06 agosto 2019

A HISTÓRIA DA NUVEM


Pedro estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra (Lc 9, 34) 

06 de agosto de 2019 - Dia da Transfiguração do Senhor

Uma vez, eu fui fazer um show numa diocese de Minas Gerais, Guanhães. Era a festa da dedicação da Catedral de São Miguel, no jubileu de prata da Diocese. O show foi ao entardecer daquele dia e teve a presença de caravanas de várias paróquias da Diocese. Era um dia de festa, a dedicação da Catedral, uma celebração pela qual o Bispo Diocesano consagra o Templo para o culto divino, ungindo as paredes e consagrando o altar. Depois de ter ungido o altar de pedra com óleo, em meio a orações e cantos, colocaram uma espécie de braseiro de ferro em cima do altar, com brasas acesas. E o bispo foi colocando incenso e mais incenso e mais incenso. Aos poucos, a fumaça perfumada do incenso tomou o altar, o presbitério e foi se espalhando. A Igreja toda foi ficando uma nuvem só. E os cantos continuaram por um bom tempo. Quando a nuvem de fumaça começou a se diluir, os ritos da Missa continuaram.

À noite, eu fui jantar na casa do bispo e quis saber direitinho porque aquela nuvem de fumaça tomando a Igreja toda. O bispo, me parece que era Dom Emanuel, me lembrou textos do Antigo Testamento. No tempo do Rei Salomão, quando levaram a Arca da Aliança para o Templo de Jerusalém, o Templo foi tomado por uma nuvem que ocupou tudo. Está em Êxodo 24. Era a glória de Deus que habitava aquela casa, doravante morada de Deus. Foi também assim, no tempo da travessia do deserto, a nuvem tomando a Tenda da Reunião. A nuvem, me explicou o bispo, é o sinal da presença de Deus, manifestação de sua glória.

Num episódio mais antigo – Êxodo 13 – quando o povo acampou aos pés do Monte Sinai, a glória de Deus se manifestou naquele monte, numa nuvem que o envolveu durante vários dias. Moisés subiu o monte, entrando pela nuvem, para receber a Lei do Senhor Deus. A nuvem é, então, uma representação da da presença gloriosa de Deus.

Estou lembrando essa história porque hoje estamos celebrando a festa da Transfiguração do Senhor. Jesus subiu ao monte, para rezar. E foram três discípulos com ele: Pedro, Tiago e João. Em oração, as feições de Jesus se iluminaram, suas vestes ficaram muito brancas e brilhantes. E apareceram, conversando com ele, dois personagens do Antigo Testamento, Moisés e Elias. Os discípulos estavam sonolentos e acabaram dormindo. Ao despertar, viram aquela beleza toda. Pedro teve uma ideia: fazer três tendas para Jesus e seus dois amigos, para ficarem por ali mesmo, no alto da montanha. Foi chegando uma nuvem e eles terminaram dentro dela, cheios de medo. Ouviu-se, então, uma voz: “Este é o meu filho, o escolhido. Escutem o que ele diz”. Nisso, Jesus ficou só. 

A nuvem é um sinal bíblico da presença gloriosa de Deus, como no monte Sinai ou no Templo de Jerusalém. A nuvem os cobriu. Eles ouvem a voz de Deus, apresentando o seu filho, o Messias; e recomendando que o escutassem. Numa palavra, os discípulos, no monte, em oração com Jesus, o reconhecem em sua glória: as Escrituras Sagradas, representadas por Moisés e Elias, explicam o sentido de sua vida, de sua paixão e anunciam a sua vitória; o próprio Deus o revela como Filho e Messias. A eles, cabe agora escutá-lo, crer nele, segui-lo.

Essa experiência da Transfiguração é uma experiência mística de encontro com Deus, de mergulho na sua glória. Os três discípulos precisavam desse momento, dessa experiência, pois iriam enfrentar tempos muito difíceis, os dias da paixão de Jesus. O monte da transfiguração é, em certo sentido, a oração, quando tocamos de perto a grandeza, a beleza e a glória de Deus.

Guardando a mensagem

Nós também vivemos dias difíceis, de crises e turbulências na família, na comunidade, no país. Muitas coisas põem em crise nossa vida de fé: doença, desemprego, descrença, ateísmo. Como os primeiros discípulos, precisamos de um momento de reanimação, de afervoramento, de resgate de nossa alegria de pertencer a Deus e ser seguidores de Jesus de Nazaré. Precisamos subir o monte da oração, da celebração litúrgica, ser envolvidos pelas nuvem, onde – mesmo por alguns instantes – vislumbramos a glória de Deus que se manifesta no seu filho e nos confirma no seu caminho.

Pedro estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra (Lc 9, 34) 

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No meio de suas dificuldades, os três discípulos tocaram de perto o mistério de tua glória, experimentaram um pedacinho de céu. Aquela experiência, vivida na oração, serviria para animá-los e confirmá-los no caminho do teu seguimento, carregando também a sua cruz. Senhor, certamente esse é também o sentido de nossas celebrações. No meio de tantos problemas, respirarmos o ar da esperança, tocarmos a glória de Deus que é a realidade última e definitiva. E, assim, descermos a montanha, como testemunhas de que o caminho dos humildes, dos justos, dos perseguidos é um caminho de vitória; que Deus não nos abandona; que tu, Senhor Jesus, caminhas à nossa frente; que a paixão abre caminho para a ressurreição, a vida plena, a felicidade completa, obra tua, ó Redentor. Nosso encontro semanal contigo, Senhor Jesus Ressuscitado, na Santa Eucaristia, é o nosso Tabor, o monte da transfiguração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Todo dia, a gente toca de perto a perplexidade das pessoas diante da situação do país e do mundo. Hoje, não engrosse a lamentação. Não espalhe má notícia. Não diga que está sem jeito. Hoje, acenda a luz da esperança, da fé em Jesus Cristo Ressuscitado. Ele é a razão de nossa esperança.


Pe. João Carlos Ribeiro – 06 de agosto de 2019.

29 comentários:

  1. Pai de amor e bondade,eu te louvo e glorifico teu nome!Que eu suba o monte em oração diariamente e seja envolvida pela nuvem da renovação das minhas forças e fé, de afevoramento, graças e alegria de seguir o Cristo, filho de Deus vivo que me conduz na sua luz! Ao querido padre João Carlos o meu carinho e gratidão pelas belas pregações que nos ajudam espiritualmente.Deus abençoe você padre! Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus que se apresentou em luz para João, Pedro e Thiago, resplandece está luz na vida de todo aqui que necessita da vossa luz e presença. Resplandece ó Jesus em minha vida e ilumina os meus dias, sede senhor a minha fortaleza cuida de mim Jesus hoje e que seja tua discípula fiel hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  3. Q essa nuvem possa sempre mim cobrir ,renovando e fortalecendo para Cristo senhor Jesus amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém sua bênção padre João Carlos q Deus te cubra de bênção sempre obrigada pela as linda palavras

      Excluir
  4. Obrigado senhor Jesus por mais um dia ,seja feita a tua vontade q tua luz resplandeça sobre nós amém !
    A sua bênção padre João Carlos .

    ResponderExcluir
  5. Amém Bom dia padre João Carlos🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! Que tua luz ilumina sobre toda a minha vida e dos meus e faça a sua vontade sobre o nosso dia.amém

    ResponderExcluir
  7. Nunca perdi a esperança no meu país. Sempre esperei com fé.amem

    ResponderExcluir
  8. Amem,Deus lhe abençoe padre João carlos!

    ResponderExcluir
  9. Muita bênçãos recebida. Glória a Vós Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai de bondade Eu sei que estais presente na minha vida nós meus projetos me mostrando o caminho mesmo com tantas nuvens em nosso caminho mais e aí que ó senhor está me vigiando e me mostrando o caminho Eu creio mais aumentai à minha fé
      Bon dia meu nome é Francisco de Itaquaquecetuba SP

      Excluir
  10. Realmente o nosso cotidiano está difícil,o evangelho de hoje me deu novo ânimo para enfrentar os desafios com fé e esperança em mundo mais fraterno.Grata pela mensagem.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus me envolva com essa nuvem de Graças ... Amém....

    ResponderExcluir
  12. Que o Senhor nos abençoe e nos dê forças para cada vez mais sermos seus seguidores🙏

    ResponderExcluir
  13. Senhor envolva eu com minha tenda, Na sua Santa Nuvem

    ResponderExcluir
  14. Amém senhor de misericórdia que nos alimenta com suas palavras vivas senhor mim daí forçar espiritual pra e minha família amém gloria a voz senhor vivo graças à Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus abençoe o padre João Carlos e a nos também.

      Excluir
    2. Amém 🙏🙏🙏

      Excluir
  15. Nada sou,nada posso,nada tenho por meus próprios méritos. Mas tudo sou, tudo posso, tudo tenho pela misericórdia de Deus. Glória a vós Senhor, como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos .Amém.

    ResponderExcluir
  16. Amém, que Deus abençoe todos nós.

    ResponderExcluir
  17. Amém!!! Louvado seja a Deus. 🙏

    ResponderExcluir
  18. Senhor tu és esperança, não nos deixa ser tomados pelo pessimismo. Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  19. Senhor luz do mundo neste dia venha clarear as mentes os corações em todas as pessoas que estão longe de Ti. Sua luz venha santificar todas as famílias que precisam de Ti. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela solenidade da transfiguração. Todavia, me ensine adorá-Lo, bendizê-Lo, glorificá-Lo, agradecê-Lo e servi-Lo da melhor forma possível. Me ensine amar o meu REDENTOR com o seu poder eterno, sua glória e realeza. Me ensine rezar santamente. Me ensine vencer o sofrimento e a dificuldade da vida. Me ensine escutar e obedecer o Messias Prometido. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Sr:Jesus, guiai a mente e o coração de nossos governantes, para que possam ser mais generosos, com os projetos que auxiliam as classes, menos favorecidas, que sejam autênticos servidores no exercício do bem comum da população, que não sejam usurpadores do bem comum da nossa nação.
    ASSIM EU TE PEÇO SR:JESUS!

    ResponderExcluir
  22. Amém ao Santo Evangelho

    ResponderExcluir
  23. Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal,Tende Piedade de Nós e do Mundo Inteiro!!!

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?