PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE NÃO FALTAVA À CELEBRAÇÃO SEMANAL

ELE NÃO FALTAVA À CELEBRAÇÃO SEMANAL

Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura (Lc 4, 16)
09 de janeiro de 2020
O evangelho dá notícia que Jesus ensinava nas sinagogas da Galileia e era muito elogiado pelo povo. A Galileia é a região onde estava o povoado de Nazaré, onde morava sua família, onde ele tinha se criado. E é na Sinagoga de Nazaré que ele está, no evangelho de hoje.
Temos, neste evangelho, uma cena de uma celebração matinal na sinagoga de Nazaré. Jesus está presente, faz a leitura e está pregando. O livro santo é um rolo do profeta Isaías. E Jesus encontra e lê uma passagem que se refere à sua missão. A primeira reação das pessoas é de admiração pelas palavras de Jesus. Depois, a atitude da comunidade foi de rejeição, infelizmente.
Bom, está escrito que “conforme seu costume, Jesus entrou na Sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura”. Prestemos atenção a essa observação: “conforme seu costume”. Era, então, uma prática habitual sua, um costume, ir à sinagoga aos sábados, participar da celebração. Vindo a esse mundo, nascendo no seio do povo judeu, o nosso Jesus aprendeu com os seus pais e sua família a participar com assiduidade do ritmo religioso do seu povo. Só havia um Templo, para oferecimento de sacrifícios e esse era em Jerusalém. Para lá os fieis se dirigiam em peregrinação em três festas durante o ano, sobretudo na festa da páscoa. Nas cidades e povoados maiores, havia as sinagogas, casas de culto onde os judeus se reuniam, sobretudo para ouvir os textos sagrados, cantarem hinos e fazerem suas orações. Como você sabe, o dia santo do povo judeu é o sábado, como recordação da criação do mundo, o dia em que Deus contemplou sua obra e viu que tudo estava bem feito.
E eu estou chamando a atenção de vocês para essa observação do evangelista: “Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura”. Vemos um jovem comprometido com a sua comunidade de fé, fiel às tradições religiosas do seu povo. E, mesmo sendo o filho de Deus, está integrado numa prática religiosa concreta, valorizando e participando das celebrações de sua comunidade. Claro, nós não somos judeus, embora conservemos os seus livros sagrados do Antigo Testamento. Nós cristãos, guardamos o domingo, por causa da ressurreição de Jesus que foi nesse dia, mas conservamos o mesmo ritmo de celebrações semanais em nossas igrejas.
Guardando a mensagem
Nós seguidores de Jesus estamos sempre aprendendo com ele sobre como nos conduzir nessa vida, como agradar a Deus, como viver em fraternidade com os nossos semelhantes.  O bom seguidor de Jesus o imita também na fidelidade com que ele participava na celebração semanal de sua comunidade, na sinagoga de Nazaré. À sua imitação, procuramos ser fieis à celebração dominical. Nessa sagrada reunião semanal, ouvimos a Palavra de Deus e celebramos a Ceia do Senhor. Isso tem que ser um hábito na vida de cada um de nós, um compromisso semanal. Sem esse ritmo, nossa vida cristã se alimenta vagamente e ocasionalmente. O resultado é uma vida espiritual fraca, apagada e desligada do ritmo litúrgico da Igreja. Precisamos aprender com Jesus. Ele não faltava, aos sábados, à celebração de sua comunidade. E veja que ele não apenas era um fiel presente, mas um fiel participante. Assumia tarefas na celebração. É o que lemos hoje: ele levantou-se para fazer a leitura bíblica e depois explicou a palavra, como era costume os leigos fazerem isso nas sinagogas. A nossa tem que ser também uma participação ativa: ouvindo, rezando, cantando, oferecendo, comungando.
Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura (Lc 4, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Vendo o modo com que habitualmente frequentavas a sinagoga, no dia santo dos judeus, aprendemos a ter um grande amor pela comunidade e pela igreja que frequentamos. Queremos aprender contigo, Senhor, esse compromisso com a celebração semanal, com a audição da palavra de Deus, com a oração em comunidade. Nossa mãe Igreja tem nos ensinado que é assim que santificamos o dia do Senhor, o dia da tua e nossa ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, a vencer a preguiça, a acomodação e sempre dar prioridade ao encontro comunitário dominical acima de qualquer opção de lazer ou de descanso. Ensina-nos, Senhor, a amar a santa palavra de Deus e a respeitar e querer bem aos nossos ministros. Que no Livro da Vida, possa ficar escrito sobre cada um de nós: “Conforme o seu costume, esse filho de Deus (ou essa filha) estava na Igreja todo domingo e participava ativamente, inclusive com tarefas na liturgia”. O teu exemplo e a tua graça, Senhor, nisto nos sustentem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Bom, hoje ainda é quinta-feira. Mas, você pode ir logo se programando. No final de semana, reserve sempre o melhor horário para a Santa Missa. Para Deus, o seu melhor. Faça como Jesus.
09 de janeiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro

21 comentários:

  1. Jesus me leve conduzindo por sua voz. A fazer a sua vontade que eu esteja sempre a sua disposição.mmari Emilia

    ResponderExcluir
  2. Participar da celebração da Santa Missa aos domingos é um valor de família que praticamos desde muito jovem, como exemplo e ensinamento de nossos Pais.

    ResponderExcluir
  3. O senhor nos ajude a viver o evangelho . Amem

    ResponderExcluir
  4. Ajuda-nos, Senhor, a vencer a preguiça, a acomodação e sempre dar prioridade ao encontro comunitário dominical acima de qualquer opção de lazer ou de descanso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    A celebração da Santa Missa é alimento para o corpo e alma.

    ResponderExcluir
  6. E como se diz domingo sem missa semana sem graças.

    ResponderExcluir
  7. Que a palavra de Deus seja o alimento para nosso corpo e alma amém

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo, que Deus seja a nossa prioridade.
    E que a gente aprenda a ir a missa e as missões da igreja por amor e não por obrigação.
    Quando eu falo "a gente" me incluo também.
    Abraços a todos! Santo dia!

    ResponderExcluir
  9. PALÁVRA DE SALVAÇÃO!AMÉM !

    ResponderExcluir
  10. Sua bênção padre,como é bom ter sua meditação todos os dias, Recebo e compartilho. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que a Luz do Divino Espírito Santo nos Ilumine que nós seja um exemplo para os nossos filhos e nossos Irmãos principalmente Indo para as missas participa das coisas de Deus.obrigado por todas palavras de bênção Deus abençoe sempre 👏👏👏

    ResponderExcluir
  12. Que digamos o exemplo de Jesus, não é fácil,pois sempre tem algo para atrapalhar,mas pedimos força e façamos sua vontade. Eu estou lutando, apesar das quedas, mas que Deus me dê forças para ser uma seguidora das suas vontades e não das minhas.

    ResponderExcluir
  13. Só corrigindo um erro.
    Não é digamos e sim sigamos.
    Um dia abençoado para todos.

    ResponderExcluir
  14. Que a força do Espírito Santo nos mova sempre na direçao de Deus, Jesus e Maria Santíssima!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos.Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura ( Lc 4,16 ) Ajuda-nos, SENHOR, a vencer a preguiça, a acomodação e sempre dar prioridade ao encontro comunitário dominical acima de qualquer opção de lazer onde descanso. Ensina-nos,SENHOR,a amar a Santa PALAVRA de Deus. O teu exemplo e a tua graça, Senhor nos sustentem.

    ResponderExcluir
  16. Glória a vós senhor aumenta minha fé senhor Jesus. Boa tarde padre João Carlos

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos muito obrigada pela meditação em meu E-MAIL continuo não tendo celular,mas vou aprender lidar com ele, quando não está aqui a meditação, entro em sua página no seu face.DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez na vida do VOSSO povo. Todavia, me ensine amar com perfeição. Me ensine ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine guardar os VOSSOS mandamentos. Me ensine vencer o mundo. Me ensine agir com a força do Espírito Santo. Me ensine anunciar a Boa Nova aos pobres. Me ensine proclamar a libertação dos cativos. Me ensine testemunhá-Lo com amor e humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por me incluído nesta leitura maravilhosa. Jesus ilumine a todos

    ResponderExcluir
  20. Boa noite 🌛🙏 padre João carlos.sus bensa eu só tenho que agradecer.que Deus abençoe sempre.e obrigado por entrar em nossas vidas ass..Ederaldo da mustardinha.da paróquia nossa senhora do Rosário de Pompéia.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Padre João Carlos, agradeço a Jesus, pôr te o Senhor todos os dias na minha casa. Peço forças ao Senhor, não posso ficar parada, tenho que colocar Jesus, sempre em primeiro lugar, indo a igreja agradecer, aprender e passar para minha família, e aos meus irmãos em Cristo. Jesus te abençoe Padre.🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS