PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ORAÇÃO

A ORAÇÃO

Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

17 de junho de 2020

Estamos ouvindo o Sermão da Montanha. Nele, Jesus faz uma reedição da Lei, orientando os seus seguidores sobre como se conduzir em diversas situações da vida. No ensinamento de hoje, ele toca em três temas: a esmola, a oração e o jejum. ‘Quando der esmola, não toque a trombeta diante de si, não dê publicidade à sua caridade. Quando jejuar, não desfigure o rosto, ninguém precisa saber de sua penitência. Quando for rezar, não exiba sua piedade em favor de sua boa imagem’. A orientação é afastar-se do jeito dos fariseus e realizar essas práticas religiosas com um novo espírito.

Vamos prestar bem atenção à preocupação de Jesus com relação à oração. Um grande defeito da oração dos fariseus era a ostentação. Disse Jesus, com toda clareza: “Quando vocês forem rezar, não façam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens”. Os fariseus rezavam em público, mostrando-se praticantes fieis da religião. Eles eram realmente admiráveis pelo exato cumprimento externo das normas religiosas. E o povo os tinha em muita conta. Mas, esse modo de praticar a fé, no fundo, os estimulava a buscar prestígio e poder diante do povo. A ostentação destrói a prática religiosa.

Na ostentação, procura-se o reconhecimento por parte dos outros, o elogio dos homens. A ação que seria de louvor a Deus transforma-se em louvor a si mesmo. Na ostentação, manifesta-se a vaidade. Pela vaidade, a honra que é devida a Deus eu a canalizo para a minha pessoa. Jesus via isso também nos trajes dos fariseus e seus mestres, com a desculpa de homenagear as palavras da Lei. A ostentação é também uma forma de humilhar os pobres e as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Além do mais, a ostentação é irmã do fingimento, da hipocrisia. É o culto da aparência, onde a verdade não conta, só o que fica bem na foto.

Pelo contrário, ensinou Jesus, “quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. A oração é um ato de intimidade entre Pai e filho. “Entra no teu quarto e fecha a porta”. Quarto é uma maneira simbólica de falar da própria intimidade. Esse é o primeiro templo, o nosso interior. A oração é como estar de portas fechadas, você e o seu Pai, conversando no seu quarto. É no espaço interior, longe de olhares curiosos ou das manifestações públicas de santidade, que você e Deus conversam, trocam confidências, acertam as coisas.

Guardando a mensagem

Os fariseus gostavam da oração da praça. Uma oração marcada pela ostentação, pelo jogo da aparência, pela falsidade das intenções. A oração servia para engrandecer sua imagem de homens devotos e cumpridores das obrigações religiosas. Era, afinal, uma louvação a si mesmos. Jesus aconselhou a oração do quarto. Uma oração marcada pela simplicidade, pela intimidade. Um diálogo amoroso e filial com Deus, no templo da própria interioridade. 

Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O teu ensinamento de hoje é uma grande lição para nossa vida de oração. Diante de Deus, não vale a aparência. Vale a verdade. No relacionamento com ele, conta pouco a formalidade. Vale especialmente a simplicidade, a confiança e a intimidade de filho ou filha no encontro com o seu Pai. O teu ensinamento, Senhor, não desprestigia os nossos templos. Mas, fica claro, que antes do templo de pedra, a oração se faz verdadeira no meu templo interior. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Consagre, hoje, um tempinho para sua oração pessoal. Recolha-se em qualquer lugar (pode ser mesmo no coletivo) e comunique-se com o seu Deus e Pai, no quarto do seu ser, na sua intimidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. A oração é o elo que harmoniosa a sintonia entrega total entre Deus e os humanos,por isso se não formos verdadeiros Jesus considerou como hipócrita,forte demais, porém alerta para que façamos de forma itima,e nossas intimidades são defato originais quando desejamos diante de Deus atigir nosso alvo e ninguém igual ao mestre com tamanha percepção ao obeservar os anceios homanos,"fechado a porta há uma integra plena do homem a Deus" e Cristo alertou sejam íntegro que alcançará a o que pidedes.Essa vc interiorização têm que partir do pricipio do querer.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima reflexão.
    Oração, Ora, com Ação.
    Devemos sempre praticar as duas coisas.
    Bom dia à todos, Deus continue abençoando sempre.
    Pedro Souza.
    Servo indigno do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ótima dia para todos nos com todo essa palavra quem vem do senhor e de Deus padre nos anima a passa um dia na paz de Deus e gratificante. Deus o ilumine cada dia mais sua vida.jacinta Fortaleza.

    ResponderExcluir
  4. José Lúcio17/6/20 07:27

    As palavras sábias de Pe. João Carlos reforçam os alicerces da profunda oração: intimidade, simplicidade e interioridade.

    ResponderExcluir
  5. Amém Jesus!! Lindas palavras

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quarta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja
    🙌😇🌟🌟🌟🌹
    O Jesus,manso e humilde de coração, fazer o meu coração semelhante ao vosso.
    Que na intimidade com meu Deus eu faça da oração uma prioridade em minha vida, só filha e meu bondoso pai.
    Não saiba sua mão direita o que
    faz a esquerda.
    Ajude sem alarme, para não humilhar aquele a quem sua generosidade ajudou.
    🙊🌞🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Grata pela MEDITAÇÃO diária e pela REFLEXÃO...
    Ninguém tem maior amor, do que aquele que deu sua vida pela humanidade que sofre por causa deste Coronavirus.
    SENHOR, o teu ensinamento de hoje é uma grande lição para nossa vida de oração. A oração é a ponte que liga o homem ao CRIADOR. Deus nos pede pra orar...
    SENHOR JESUS te peço que abençoe o dia de Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Derrama tuas bênçãos sobre todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia lindas palavras a verdade serar dita em nome de Jesus 🙏🙏🙏

      Excluir
  8. Jesus manso e humilde de coração,fazei nosso coração semelhante ao vosso! Amém... Gratidão.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus dê a todos nós um dia abençoado peço oração para mimi e toda minha família e que o senhor Jesus liberte o meu marido do vício da bebida temos que fazer nossas orações para Deus e não para os homens quero o senhor Jesus derrame chuvas de bençãos a todos nós Rosineide de Petrolina-pe.

    ResponderExcluir
  10. Que Deus nos abençoe. E que a humildade esteja acima de qualquer conhecimento. Só assim, se encontra Deus na oração.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção maravilhosa esta reflexão de hoje as igrejas podem estar fechadas mas nosso coração deve permanecer aberto ao diálogo com Deus Ele está sempre pronto a nos ouvir Jesus eu confio em Vós Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos a meditação da palavras de hoje foi umas palavras para tocar no coração de todos que Deus abençoe 🙏🙏🌻

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos a meditação de hoje foi umas palavras para tocar no coração de todos Deus abençoe 🙏🙏🌻Maria Firmino de Camaragib.

    ResponderExcluir
  14. bom dia padre,que Jesus nos proteja desse poblema de saúde que assola o Brasil e o mundo

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos devemos sempre está em comunhão com Deus

    ResponderExcluir
  16. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por todos os profetas. Todavia, me ensine obedecê-Lo com amor. Me ensine ser grato com a VOSSA proteção. Me ensine pedir com sabedoria e fé. Me ensine alcançar a salvação. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine praticar a justiça da melhor forma possível. Me ensine jejuar, fazer caridade e orar santamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Padre,quero agradecer por pregar a palavra com sabedoria.Eu não conhecia A meditação da palavra.Ela nos ensina a ler,guardar a mensagem da leitura,rezar e viver a palavra.Agradeço também ao meu primo que indicou a essa rede social do bem.Amém.Agora irei acompanhar todos os dias.🤗🙏🙌

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos sou humilde mas com muita fé espero no senhor Jesus Cristo e nosso pei que está no céu libertar nós do viros covid 19 meu nome e Maria Alves de Oliveira peço a vossa benção e a proteção de Deus

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos,tenha uma noite abençoada, NOSSA SENHORA de Fátima proteja o sr. e sua família sob seu SANTO MANTO.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS