PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O FILHO DE DAVI

O FILHO DE DAVI

Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? (Mc 12, 35)

05 de junho de 2020.


O povo de Deus vivia na grande expectativa da vinda do Messias. Os profetas tinham anunciado a vinda de alguém muito especial. Na cabeça das pessoas, chegaria alguém muito forte, assistido por Deus, que restauraria a nação e a levaria ao seu antigo esplendor, como no tempo de Davi ou Salomão. Para um povo que vivia sob o peso de uma dominação humilhante como aquela dos romanos no tempo de Jesus, a expectativa do Messias era uma coisa muito forte. Quanto mais sofrimento e humilhação, mais se fortalecia a convicção da chegada do Messias a qualquer momento para resolver a situação.   

Quando os tempos estavam maduros, o Pai enviou seu filho. São Paulo falou disso, na carta aos Gálatas: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”. Mesmo Deus tendo esperado muito tempo para enviar o seu filho no momento certo, Jesus encontrou esse clima da espera de um Messias salvador da pátria, que dificultou a acolhida de sua pessoa e de seus ensinamentos.

No pensamento corrente, o Messias viria reinar, seria um rei. Assim, claro, ele teria que ser um descendente do rei Davi, a quem Deus tinha prometido que seu reinado não teria fim. O Messias seria filho de Davi, quer dizer da família real. Aos poucos, muita gente foi identificando Jesus com o Messias aguardado. Quando Jesus foi a Jerusalém, naquela peregrinação de Páscoa, a última antes de ser morto na cruz, sua entrada na cidade foi uma festa. Os peregrinos o aclamaram rei. “Hosana ao filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor", gritavam euforicamente. E lhe deram, em sua pobreza, um tratamento de rei: forravam a estrada com ramos e com suas capas para ele passar, montado no seu jumentinho.

O que Jesus está dizendo hoje no evangelho é para ajudar aquelas pessoas que o cercavam a entender que o Messias não seria um simples descendente do rei Davi. “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?”

São muitas coisas que aquela gente e nós precisamos entender. A primeira coisa é que o Messias não é um simples filho de Davi. Como diz o salmo que Jesus citou: “Disse o Senhor ao meu Senhor”. Quem é esse senhor? Deus. Deus disse ao senhor de Davi, não ao seu filho. O Messias é o Senhor de Davi, entendeu? O Messias tem parte com Deus.

Guardando a palavra

Aos poucos, os seguidores de Jesus foran entendendo: Jesus é o Messias, o ungido de Deus. Ele não só herdou a realeza humana de Davi, mas ele é o Filho de Deus. E o seu reinado não é o governo de alguma tribo ou de alguma nação. Ele é mais rei do que isso, ele é Senhor em todo canto. Ele não veio para restaurar o reino de Israel. Veio para restaurar o reino de Deus no mundo. Deus não é só Deus de Israel. É Deus de todos e quer o bem de todos e reina sobre todos, em qualquer lugar do mundo, onde aceitem seu filho e sua mensagem de fraternidade, de justiça, de amor e de paz. Os problemas de Israel é seu povo que vai encontrar soluções, no caminho da história. Ele veio para abrir um caminho de plenitude, de salvação para todos. Claro que isso tem influência na vida dos que crêem e nos caminhos históricos das nações. O Reino de Deus é como fermento na história, como ele bem explicou.

Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? (Mc 12, 35)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não foi só o povo do teu tempo que teve dificuldade de entender a tua presença e a tua mensagem. Nós, também. Eles esperavam um messias que resolvesse os seus problemas ou ao menos os liderasse na vitória sobre seus inimigos. Aos poucos, os teus seguidores compreenderam que a tua liderança era realmente real e decisiva, e se estendia a todas as pessoas e as todas as nações, como verdadeira onda de renovação do mundo na direção de Deus. És o Senhor da história, nos conduzindo para a justiça e a fraternidade que nascem do encontro com o amor de Deus, proclamado no teu evangelho. Por tua morte e ressurreição, abres os selos do livro lacrado da história. És o Senhor da história. E quanto estiver transformado, entregarás o reino como um presente ao Pai. Contigo, pedimos ao Pai, venha a nós o teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra


Abra a sua Bíblia, no salmo que Jesus citou hoje: Salmo 110 (ou 109, em algumas edições). É o salmo do sacerdócio do Messias.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Anônimo5/6/20 00:27

    .











    AINDA HÁ VAGAS!!!
    *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "LISTA DE TRANSMISSÃO DO WHATSAPP"!*

    A numerosa divulgação de notícias oficiais da vossa Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária. São dezenas de compartilhamentos!

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO + NOME COMPLETO" para meu WhatsApp e não se esqueça de registrar o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Obs: Perfis de usuários sem alguma imagem no avatar não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*











    .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença a primeira coisa que eu fasso quando mim a cordou e le a palavra de Deus que o senhor mim mandar para o meu celular eu gosto muito já a corda lendo a palavra de Deus para com messa o dia mim sinto muito bem obrigado padre João Carlos não vejo a hora de ir para missa a que perto da minha casa tem a capelinha de santo Tonho que o padre evento celebra as missas sou de Recife tenha um bom dia muita paz e saúde para o senhor é sua família e o que a gente precisa pesso pra mim para minha família é pra todos nós a gente teno paz e Saúde a gente tem tudo nas nossas vidas ne padre sua bença mais uma vez mande oração pra mim e minha família amém

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Pe João Carlos, pela clareza de suas palavras, que nos enche de esperança que dias melhores virão, trazendo alegria para os nossos corações e alimento para nossas almas. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/6/20 08:23

    Bom dia Padre João Carlos. Tenha um dia abençoado e iluminado pela luz do Espirito Santo.

    Jesus, ajuda-nos a viver um dia iluminado pela esperança e pela fé no Deus vivo e verdadeiro.
    Jesus, és o Senhor da história, nos conduzindo para a justiça e a fraternidade que nascem no encontro com o amor de DEUS, proclamado no teu Evangelho. Contigo, pedimos ao Pai, venha a nós o teu Reino.
    Que a paz e a felicidade façam parte do nosso dia-a-dia...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus,

    Que a paz e a felicidade faça parte do nosso dia-a-dia.

    Bom dia Padre João Carlos.
    Que Deus esteja sempre iluminando as nossas vidas

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos!Eu sou Arquilene, moro na cidade de Maragogi, eu começo meu dia meditando a palavra escutando sua meditação, me sinto muito bem e com a fé renovada, peço orações para minha família e para meu pároco padre Júnior que é um servo abençoado do Senhor!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada
    Papai do Céu te proteja
    🙌😇🌟🌹
    Venham, benditos de meu pai Recebam como herança o Reino que lhes foi preparando desde a crianção do mundo
    Ajuda nos a viver pela fé a cada dia até que alcancemos o lar celestial
    Senhor Jesus,sem a tua presença minha vida séria vazia e fútil
    Que eu faça o mesmo,tu alcançaste o pobre,o doentes,o ferido. 🙌🌹💕
    .



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João Carlos ! Boa tarde ! A paz de Jesus esteja sempre com o Senhor !me sinto muito bem alimentada com a palavra de Deus !ela nos deixa feliz a nossa fé aumenta e nos prepara para termos um dia cheio de sabedoria e discernimento para resolver nossos problemas ! Muito obrigado Padre João Carlos ! Deus lhe abençoe sempre e proteja muito !

      Excluir
  8. Boa noite padre que a palavra de Deus nos fortaleça cada dia mais

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço pelo dia mundial do meio ambiente. Todavia, me ensine ser paciente, no amor, na perseverança, nas perseguições e nos sofrimentos. Me ensine levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus. Me ensine ser um bom cristão. Me ensine permanecer firme naquilo que aprendi e aceitei como verdade. Me ensine conhecer as Sagradas Escrituras. Me ensine ter a sabedoria que conduz à salvação, pela fé no meu Salvador. Me ensine ser educado na justiça. Me ensine ser perfeito e qualificado para toda boa obra. Me ensine evangelizar com humildade e amor. Me ensine ser movido pelo Espírito Santo. Me ensine escutá-Lo com prazer. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre Joao Carlos Jesus e Maria Santisma lhe abençoe com muita saúde e paz , Jesus é o verdadeiro Deus senhor de todas as coisas rei dos reis à quem devemos toda honra adoração e louvor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS