PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS DOIS IRMÃOS

OS DOIS IRMÃOS



15 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 21,28-32


Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

MEDITAÇÃO


Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)


Preste bem atenção a estas palavras que o pai diz na história que Jesus contou. ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O homem diz isso a cada um dos seus dois filhos. São quatro palavras: Filho – trabalhar – hoje – vinha. 

VINHA – A vinha é uma representação do próprio povo de Deus, vinha do Senhor. É também um modo de falar do Reino de Deus. A vinha é o campo de trabalho a que somos enviados. 

FILHO - Não se trata de servo ou de funcionário, mas de filho. Filho é herdeiro. A vinha é sua também, é a sua herança. É assim que o Senhor pede nossa participação na missão, como filhos, não como servos ou funcionários. 

TRABALHAR – No tempo de Jesus, o filho trabalhava com o pai, aprendia o seu ofício. Não seria necessário pedir ao filho para ir trabalhar na vinha, a não ser que este estivesse desinteressado, faltando ao seu compromisso ou se esquivando do trabalho. 

HOJE - Hoje não é amanhã ou no ano que vem. É hoje. Como no profeta Isaías que Jesus leu na sinagoga de Nazaré: “Hoje, cumpriram-se estas palavras que vocês acabaram de ouvir”. Ou como na casa de Zaqueu, em Jericó: “Hoje, entrou a salvação nesta casa”. Nosso empenho como cristãos na Igreja e na sociedade é hoje, sem adiamentos, sem omissão.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha! 

O primeiro filho, rebelde, negou-se a ir. Mas, depois, mudou seu comportamento. Foi trabalhar na vinha. Este fez a vontade de Deus. Essa mudança é chamada também nesse mesmo evangelho de arrependimento, conversão. O segundo filho respondeu “Sim, Senhor, eu vou”, mas não foi. Mostrou-se muito obediente, muito atencioso, mas não se integrou na dinâmica de trabalho da vinha, como o pai pediu. Não fez a vontade de Deus. 

Vamos olhar mais de perto quem é o primeiro filho, o que disse que não ia, mas acabou indo. Jesus mesmo explica: esse filho está representando todos os cobradores de impostos e as prostitutas e, com eles, a grande massa de gente desprezada e marginalizada. Eles são o filho que disse ‘não quero’ com sua vida longe de Deus, mas converteu-se, foi trabalhar na vinha. 

E o outro filho, o que disse que ia, mas não foi? Quem ele está representando? Resposta: Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo. Eles praticavam a Lei de Moisés, mostravam-se sempre obedientes e amorosos com Deus, “sim, Senhor”, mas não atenderam o pedido do pai. Rejeitaram a pregação de João Batista e de Jesus. Não creram, não se converteram, não se integraram ao Reino de Deus, a vinha. 

Guardando a mensagem 

A história que Jesus contou é uma fotografia do que está acontecendo no tempo dele e hoje. Pela evangelização, o Pai está convidando seus filhos e suas filhas ao Reino de Deus. Uns, tidos como gente longe da fé, de cara estão dizendo que não vão. Mas, considerando melhor, integram-se no Reino de Deus, como Mateus, Zaqueu, a Samaritana, a Madalena, o filho pródigo... Eles são o primeiro filho. Outros, já praticantes da Lei, justos, vivem dizendo “sim, Senhor’. Mas, na prática, não vão. Ficam só na conversa. É o segundo filho. Claro, Jesus está nos contando hoje essa história por alguma razão. A minha, eu sei qual é. A sua, você vá pensando para descobrir.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pela evangelização, estamos sendo convocados a nos integrar na obra de Deus, que é o seu Reino, a sua vinha. Tu, Senhor Jesus, experimentaste que, em resposta à evangelização, uns se mostram muito atenciosos e cheios de promessas, mas de verdade não se convertem, não mudam de vida, não assumem a causa do Pai. Outros, mesmo rejeitando o convite, acabam por converter-se e abraçar a vontade divina, indo trabalhar em sua vinha. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao evangelho com a conversão. Dá-nos nos empenhar, como filhos, para que a tua palavra, na igreja e na sociedade, produza muitos frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: “O que seria trabalhar na vinha do Senhor?”.

Hoje, começa a Novena de Natal. Ela nos ajuda numa preparação mais próxima para as celebrações natalinas. Ela vai de hoJe, 15, a 23 de dezembro. Nas livrarias católicas, na internet, na sua paróquia há subsídios para ajudar a celebrar esta novena em família. 

Nós da Associação Missionária Amanhecer (AMA), também preparamos uma Novena de Natal. Vamos nos encontrar diariamente, a partir de hoje, 15, a 23 de dezembro, às 14 horas, com transmissão pelo Youtube, pelo Facebook e pelo Aplicativo Tempo de Paz. Para quem recebe a Meditação no celular, estou enviando o link para inscrição na Novena. E já a espera para o Youtube. Quem se inscreve, recebe o roteiro da novena, pelo email.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

MÚSICA

JÁ NÃO SOU EU 
(Rm 7-8 Gl 2) - (Pe. João Carlos)


Não consigo entender
Não consigo fazer
O bem que eu quero
Não consigo entender
Só consigo fazer
O mal que não quero.

Quem me livrará
Deste peso de morte em mim
Quem me libertará
Do pecado que mora em mim 

Foi por isso que o Pai enviou
Veio a nós Jesus Salvador
Que nos deu vida nova no seu Espírito.

Minha vida agora
Eu a vivo na fé
Fé naquele que me amou
E se entregou por mim 

Fui crucificado com ele
Ressuscitado com ele
Fui perdoado por ele
Minha vida recomeçou 

Já não sou eu
Já não sou eu
Já não sou eu que vivo
É Cristo que vive em mim. 

Minha vida agora.... 



19 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos...Que a Paz do Senhor esteja em Nossos Corações...Só GRATIDÃO pela suas palavras tão lindas..Deus Continue te iluminando 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre sua bença, que tonermos obedientes a Cristo, que trabalhermos na vinha da vida senhor ajuda_me não fraqueja e continua firme e forte nos teus caminhos o meu Deus 🙏👐

    ResponderExcluir
  4. Trabalhar ns vinha é entrar em casa casa e levar a Palavra de Deus. Isso é ser Cebs.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada padre João Carlos por todos os dias nos enviar esta meditação para alimentar nossa FÉ em JESUS. DEUS o abençoe e o proteja sob o Manto Sagrado de Nossa Senhora de Fátima.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos obrigado por todos os dias entrar em nossas casas com a meditação para alimentar nossa Fé em JESUS .DEUS ABENÇOANDO e protejendo a todos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    Senhor Jesus toca o meu coração para que eu possa trabalhar na sua vinha, amém.

    ResponderExcluir
  8. Enteder que o convite está aberto para quem está a serviço.Encontrar caminhos,que ligarão ao local projetado pôr Cristo.Todos somos partes integrantes desse evento pública que não exege nada além da decisão:serviço de doação continua.Anteriomente era comum convidar amigos para um digitoro,onde todos podiam ir com a intenção de ajudar uma expecie de trabalho social.Jesus com sua sabedoria infinita fez o mesmo usando a vinha como ponte de referências,dai pá frente ele aproxima lentamente suas palavras Santas transforma vidas,sendo assim estamos nos preparando pra áquele evento que todos participem ou não vão entrar.Que vinha é está? Todos chegarão lá? Porque não aceitar o convite?Quem disser não será punido?

    ResponderExcluir
  9. Eu amo receber a meditação da palavra.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Minha Fé aumenta cada vez mais qdo escuto suas mensagens , padre João Carlos. Obrigada 🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Também quero me inscrever para as novenas.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para a Verdade na Fé em Jesus. Salve Maria, Mãe do Salvador e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida...
    À verdadeira conversão nos leva até Deus. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao evangelho com a conversão. Dá-nos nos empenhar, como filhos, para que a tua palavra na Igreja e na sociedade,
    produza muitos frutos. Que possamos nos converter para viver o verdadeiro espírito do Natal que está chegando...
    Boa tarde a todos.
    De Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Senhor misericordioso, fiel e justo, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Entretanto, me conceda a graça de ter fé, confiança e esperança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de ser obediente, humano, pobre evangelicamente e honrado. Me conceda a graça do arrependimento dos meus pecados, da minha purificação e da minha conversão. Me conceda a graça de prestar-LHE culto e adorá-Lo com humildade. Me conceda a graça de fazer boas obras e boas oferendas. Me conceda a graça de evitar o pecado da arrogância, da vanglória, da iniquidade, da mentira e da enganação. Me conceda a graça de ser apascentado e de ter um bom repouso na eternidade. Me conceda a graça de trabalhar na VOSSA vinha. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de seguir o caminho da justiça. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos que essa noite seja iluminada e abençoada e papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor trabalhar na tua vinha é produzir bons frutos.
    Devemos ir para o trabalho, para ser discípulos de Jesus,para a reconstrução e transformação.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  16. O meu cordial boa noite Padre João Carlos, Deus o abençoe e o proteja sempre em todos os momentos de sua vida, e assim que esta bênção seja para todos os sacerdotes ministros e ministras de Deus , muito muito muito obrigada por vocês existirem em nossas vidas , meu nome é Maria Goreth, ( Goreth ) sou de Uruburetama Ceará e me sinto muito feliz em por saber que o senhor existe e é mais um Padre que reza pelo Exército de São Miguel, desde já receba minhas orações por vossa senhoria

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos Deus Nossa Senhora e o Divino Espírito Santo te guarde te proteja te abençoe e te ilumine sempre em todos os teus caminhos por onde quer que tú andes , que o Divino Espírito de Deus te cubra sempre com vossas brancas asas e te livre de todo mal

    ResponderExcluir
  18. Eu quero receber todos os dias o seu Santo Evangelho de Jesus Cristo na minha vida , amém amém amém

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos obrigado por todos os dias nós ajudar a conhecer mais o evangelho de Jesus muito bom que Deus lhe abençoe muito sua bênção paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS