18 junho 2019

NÃO DIGA ‘VOCÊ ME PAGA’

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).
18 de junho de 2019.
Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. Amar os seus inimigos e rezar por eles. Eita coisa difícil.
O Papa Francisco, em uma de suas homilias, tratando desse ensinamento de Jesus, deixou uma dica muito interessante. Disse ele: “Hoje, nos fará bem pensar num inimigo – creio que todos nós temos um -, alguém que nos fez mal ou que nos quer fazer mal ou tenta nos prejudicar: pensar nesta pessoa. A oração mafiosa é: “Você me paga”. A oração cristã é: “Senhor, dê-lhe a sua bênção e ensine-me a amá-lo”. Pensemos num inimigo: todos temos um. Pensemos nele. Rezemos por ele. Peçamos ao Senhor a graça de amá-lo”. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 junho 2018)
Interessante essa diferença entre a oração mafiosa e a oração cristã. Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho.
O Papa Francisco, na homilia que mencionei no início, deu um explicação interessante. Acompanhe. “Nós sabemos que devemos perdoar os nossos inimigos”, nós dizemos isso todos os dias no Pai-Nosso. Pedimos perdão assim como nós perdoamos: é uma condição…", embora não seja fácil. Assim como “rezar pelos outros”, por aqueles que nos dão problemas, que nos colocam à prova: também isto é difícil, mas o fazemos. Mas rezar por aqueles que querem me destruir, os inimigos, para que Deus os abençoe: isso é realmente difícil de entender. Pensemos no século passado, os pobres cristãos russos que somente pelo fato de serem cristãos eram enviados para a Sibéria para morrer de frio: e eles deveriam rezar pelo governante carrasco que os enviava ali? Mas como é possível? E muitos o fizeram: rezaram. Pensemos em Auschwitz e em outros campos de concentração: eles deveriam rezar por este ditador que queria a raça pura e matava sem escrúpulo, e rezar para que Deus os abençoasse! E muitos fizeram isso. É a difícil lógica de Jesus, que no Evangelho está contida na oração e na justificação daqueles que “o mataram” na cruz: “perdoa-os Pai, porque não sabem o que fazem”. Jesus pede perdão para eles, assim como fez como Santo Estevão no momento do martírio”.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas sem a luz da fé. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.
Guardando a mensagem
Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.
Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Ajuda-nos, Senhor, a vencer o mal com o bem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar esse alguém.

Pe. João Carlos Ribeiro – 18 de junho de 2019

23 comentários:

  1. Senhor Jesus. Que sua paz do seu amor esteja comigo.qeu eu faça o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus dá-me Sabedoria e Discernimento para ser igual ao Senhor que perdoa, que eu possa também perdoar e merecer o Perdão!

    ResponderExcluir
  3. Como é difícil seguir esse Evangelho...como é difícil amar, até mesmo gostar, de quem nos calunia, de quem nos quer mal, quem nos prejudica, principalmente qdo é parte da nossa família...me dai força Senhor, para seguir esse Evagelho, seguir somente a Ti...apaga da minha memória tudo que não me deixa amar. Amém!!!

    ResponderExcluir
  4. Senhor alivia meu coração.
    Que a minha sabedoria seja maior que as minhas mágoas E sábia perdoa.Amém!

    ResponderExcluir
  5. Meu senhor e meu Deus te entrego o assassino do meu genro...que ele se arrependa do que fez e se converta e passe a viver na tua palavra...amém ��

    ResponderExcluir
  6. Amém Jesus ,é muito dificil seguilo ,estou tentando dia após dia !
    A sua bênção padre João !

    ResponderExcluir
  7. Quando perdoamos alguém.....a vida fica melhor, já passei por esse experiência várias vezes.É muito gratificante o ato de perdoar, mais preciso perdoar mais..... muito mais.Daniel (João Pessoa-PB).

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus em teu nome peço a Deus que tenha misericórdia de nós e Gratidão por tudo que tens feito por mim, pela minha família e pelos meus amigos e inimigos. Obrigado padre pelas orações de todas as manhãs.
    Assim seja

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus me de o dom do perdão para assim aliviar essa mágoa do meu coração e esquecer essa tristeza que não se separa de mim..amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor, dai-me a graça da capacidade de amar, perdoar verdadeiramente segundo o teu coração. Amém.

      Excluir
  10. Senhor,que eu nunca mais me deixe levar pela mágoa, tristeza e falta de perdão a mim e a meus irmãos em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  11. Volto a pedir por Isadora ,Vinícius e Juliana, que Deus em sua infinita misericórdia os abençoe ,guie e proteja, assim seja!!

    ResponderExcluir
  12. É difícil mais não é impossível seguir os ensinamentos de Jesus

    ResponderExcluir
  13. Eu agradeço ao meu Senhor Jesus Cristo e minha família e meus amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor, cura toda ansiedade, tristeza e depressão q há no coração e na mente da Karine. Com uma gota do Teu Sangue Redentor, lava e purifica, restaura a saúde da Karine em Teu Nome!

      Excluir
  14. Temos que amar a todos é o que Jesus quer de nós

    ResponderExcluir

  15. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por viver o meu discipulado. Entretanto, me ajude com a VOSSA graça. Me ajude vencer as tribulações com alegria. Me ajude procurar o caminho da santificação. Me ajude ter disposição para servir-Lhe com humildade. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ter os dons da generosidade, da fé, da eloqüência, da ciência, da caridade, do zelo e do bom exemplo. Me ajude amar todas as pessoas. Me ajude rezar por quem me persegue. Me ajude fazer o bem a todos. Me ajude ser perfeito como o Pai do Céu é perfeito. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada padre porque através de suas mensagens nos despertamos ainda mais para a palavra de Deus! Hoje suplico ao meu Deus de amor, a graça de viver o verdadeiro amor, com atitudes de um cristão seguindo o modelo do Cristo porque ainda estou longe deste estágio, sou fraca e falha. Misericórdia de mim meu pai! Amém

    ResponderExcluir
  17. Senhor Jesus Cristo lhe entrego a pessoa que eu sei que não gosta de mim para que seja abençoado por Deus. Amém

    ResponderExcluir
  18. Temos que rezar sim por quem não nos deseja o bem. Para que ele seja abençoado (a) por Deus nosso pai e senhor.

    ResponderExcluir
  19. Realmente, aos nossos olhos é muito dificil,se formos pensar de outro jeito e de ver-mos as coisas pelo outro lado, mais se agente colocar-mos a nossa fé é ação e confiar-mos e -mos a Deus,tudo fica muito facio de entender-mos o significado da palavra perdão. Deus nesse momento tão dificil pra mim, eu entrego em tuas maos Senhor,aquelas pessoas que dizem não gostarem de mim, que se dizem ser meus inimigos, para que o Senhor possa os abencoar, o Senhor sabe que todas as noites eu rezo o meu terço e peço que oo Senhor os abencoe e sei que nesse momento não vai ser diferente. Quero te agradecer por tudo que tens feito para comigo ,meus familiares, amigos e por todos aqueles que se diz ser meus inimigos. Obrigada meu Pai.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230