PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR

NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR


14 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 21,23-27

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

MEDITAÇÃO


Eu também não lhes direi com que autoridade faço estas coisas (Mt 21, 27). 


Por que Jesus não respondeu à pergunta? Não seria mais fácil Jesus dar logo uma reposta? Eles perguntaram com que autoridade ele estava fazendo aquilo no Templo. E o que é que Jesus estava fazendo? Estava denunciando que tinham convertido a casa de oração num antro de ladrões. Ele tinha expulsado os vendedores e compradores, afinal, tinha tomado uma atitude pública contra o desvirtuamento do Templo. Quem estava perguntando? Os responsáveis pelo Templo e pela religião em Israel: os sumos-sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos; o grupo que depois julgaria Jesus no Sinédrio, condenando-o como um malfeitor. Então, não era uma pergunta inocente... era uma acusação, um enfrentamento perigoso, uma vez que eles tinham um corpo de guardas sob seu comando: Com que autoridade fazes isto?

Jesus não respondeu. Mas, se propôs a responder, desde que eles lhe respondessem também a uma pergunta. A pergunta foi sobre o batismo de João. João andou atraindo o povo para o deserto, para batizar-se no Rio Jordão, pregando a mudança de vida, em preparação da vinda do Messias. Para João, o Templo não era mais o lugar da purificação. A volta ao tempo do deserto era um recomeço, quando não havia Templo, mas só uma Tenda móvel. Eles, a elite que controlava o Templo, não acharam ruim  Herodes prender e decapitar João Batista. Livraram-se de um pregador incômodo, uma denúncia permanente da situação de pecado dos que deviam guardar a aliança com fidelidade. Jesus perguntou: O batismo de João era de Deus ou dos homens? Como eles não se converteram com a pregação de João Batista, a resposta já estava dada. Mas, não podia ser dita. “Então, eu também não digo com que autoridade faço essas coisas”, concluiu Jesus. Claro, a resposta estava dada: com a mesma autoridade com que João Batista pregava a conversão e batizava. Mas, não adiantava dizer com a boca. As suas atitudes já estavam mostrando. 

O mundo hoje cobra explicações dos cristãos ... por que vocês querem pensar e agir diferente dos outros? Por que vocês não aceitam que se combata a violência armando a população, porque não apoiam a pena de morte? Por que vocês não deixam a mulher decidir sobre sua gravidez e ter a liberdade de abortar? Por que vocês insistem tanto no casamento religioso? Por que vocês são tão obedientes ao Papa? Por que vocês adoram a Eucaristia? Quem pergunta nem sempre está interessado na resposta. É só uma forma de intimidação, de oposição. Às vezes, é melhor fazer como Jesus: não responder, ou melhor, responder com as atitudes e com o modo de viver.

Guardando a mensagem

Jesus tinha feito um gesto profético de grande repercussão no meio do povo. Ele tinha expulsado os vendilhões do Templo. Foi um gesto de purificação da Casa de Deus, mostrando a necessidade de reconduzi-lo à sua vocação de lugar do encontro de Deus com o seu povo e denunciando o aparelhamento do Templo a serviço dos interesses econômicos e políticos da elite de Jerusalém. As lideranças do Templo vieram pra cima dele, num confronto que o levaria, um pouco mais na frente, à prisão. Queriam saber com que autoridade estava fazendo coisas como aquela. Jesus também quis saber com que autoridade João Batista tinha pregado e batizado no deserto. Eles não reconheceram que o profeta agira com a autoridade de Deus, nem aceitaram que Jesus viesse da parte do Pai. Mantiveram-se de coração fechado à autoridade de Deus, sem conversão, sem acolhida do enviado de Deus. 

Eu também não lhes direi com que autoridade faço estas coisas (Mt 21, 27). 


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
As lideranças do Templo, fechadas em seus interesses, perderam a chance de te reconhecer como o enviado de Deus, que os convocava à conversão. Já tinham rejeitado o profeta João Batista e o seu forte apelo de conversão. E tu, Senhor, os estavas convocando não apenas a uma mudança pessoal, mas a uma conversão institucional, no modo como eles comandavam a Casa de Deus a serviço dos seus interesses. Nesta pandemia, há muitos apelos de conversão para todos nós. Neste tempo de Advento, estás nos dirigindo muitos apelos para nossa conversão. Não queremos, Senhor, fechar o nosso coração e ignorar esse tempo de graça e reconciliação que estamos vivendo. Renova, Senhor, o teu povo, com o teu Santo Espírito, para que cheguemos santamente à festa do teu natal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Amanhã, começa a Novena de Natal. Ela nos ajuda numa preparação mais próxima para as celebrações natalinas. Ela vai de 15 a 23 de dezembro. Nas livrarias católicas, na internet, na sua paróquia há subsídios para ajudar a celebrar esta novena em família. Faça o propósito de realizá-la, com frutos de conversão e santidade de vida. 

Nós da Associação Missionária Amanhecer (AMA), também preparamos uma Novena de Natal. Vamos nos encontrar diariamente, de 15 a 23 de dezembro, às 14 horas, com transmissão pelo Youtube, pelo Facebook e pelo Aplicativo Tempo de Paz. Para quem recebe a Meditação no celular, estou enviando o link para inscrição na Novena. Quem se inscreve, recebe o roteiro da novena pelo email.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

MÚSICA


JÁ NÃO SOU EU (Rm 7-8 Gl 2)

(Pe. João Carlos)

Não consigo entender
Não consigo fazer
O bem que eu quero
Não consigo entender
Só consigo fazer
O mal que não quero.

Quem me livrará
Deste peso de morte em mim
Quem me libertará
Do pecado que mora em mim 

Foi por isso que o Pai enviou
Veio a nós Jesus Salvador
Que nos deu vida nova no seu Espírito.

Minha vida agora
Eu a vivo na fé
Fé naquele que me amou
E se entregou por mim 

Fui crucificado com ele
Ressuscitado com ele
Fui perdoado por ele
Minha vida recomeçou 

Já não sou eu
Já não sou eu
Já não sou eu que vivo
É Cristo que vive em mim. 

Minha vida agora.... 

25 comentários:

  1. Boa noite Pe Joao CARLOS
    Muito Obrigada por tanta dedicação.
    Q neste Natal tenhamos mais compromisso , mais mudança na nossa vida.p q JESUS possa nascer no nosso coração. Q preocupemos menos com coisas futeis e possamos Ama_lo mais.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sr. padre Joao Carlos. Muito obrigada por estes ensinamentos e dedicação para com os crentes. Deus continue a te iluminar. Que neste Natal possamos mudar de comportamento e que ajudemos os nossos irmãos que nada têm o que comer. Transformamos os nossos corações. Pai ajuda todos que tem dificuldades em ajudar o seu irmão. Amém

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria Bom Dia! Á sua Bênção..Obg.Padre João Carlos por nos encaminhado o Evangelho, Que Deus te ilumine Sempre🙏

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA!!! padre João Carlos, gratidão por tudo o que o sr. nos ensina através deste santo evangelho tão bem explicado, nossas orações por todos ai.

    ResponderExcluir
  5. Amém. O poder e o dinheiro, o orgulho e a vaidade são os maiores divirtuadores do homem de bem, do cristão. Dai-nos o livramento. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre, gratidão a Deus por tudo na minha vida e por esses sábios ensinamentos tão importante na edificação de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  7. A autoridade de quem têm a presença de Deus é de Espírito Santo, realização da plenitude da fé,coragem,determinado.A vida de cada pessoa que escolhe esse caminho é de destenmencias, pois observando os atos de João e posteriormente Jesus é percebido características incum, portanto justifica que as pessoas querem injeçar no aposto aquilo que não é dá pedágogia Cristã expiração Divina revelação aos olhos de Deus está explícito ao que vêm.

    ResponderExcluir
  8. Quero me escrever para as novenas
    Faz como?
    Cadê o link?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor e a Obediência à Deus. Salve Maria, Mãe do Salvador e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    Senhor Jesus vem e do o neu coração, amém.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus vem e toca o meu coração, amém.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom! Nós ajuda a entender melhor o Evangelho! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  13. Que o Nosso Salvador tenha misericórdia e compaixao de nós e nos salvando deste sofrimento tão triste que estamos passando

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos. Deus o abençoe grandemente!!! Hoje pedi a Deus saúde, paz, serenidade e muito amor no coração para todas as pessoas especiais e você é uma delas.
    Senhor,não queremos fechar o nosso coração e ignorar esse tempo de graça e reconciliação que estamos vivendo. Senhor, que possamos chegar a festa do teu Natal com fé e muito amor...
    Que Deus nos dê uma semana tranquila de muitas bênçãos e grandes realizações.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre por ser um.bom pastor

    ResponderExcluir
  18. Padre João um bom pastorp

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha um final de noite abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙌😇🌟🌟🌹
    João Batista, tú és profeta
    que mostrou a tradição religiosa corrompida de seu tempo.
    Ele colocar Jesus em primeiro lugar e acima de tudo.
    Eis o cordeiro de Deus eis aquele aquele que tira o pecado do mundo.🙌🌹👏😇🌟🌟🌹

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de receber a mensagem diária no adaptador! É possível? Como fazer?

    ResponderExcluir
  21. Sim porque eu acho incoveniente o horário que eu respondo não tenho tempo cedo mas tudo bem quando tiver um tempinho falo com ele no telefone

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre João Carlos quero e fazer novena do Natal, só não estou entendendo direito,mas vou fazer com muita Fé.Deus Abençoe o Senhor padre,perso mais unha vez oração por todo minha família,estar um pouco,dezunida,na minha opinião da faltando muita empatinha no sentido geral da palavra.eu vejo muita crítica um dos outros,quando meu pai era vivo tinha muito mas União em tudo em geral.Bom dia Padre Deus continui abençoando o senhor,Amém

    ResponderExcluir
  23. Também quero me inscrever para a novena.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS