PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS QUATRO TAREFAS DA MISSÃO

AS QUATRO TAREFAS DA MISSÃO


Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

11 de junho de 2019.

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defenda dos lobos.

A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, na beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, por exemplo, são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.

Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defenda dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Aos teus missionários de ontem e de hoje, estás instruindo que todos estamos em missão. E que a missão não depende de contarmos com muitos recursos (ouro, prata, dinheiro). O que temos para oferecer não tem preço, nem são coisas que estamos distribuindo. Somos testemunhas do Reino que chegou com tua presença redentora. Estás insistindo, Senhor, que precisamos manter a postura de missionários, de viajantes, evitando a busca de benefícios pessoais (não levar sacola) e a busca de segurança ou bem-estar (duas túnicas, sandálias, bastão). Ajuda-nos, Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dedique uma prece especial, hoje, pela missão da Igreja, pedindo que todos, leigos, consagrados e ordenados, estejamos em missão, como Jesus mandou.

Pe. João Carlos Ribeiro - 11 de junho de 2019.

26 comentários:

  1. Sim Senhor, nosso amado Pastor. Hoje eu quero te pedir pelos pobres aqueles que não tem casa, saúde e nem dinheiro. Quantas pessoas em minha cidade passando fome e a tua Igreja não sabe ainda fazer caridade. Nada de ajuda a quem morre à míngua na fila dos SUS esperando vaga. Será que não vai aprender a lição do Bom Samaritano? Eu te peço Senhor nosso amado Pastor, que com a força do teu Espírito abra a mente e o coração dos nossos párocos e comecem a perceber o sofrimento de centenas de pessoas à sua volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã, você é igreja! Faça a sua parte, que o mais Ele (Jesus) fará.

      Excluir
  2. Bom dia padre tanto peço para eu como todos vocês que estão dedicando a palavra e o anúncio de Jesus Cristo Deus e tudo de bom na minha vida sou grato por essas palavras que nós animam todos os dia amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor meu Deus, que eu tenha determinação e coragem para cuidar daqueles que precisam da minha atenção! Cuida, ampara e fortalece a fé e o discernimento dos padres, bispos e do Papa Francisco para que acolhidos no amor de Maria sejam verdadeiros pastores da Tua Igreja, amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia

    Ainda que não seja fácil fazer propagar a Palavra,
    Que não estejamos preparados à altura da dimensão que os ensinamentos do Senhor precisam alcançar entre nós
    Que os que estão "mortos" no sentido de apartados do Reino e "vivos" para o pecado possam não conseguir entender com clareza e imediatismo a Palavra que lhes posss ser levada, sabedores de que a evangelização possa não nos ser tão simples

    O QUE IMPORTA É NOS SOMARMOS NA BUSCA DA PROPAGAÇÃO DA FÉ.
    DEUS NOS CONCEDA A FORTALEZA DE AGIRMOS COMO INSTRUMENTOS DE SUA GRAÇA!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Padre João Carlos,o meu Senhor e meu Deus te peço por nossos párocos que olhem para os nossos idosos, doentes, crianças, moradores de rua e pessoas que vivem perdidos em drogas!

    ResponderExcluir
  6. Que o Reino de Deus se instale definitivamente em nosso mundo na hora que somente Deus sabe e determina. Até lá devemos seguir as palavras de Jesus o filho amado do Pai.Viver e espalhar a boa nova que Ele nos trouxe e a Igreja continua ministrando a seu povo.

    ResponderExcluir
  7. Meu Senhor e meu Deus olhai por todos os moradores de ruas ,pelos doentes jogados numa maca de hospitais e por todos da minha conunidade.Amém

    ResponderExcluir
  8. Que deus abençoe todos ! Em especial o senhor padre João pela as. Mensagem do dia

    ResponderExcluir
  9. Dai-nos Senhor Santos e dignos ministros. Fortalece-os na missão como sacerdotes e pastores do Teu povo. Dai-lhes saúde e disposição para assim continuarem fiéis no pastoreio da Tua Igreja e sejam exemplos para todos nós leigos e leigas, no caminho da santificacao. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Amém! Senhor meu Deus olhai por todos nós, em especial os idosos, as crianças e os animais abondonados nas ruas. Bença padre que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus ajuda-me a ter uma postura de missionário amém.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja sempre presente em sua linda vida.

    ResponderExcluir
  12. Deus Seja Louvado.
    Assim seja,como missionária de Jesus, me sinto feliz em ver meu próximo melhor, como diz no Evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  13. Senhor olhai por nós pecadores! Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  14. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por acreditar no Evangelho. Todavia, me ajude na minha conversão. Me ajude servir a VOSSA igreja, da melhor forma possível. Me ajude com a VOSSA graça. Me ajude viver alegremente. Me ajude permanecer fiel ao Senhor, com firmeza de coração. Me ajude ser um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Me ajude instruir com sabedoria, as VOSSAS comunidades. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude celebrar em honra da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude jejuar e rezar cada vez melhor. Me ajude viver a minha crisma. Me ajude anunciar que o Reino dos Céus está próximo. Me ajude curando os doentes, ressuscitando os mortos, purificando os leprosos e expulsando os demônios. Me ajude viver dignamente. Me ajude ser hospitaleiro. Me ajude levar a todos a VOSSA paz. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Meu Senhor e meu Deus quero sempre continuar a vossa Serva procurando vivenciar a Fidelidade.

    ResponderExcluir
  16. Q Deus o abençoe Pe hoje e sempre, amém.

    ResponderExcluir
  17. Maria das Graças 11/6/19 10:40
    Senhor eu lhe eu me ajoelho que chegue a vós o meu clamor, peço pelo Santo Padre o Papa, todos os Bispos e todo o Episcopado em geral ao Sr que fez aniversário que Deus te abençoe sempre, pelos doentes, moradores de rua, pelos desempregados,por todos da minha família,pela minha filha que está fazendo tratamento psiquiátrico,pela outra filha que vai dar a luz ao Matheus pelo Davi que vai completar 4 anos dia 14, por mim e por todos que tem depressão e não esquecendo dos nossos inimigos e das pessoas que tem inveja das nossas batalhas pra gente com ajuda de Deus ter tudo que um pobre precisa para sobreviver. Eu suplico a Deus que ele olhe por mim pela infecção no meu nervo óptico que é irreversível mas eu na Providência Divina que eu não vou ficar cega em nome de Jesus e de Nossa Senhora que passa na frente e me envie o que for necessário para a cura também do meu joelho direito . Obrigada Jesus que chegue a vós o meu clamor Amém

    ResponderExcluir
  18. Senhor Deus, Pai Maravilhoso, que enviaste para nós Teu Filho Jesus, marca nosso coração com os estígmas da Paixão, para que nunca nos esqueçamos das dores sentidas por amor a humanidade !

    ResponderExcluir
  19. Eu sou espeçial joia rara d DEUS e todos dias peço a trindade santa q me der coragem e força p ser uma Pessoa melhor e grande no saber p levar jesus a quem passa por me a cada dia .

    ResponderExcluir
  20. Jesus Cristo filho de Deus vivo tende piedade de mim pecadora! fica conosco senhor! obrigada Jesus

    ResponderExcluir
  21. Senhor Jesus, entrego em Tuas mãos Felipe, que o Senhor passe a frente de todos os Médicos lhes dando sabedoria e uma boa Recuperação na sua cirurgia.

    ResponderExcluir
  22. Saudações,padre João Carlos, graças por suas mensagens diárias do santo evangelho! Peço a Deus que eu aprenda escutar a palavra de Deus com o coração e coloque em prática com atitudes e ações de um cristão!Senhor desperta em mim o dom de servir o meu próximo com amor!

    ResponderExcluir
  23. Que onosso Criador, em Sua caridsde e amor, esteja sempre conosco, todos os dias ,orientando e instruindo nossos passos à vida eterna.

    ResponderExcluir
  24. Senhor Jesus esteja sempre nos livrando de todos os males abençoe nossos padres nossos irmãos que acreditam na suas ppalavras AMEM 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS