PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O seu momento diário de oração.

O seu momento diário de oração.



   19 de junho de 2024.  

Quarta-feira da 11ª Semana do Tempo Comum 



     Evangelho.    


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

     Meditação    


Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Estamos ouvindo o Sermão da Montanha. Nele, Jesus faz uma reedição da Lei, orientando os seus seguidores sobre como se conduzir em diversas situações da vida. No ensinamento de hoje, ele toca em três temas: a esmola, a oração e o jejum. ‘Quando der esmola, não toque a trombeta diante de si, não dê publicidade à sua caridade. Quando jejuar, não desfigure o rosto, ninguém precisa saber de sua penitência. Quando for rezar, não exiba sua piedade em favor de sua boa imagem’. A orientação é afastar-se do jeito dos fariseus e realizar essas práticas religiosas com um novo espírito.

Vamos prestar bem atenção à preocupação de Jesus com relação à oração. Um grande defeito da oração dos fariseus era a ostentação. Disse Jesus, com toda clareza: “Quando vocês forem rezar, não façam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens”. Os fariseus rezavam em público, mostrando-se praticantes fieis da religião. Eles eram realmente admiráveis pelo exato cumprimento externo das normas religiosas. E o povo os tinha em muita conta. Mas, esse modo de praticar a fé, no fundo, os estimulava a buscar prestígio e poder diante do povo. A ostentação destrói a prática religiosa.

Na ostentação, procura-se o reconhecimento por parte dos outros, o elogio dos homens. A ação que seria de louvor a Deus transforma-se em louvor a si mesmo. Na ostentação, manifesta-se a vaidade. Pela vaidade, a honra que é devida a Deus eu a canalizo para a minha pessoa. Jesus via isso também nos trajes dos fariseus e seus mestres, com a desculpa de homenagear as palavras da Lei. A ostentação é também uma forma de humilhar os pobres e as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Além do mais, a ostentação é irmã do fingimento, da hipocrisia. É o culto da aparência, onde a verdade não conta, só o que fica bem na foto.

Pelo contrário, ensinou Jesus, “quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. A oração é um ato de intimidade entre Pai e filho. “Entra no teu quarto e fecha a porta”. Quarto é uma maneira simbólica de falar da própria intimidade. Esse é o primeiro templo, o nosso interior. A oração é como estar de portas fechadas, você e o seu Pai, conversando no seu quarto. É no espaço interior, longe de olhares curiosos ou das manifestações públicas de santidade, que você e Deus conversam, trocam confidências, acertam as coisas.




Guardando a mensagem

Os fariseus gostavam da oração da praça. Uma oração marcada pela ostentação, pelo jogo da aparência, pela falsidade das intenções. A oração servia para engrandecer sua imagem de homens devotos e cumpridores das obrigações religiosas. Era, afinal, uma louvação a si mesmos. Jesus aconselhou a oração do quarto. Uma oração marcada pela simplicidade, pela intimidade. Um diálogo amoroso e filial com Deus, no templo da própria interioridade.

Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o teu ensinamento de hoje é uma grande lição para nossa vida de oração. Diante de Deus, não vale a aparência. Vale a verdade. No relacionamento com ele, conta pouco a formalidade. Vale especialmente a simplicidade, a confiança e a intimidade de filho ou filha no encontro com o seu Pai. O teu ensinamento, Senhor, não desprestigia os nossos templos. Mas, fica claro, que antes do templo de pedra, a oração se faz verdadeira no meu templo interior. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Uma conquista importante em sua vida de piedade, é chegar a manter, com regularidade, o seu momento diário de oração. Não é coisa de outro mundo, é coisa simples. Nem precisa ser muito tempo, o tempo que você dispõe. Se for o caso, aos poucos, você vai aumentando esse tempo. O importante é manter o ritmo: todo dia, no mesmo horário, possivelmente. E o que fazer nesse momento: suas orações pessoais e a leitura da bíblia (possivelmente o evangelho do dia) com a meditação da Palavra. Quem tiver mais tempo, reze também o terço mariano. Isso vai fazer muita diferença em sua vida: o seu momento diário de oração. 

Comunicando

Nas quartas-feiras, os grupos de estudo da Segunda Bíblica ficam abertos para receberem a resposta à Pergunta da Semana. A pergunta desta semana é a seguinte: Depois de ler Ezequiel capítulo 13, comente este versículo: “Enganais assim o meu povo que gosta de mentiras” (Ez 13,19). Aproveite para rever o estudo de segunda-feira passada, no meu Canal do Youtube.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Obrigada pela pregação padre. Aprendi muito com essa meditação, obrigada por se deixar ser usado por Deus, pois por meio do senhor Deus tem alimentado seu povo.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  3. Obrigada, Padre João Carlos. Realmente é a intimidade com Deus que vai moldando nosso no seguimento de Jesus. Ir. Eliene, Irmãs do Bom Pastor

    ResponderExcluir
  4. Que a paz do senhor Jesus Cristo abençoe sempre cada um que faz parte da AMA que estejamos unidos em Cristo amém

    ResponderExcluir
  5. Bom.dia,padre João Carlos.Sua bênção.
    Tenho um grande problema, não consigo perseverar. Começo bem e com o tempo ....Não consigo administrar meu tempo. .Acordo cedo sem forças e fico atrapalhada com tanta coisa pra fazer.Mal dá pra ler ou ouvir sua meditação e repassar.E já está na hora dos afazeres.Desculpe o desabafo.So peço oração por mim e tb para quem está ne mesma situação que eu.Aproveito para lhe agradecer por tão maravilhosa catequese. Que o Espírito Santo continue lhe iluminando e nossa mãe seja sempre o seu auxílio e companhia constante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo e sincero depoimento. Eu vou orar por você. Não se puna, comece escrevendo num caderno tudo o que precisa ser feito na semana. Isso feito distribua entre os dias. Seja generosa com vc mesma e não coloque muita coisa deixando tempo para descansar. A meditação do Padre eu faço logo ao acordar, assim eu garanto a minha benção do Senhor. Vou orar para que seja disciplinada. Deus te conhece e te ama como você é.

      Excluir
    2. Amém por todos nós

      Excluir
    3. São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🌟

      Excluir
  6. Padre João Carlos, sua benção, amo os seus ensinamentos, sua forma de falar, sua voz, acalma o meu coração. Deus o cubra de bênçãos, obrigada

    ResponderExcluir
  7. Bom dia povo, querido de meu coração ❤️ e essa Ama, padre jacinta de Fortaleza, eu peço que mim coloque em oração eu fui convidado a fazer parte da Diretoria de nossos sindicato que reze muitoo porquê lá só fera,desculpa eu falar assim. Quanto leitura excelente muito propício pra nós que vivemos nos momentos bons e atentos outras situações como eu amém.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por partilhar esse momento de reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Bom diaaa! Gosto de lê a palavra muito importante para a vida

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre , Deus nós abençoe e proteja de todo o mal a mim e meus filhos Lucas e Gabriel, senhor obrigada pelo dom da vida e por tudo que temos , senhor pedir piedade e mesericodia para mim e toda a minha familia, saúde e reconstrução para nova vida e humilde ,caridade , que andemos no caminho certo de Deus , senhor peço pelo cura de meu irmão neném, basta imã palavra e ele ficará curado em nome de jesus , amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre Deus lhe abençoe sempre ,por essas lindas palavras

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor Jesus o teu ensinamento de hoje e uma grande lição para nossa vida de oração. Diante de Deus não vale a aparência, vale a verdade . Que Deus nos abençoe com esse ensinamento de fé com saúde e paz para mim e a minha família. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Eu a

    ResponderExcluir
  14. Eu leio a Bíblia todos os dias o evangelho d dia e também os salmos e faço um momento de oração pessoal fortalece mto minha vida e minha fé

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Todos os dias minha irmã, Avonilde, coloca no grupo da família a meditação do padre João Carlos, é uma benção de Deus. Só agradecer a Deus pelos seus ensinamentos padre. Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  16. SENHOR JESUS! Eu creio em TI e te amo muito, mas aumentai em mim a fé para que eu seja digno de VÓS. Te peço SENHOR a reconciliação de meu filho Fabrício e Cida. Pela recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan. Abençoai minhas noras. Meus netos e minha esposa. Pe. João Carlos, interceda por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia padre, sua benção, que maravilhoso ter um pai, que vê tudo, nos cuida, nos guia,um pai bom,mas precisamos sempre ELE em primeiro lugar, porque merece.SemDeus, sem nada,um pai amoroso, amém.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, Padre, por colaborar diretamente para a criação e manutenção do meu momento diário de oração com Deus e Jesus. O seu blog tem sido muito importante como um canal de orientação das palavras e ensinamentos do nosso bom Deus.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Estamos envoltos pelo Amor Incondicional de Jesus, que nos protege e ilumina nosso caminho! Gratidão por tudo!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  20. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Em especial Agradeço pelos exames da minha filha. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Uma noite abençoada a todos amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os líderes do povo de Deus

   24 de janeiro de 2025     Memória de São Francisco de Sales,  bispo e doutor da Igreja     Evangelho     Mc 3,13-19 Naquele tempo, 13Jesu...

POSTAGENS MAIS VISTAS