12 de agosto de 2024.
Segunda-feira da 19ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mt 17,22-27
Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
Meditação.
O mestre de vocês não paga o imposto do Templo? (Mt 17, 24)
O evangelho de hoje nos conta como Pedro, a mando de Jesus, pagou o imposto do Templo com uma moeda que retirou da boca de um peixe. Esse particular do peixe me lembra a história de outro peixe contada no Livro de Tobias.
O Livro de Tobias é um livro da Bíblia, que não está na edição da Bíblia da reforma protestante. Nele, se conta a história de duas famílias judias, que viviam no exílio, lá pelo século VI antes de Cristo. Tobias era filho de um senhor chamado Tobit, que morava em Nínive. Este era um judeu piedoso, cumpridor da Lei de Deus. Além de todas as dificuldades para viver sua fé num mundo pagão hostil, teve a infelicidade de ficar cego, por conta de excrementos de pardais. Precisava mandar o filho a uma cidade distante resgatar um recurso que ele possuía, seu único filho. Ele contratou um jovem valente para acompanhar e defender o seu filho Tobias na perigosa viagem.
No caminho, Tobias e o seu companheiro pararam num rio e este acompanhante o orientou a pegar um peixe e separar fel, coração e fígado. Na cidade distante para onde estavam viajando, morava uma linda jovem, de nome Sara. Judia também ela, no meio de pagãos, estava com um problema dos grandes. Tinha se casado 7 vezes e na noite de núpcias o marido morria. Todo mundo a acusava, mas era um espírito mau que matava os seus noivos. Finalmente, Tobias se apaixonou por ela. Por orientação do jovem valente, na noite de núpcias o espírito impuro foi expulso queimando-se o coração e o fígado do peixe. Tudo resolvido naquela cidade, voltaram para casa, agora Tobias casado com Sara e com os bens de sua família recuperados.
O pai cego ficou radiante de alegria. Agora, a família teria continuidade. Deus tinha se mostrado bom e providente. Mas, a coisa ficou melhor ainda. Com o fel do peixe, por orientação do jovem valente, Tobias curou a cegueira do seu pai. Oh que festa tão grande teve na casa de seu Tobit, sete dias sem parar! E teve mais uma surpresa: o jovem valente se revelou. Era o Arcanjo Rafael. Deus o mandou para acompanhar Tobias, libertar Sara, curar o velho pai e abrir um futuro de alegria e felicidade para aquela família tão sofrida.
O peixe, dentro da história de Tobias, nos fala da providência de Deus. Ele não abandona os seus. Ele, de uma maneira inesperada, quando tudo parece sem saída, age em socorro dos seus filhos, com providência, com proteção. Mas, vamos à história de Pedro. O peixe de Pedro está nos esperando.
Num dia em que Jesus e seu grupo estavam chegando a Cafarnaum, cobradores do imposto do Templo perguntaram a Pedro se Jesus pagava aquela taxa. Pedro, para facilitar as coisas, disse que sim. E quando entrou em casa, Jesus puxou logo o assunto e mandou Pedro providenciar o pagamento. Assim, lhe indicou que fosse pescar, que era a sua profissão. No primeiro peixe fisgado, encontraria uma moeda que daria para pagar o imposto por si e pelo Mestre.
Três coisas, pelo menos, podemos aprender com essa página do evangelho de hoje. O primeiro ensinamento vem dos cobradores do imposto. Além da prática do dízimo, havia, no povo de Deus do tempo de Jesus, um imposto anual para sustentação do Templo. O imposto do Templo era anual, pago pelos homens, e equivalia a dois dias de trabalho, pagos com uma moeda grega chamada dracma. O primeiro ensinamento é este: Somos responsáveis pela manutenção da Casa de Deus.
O segundo ensinamento vem do exemplo de Jesus. Ele não estava obrigado, como filho de Deus, a pagar esse imposto. Aliás, muita gente, pela sua ligação com o Templo, estava dispensada: sacerdotes, levitas, rabinos. Mas, Jesus fez questão de participar, de dar bom exemplo, de mostrar-se também comprometido. Na manutenção da Casa de Deus, ninguém deve se omitir.
O terceiro ensinamento vem do peixe. É verdade que Pedro foi pescar. Mas, o que conseguiu para o imposto não foi só fruto do seu trabalho. Foi, particularmente, providência divina. Ele encontrou a moeda na boca do peixe, conforme a palavra de Jesus. Há aqui uma lição muito importante: para as coisas de Deus, quando há boa vontade de nossa parte, mesmo não tendo, aparece um jeito, coisa da providência de Deus. Igual ao peixe da história de Tobias: Deus é providente, nos ampara, nos socorre, nos abre inesperadas soluções.
Guardando a mensagem
O evangelho de hoje nos chama à responsabilidade de filhos na manutenção da Casa de Deus. Somos responsáveis pela casa do Senhor. Jesus mesmo deu exemplo: mesmo sendo filho, estando dispensado, participou também com sua contribuição para o Templo. O dinheiro que Pedro achou na boca do peixe nos mostra que o próprio Senhor, na sua Providência Divina, nos ajuda a encontrar modos de participar na manutenção de sua Casa e de sua Obra.
O mestre de vocês não paga o imposto do Templo? (Mt 17, 24)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
muito temos que andar em matéria de co-responsabilidade na manutenção da Igreja e de sua missão evangelizadora. O nosso dízimo nem devia ter esse nome, pois não tem passado de uma simples oferta sem relação com os nossos ganhos reais. E as nossas ofertas nas missas fazem vergonha, damos esmolas, não sustentamos a Casa de Deus. Senhor, converte o nosso coração. Que o teu exemplo nos ajude a partilhar com amor e confiança para o sustento da tua Casa e para a realização de suas responsabilidades para com os mais pobres, com a formação dos nossos ministros, com a evangelização do mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
É hora de você rever a sua participação de filho na Casa de Deus. Hoje, tome uma boa decisão nesse assunto.
Comunicando
Hoje tem Segunda Bíblica. A gente se encontra às oito e meia da noite, horário de Brasília, para o estudo do Capítulo 23 do Profeta Ezequiel, no Canal Padre João Carlos do Youtube.
Amanhã, começa a Semana de Salesianidade, voltada para os associados da AMA. Inscrições pelo Whatsapp 81 3224-9284.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Querido Pe. Joãozinho, bom dia. Muito, muito obrigada pelos Evangelhos diários. Eu repasso para muitas pessoas do meu grupo de watts zap. O senhor é uma benção de Deus.
ResponderExcluirSalve Salvei Maria
ResponderExcluirLouvado seja nosso Sr Jesus Cristo..?
Bom dia..Padre.Joapzinho.
Participo de algumas atividade na igreja..já faz alguns anos...uma delas sou vicentino.
Estou sempre trabalhando no vermelho.
E pensão que nas dificuldade que tenho passado. E que venho passando.....!
Fico fora do dizimo até porque chego a penssa. Se estou tão sem dinheiro pra paga minhas contas .!
Será que Deus se agrada em eu pagar o dízimo...?
Aí vem outra situação.qie me deixa ainda mais encabulado...!
Se você paga o dízimo Deus abre as porta e tudo será resolvido...!
Por outro lado eu vejo. Que neste caso parece que estou fazendo uma troca ...por este motivo.eu procuro não medir esforço pra contribuir na igreja mais. .como eu falei.
O dízimo estou sempre a espera de estar com minhas contas em dias para que eu possa realmente .contribuir com louvor.....
.
Se o padre poder me responder ficarei muito grato.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNaquele momento Jesus faz duas revelações, porém os discípulos só enxergavam o problema ou seja o sofrimento humano de Jesus, esqueceram que revelado foi, no terceiro dia Ele iria ressuscitar.
A outra revelação foi quando Jesus pergunta a Simão, sobre quem deveria pagar os impostos, os estranhos ou os filhos, porém o discípulo depois de já transformado agora em Pedro sábia que Jesus sempre foi justo, então o escutou e obediente com toda paciência foi pescar, assim contemplou a revelação que Jesus afirmava que teria, uma moeda na boca do primeiro peixe pescado, para pagar não só a sua dívida como estranho más também a do próprio Pedro que já não vivia mais da vida antiga de Simão e sim era o homem novo, batizado no Espírito Santo.
Muitas vezes é assim que agimos, nós enxergamos e nos preocupamos só com os problemas, com as dificuldades e esquecemos que Jesus é Misericordioso de todas as formas e Ele já pagou todas as nossas dívidas com Sua entrega sem reservas na cruz, e só Ele tem a solução para tudo, pois depois que fomos batizados recebemos a marca da Promessa, então só precisamos entender que Jesus Cristo ressuscitou e continua justo e não nos abandona em momento algum, e assim irmãos precisamos enxergar com os olhos da fé, devemos agradecer pelo dom da vida e por todas revelações Divinas que recebemos a cada dia,.
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo , nos proteja e nos abençoe, para participar de nosso dízimo, eu participo dízimo da minha igreja. Que Deus nos abençoe e nos ilumine em nossa vida cristã com saúde, paz e fé, que é o principal de nossas vida a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirSenhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Hoje início o tratamento de uma enfermidade, peço humildemente, FIQUE COMIGO e me cure. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus para que tudo aconteça sem intercorrências. Amém 🙏
ResponderExcluirBom-dia meus irmãos em Cristo que Deus abençoe a todos nós, pois ele é sempre o maior, confiamos através da nossa fé com a nossa vigilância, oração e
ResponderExcluirJejum, ou seja desapego das coisas que não é do lado do pai, o resto ele encaminha em direção do melhor que é o bem. Que tenhamos uma abençoada semana da família 👪 com saúde, paz e prosperidade. Paz e bem a nós todos.
Bom Dia Amém 🙌🙏🙏
ResponderExcluirQue o senhor da vida possa lhe dá muita saúde pra vc tb diacono
ResponderExcluirBoa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Senhor muito obrigada por mais esse dia, peço saúde para mim e toda minha família, em especial por meus dois netinho q estão gripados e pelos meus filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor peço pela minha prima Nilce q teve esse pequeno AVC, q ela fique logo Boa. Senhor abençoa a nossa noite e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirPor favor, envie a meditação. Não recebi hoje.
ExcluirPor favor envie a meditação 13.08.24
ResponderExcluirPor favor poderia me enviar a meditação da palavra
ResponderExcluir