PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO DESISTIR NO PRIMEIRO NÃO

NÃO DESISTIR NO PRIMEIRO NÃO

Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos (Mt 15, 26)


07 de agosto de 2019.
No tempo de Jesus, as fronteiras do país não eram muito definidas. Mas, os judeus sabiam bem onde começavam os territórios pagãos. Desde a entrada na terra prometida, o povo tinha sido instruído a afastar-se das populações pagãs que moravam na terra de Canaã. Não deviam ter nenhuma consideração para com os cananeus, sua cultura e seus cultos idolátricos.
No texto de hoje, o evangelista Mateus nos dá notícia que Jesus está em territórios pagãos, na região de Tiro e Sidônia. Talvez quisesse se afastar um pouco daquela correria toda do seu trabalho missionário, com tanta gente atrás dele. Mas logo chega alguém pedindo ajuda. Uma senhora pagã, uma cananeia, veio ao encontro de Jesus com um pedido de socorro: a filha estava possuída pelo demônio. A resposta de Jesus foi estranha. Ficou calado. Ela continuou implorando, pelo caminho. Ele comentou com os discípulos que fora enviado somente para o povo de Deus. A mulher insistia, implorava... E a resposta dele foi dura: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”.
Chamar os pagãos de cachorros ou de porcos era comum por parte do antigo povo de Deus. Essa atitude agressiva para com os gentios, os pagãos, resultava da decisão de manterem distância dos seus cultos e de sua cultura, como a Lei de Moisés determinava. Jesus, enquanto humano, nasceu hebreu, aprendeu o modo do seu povo pensar o mundo e a religião. Portanto, certamente, ao menos até certa altura do seu apostolado, podia ter essa mesma atitude frente aos pagãos. Foi o que ele disse aos discípulos naquela ocasião: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
É importante entender o seguinte. Quem está contando essa história é o evangelista Mateus, uma história guardada pelas comunidades que se formaram na Palestina e nos território pagãos próximos. Um grande problema da evangelização, desde o início, foi como integrar os pagãos convertidos nas comunidades. Havia muita discussão: eles têm ou não tem direito à salvação em Cristo? Pra nós, é claro, passado tanto tempo, isso está bem resolvido. Mas, no começo, essa integração dos não judeus foi muito dolorosa. Pensava-se: Eles não têm aliança com Deus, não são herdeiros das promessas feitas a Israel, não seguem a Lei de Moisés, não são circuncidados... a coisa não foi fácil.
Você está me seguindo?  Está dando para entender?  Então, essa história de Jesus que a princípio rejeitou a mulher pagã, mas depois a atendeu, era muito importante para os seus seguidores entenderem como deviam proceder nesse assunto da inclusão das pessoas pagãs. Nessa história, todos podiam entender que os pagãos também tinham direito de fazer parte das comunidades e que não lhes cabia a pecha de cachorros, porque a salvação em Cristo também era para eles. Eles só precisavam ter fé, crer em Jesus, como a mulher cananeia.
Voltemos ao texto. Qual foi a reação da mulher? Diante da negativa de Jesus, ela insistiu com grande humildade: “É verdade, Senhor. Mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!'  Foi quando Jesus lhe disse: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!'. Assim, sua filha foi libertada.
Guardando a mensagem
A mulher pagã foi procurar Jesus, prostrando-se aos seus pés. Isso é um sinal de sua fé, de sua acolhida de Jesus, como Messias. Não se intimidou com a aparente negativa dele, antes insistiu, perseverou no seu pedido... E, claro, mostrou uma grande humildade. Diante disso, Jesus concedeu o que ela estava pedindo com tanta humildade, perseverança e fé. A mudança de atitude de Jesus, incluindo os pagãos na salvação, será a atitude mais tarde das comunidades cristãs espalhadas pelo mundo.
Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos (Mt 15, 26)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A mulher cananeia nos deixa uma grande lição. Diante da necessidade premente de sua filha, ela foi ao teu encontro e soube ser perseverante no seu pedido. Não desanimou diante do teu silêncio, nem de tua negativa. E não se intimidou com a ofensa recebida por ser pagã, ao ser comparada aos cachorrinhos. Na sua fé, mostrou humildade e perseverança no seu pedido. Não só foi atendida, mas também te ajudou a ter uma nova compreensão da missão. Senhor, não nos deixes desanimar diante das primeiras dificuldades, nem desistir diante das barreiras que se nos apresentem intransponíveis. Que a nossa fé seja à toda prova e a humildade e a perseverança sejam a força de nossa fraqueza. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Converse com alguém sobre essa história de hoje (Mt 15,21-28). Ou pelo menos comente alguma coisa nas redes sociais sobre o assunto. Evangelize!

Pe. João Carlos Ribeiro – 07.08.2019.

41 comentários:

  1. Como é dificil acreditar , ter fé, nos momentos contraditórios de minha vida! Mas a esperança é aliada sem igual pra que eu possa erguer os olhos para os céus e implorar as grandes migalhas que caem da Mesa do Ressuscitado! Obrigada Padre João, obrigada por me abrir os olhos pra enxergar que de humildade eu não
    entendo é nada, estou é muito longe!Mas é tambem a certeza de que pra alcanca-la a fé tem que ser viva! E eu creio, um dia eu chego lá







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre peço a Deus eu creio mss aumentai a minha fe.
      Que eu tenha um coração manso e humilde como o vosso.

      Excluir
  2. Nunca devemos desanimar diante do pai
    Temos que ser mais perseverante nossa fé

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos muito obrigado.por.esi evangelho tam lindo Amém amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre, pro mim fazer inchegar que através desse palavra que só recebemos as graças quando reconhecemos que nada somos diante da grandeza do senhor Jesus

    ResponderExcluir
  5. Senho, talvez eu não entenda nada mais vou aprendendo. Aqui

    ResponderExcluir
  6. Está passagem do evangelho nós encina a ser perseverantes e ter humildade em nossas orações,e acolher nosso irmão diferente todos são filhos do mesmo PAI.

    ResponderExcluir
  7. Amém, Jesus Cristo tu és a minha fortaleza e sempre estás comigo em todo tempo da minha vida

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre senhor eu quero sempre está contigo

    ResponderExcluir
  9. Senhor que eu sempre seja perseverante diante de ti e que aumentai a minha fe🙏

    ResponderExcluir
  10. Senhor nunca me deixe desanimar que eu tenha sempre perseverança e não me desanime na hora das minhas dificuldades Amém!

    ResponderExcluir
  11. Senhor não me deixe desanimar, me faça perseverar e crer que tu -lhas por mim.amem.

    ResponderExcluir
  12. Meditar e por em prática perseverar na caridade na bondade na humildade para com o próximo amém!

    ResponderExcluir
  13. Deus nos dá a oportunidade de recorrer a Ele.Mais se acaso não ouvirmos a sua voz temos que insistir.Perseverar na fé.Ele quer que insistimos para sermos fieis a Ele.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado senhor Jesus só tenho a agradecer,é muito bom refletir a palavra de Deus com senhor padre João carlos .obrigado Deus !!!!
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre,muito obrigada por me fazer entender essa passagem do evangelho.Ficava sem compreender porque Jesus a tratava como cachorro.Não gostava de ler.Agora com a sua explicação, tenho outro entendimento. Muito obrigada Senhor por colocar em nossas vidas,pessoas iluminadas para nos orientar a difícil interpretação das passagens biblicas.Muito obrigada padre João Carlos, por existir nas nossas vidas.Deus continue te cobrindo de sabedoria.Amém.!!

    ResponderExcluir
  16. Nunca é tarde pra nossa fé chegar com mais entusiasmo em nossos corações mais enquanto vida tivermos Jesus nos fará crer que temos fé sim e viveremos pra servir ao senhor

    ResponderExcluir
  17. Senhor que possamos ser como essa mulher cananeia humilde para se prostar diante de te sempre pedindo que nos mande migalhas espirituais para aumentar nossa fé todos, se até os cachorrinhos esperam as migalhas de seus donos ! Porque não nós?

    ResponderExcluir
  18. Amém sua benção padre! Bom Dia

    ResponderExcluir
  19. Amém 🙏🙏🙏 palavras muito lindas

    ResponderExcluir
  20. peço que reza pela a minha saúde da minha família

    ResponderExcluir
  21. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mas aumentai a minha fé amém.

    ResponderExcluir
  22. palavra da salvação glória a vós senhor amém

    ResponderExcluir
  23. Deus sempre nos abençoe com todo seu amor e carinho!

    ResponderExcluir
  24. Cada dia aprendendo coisas boas de Deus 🙏
    Sua bênção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  25. Senhor Deus fazei com que eu seja perseverante ,nunca perca minha fé, q eu aprenda a ser humilde!

    ResponderExcluir
  26. Eita!Essa palavra de Deus hj foi demais!Há tempo que leio a bíblia e só hj pude entender. Obrigada Senhor por cada dia mais está me dando entendimento da tua palavra.

    ResponderExcluir
  27. Senhor dai me inteligência e sabedoria para entender a as escrituras sagrada.Amém.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Senhor!.Amém!.

    ResponderExcluir
  29. Obrigado Padre pela sua Benção!

    ResponderExcluir
  30. Obrigado meu senhor Jesus Cristo amem. 🙏

    ResponderExcluir
  31. Texto maravilhoso antes difícil de entender.
    Agora penso diferente graças a esta reflexăo. Obrigada Pe Joăo Carlos.
    Todos os dias acompanho seu programa graças a uma irmă em Cristo que me envio. Também repasso este valioso bem que é a Palavra de Deus. Am

    ResponderExcluir
  32. Muito profundo esta sua reflexão do Evangelho de hoje. Gratidão por esse seu esforço Padre em tornar a Palavra do Evangelho mais amada e conhecida. Deus Pai de amor o abençoe cada dia mais...

    ResponderExcluir
  33. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os alimentos que existem na face da terra. Entretanto, me ajude obedecê-Lo com sinceridade. Me ajude evitar todo tipo de pecado. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude adorá-Lo com amor. Me ajude rezar com humildade, perseverança, confiança e fé. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  34. Que Senhor,coloque sempre pessoas como você em nossos caminhos, para fazer com que nós entendamos a palavra do senhor, pois sou leigo.Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS