PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ORAÇÃO MAFIOSA E A ORAÇÃO CRISTÃ

A ORAÇÃO MAFIOSA E A ORAÇÃO CRISTÃ



15 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

MEDITAÇÃO


Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. Amar os seus inimigos e rezar por eles. Eita coisa difícil!

O Papa Francisco, em uma de suas homilias, tratando desse ensinamento de Jesus, deixou uma dica muito interessante. Disse ele: “Hoje, nos fará bem pensar num inimigo – creio que todos nós temos um -, alguém que nos fez mal ou que nos quer fazer mal ou tenta nos prejudicar: pensar nesta pessoa. A oração mafiosa é: “Você me paga”. A oração cristã é: “Senhor, dê-lhe a sua bênção e ensine-me a amá-lo”. Pensemos num inimigo: todos temos um. Pensemos nele. Rezemos por ele. Peçamos ao Senhor a graça de amá-lo” (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 junho 2018)

Interessante essa diferença entre a oração mafiosa e a oração cristã. Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho.

O Papa Francisco, na homilia que mencionei no início, deu uma explicação interessante. Acompanhe. “Nós sabemos que devemos perdoar os nossos inimigos”, nós dizemos isso todos os dias no Pai-Nosso. Pedimos perdão assim como nós perdoamos: é uma condição…", embora não seja fácil. Assim como “rezar pelos outros”, por aqueles que nos dão problemas, que nos colocam à prova: também isto é difícil, mas o fazemos. Mas rezar por aqueles que querem me destruir, os inimigos, para que Deus os abençoe: isso é realmente difícil de entender. É a difícil lógica de Jesus, que no Evangelho está contida na oração e na justificação daqueles que “o mataram” na cruz: “perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem”. Jesus pede perdão para eles, assim como fez Santo Estevão no momento do martírio” (até aqui, o Papa Francisco).

Amar os inimigos é uma coisa. Aprovar suas ações é outra. Rezar por eles é uma coisa. Cruzar os braços diante da injustiça e da maldade que eles fazem é outra coisa. É obrigação nossa bloquear o mal, estancar a injustiça. Mas, sem ódio no coração. Sem revanchismo, sem espírito de vingança. E querendo o bem também de quem nos faz mal: a sua conversão, a sua humanização.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas sem a luz da fé. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.

Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Ajuda-nos, Senhor, a vencer o mal com o bem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.

Você, com certeza, já me ouviu falar da AMA, da Associação Missionária Amanhecer, que realiza comigo um extenso trabalho de evangelização nos meios de comunicação social. O convite é para você também se associar à AMA. Para se inscrever, é só clicar neste link: http://www.amanhecer.org.br/seja-socio


Lembra daquele Show dos 25 anos da AMA que fizemos dias atrás? Hoje, faremos um lançamento do vídeo daquele show, às 20 horas, no Youtube. E eu já estou lhe enviando o link pra você não perdê-lo. Aproveite para testar o acesso e se inscrever no meu canal. É bom também marcar o sininho. Assim, o Youtube lhe manda um aviso, um pouco antes do início do show.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós possamos amar todos os nossos irmãos. Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. O Amor do inimigo é uma forma de vê nele nossas ações erradas que contradizem aquilo que ainda não é igual ao outro,então ponderar-se, respeitar seus valores para haver uma relação de respeito,pois no mundo Cristão verdadeiro sentir qualquer sentimento adiverso é natural,porém sejamos controlados pelas ações que nos tornamos mais próximos de Deus,amor nutrir sem moderação que faz bem pra Vida eterna,já Pensou ter um projeto onde o inimigo terá que ser nosso superior?Deus em sua enfinita sabedoria é capaz de fazer isso?Cabe diálogo reflexão dos que escultamos das palavras de Jesus!Amar os inimigos é antes de mais nada aprender a respeitar os diferentes

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que este dia seja de paz.
    A oração mafiosa e a oração cristã. Ajuda-nos, Senhor, a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem.
    Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles precisam encontrar a graça da conversão.
    Um bom dia muito feliz e abençoado a todos. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos te desejo uma ótima terça feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    É verdade, não é fácil,mas é
    essencial,ser forte para perdoar,se queremos ter uma vida espiritual e emocional saudável e que agrada a Deus.
    O maior perdão foi o de Jesus Cristo, Ele fez a diferença no seu tempo e através da sua vida, podemos aprender essas valiosas lições sobre o perdão.
    Mágoa, rancor, ressentimento e tristeza,mate de vez esse monstro, não o alimentando dia após dia, esse monstro não existe na minha vida já basta o que eu passei, vou alimentar monstro.Eu quero é ser feliz e ter paz
    e Deus comigo sempre.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Que a LUZ DIVINA sempre brilhe em sua vida padre João Carlos, o nosso agradecimento por tantos ensinamentos que o sr. nos trás. DEUS abençoe e guarde sob o Manto Santo de Nossa Senhora de Fátima todos vocês dai.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos, boa tarde, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor à Jesus e aos Irmãos e que possamos receber a Graça de fazer somente o Bem e o Melhor de nós em tudo que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus tende misericórdia de todos aqueles que nos fazem o mal,aliviado os nossos pecados,fazei bem a todos que nos perseguem,pois a misericórdia divina,nos ajuda a vencermos os nossos sofrimentos,o Senhor jamais deixara de nos socorrer nos momentos difíceis. É dando que se recebe,perdoando que seremos perdoados,Cristo olha para seus filhos sem destinação, para ele nos somos um só. Neste momento de dor e sofrimentos que estamos vivendo vamos dar as mãos e fazendo caridade para os que mais precisam.

    ResponderExcluir
  8. Ó Pai, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Entretanto, me conceda a graça de vencer as tribulações e as provações. Me conceda a graça de viver com alegria, generosidade, simplicidade, fé, eloquência, ciência, caridade e zelo apostólico. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de amar todas as pessoas, inclusive os meus inimigos. Me conceda a graça de rezar por quem me persegue. Me conceda a graça de ser justo e perfeito. Isso eu LHE suplico por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção Deus seja louvado e nós ajudem a perdoar aquele que nós fazer mal rezo todos os dias peles amigos e os inimigos eu creio que não tenho nenhum graça a meu bom Deus também aqueles que não sabem perdoar uma quarta feira abençoada p o senhor padre João Carlos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos um bom dia.jesus é o meu refúgio nele eu confio. Eu já sou uma adocicada da Ama.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS