PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O pai que sacrificou o filho.

O pai que sacrificou o filho.

 


   25 de fevereiro de 2024.   

2º Domingo da Quaresma

   Evangelho.   


Mc 9,2-10

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

   Meditação.   


Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!” (Mc 9, 7)

Se você for pai ou mãe, vai ter uma sensibilidade especial para entender o evangelho de hoje. Você ama seus filhos. Sacrifica-se por eles. Você os gerou, os alimentou, educa-os cada dia. Você sofre quando algum filho seu está desempregado ou está sendo maltratado por alguém. Você fica muito triste quando seu filho adoece ou está em perigo de vida. Pelos seus filhos, você faz tudo, não é verdade? Deles, você só espera respeito, obediência, amor. 

Deus, o Pai, tem um filho. Um filho gerado antes de todos os tempos. Um filho amado. Tudo que Deus fez, desde a criação do mundo, foi inspirado no seu filho. Homens e mulheres saímos à sua imagem e semelhança. E como nos afastamos dele pelo pecado, Deus enviou o seu filho amado para estar conosco e nos reconduzir à sua amizade. Pela nossa resistência e rejeição, Deus chegou ao ponto de entregar seu filho à morte para nos trazer a vida. Tiramos logo uma conclusão: Deus nos ama demais. E, por nós, não poupou o seu filho amado. Que mistério tão grande!

Na liturgia deste segundo domingo da quaresma, temos duas cenas muito especiais. A primeira é do livro do Gênesis (Gn 22). Abraão vai oferecer o seu filho único, em sacrifício. A sua obediência é fonte de bênçãos para todas as nações. A segunda é do evangelho de Marcos (Mc 9). Deus vai oferecer o seu filho único, em sacrifício. A obediência do filho é fonte de vida e ressurreição para a humanidade. 

No livro do Gênesis, Deus pede a Abraão para sacrificar-lhe o seu filho único, o filho que ele tanto amava, Isaac. Abraão já idoso tinha passado a vida aguardando a promessa de Deus de lhe dar esse filho. Mesmo assim, ele sobe um monte na terra de Moriá, acompanhado do filho e de dois servos para oferecer o sacrifício. A partir de certo ponto, é o seu filho Isaac que carrega a lenha para o sacrifício. E ele até pergunta onde está o carneiro para o holocausto. No monte, Abraão ergue um altar, dispõe a lenha para o fogo, amarra o filho e vai sacrificá-lo com um cutelo. Deus interrompe o sacrifício. Abraão não recusou seu filho único, filho a quem tanto amava. Em seu lugar, foi oferecido um carneiro. O verdadeiro sacrifício foi sua obediência a Deus. Por isso, em sua descendência, todas as nações da terra seriam abençoadas. 

No evangelho, hoje em Marcos, Jesus sobe à montanha, levando consigo três dos seus discípulos. Um dia subirá o monte Calvário. Ele mesmo carregará o madeiro, a cruz. Será desnudo e amarrado para o sacrifício, como Isac. O verdadeiro sacrifício é, antes de tudo, a sua obediência ao Pai. “Cumpra-se antes a tua vontade do que a minha”, rezara no Jardim das Oliveiras, na noite de sua prisão. 

Um pouco antes desse texto, Jesus tinha feito o primeiro anúncio da paixão. Sofreria muito, seria rejeitado e morto, e ressuscitaria ao terceiro dia. No monte da transfiguração, os discípulos têm uma visão da glória de Jesus, quase uma antecipação de sua ressurreição. Eles o veem transfigurado, com vestes muito alvas, conversando com Moisés e Elias. Moisés e Elias são personagens que evocam as Escrituras Sagradas (a Lei e os Profetas). Como na história de Abraão, ali também ouve-se a voz de Deus. O Pai apresenta o filho: “Este é o meu filho amado, escutem o que ele diz”. 

A carta aos Romanos (Rm 8) resume tudo: “Deus não poupou seu próprio filho, mas o entregou por todos nós”. Então, no monte, lembrando-nos da história de Abraão que não recusou seu único e amado filho, contemplamos o Pai que não poupou seu filho, mas o entregou por todos nós. E esta entrega, a do Pai e do Filho, é que nos trazem a vida nova, a reconciliação, a salvação. A ressurreição será o desfecho dessa história de amor e entrega. Em seu nome, será anunciada a salvação a todos os povos (Cf. Lc 24,47)





Guardando a mensagem

Neste domingo, ao lado da transfiguração do Senhor, podemos acolher uma importante revelação sobre o Pai. Por amor, ele não poupou o seu próprio filho, mas o entregou por todos nós. No monte, nós discípulos nos damos conta do alcance redentor do sacrifício do filho, cordeiro de Deus, que nos traz vida e salvação. Contemplando-o transfigurado, nos preparamos para reconhecê-lo na humilhação de sua paixão e cruz. No servo sofredor, desfigurado pela maldade e pela violência dos homens, reconhecemos o Cristo transfigurado em sua ressurreição, habitado plenamente pela glória de Deus. De maneira especial, hoje, acolhemos a recomendação que o Pai está nos fazendo: reconhecer Jesus, como seu filho amado e escutar o seu evangelho. 

Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!” (Mc 9, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
em tua transfiguração no monte, contemplamos, de maneira especial, o imenso amor de Deus, teu pai e nosso pai, teu Deus e nosso Deus. Ele não poupou a ti, seu filho amado, mas te entregou em sacrifício por todos nós. No sacrifício de tua cruz, em tua santa obediência, redimiste o mundo do pecado e venceste tudo o que se opõe ao projeto do reino de Deus. Por isso, como escreveu Paulo, na carta aos Filipenses, “ele te exaltou e te deu um nome que está acima de todo nome”. Ele te ressuscitou e te colocou à sua direita. É o Pai que, hoje, está nos convidando a acolher-te, a amar-te, a escutar o teu evangelho. Hoje, te contemplamos na transfiguração, como que antecipando a visão de tua ressurreição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em nossa caminhada quaresmal, hoje é o 11º. dia. E o passo de hoje pode muito bem ser este: Amar o nosso Deus e Pai. Ele entregou seu filho amado em sacrifício para que vivêssemos reconciliados com ele e entre nós. E, com diz Paulo na carta aos romanos, “se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Comunicando

Peço-lhe uma Ave-Maria, pedindo a proteção da Virgem sobre o evento que vamos realizar hoje à tarde: o Show de lançamento do meu novo álbum musical. Seja tudo para a glória de Deus e o bem espiritual do seu povo. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos obrigado por essa meditação

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado senhor padre, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos. Obrigada pela meditação da palavra!Deus o abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado padre João Carlos sua benção péla. Meditação mim faz muito bem todas manhã que Deus mim dá a sua permissão a levanta a primeira fasso minha obrigação que e lê.as palavra de Deus amém 🙏 até amanhã se Deus quiser que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família e a minha também que Deus abençoe seu show que cada vez lindo glória a o senhor Jesus Cristo amém 🙌🙏 não vejo a hora dê escutar os louvores cantando por o senhor

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Que o senhor Jesus Cristo abençoe todas famílias do nosso mundo e que Maria passa a frente amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda glória seja da há ele porele / Ho Deus maravilhoso obrigado senhor pelo nosso deitar e pelo levantar muito obgd querido Deus dono de nossas vidas

      Excluir
    2. Amém

      Excluir
  6. Obrigada padre ,que Deus continue te abençoando,e que essa nova etapa seja de glória

    ResponderExcluir
  7. Deus o abençoe Padre João Carlos não sabe como suas palavras me fazem bem!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela catequese e vou está em oração pelo encontro de hoje 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Amém obrigada meu Deus por mesmo sem merecermos nos Deus eu próprio filho para nos livramos do Pecado. Amém. Bom dia Padre João sua Benção

    ResponderExcluir
  10. O maior mistério da paixão é esse,o amor de Deus por nós, mesmo sem nós merecer 🙏misericórdia meu Deus.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, Juberlita Ferreira, muito grata pela palavra de Deus, Imensas bênçãos de Deus para o Senhor!!

    ResponderExcluir
  12. SENHOR! Penetrai no corpo e mente de meus filhos e tirai todos os males físico e mental.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos , gratidão pela sua Homilia maravilhosa !!!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos,peço bênçãos e peço que Deus abençoe os louvores que vai acontecer hoje a tarde, vai ser uma maravilha de bênçãos para
    Todos nós, pois nos traz muitas felicidades e anima
    A nossa alma é o nosso espírito.que tenhamos um abençoado domingo quaresmal com uita saúde e paz.paz e bem para todas e todos.

    Todos

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde abençoada para todos! Que o sacrifício de Deus , doando Seu Filho, nos faça refletir sobre a obediência à Vontade de Deus! Muitas vezes nos encontramos em uma situação como essa, oferecer o que mais amamos para o Bem da maioria, difícil situação, mas Deus nos orienta e protege e, assim sairemos vencedores! Para Deus nada é impossível! Fé, acima de tudo! Gratidão!
    Aidael

    ResponderExcluir
  16. Saúde paz amor gratidão neste domingo Bênçãos na vida de todos os familiares

    ResponderExcluir
  17. muito emocionante e forte meu Deus és tudo de bom Jesus eu te amo Jesus eu confio em voz tua alegria é minha força

    ResponderExcluir
  18. Glória á vós senhor! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, eu LHE agradeço pela vida de São Luis. Todavia, me conceda a graça para vencer as provações. Me conceda a graça para seguir o caminho da ressurreição, da oração, da intercessão, da libertação, da bênção e da obediência. Me conceda a graça para fazer boas ofertas. Me conceda a graça para participar piedosamente da Santa Missa. Me conceda a graça para fugir do pecado, do mal e do medo. Me conceda a graça para ter o santo temor. Me conceda a graça para ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para ser justo. Me conceda a graça para escutar, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Amém, obrigado padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Pe João Carlos , sua benção, que Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos proteja , com saúde e paz,, para mim e a minha família. Que Deus é Nossa.da Conceição,.proteja minha sobrinha que vai fazer uma cirurgia, que corra tudo. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite Amém 🙌🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS