PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ORAÇÃO DA PRAÇA E DO QUARTO

ORAÇÃO DA PRAÇA E DO QUARTO



Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

19 de junho de 2019.

Estamos ouvindo o Sermão da Montanha. Nele, Jesus faz uma reedição da Lei, orientando os seus seguidores sobre como se conduzir em diversas situações da vida. No ensinamento de hoje, ele toca em três temas: a esmola, a oração e o jejum. ‘Quando der esmola, não toque a trombeta diante de si, não dê publicidade à sua caridade. Quando jejuar, não desfigure o rosto, ninguém precisa saber de sua penitência. Quando for rezar, não exiba sua piedade em favor de sua boa imagem’. A orientação é afastar-se do jeito dos fariseus e realizar essas práticas religiosas com um novo espírito.

Vamos prestar bem atenção à preocupação de Jesus com relação à oração. Um grande defeito da oração dos fariseus era a ostentação. Disse Jesus, com toda clareza: “Quando vocês forem rezar, não façam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens”. Os fariseus rezavam em público, mostrando-se praticantes fieis da religião. Eles eram realmente admiráveis pelo exato cumprimento externo das normas religiosas. E o povo os tinha em muita conta. Mas, esse modo de praticar a fé, no fundo, os estimulava a buscar prestígio e poder diante do povo. A ostentação destrói a prática religiosa.

Na ostentação, procura-se o reconhecimento por parte dos outros, o elogio dos homens. A ação que seria de louvor a Deus transforma-se em louvor a si mesmo. Na ostentação, manifesta-se a vaidade. Pela vaidade, a honra que é devida a Deus eu a canalizo para a minha pessoa. Jesus via isso também nos trajes dos fariseus e seus mestres, com a desculpa de homenagear as palavras da Lei. A ostentação é também uma forma de humilhar os pobres e as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Além do mais, a ostentação é irmã do fingimento, da hipocrisia. É o culto da aparência, onde a verdade não conta, só o que fica bem na foto.

Pelo contrário, ensinou Jesus, “quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. A oração é um ato de intimidade entre Pai e filho. “Entra no teu quarto e fecha a porta”. Quarto é uma maneira simbólica de falar da própria intimidade. Esse é o primeiro templo, o nosso interior. A oração é como estar de portas fechadas, você e o seu Pai, conversando no seu quarto. É no espaço interior, longe de olhares curiosos ou das manifestações públicas de santidade, que você e Deus conversam, trocam confidências, acertam as coisas.

Guardando a mensagem

Os fariseus gostavam da oração da praça. Uma oração marcada pela ostentação, pelo jogo da aparência, pela falsidade das intenções. A oração servia para engrandecer sua imagem de homens devotos e cumpridores das obrigações religiosas. Era, afinal, uma louvação a si mesmos. Jesus aconselhou a oração do quarto. Uma oração marcada pela simplicidade, pela intimidade. Um diálogo amoroso e filial com Deus, no templo da própria interioridade. 

Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

O teu ensinamento de hoje é uma grande lição para nossa vida de oração. Diante de Deus, não vale a aparência. Vale a verdade. No relacionamento com ele, conta pouco a formalidade. Vale especialmente a simplicidade, a confiança e a intimidade de filho ou filha no encontro com o seu Pai. O teu ensinamento, Senhor, não desprestigia os nossos templos. Mas, fica claro, que antes do templo de pedra, a oração se faz verdadeira no meu templo interior. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Consagre, hoje, um tempinho para sua oração pessoal. Recolha-se em qualquer lugar (pode ser mesmo no coletivo) e comunique-se com o seu Deus e Pai, no quarto do seu ser, na sua intimidade.

Pe. João Carlos Ribeiro – 19 de junho de 2019.

28 comentários:

  1. A sua bênção padre João !
    Eu gosto do meu cantinho pra falar com deus .
    Amém Deus obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus por sua disposição em evangelizar através a grande rede.Que Jesus lhe conceda saúde para por muitos e muitos anos conduzir esse povo ao pai com explicações tão fácil ao entendimento.

    ResponderExcluir
  3. A sua benção padre Deus te abençoe Amém Amém Gloria A Deus

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Foi colocado dia 18, mas é 19 né?

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito das suas reflexões, padre!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos! Graça e louvor a Deus por sua missão evangelizadora que tem contribuído no meu espiritual! Diante do evangelho de hoje peço ao pai que me ensine a orar do jeito certo,como Ele mesmo nos recomenda, a orar com o coração, numa intimidade maior com Ele, numa sintonia de filha com o pai, que me ensine a colocar em prática seus ensinamentos.Senhor tem misericórdia de mim! Amém🙏🙏🙏🙏🙏❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  7. Amém 🙏🙏🙏 assim seja

    ResponderExcluir
  8. Obrigado.meu Deus por tudo Amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Senhor abre o meu coração para cada vez mais saber me aproximar de te através da oração Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  10. O amor de deus e infinito.

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos

    ResponderExcluir
  12. Amém muito bem colocado as palavras do santo padre João Carlos muito objetiva e mto linda

    ResponderExcluir
  13. Amém
    Ao elevarmos o pensamento a Deus, já estamos orando com ele

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre.gosto muito de suas mensagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavras de Jesus linda de conforto e de paz deus abençoe a todos vocês que hoje amanhã seja um dia de muitas horaçoes

      Excluir
  15. Realmente o nosso corpo é templo do Espírito santo se valorizamos o nosso corpo deixando Jesus entrar nesse corpo ,nesse coração estaremos sempre em comunhão com Ele . independente do Espaço fisico vc pode fazer sua oração ate mesmo andando pois ali Jesus tb estará a te ouvir Paz e bem!

    ResponderExcluir
  16. Como é bom ter um padre que nos explica com muito amor obrigada meu Deus, obrigada padre por tantas palavras tão sábias

    ResponderExcluir
  17. Como é bom ter um padre que nos explica com muito amor obrigada meu Deus, obrigada padre por tantas palavras tão sábias

    ResponderExcluir
  18. Amém, Glória a vós Senhor!

    ResponderExcluir
  19. Eu agradeço à Jesus com minha Paz,saúde e felicidades com minha família e meus amigos!

    ResponderExcluir
  20. A sua benção Deus ti abençoe sempre sempre padre

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pr: João Carlos pelas belas palavras. Deus abénçoe sua vida. Amém jesus.

    ResponderExcluir
  22. Só podemos rezar em verdadeira comunhão com o Pai quando silenciamos e dialogamos com Ele com a intimidade de Pai e filho. Deus nos fala sempre, mas só o escutamos quando silenciamos nossa alma.

    ResponderExcluir
  23. Ana Maria19/6/19 20:48

    Está sendo bem difícil, publicar como antes.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS