08 de janeiro de 2025.
Quarta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania
Evangelho.
Mc 6,45-52
Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.
47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.
49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.
Meditação.
Jesus logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! (Mc 6, 50)
O evangelho de hoje conta que Jesus foi ao encontro dos discípulos, andando sobre o mar. E quando entrou na barca, o vento se acalmou. E que os discípulos estavam apavorados e assustados. E por quê? Disse o evangelho: porque eles não tinham compreendido nada a respeito dos pães. Vamos ver se a gente entende isso.
Você se lembra da cena dos pães, de ontem, não lembra? Jesus encontrou-se com um povo numeroso e encheu-se de compaixão. Ensinou muitas coisas e, no fim do dia, repartiu cinco pães e dois peixes com todo mundo. Foi uma refeição farta, pelas sobras que se recolheram. Quando tudo terminou, Jesus obrigou os discípulos a tomarem a barca e irem a uma cidade do outro lado do mar, o grande lago da Galiléia. Depois que despediu o povo, Jesus foi rezar no monte.
A travessia na barca foi se complicando. Escureceu, o vento foi ficando forte e contrário. Pelas três da madrugada, eles cansados de remar, viram um vulto andando sobre o mar, vindo na direção deles. Foi um medo só. Pensaram que fosse um fantasma. Jesus de lá gritou: “Tenham coragem. Sou eu. Tenham medo não”. Jesus se aproximou, subiu na barca e ficou com eles. O vento cessou e a viagem foi tranquila. Os discípulos estavam pasmos, espantados.
O que aconteceu com os discípulos, podemos resumir, foram duas coisas. Primeiro, eles não estavam conseguindo atravessar o lago, por causa da escuridão e do vento contrário. E segundo, eles não reconheceram Jesus que foi ajudá-los, por causa do medo de que estavam possuídos.
Eles remavam noite adentro e não conseguiam avançar. Essa travessia na barca é uma representação da missão que Jesus lhes confiou. Representa também as dificuldades que experimentamos hoje no cumprimento da missão. As dificuldades vinham de fora (a ventania) e deles mesmos (a escuridão). Eles podiam ter pensado: ‘Gente, ontem, nós vimos aquele povo na mesma situação, ovelhas sem pastor, enfrentando a ventania da dispersão, da doença, da fome. E nós vimos: Deus mandou um pastor para cuidar do seu rebanho, Jesus ensinou e alimentou aquele povo todo. Ele não nos abandona. Deus está conosco’. Mas, eles não tinham aprendido a lição dos pães.
Aí Jesus, com pena deles, foi em seu socorro, andando sobre o mar. Eles conheciam as Escrituras. Sabiam que só Deus é quem anda sobre o mar. Já tinham ouvido isso no livro de Jó: “Só ele estende os céus e anda sobre as ondas do mar” (Jó 9,8). Mas, ao verem Jesus que vinha sobre as águas eles quase morreram de medo. Não tinham aprendido a lição da multiplicação dos pães. Em Jesus, age o próprio Deus, na sua grandeza, no seu poder. Jesus disse “Sou eu”, uma palavra que se repete na Bíblia como uma apresentação do próprio Deus.
Guardando a mensagem
Contando a história da travessia do lago, naquela noite de ventos fortes, o evangelista São Marcos comentou que os discípulos não tinham compreendido o que acontecera com os pães, estavam com o coração endurecido. E não entenderam, pelo menos, duas coisas. Primeiro, que Deus não abandona seus filhos. Foi o que Jesus tinha explicado e mostrado na prática: Deus, no seu amor de pai, não dá as costas ao povo necessitado, nem desampara seus filhos nas travessias difíceis. E a segunda coisa que eles não entenderam: Jesus é Deus que vem em nosso auxílio. De fato, mesmo depois da morte de Jesus, não foi fácil eles se convencerem da sua ressurreição. E quando não se crê no poder de Deus que nos liberta do mal e da morte, vive-se com medo.
Jesus logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! (Mc 6, 50)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. Disseste SOU EU. O Pai tinha falado assim, no Monte Sinai, a Moisés: ‘Diga ao Faraó que EU SOU mandou dizer que liberte o meu povo'. EU SOU é Deus. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua revelação como Deus. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
É possível que, hoje, se apresente uma oportunidade para você dizer uma palavra de fé que ajude a acalmar alguma tempestade. Se aparecer essa oportunidade, dê seu testemunho sobre Jesus: anuncie que é ele quem acalma o mar.
Comunicando
Ainda em janeiro, realizaremos dois eventos em Angola:
uma 'Tarde de Louvor' na Paróquia de São Paulo, em Luanda, no dia 26 e uma 'Noite de Louvor' na Sé Catedral de Benguela, no dia 30.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Senhor meu Deus eu creio em TI mas aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. É em Jesus Cristo seu filho único que lhe conheci e busco seguir a minha vida com seus ensinamentos. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia Padre sua benção
ResponderExcluirBOM DIA PADRE JOÃO CARLOS OBRIGADO POR NÓS AJUDAR A ENTENDER MELHOR A PALAVRA DE DEUS 🙏🙌🙏
ExcluirObrigada pela palavra de Deus Ele sempre acalma as dificuldades de minha vida e família filhos noras netos irmãs cunhados sobrinhas netas AMÉM LOUVADO SEJA DEUS
ResponderExcluirAmém 🙏🏻
ResponderExcluirBom dia pé. João Carlos.
ResponderExcluirSua bênção pra eu e minha família pela nossa conversão. Amém?
me chamo Cláudia...sua bênção padre
ResponderExcluirJoão Carlos...uma (sugestão) que tal 10 segundos para falar com Deus ao invés de só 5 segundos!?
Meu bom dia Pe João Carlos, minha benção. Jesus onipotente e Deus de misericórdia, acalme minha tempestade, aumente a minha fé, que eu seja otimista nas minhas decisões, ajudai-me senhor Jesus. Que Nosso Deus todo poderoso, nos dê saúde, paz, união, felicidade e que tenhamos muita fé a mim e a minha família, abençoe sobre todos nós . Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirPe João Carlos, aprendo todos os dias com os ensinamentos. As suas pregações é uma verdadeira escola/serviço, onde aprendemos e replicamos para os demais. Muito obrigada por todos esses ensinamentos de amor, através da Palavra de Deus. Que Deus lhe conserve vivo com muita saúde sempre conosco.
ResponderExcluirJesus é a nossa Salvação! Só tenho na minha vida agradecer sempre pelos livramentos e pelo aprendizado da palavra! Gratidão Padre !
ResponderExcluirDeus misericordioso e compassivo, eu LHE agradeço pela vida de São Severino. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do amor, do testemunho, da salvação, da fé, da evangelização, da coragem, da oração, da confiança e da perfeição. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para vencer o susto e o medo. Me conceda a graça para ter um coração manso e humilde. Isso eu lhe peço em nome de Jesus Cristo. Amém
ResponderExcluirBia noite e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Muitas vezes atravessamos eventos muito difíceis mas temos q ter fé em Deus sempre. Peço a cura do meu netinho Bento e muita força e fé aos seus pais e a nós todos amém.
ResponderExcluirBoa noite Padre João Carlos , peço oração pelo meu genro,que tem câncer,já fez duas cirurgia ,fez tratamento,vai fazer rádio .Que o SENHOR Jesus tenha misericórdia e dê a cura , pela minha saúde,e de toda minha família,especial minha mãe que tem 96 anos .Deus abençoe o Senhor 🙏
ResponderExcluir