Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão (Lc 9, 16)
20 de junho de 2019.
Chegamos ao dia de Corpus Christi. O que celebramos? O corpo e o sangue de Cristo, claro. A Eucaristia. O Concílio Vaticano II disse que a Eucaristia é fonte e ápice de toda a evangelização, de toda a vida da Igreja. Dom Bosco escreveu: “O sacrifício do altar é a glória, a vida, o coração do cristianismo”.
A Eucaristia é a Ceia Pascal que Jesus celebrou com os seus discípulos E o que Jesus fez na última ceia? Ele antecipou a sua entrega na cruz, oferecendo-se ao Pai em nosso favor. Na cruz, ele deu a sua vida por nós. Aquela oferta generosa e obediente de si mesmo na cruz foi a mesma da ceia. É a mesma da Missa. A Missa renova aquela oferta do calvário, a sua morte redentora em favor da humanidade. A morte cruenta foi uma única vez. Mas, na Missa, esse sacrifício é renovado, reapresentado a Deus.
Na caminhada que Jesus foi fazendo, ao longo de três anos, com o seu grande grupo de discípulos e com o povo, muitos gestos prepararam aquele grande momento da ceia pascal, a última ceia como dizemos. Não se pode esquecer, por exemplo, as cenas de multiplicação de pães, que são grandes refeições com o povo. No evangelho de hoje, estão os quatro gestos da eucaristia: Jesus tomou os cinco pães e dois peixes (é o nosso ofertório), elevou os olhos ao céu e os abençoou (é a oração eucarística), ele os partiu (é a preparação para a comunhão, com a fração do pão que hoje fazemos na hora da oração do Cordeiro) e o deu aos discípulos para eles distribuírem com a multidão (é a comunhão).
A última ceia foi uma ceia de páscoa. Na ceia da páscoa, comia-se o cordeiro assado, cordeiro que tinha sido antes oferecido em sacrifício a Deus. Na ceia de Jesus, não houve cordeiro sacrificado. O cordeiro era Jesus. Ele seria sacrificado. Ele seria o alimento a ser comido.
A Missa é a ceia da páscoa. O cordeiro que comemos, em família, em comunidade, em ação de graças pela libertação, é o próprio Jesus. Jesus está sacramentalmente presente no pão e no vinho consagrados. “Comam. Este é o meu corpo”. “Bebam. Este é o meu sangue”.
Na ceia pascal, a grande família rendia graças a Deus por todas as maravilhas que o Senhor realizara na história do seu povo, sobretudo a libertação do cativeiro do Egito. Na ceia dos cristãos, tudo é ação de graças ao Pai, por tudo que ele fez desde a criação até a vinda de Jesus e do Santo Espírito, e sobretudo a obra redentora de Jesus.
Na missa, na nossa ceia pascal, nos unimos a Cristo pela fé, pela caridade, pela oração e, muito especialmente, pela comunhão eucarística. Nós nos associamos ao seu sacrifício com nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Na comunhão eucarística, nos unimos a ele e ele se une a nós.
Guardando a mensagem
Jesus falou de sua carne e de seu sangue que ele daria para a vida do mundo. Ninguém entendeu. E muitos se afastaram. De fato, foi o sacrifício de sua vida na cruz – corpo entregue e sangue derramado – que nos trouxe a vida, a salvação. Jesus celebrou essa entrega obediente em sua morte na ceia pascal, a última ceia. Do pão, fez sacramento do seu corpo e o deu em alimento. Do vinho, fez sacramento do seu sangue e o deu em bebida. A missa é a ceia pascal de Jesus. No lugar do cordeiro sacrificado, comemos pão e vinho, que, pelas palavras do Salvador e pela efusão do Espírito Santo, tornam-se substancialmente corpo e sangue de Cristo. Pela comunhão no seu corpo e no seu sangue, nos unimos profundamente a ele e ele a nós. Na Missa, elevamos ao Pai - com Cristo, em Cristo e por Cristo – a mais alta louvação e dele recebemos as mais elevadas graças e bênçãos.
Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão (Lc 9, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Reunido com os apóstolos na última ceia, tu te ofereceste ao Pai como cordeiro sem mancha e foste aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão no sublime sacramento da Eucaristia, tu nos nutres e santificas. Dá-nos, Senhor, a graça de nos aproximar sempre da mesa de tão grande mistério para encontrar, por tua graça, a garantia da vida eterna. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No sacrário, em cada igreja, se conserva a reserva eucarística, o pão consagrado na Missa para comunhão dos doentes e também para a adoração dos fiéis. Santos, como o Cura D’Ars, recomendavam a Visita ao Santíssimo Sacramento. Dom Bosco era claro: “Vocês querem que Jesus lhes conceda muitas graças? Visitem-no muitas vezes. Querem que ele lhes conceda poucas? Então, visitem-no poucas vezes”. Fica a dica.
Pe. João Carlos Ribeiro – 20 de junho de 2019.
Amém ,a sua bênção padre João !
ResponderExcluirObrigada meu Deus por tanto amor .
na minha primeira comunhão. o nome do padre era Jesus.
ResponderExcluirAmém amém Deus cuida de mim tordos noise🙏🙏🙏
ResponderExcluir- EU QUERO VISITAR O SANTÍSSIMO SACRAMENTO.!!!
ResponderExcluirPe. João Carlos, estamos orando em nome de Jesus Cristo, para que ele abençoe e proteja o Brasil e a todos que querem o bem do país.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos. Obrigado pelas orações. Gratidão a Deus por tudo
ResponderExcluirLouvo a Deus pelo seu imenso amor por nós e por por esse mistério divino que nos fortalece com seu Corpo e com seu sangue. Obrigada Senhor!
ResponderExcluirSou raimundinha moro em Fortaleza que nos alimentamos sempre com o corpo Santo do senhor Jesus amém.
ResponderExcluirQue Jesus abençoe a mim e toda minha família, principalmente meu coração.amem
ResponderExcluirQue neste dia onde vivenciamos Corpus Christi sejamos mais uma vez abençoados por nosso Senhor Jesus Cristo. Pe João Carlos orai por nós.
ResponderExcluirBOM DIA padre João Carlos tenho visitado muito ao santíssimo e tenho obtido muitas Graças 🙏. Louvando seja nosso senhor Jesus Cristo .
ResponderExcluirPe. João Carlos, estou ouvindo a palavra de Deus através das suas orações. Deus seja louvado 🙏🙏🙏
ResponderExcluirQue Jesus Cristo abençoe a mim e toda minha família.
ResponderExcluirObrigada Meu Deus pelo seu imenso Amor por Nós, que Jesus abençoe a Mim e toda minha Família. AMÉM
ResponderExcluirObrigada Senhor Jesus por ter se doado por nós 🙏 Só tenho Gratidão por todas as graças que tens feito em minha vida 🤗
ResponderExcluirAmém! Deus seja louvado.
ResponderExcluirAmém !! Meu Deus cuide de minha saúde e minha família e meus amigos de fé
ResponderExcluirObrigada padre pela sua humilia.Que Jesus o abençoe!
ResponderExcluirQue Jesus eucarístico abençoe todos nós proteja o nosso Brasil abençoe o grupo de leigos contemplativo do bom Pastor amém
ResponderExcluirQue Deus abençoe sempre sua vida, porque nos faz tanto bem obrigada Deus, Jesus e padre João por entrar na minha vida, o senhor já faz parte dela!!
ResponderExcluirDeus o abençõe, e seja bendito e louvado. Padre Antonio Carlos de Votorantim-SP.
ResponderExcluirObrigada pela atenção e também por nos ajudar da melhor forma, compreender a palavra de Deus. Deus abençoe sua vida.
ResponderExcluirQuero receber todos os dias suas mensagens. 85 987633201
ResponderExcluirAmém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirSenhor Jesus obrigado pelo pão de cada dia amém.
ResponderExcluir"O Pão da Vida és Tu Jesus....nosso Alimento diário."
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos. Paz em Cristo Jesus. Hoje celebrada a missa de Corpus Cristo em todo o mundo. Uma celebração eucarística, onde todos nós participamos com muito amor da festa da Eucaristia.
ResponderExcluirSua benção padre , obrigado senhor por tudo, eu teadouro Jesus...
ResponderExcluirA Eucaristia é o nosso alimento
ResponderExcluirJesus está ao nosso lado!Amém.......
ResponderExcluirJesus está ao nosso lado!Amém.
ResponderExcluir