11 de agosto de 2024.
19º Domingo do Tempo Comum
Dia dos Pais - Semana Nacional da Família
Evangelho.
Jo 6,41-51
Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”.
42Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?”
43Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
Meditação.
Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente (Jo 6, 51)
E estamos celebrando o Dia dos Pais. Seu pai é vivo ou falecido?... Hoje, é um dia de gratidão e de preces. Gratidão dos filhos que têm seu pai por perto. Preces de todos, mas particularmente de quem já têm o seu pai na eternidade.
Pais e mães comunicam a vida. Na figura do pai, mas também da mãe, vemos o cuidado, a proteção, a manutenção da vida que foi gerada. Como o pai é hoje o festejado, consideremos como nele vemos a figura de quem protege, alimenta, orienta, educa. A sua tarefa é garantir o alimento para filho, o remédio, a segurança, a proteção. Mas, também a educação, a iniciação religiosa, a preparação para a vida, não é verdade?
A experiência de você ter um pai, amá-lo, senti-lo próximo, reconhecer a referência que ele é para a sua vida é muito importante para a sua experiência religiosa. Afinal, Deus se revelou como pai. Certamente, Deus é muito mais do que pai, além de mãe também. Mas, para nossos limites humanos, perceber Deus como pai já nos ajuda muito a compreendê-lo. Como pai, ele nos criou, nos deu a vida e nos sustenta. Ele foi um pai amoroso para o povo hebreu. Está escrito: “Do Egito, eu chamei o meu filho”. Quando o tirou do Egito, libertando-o da opressão, ele o acompanhou na grande travessia do deserto. Cuidou dele, protegendo-o, conduzindo-o pela liderança de Moisés e, particularmente, alimentando-o. Ele lhes deu o pão do céu para comer, o maná, uns grãozinhos que eles recolhiam cedinho, quando a neblina se desfazia.
Mas, você sabe muito bem, pai não é pai apenas porque gerou e porque põe a comida dentro de casa. Ele verdadeiramente é pai porque trabalha para alimentar e vestir os seus filhos, porque se sacrifica por eles, porque os inspira com sua vida. Neste sentido, podemos dizer, o pai dá a vida por seus filhos: empenha sua força de trabalho, sua saúde, seus melhores anos, tudo por seus filhos. E o que explica toda essa doação de si mesmo? Resposta: o amor, o amor pelos seus rebentos.
E essa experiência nos aproxima ainda mais da experiência de Deus. Deus é pai, não só porque nos criou e nos protege, nos guarda e cuida de nós. Ele é pai, especialmente, porque nos comunica algo de si mesmo, dá o melhor de si para nossa felicidade e realização, sacrifica-se por nós. Está no evangelho de São João: “Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu próprio filho”. Por amor a nós, Deus deu o que de melhor ele tem: o seu filho. Jesus, nascido em nossa humanidade é a grande prova do amor do nosso Deus e Pai. Ele nos deu o seu próprio filho. E Jesus, aqui no meio dos seus irmãos, contou como o Pai nos ama, como se preocupa conosco, como nos recebe quando voltamos pra casa. E ele alimentou nossos sonhos com suas palavras, saciou nossa sede de fraternidade com sua presença, com seu ministério, com seus milagres.
Guardando a Mensagem
Em Jesus, vemos a paternidade de Deus. Ele nos ama, ele nos alimenta. No tempo de Moisés, Deus alimentou os seus filhos com o maná, que o povo chamou de pão do céu. No tempo do Messias, Deus nos alimenta com o seu próprio filho: sua presença, suas palavras, suas ações libertadoras. De verdade, Jesus é o pão descido do céu. O maná foi um sinal, uma preparação. Jesus é o pão que dá a vida. Ele comunica a vida de Deus. E, como no pecado, nos fechamos e rejeitamos esse amor tão grande, ele, em sua morte de cruz, deu-se a si mesmo em nosso favor. E por sua entrega, nos comunicou o perdão de Deus, a sua graça, a vida divina. Ele é o pão da vida. Esse mistério de sua entrega, ele o celebrou na Última Ceia, com a pequena comunidade que caminhava consigo. E continua nos alimentando com esse mistério da cruz e da ressurreição: é o sacramento da Eucaristia. Jesus é o pão com que o nosso Deus e Pai nos alimenta, nos sustenta no caminho da plenitude e da salvação.
Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente (Jo 6, 51)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
neste Dia dos Pais, estamos ouvindo o teu evangelho, onde tu estás nos falando do Pai. Teus conterrâneos só te viam como filho de José, o carpinteiro, teu pai adotivo, o que tinhas como grande honra. Quando falavas ao povo sobre Deus, falavas com o coração cheio de amor por teu pai José e inspirado nele. Pai de verdade é o que, no seu amor, trabalha pelo filho, sofre por ele, sacrifica-se por ele. O alimento que põe na mesa é um sinal do seu amor. Desse jeito é Deus, o Pai. Cheio de amor, ele cuida dos seus filhos e os alimenta com um pão ainda mais extraordinário: o seu próprio filho. E tu, Senhor Jesus, alimentaste a fome do teu povo com tua palavra, com teus milagres e, na cruz, com o dom de tua própria vida. Tu és o pão que vem do céu. A Eucaristia que celebramos é memorial de tua cruz e de tua ressurreição. Assim, nos comunicas o perdão e a vida de Deus. Que Pai maravilhoso, nós temos! Que nobre pão ele deu para nos alimentar. Agora, é como explicou o apóstolo Paulo na carta aos Efésios, lida hoje: agora é viver no amor, como tu nos amaste e te entregaste a Deus por nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Sugiro uma atividade para você continuar a se alimentar dessa palavra. No evangelho de hoje (João 6,41-51), conte quantas vezes aparece as palavras Pai e Pão. É só para estimular a leitura atenta do texto. Quer conferir a resposta? Vou deixar no final do texto da Meditação de hoje. Mas, só confira depois de fazer a sua conta. E, claro, reze por seu pai.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
No Evangelho:
A palavra PAI: pai (se referindo a José) – 1 vez; filho de José (= José é o pai dele) - pais (se referindo aos antepassados): 1 vez; Pai (se referindo a Deus) – 4 vezes. Total: 7 vezes.
A palavra PÃO: pão – 6 vezes; maná – 1 vez. Total: 7 vezes.
Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor hoje dia dos pais , agradeço pai do céu por tudo e pelo senhor existir. Pais dos pais , senhor meu está no céu , mas peço pelos pais da minha família , eles tenha muita saúde e principalmente pelo meu irmão neném, que vê há o milagre e o cure, amém
ResponderExcluirPor meu pai Carlos Henrique , meu sogro Laurentino, meu esposo José Jaime, meu irmão Antônio Henrique.Todos falecidos.
ResponderExcluirSenhor DEUS meu PAI. Te amo e busco seguir os ensinamentos deixados por seu filho JESUS CRISTO hoje e sempre. Mantenho minha fé no SENHOR, mas te peço aumentai-a cada dia e quando eu claudicar segura a minha mão. Peço-lhe a cura da minha enfermidade, de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa Oriete, das minhas noras Cida e Aline e de meus netos Maysa, Helena, Antônio e Marina. Quando eu não estiver mais aqui, protegei-os. Pe. João Carlos, agradeço por me ensinar todos dias que devemos perserverar na fé. Intercedei por mim junto a Jesus Cristo. e que Deus o abençoe. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Deus abençoe todos os pais meus irmãos e que Deus tenha meu Pai em sua plenitude aí no céu, junto com Deus e a minha mainha. Que Deus abençoe com saúde, paz e fé a mim e a minha família. Que Deus mim proteja e mim livre de todo mal, com coragem e força para viver. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirOrações pela minha mãe que hoje está na casa do Pai
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirAlguns judeus estavam murmurando porque não acreditavam nas palavras de Jesus, ou seja não abriam seus corações e com certeza também não se interessavam em se aprofundar na Sagrada Escritura, pois assim poderiam com a visão profética compreender que era o próprio Messias que estava falando. Nós sabemos que só poderemos contemplar a face de DEUS se aceitarmos o nosso discipulado e fomos merecedores do céu, no ultimo dia depois de sermos ressuscitados. Assim Irmãos continuemos confiantes na infinita misericórdia depois de na perseverança da nossa fé vencermos todas tribulações, só assim seremos merecedores do descanso na vida eterna.
Jesus continua falando sobre a importância da Eucaristia, afirmando que Ele é o próprio Pão da vida e que só quem crê sem ter visto e comer a Sua Carne e beber o Seu preciosíssimo Sangue, será saciado com o Pão vivo que vem do céu, sendo assim precisamos deixar sermos atraídos pela Sua Palavra e instruídos por Jesus Cristo através do Espírito Santo,.
Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Hj quero desejar um feliz e abençoado fia dos a todos os pais do grupo e pedir pelo meu pai q já não está entre nós. Senhor abençoa a todos os pais para q possam cumprir sua missão levando a seus filhos a fé em Cristo sempre. Peço saúde para todos nós e Tb para as mães q Tb são pais. Senhor quero te pedir em especial pela minha prima Nilce q está internada pois teve um leve AVC. Cura Senhor. Aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirBoa tarde, feliz dia dos pais que eles se encha de bênçãos, tantos os presentes e os ausentes, peço bênçãos para todos os padres, eles são nossos pais espirituais, nos abençoando todos os dias para que nós sejamos mais fortes na nossa caminhada 🚶♂️ 🚶♀️ peço também bênçãos para todos que ajudam padre João Carlos nesse trabalho de evangelização. Que tenhamos uma abençoada semana de saúde e paz e prosperidade a toda família 👪 paz e bem Deus conosco.
ResponderExcluirEu li o trecho desse evangelho e localizei a palavra "pai" 6 vezes
ResponderExcluirDeus bondoso, eu LHE agradeço pela vida de todos os pais. Entretanto, me ensine vencer o sofrimento, a amargura, a irritação, a cólera, a gritaria, a maldade e as injúrias. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do perdão, do discipulado, do profetismo, do amor, da proteção, da santificação, da fé, da ressurreição, da obediência, da oração e da libertação. Me ensine fugir do pecado e da murmuração. Me ensine ser bom e compassivo. Me ensine participar piedosamente da Santa Missa. Me ensine fazer boas comunhões. Me ensine escutar, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluir6 vezes pão e 6 vezes pai, margarida Nazaré mata PE.
ResponderExcluirAmém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirLouvado seja Deus. Jô
ResponderExcluirEsse Evangelho lindo nós temos um pai maravilhoso.um pai recheado de amor um pai que nos alimenta com o seu próprio corpo.gloria a vós senhor
ResponderExcluir