27 de outubro de 2024.
30º Domingo do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 10,46-52
Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
Meditação
Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10, 52)
Jesus está indo para Jerusalém. Peregrina com os discípulos e com a multidão. Sobe para a sua páscoa, sua paixão, morte e ressurreição. Este é o seu caminho. Na saída de Jericó, encontra o cego Bartimeu, sentado à beira do caminho.
No começo da comunidade, os discípulos ficaram conhecidos como o grupo do caminho. O caminho definia a sua condição de seguidores de Jesus. Assim, quando contavam essa história do cego aos novos convertidos, estavam indicando a nova condição deles como seguidores de Jesus, no caminho.
O cego pode estar nos representando. De fato, há gente que não está caminhando com Jesus. Está à margem, está por fora, ouve apenas o barulho da multidão que passa. A felicidade está em se estar a caminho, com Jesus, em viver e caminhar com ele. Quem está à margem, pode ser comparado com o cego. Não caminha com Jesus. Mendiga, esmola de quem passa um pouco de alegria, de atenção, de sentido para sua vida.
A evangelização consiste em anunciarmos, enquanto caminhamos, que Jesus de Nazaré está passando por ali. Somos testemunhas de que ele é a luz que ilumina nossas vidas. Assim, convidamos quem está à margem para caminhar conosco, quem está na escuridão a encontrar a luz. Foi assim que o cego tomou conhecimento da passagem de Jesus e começou a buscá-lo, pedindo que tivesse compaixão dele. Gritava: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" Mesmo encontrando reações, gente que o quer calado, ele continua clamando e cada vez mais alto. Esse é o primeiro movimento da evangelização: o anúncio que suscita o desejo do encontro com o Senhor.
O encontro com o Senhor provoca sempre renovação, mudança de vida, superação da condição de cego-sentado-mendicante à beira do caminho. Na cena, o Mestre para e manda chamá-lo. “Coragem, ele está te chamando!”. Ele largou a capa, deu um salto e foi até ele. Depois de um breve diálogo com o Senhor, ele está curado, está vendo. Esse detalhe de “largar a capa” pode significar que se desvencilhou de qualquer falsa segurança ou amarra, renunciou a alguma coisa que parecia protegê-lo para abraçar a vida nova que Jesus lhe oferece.
Então, a evangelização é o anúncio que fazemos, nós que estamos no caminho do Senhor. Comunicamos que ele está passando por ali, que está próximo. Esse aviso desperta em quem está à beira do caminho o desejo de encontrar-se com ele. O encontro com Jesus é renovador, restaurador, transformador. O cego enxerga, o leproso é reintegrado purificado, o doente goza saúde.
A evangelização leva ao encontro com o Senhor. No encontro, a pessoa é renovada. E se integra no seu caminho, torna-se discípulo. Foi o que aconteceu com Bartimeu. “Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho”. Integrou-se no seu caminho. Tornou-se um discípulo, um seguidor de Jesus de Nazaré.
Guardando a mensagem
Na história de Bartimeu, o cego de Jericó, temos uma bela página a nos indicar que somos seguidores de Jesus. E a nos convidar a integrar no caminho de Cristo, quem encontramos à beira do caminho. Pessoas que esmolam sentido para a vida, como que sentados à margem da estrada, se tornarão discípulos que caminham na luz do Senhor, cheios de alegria e glorificando a Deus.
Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10, 52)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
somos teus discípulos. Um dia, fomos cegos. Fomos levados ao teu encontro por nossas famílias, que é a primeira comunidade cristã. E naquele dia, na fé dos nossos pais e padrinhos, tu iluminaste a nossa vida. É possível que alguns de nós já não vivam iluminados pela luz da fé e, em sua cegueira, estejam como mendigos à beira do caminho. Senhor, lembra-te deles. Ajuda-nos a levá-los a ti. Acolhe-os, Senhor, comunica-lhes a tua luz, para que como discípulos, no teu caminho, glorifiquem o nosso Deus e Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
O centro do domingo cristão, você sabe, é a Santa Missa. O encontro com o Senhor Jesus e sua comunidade é sempre renovador, restaurador de nossas forças. Faça todo esforço para não faltar a Santa Missa dominical.
Comunicando
Na semana que vem, participo de um encontro dos padres cantores, em Brasília. 09 de novembro é o show em Fortaleza. 11 de novembro, temos o encontro dos ouvintes no Recife, na Paróquia de Águas Compridas.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Assim como Bartimeu, quando estivermos à beira do caminho com uma cegueira espiritual intermitente, tenhamos força, mesmo com obstáculos, para gritar "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim."
ResponderExcluirBom dia.Deus te abençõe.
ResponderExcluirQuem encontra JESUS, nunca mais caminhará sozinho! Peça e serás atendido. Eu pedi a cura do meu pé e imediatamente recebi. Glória à vós Senhor!!! 🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção
ResponderExcluirPadre João Carlos, Sua Abencão 🙌🏻
ResponderExcluirDeus proteja nossas Famílias 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Sem a Luz de Jesus eu não sei Caminhar 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Deus obrigado pela Graça de viver mais este dia 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Bom dia Padre.e.meus irmãos, agradeço a.Deus pai por.tudo que tenho e sou .
ResponderExcluirGraças te.dou
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Nosso Senhor Jesus Cristo nos proteja e nos conceda fé como o mendigo que estava cego e com sua fé, voltou a enxergar. Daí-nós senhor, saúde, paz e fé em nossa vida a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirJesus te peço pela sua dolorosa paixão, conversão do coração ❤️ cura da alma, luz 🕯️ para o espírito do querido Maurício, obrigada pelo amor Jesus Cristo.
ResponderExcluirBom dia, padre João Carlos, eu peço que ore por mim pra que eu possa receber a cura, pois eu tô com C A ,e tenho fé em Deus que vou ser curada!!!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirImaginemos a fé do cego Bartimeu naquele momento, quando caminhava ouvindo Jesus, quando ninguém acreditava, ele estava fiel a espera de algum dia contemplar a presença salvífica real, acreditando que poderia ser curado, quando ele chamou o Mestre já na total alegria tomava posse da sua cura confiando no milagre que chegara.
Da mesma forma devemos confiar as nossas dificuldades, nossas deficiências e fraquezas à Jesus que intercede pelo Pai pois Ele é Misericordioso, Ele escuta nossas súplicas, nosso clamor, lê nossos corações e sabe quando fazemos nossa parte, levantamos com coragem jogamos tudo que nos impede de O seguir e obedientes ao chamado damos um pulo na conversão de vida, assim decidimos não voltar mais a vida pecaminosa, no mais Ele sabe o que é melhor pra nós,.
Essa frase “ O caminho definia a sua condição de seguidores de Jesus” mexeu muito comigo…
ResponderExcluirSenhor Jesus dai-mea força para que mesmo diante da angústia tristeza,nunca me falte a força nem a coragem peço senhor coragem não me deixe ficar a beira do caminho sem decisão sem forças livra-me da incredulidade . obgda padre João Carlos.por tantos esclarecimentos.
ResponderExcluirLETRAS.MUS.BR - Letras de músicas
ResponderExcluirmenubuscar
O Cego de Jericó
Harpa Cristã
Enquanto para Jericó
O bom Jesus passava
Um cego filho de Jacó
Sem se cansar clamava
Jesus, ó Filho de Davi
Tem compaixão de mim, Senhor!
Jesus, ó Filho de Davi
Atende o meu clamor!
A multidão vendo clamar
Sê quieto, lhe dizia
Mas ele sem a escutar
Mais forte repetia
Jesus, ó Filho de Davi
Tem compaixão de mim, Senhor!
Jesus, ó Filho de Davi
Atende o meu clamor!
Jesus, então, mandou chamar
O cego que gritava
Que veio logo, sem tardar
Mas ainda assim clamava
Jesus, ó Filho de Davi
Tem compaixão de mim, Senhor!
Jesus, ó Filho de Davi
Atende o meu clamor!
Jesus pergunta com prazer
Que queres que te faça?
Jesus, eu quero hoje ver
Por Teu poder e graça
Então Jesus lhe respondeu
Vai, a tua fé te salvou
E logo viu, o Bartimeu
E ao bom Jesus louvou!
Composição: Paulo Leivas Malacão
Enviada por Denis.
Revisões por 6 pessoas.
Viu algum erro? Envie uma revisão.
Letras Academy
Comentários via Facebook
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Escreva seu comentário
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Harpa Cristã e vá além da letra da música.
Posts relacionados
Ver mais no Blog
Mais músicas de Harpa Cristã
Porque Ele Vive
Opções
Em Fervente Oração
Opções
Grandioso És Tu
Opções
A Alma Abatida
Opções
Grato a Ti
Opções
Conversão
Opções
Pelo Sangue
Opções
Plena Paz
Opções
Os Guerreiros Se Preparam
Opções
Alvo Mais Que a Neve
Opções
Ver todas as músicas de Harpa Cristã
Aplicativo Letras
Siga-nos
Instagram
TikTok
YouTube
Facebook
X
Pinterest
Localização e idioma
Tema
Sobre o site
Ajuda
Termos de uso e Política de privacidade
Termos de uso do Letras Academy
Padrões para envios
Trabalhe Conosco
Participe
Crie seu perfil musical
Envie letras
Assine o Letras
Conheça também:
Letras Academy
Baixe o Letras Academy:
App Store
Mais música em:
Cifra Club
Palco MP3
Música começa com letras
© 2003 - 2024, 3.5 milhões de letras de músicas, 56.5 milhões de visitas em Setembro
Feito com amor em Belo Horizonte
Assim como Bartimeu gritou pelo nome de Jesus nao deixamos de gritamos o nome de Jesus na nossa vida assim jesus renovar nossa vida todos os dias com muita alegria amém
ResponderExcluirPadre João Carlos sua benção. Padre peço orações por todos da minha família é também por tudo. Padre eu estou muito preocupada com o meu gero ele padre. Entrou numa dívida com cartão padre é não está bem pagar peço o senhor que orem por ele porque ele já está com depressão padre por favor orem por ele.O nome dele e Max wil. Obrigado pela belas oração que o senhor manda todos os dias são muito lindas. Belas palavras amém Jesus e.
ResponderExcluir