PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SOMOS A IGREJA DE MARIA

SOMOS A IGREJA DE MARIA




Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)

10 de junho de 2019.

Nesta segunda-feira, estamos celebrando a memória de Maria, Mãe da Igreja. Essa comemoração é nova na Igreja e se deve à iniciativa do Papa Francisco. Celebrada após Pentecostes, recordamos como ela deixou-se habitar pelo Espírito Santo. Como João a acolheu aos pés da cruz, também nós a acolhamos como mãe da comunidade dos seguidores de Jesus.

Vamos prestar bem atenção ao texto de hoje. “Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”.

Vamos observar com cuidado a cena. Quem estava de pé, perto da cruz de Jesus? Você disse ‘Maria?’ Acertou. Mas, não disse tudo... Do texto se deduz que estavam de pé quatro pessoas: Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena; e João, o discípulo amado. O número quatro é um número simbólico, indicando totalidade, tudo, todos. É a Igreja toda que está aos pés da cruz do Senhor. Ali é o nosso lugar. 

O número quatro também está presente na partilha que os soldados fizeram das roupas de Jesus. Dividiram suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado. É a sua herança que se espalha pelos quatro cantos do mundo.

Então, aos pés da cruz de Jesus, de pé, estão Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena e João. Nestes quatro, podemos sentir uma representação da comunidade que nasceu da morte redentora de Jesus. Sua mãe, os parentes que aderiram o evangelho representados por sua tia ou parenta de sua mãe, os discípulos libertados do mal representados em Madalena e os discípulos do seu grupo menor de apóstolos representados por João. Ali, aos pés da cruz está a Igreja. Igreja unida a Jesus, no seu sacrifício. Igreja que nasce do seu sacrifício redentor. Igreja de pé, em atitude oferente e vitoriosa sobre a morte. Igreja que acolhe a graça que desce da cruz como um rio de água viva, o Espírito Santo, que escorre do seu coração aberto pela lança. Igreja de ressuscitados e vitoriosos com Cristo sobre o mal, o pecado e a morte.

Aos pés da cruz, Maria torna-se mãe da comunidade gerada no sacrifício da cruz. Na anunciação, tinha se tornado mãe de Jesus. No calvário, tornou-se mãe da Igreja. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”. Curiosamente, Jesus não a chama de mãe, mas de ‘mulher’. Ela é a nova Eva, mãe da nova humanidade redimida na cruz.

Guardando a mensagem

A memória de Maria, Mãe da Igreja  é a celebração da maternidade de Maria, mãe da nova comunidade nascida do sacrifício redentor de Jesus e da efusão do seu Espírito, derramado como água viva do seu coração. Ela está aos pés da cruz, unida ao sacrifício redentor do Filho, oferecendo-se com ele, em completa obediência ao Pai, fazendo-se assim mãe da comunidade redimida pelo sangue redentor. Suas dores são as dores do parto da nova humanidade que nasce aos pés da cruz. Os quatro, ali no Calvário, nos representam. Somos a Igreja do Senhor, com Maria. Ela é nossa mãe.  

Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje, contemplamos tua Mãe aos pés da cruz. Tu a entregaste como mãe a João, o discípulo amado. Ele nos representa, nós somos os teus discípulos amados. Obrigado pela boa mãe que nos deste. Igualmente entregaste à tua mãe o teu discípulo João como seu filho. Queremos ser bons filhos de tua santa mãe. Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é um dia especial para recomendarmos a Maria a Igreja de Jesus: cada batizado aí  de sua casa, as lideranças leigas de sua comunidade, nossos padres, bispos e o Papa Francisco. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 10.05.2019

20 comentários:

  1. Bom dia, Padre, a sua benção. Muito linda a homilia de hoje, gosto muito das analogias que o senhor faz, dando essa interpretação à leitura!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre,seja sempre bem vindo ao nosso meio nos doando o prazeroso de ler e ouvir esta explicação tão clara pŕa nós. Deus te abençoe ricamente de bênçãos hoje e sempre e te faça feliz.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Recebemos uma mensagem diferente no grupo do Whatsapp.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre. Obrigado pelas orações todos as manhãs em nossos abençoados lares. Padre, peço orações para o meu neto Paolo e minha filha Gioconda, pois estão necessitando muito palavra do Senhor Deus Pai, para sair da escuridão espiritual em que se encontram. Obrigado Padre.
    Assim seja.

    ResponderExcluir
  5. Deus seja louvado 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigado padre .vamos sim agradecer aos pés dela que cuida de nós .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre! Peço a sua bênção.
    Gostaria de receber a meditação diariamente através do whatsapp. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande-nos o seu whatsapp.
      Ou mande sua mensagem pelo zap 81 9.9964-4899

      Excluir
  8. Bom dia padre sua benção muito obrigado por sua meditação eu escuto o senhor todos os dias pela a radrá domboscDo pecp oração para minha família e para meu filho Anderson arranjar um emprego , amém

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre João Carlos por entrar em minha casa com a palavra de Deus todos os dias

    ResponderExcluir
  10. Tenha um bom dia .E asua bênção fiqui com Deus

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus me abençoe hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre. Sua bençāo! O Evangelho hoje fala de Maria Māe da igreja essa mulher que esteve do lado de Jesus. Que nos māes possamos sempre esta do lado de nossos filhos orientando e fortalecendo os vinculos damiliares.

    ResponderExcluir
  13. Sua bênção, Pe.João Carlos!
    Obrigada pela meditação.
    Minha alma agradece pelo alimento.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Padre ! A mensagem em áudio de hoje está diferente do texto acima. Porém em nada compromete a intenção de internalizar palavra de Deus na humanidade.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Pe João, obrigada por o sr explica com detalhes que a gente sozinha lendo não consegue entender.

    ResponderExcluir
  16. Peço mais uma vez oração pela minha filha Isadora que está se preparando para um concurso e meu filho Vinícius que está construindo sua casa

    ResponderExcluir
  17. Que saibamos ser filhos gratos e fiéis a nossa Santa mãe Maria!Pe. João Carlos orai por tds nôs.

    ResponderExcluir
  18. Amé!maravilhosa,homilia Deus abençoe padre.

    ResponderExcluir
  19. boa noite padre João Carlos aqui é Ana eu gosto muito das meditação da palavra de deus que o senhor mim Manda todos os dias é como se fosse uma catequese de ária da palavra de deus pra mim,padre João Carlos gostaria de lhe pedi oraões para mim e para o meu filho José porque nós estamos passando por momentos de muitas tribulações ,invejas,fofocas,e também muitas intrigas
    , peço orações também por duas causas na jusTiça porque nesse mundo o que prevalece é a mentira e quem tem dinheiro pra compra advogado,mais como eu não tenho nem um dos dois eles se aproveitais maior que tudo isso é meu deus que tudo pode,tudo sabe e tudo ver,peço padre João Carlos que o senhor mim abençoe e reze por mim e pelo meu filho,sua bênção padre fique com deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS