé, no fundo, os estimulava a buscar prestígio e poder diante do povo. A ostentação destrói a prática religiosa.

Na ostentação, procura-se o reconhecimento por parte dos outros, o elogio dos homens. A ação que seria de louvor a Deus transforma-se em louvor a si mesmo. Na ostentação, manifesta-se a vaidade. Pela vaidade, a honra que é devida a Deus eu a canalizo para a minha pessoa. Jesus via isso também nos trajes dos fariseus e seus mestres, com a desculpa de homenagear as palavras da Lei. A ostentação é também uma forma de humilhar os pobres e as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Além do mais, a ostentação é irmã do fingimento, da hipocrisia. É o culto da aparência, onde a verdade não conta, só o que fica bem na foto.

Pelo contrário, ensinou Jesus, “quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. A oração é um ato de intimidade entre Pai e filho. “Entra no teu quarto e fecha a porta”. Quarto é uma maneira simbólica de falar da própria intimidade. Esse é o primeiro templo, o nosso interior. A oração é como estar de portas fechadas, você e o seu Pai, conversando no seu quarto. É no espaço interior, longe de olhares curiosos ou das manifestações públicas de santidade, que você e Deus conversam, trocam confidências, acertam as coisas.

Guardando a mensagem

Os fariseus gostavam da oração da praça. Uma oração marcada pela ostentação, pelo jogo da aparência, pela falsidade das intenções. A oração servia para engrandecer sua imagem de homens devotos e cumpridores das obrigações religiosas. Era, afinal, uma louvação a si mesmos. Jesus aconselhou a oração do quarto. Uma oração marcada pela simplicidade, pela intimidade. Um diálogo amoroso e filial com Deus, no templo da própria interioridade.

Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O teu ensinamento de hoje é uma grande lição para nossa vida de oração. Diante de Deus, não vale a aparência. Vale a verdade. No relacionamento com ele, conta pouco a formalidade. Vale especialmente a simplicidade, a confiança e a intimidade de filho ou filha no encontro com o seu Pai. O teu ensinamento, Senhor, não desprestigia os nossos templos. Mas, fica claro, que antes do templo de pedra, a oração se faz verdadeira no meu templo interior. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Consagre, hoje, um tempinho para sua oração pessoal. Recolha-se em qualquer lugar (pode ser mesmo no coletivo) e comunique-se com o seu Deus e Pai, no quarto do seu ser, na sua intimidade.

E eu quero agradecer de coração a quem tirou um tempinho para ver o vídeo do Show que fiz pelos 25 anos da AMA. Foi ontem à noite o lançamento, como lhe avisei. Depois do show, ficamos conversando pelas redes sociais. Vi a satisfação de muitos de vocês de sentirem de perto o fervor missionário que nos anima em nosso serviço. Para quem não assitiu ainda ao show, é só seguir o link que lhe enviei ontem ou procurar o meu Canal no Youtube. Recomendo que você se inscreva no meu canal. Isso facilita muito a nossa comunicação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. A intimidade com Deus santifica, não é necessário que ninguém saiba, pois em cada atitude realizada no SILÊNCIO encontramos lá em nossas almas a força do Espírito Santo inuda todos e ninguém já mais viu Ele aos olhos nú,sentir que buscar através da meditação ajuda bastante no relacionamento existente entre corpo e alma e só com essa intimidade que encontro-se cara-a-cara na força invisível da presença concreta de Deus só isso basta nada de visível o ato de sentir.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão 🙏 sempre, ELE está sempre comigo!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    É importante lembra que tudo de bom vem de Deus, ostentação a oração é exibição, orgulho, vaidade devemos ser humilde, não devemos quere receber glória para si, parecer melhor aos olhos de outras pessoas.
    Podemos ostentar: Riqueza, posição social,sua capacidades e suas ações,
    mais não devemos si achar mais importantes por causas dessas coisas, aquilo que temos não define nosso valor.
    Deus ama todos de forma igual, não vamos se iludir precisamos de Jesus,seu valor e até sua salvação é Ele que mostra como devemos seguir nossas vidas.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA! padre João Carlos, para podermos ouvirmos bem o que DEUS quer nos falar e o sentirmos, é necessário mesmo o silêncio do nosso coração. DEUS o abençoe e proteja, nossas preces e nossa gratidão sempre.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos.
    A oração da praça e a oração do quarto.
    Senhor Jesus, o teu ensinamento é uma grande lição para nossa vida de oração
    PADRE JOÃO Carlos, que a graça e a paz de Deus estejam com você neste novo dia uma quarta-feira muito feliz e abençoada à todos... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Gratidão e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Senhor Deus, grande e poderoso, eu LHE agradeço por todas as graças que me foram concedidas. No entanto, me ensine semear com largueza. Me ensine ter um coração misericordioso. Me ensine distribuir com generosidade e alegria. Me ensine servir os pobres. Me ensine fazer boas obras. Me ensine agradecê-Lo. Me ensine dá esmola, rezar e jejuar de forma oculta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção a oração no nosso quarto e um silencio que tocar ao coração de Jesus Cristo que nos ensinar para a nossa vida e a gratidão jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe muito amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  10. Quero receber todos os dias a oração do padre João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Sempre que posso ouço a palavra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS