Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).
16 de junho de 2020.
Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. Amar os seus inimigos e rezar por eles. Eita coisa difícil!
O Papa Francisco, em uma de suas homilias, tratando desse ensinamento de Jesus, deixou uma dica muito interessante. Disse ele: “Hoje, nos fará bem pensar num inimigo – creio que todos nós temos um -, alguém que nos fez mal ou que nos quer fazer mal ou tenta nos prejudicar: pensar nesta pessoa. A oração mafiosa é: “Você me paga”. A oração cristã é: “Senhor, dê-lhe a sua bênção e ensine-me a amá-lo”. Pensemos num inimigo: todos temos um. Pensemos nele. Rezemos por ele. Peçamos ao Senhor a graça de amá-lo” (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 junho 2018)
Interessante essa diferença entre a oração mafiosa e a oração cristã. Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho.
O Papa Francisco, na homilia que mencionei no início, deu uma explicação interessante. Acompanhe. “Nós sabemos que devemos perdoar os nossos inimigos”, nós dizemos isso todos os dias no Pai-Nosso. Pedimos perdão assim como nós perdoamos: é uma condição…", embora não seja fácil. Assim como “rezar pelos outros”, por aqueles que nos dão problemas, que nos colocam à prova: também isto é difícil, mas o fazemos. Mas rezar por aqueles que querem me destruir, os inimigos, para que Deus os abençoe: isso é realmente difícil de entender. É a difícil lógica de Jesus, que no Evangelho está contida na oração e na justificação daqueles que “o mataram” na cruz: “perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem”. Jesus pede perdão para eles, assim como fez Santo Estevão no momento do martírio” (até aqui, o Papa Francisco).
Amar os inimigos é uma coisa. Aprovar suas ações é outra. Rezar por eles é uma coisa. Cruzar os braços diante da injustiça e da maldade que eles fazem é outra coisa. É obrigação nossa bloquear o mal, estancar a injustiça. Mas, sem ódio no coração. Sem revanchismo, sem espírito de vingança. E querendo o bem também de quem nos faz mal: a sua conversão, a sua humanização.
Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas sem a luz da fé. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.
Guardando a mensagem
Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.
Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Ajuda-nos, Senhor, a vencer o mal com o bem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.
E eu desejo agradecer a você que fez sua inscrição na Associação Missionária Amanhecer. Seja bem-vindo à AMA. Seja bem-vinda. Juntos, podemos fazer muito mais.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
PE. JOÃO CARLOS, MUITOOO OBGDA. POR ESTA BELÍSSIMA MEDITAÇÃO, ACALMA NOSSOS CORAÇÕES SOFRIDOS. TBM COMPARTILHO TODOS OS DIAS PARA FAMILHIARES AMIGOS E AMIGAS. TODOS AGRADECEM. QUE DEUS O DE MUITAAAA SAÚDE E O LIVRE DE TODO MAL.
ResponderExcluirAMÉM
Amem!
ExcluirObrigado padre precisava demais dessas palavras
ExcluirPadre muito obrigado a meditação de hoje me fortaleceu. Amém
ResponderExcluirPadre muito obrigada por esta linda mensagem já estou mim sentindo fortalecida com estas forte palavra e que o meu coração seja sempre aberto para o Amor a nosso Deus e ao próximo sem distinção mas que em todo momento nas horas fáceis difícil a genorizidade permaneça no nossos corações
ResponderExcluirSenhor ajuda_me a perdoar a quem me ofende.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua bença eu sou uma pessoa quem mim magom fico chateada na quela hora não sei guarda nadar de ruim nó meu coração não falou logo mais também não guardo rancou e se precisar de mim tou de coracco a Berto para a Judá se for a sim eu tour no caminho certo gradano meu pai quero meu coração limpo para amar Deus fez nossos corações guarda o bem gostaria de orações pra mim e minha família sou de areias Recife
ResponderExcluirAmém padre João Carlos bom dia.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção no meu caso padre o meu inimigos uma pessoa que tirou a vida da minha mãe como e difícil perdoar mas já se passaram trinta e um anos que aconteceu e a muito tempo atrás eu vivia muito amargorada mas aí entreguei ele nas mãos de Deus para que ele tomasse conta hoje eu posso dizer que Deus limpou o meu coração pois a justiça de Deus não falha peço oração para mimi e toda minha família sou de Petrolina-pe.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAMÉM ASSIM SEJA!!!
ResponderExcluirSenhor ajude_me a perdoar a quem me ofende e a mim mesma.
ResponderExcluirDeus abençoe a todos que me perseguem e vivam na paz do senhor. Amém!
ResponderExcluirBom dia, padre!!! Tenho um grave problema, não sou perfeita. Mas. Tem pessoas egoísta, muito difícil de lidar. E por isso, não consigo perdoar, não aceito injustiça. Me incomoda!!!!
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que papai do céu te proteja e te ilumine e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
ResponderExcluirQuando buscamos amar ao próximo como a nós mesmos, sentimos a presença de Deus mais atuante em nossas vidas.
Não devemos pagar com a mesma moeda os que nós maltrata,e os nossos inimigos.
Jamais desanime embora sua dor
pareça insuportável e sem remédio, ela há de terminar,e alegria voltará a brilhar em seu coração
Dizem que o tempo cura tudo más se não passa coloca um Band aid
na dor.
E reze para seu inimigo e quem lhe maltrata.
🙌🌹💞💕
Bom dia Padre João Carlos. Bem aventurados os que acordam com o coração cheio FÉ, transbordando esperança...
ResponderExcluirGratidão, ó Deus, pois com a tua graça, não tenho inimigos nesta vida mas te peço por aqueles que fazem mal à outras pessoas
SENHOR, que eu possa lembrar sempre o exemplo de São Francisco."Ó Mestre,
fazei-me um instrumento de vossa paz".
Que eu possa seguir o meu caminho sem
ódio no coração, cultivando o amor cristão, vendo no meu irmão a necessidade de encontrar o caminho do bem. Abençoa, SENHOR, os que fazem o
mal. Eles precisam encontrar a graça da conversão...
À padre João Carlos e toda equipe da AMA, um dia de amor e muita paz...
Ester de Campinas São Paulo.
Amém Deus nós ilumine sempre
ResponderExcluirAmém Deus nós ilumine sempre
ResponderExcluirPadre João Carlos obrigado por esta meditação mto bonita, hoje posso lhe falar graça a Deus tem pessoa q não falamos mto mais não tenho inimigo!! Já tive mais hoje não.pesso sua benção...
ResponderExcluirCreio piamente que é uma graça e um bênção receber todos os dias no meu celular a homilia do Padre João Carlos. Obrigado meu Deus por usar este Sacerdote como ferramenta vossa para nós fortalecer da nossa Fé Católica, Amém.
ResponderExcluirAmém e que Deus nos ilumine hoje e sempre amém
ResponderExcluirSenhor ti peço abençoe todos os que me perseguir,e lhes dê uma vida de bençãos amém!!!
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos pela essa belíssima reflexão. Temos que rezar por todos.somos irmãos em Cristo Jesus.
ResponderExcluirMuito bom a meditação de hoje nos amansa o coração e nós educa
ResponderExcluirUma abençoada tarde padre João Carlos lendo o evangelho de hoje Jesus nos diz que se nos perdoar o nosso Pai que está no céu nos perdoa mas ,se nos não perdoar o Pai que está no céu não nos perdoar
ResponderExcluirPor isso neste momento eu peço, Senhor Dame um coração generoso capaz de perdoar sempre mesmo aqueles que me fizerem mal
Padre João Carlos bom dia boa noite Deus lhe cubra de bênçãos. Muito lindo o santo evangelho de hoje e à interpretação mesmo. Deus espera de nós que saibamos perdoar como queremos que ele nos perdoou.Socorro Martins
ResponderExcluirÓ Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por todos os aniversariantes do dia de hoje. Contudo, me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de fazer penitência e de jejuar com amor. Me conceda a graça de humilhar-me diante da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de amar e rezar por todas as pessoas. Me conceda a graça de ser perfeito como o Pai do Céu é perfeito. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.
ResponderExcluirBoa noite Padre João Carlos, peço a Jesus que abençoe as pessoas que me perseguem, não tenho Ouro NEM Prata, mesmo assim encontro pessoas invejosas, Senhor livrai me de qualquer tipo de inveja. Obrigado Padre João Carlos pelas meditações, Jesus te abençoe sempre.
ResponderExcluir