PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ame os seus inimigos.

Ame os seus inimigos.


   24 de fevereiro de 2024    

Sábado da 1a. Semana da Quaresma


     Evangelho.     


Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


     Meditação.     


Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. Amar os seus inimigos e rezar por eles. Eita coisa difícil!

O Papa Francisco, em uma de suas homilias, tratando desse ensinamento de Jesus, deixou uma dica muito interessante. Disse ele: “Hoje, nos fará bem pensar num inimigo – creio que todos nós temos um -, alguém que nos fez mal ou que nos quer fazer mal ou tenta nos prejudicar: pensar nesta pessoa. A oração mafiosa é: “Você me paga”. A oração cristã é: “Senhor, dê-lhe a sua bênção e ensine-me a amá-lo”. Pensemos num inimigo: todos temos um. Pensemos nele. Rezemos por ele. Peçamos ao Senhor a graça de amá-lo” (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 junho 2018)

Interessante essa diferença entre a oração mafiosa e a oração cristã. Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho.

O Papa Francisco, na homilia que mencionei no início, deu uma explicação interessante. Acompanhe. “Nós sabemos que devemos perdoar os nossos inimigos”, nós dizemos isso todos os dias no Pai-Nosso. Pedimos perdão assim como nós perdoamos: é uma condição…", embora não seja fácil. Assim como “rezar pelos outros”, por aqueles que nos dão problemas, que nos colocam à prova: também isto é difícil, mas o fazemos. Mas rezar por aqueles que querem me destruir, os inimigos, para que Deus os abençoe: isso é realmente difícil de entender. É a difícil lógica de Jesus, que no Evangelho está contida na oração e na justificação daqueles que “o mataram” na cruz: “perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem”. Jesus pede perdão para eles, assim como fez Santo Estevão no momento do martírio” (até aqui, o Papa Francisco).

Amar os inimigos é uma coisa. Aprovar suas ações é outra. Rezar por eles é uma coisa. Cruzar os braços diante da injustiça e da maldade que eles fazem é outra coisa. É obrigação nossa bloquear o mal, estancar a injustiça. Mas, sem ódio no coração. Sem revanchismo, sem espírito de vingança. E querendo o bem também de quem nos faz mal: a sua conversão, a sua humanização.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas sem a luz da fé. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.




Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Ajuda-nos, Senhor, a vencer o mal com o bem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.

Comunicando

A Meditação que você recebe, todos os dias, pelo WhatsApp ou pelo Telegram, também pode ser ouvida nas plataformas digitais, especialmente Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Itunes, Amazon Music e outras. A Meditação diária está disponível também no Youtube e no Facebook. Para recebê-la, basta solicitar pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


🎫 🎟️ 🎭  👉🏼 Informações e ingressos para o Show do Padre João Carlos: https://bit.ly/48sGbHZ. 🎫 🎟️









15 comentários:

  1. Padre João Carlos a sua bença ô sermão é catequese pára muitos e pára mim é um aprendizado muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, nos livre de todo mal. Que Deus nos abençoe, com saúde, fé, esperança para mim e para minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.padre João Carlos sua benção obrigado pela meditação que recebo todos santo Dias em nome de Jesus Cristo amém fiquei na paz dó senhor Jesus Cristo amém 🤚 até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  4. Bom dia como faço para receber o evangelho eu recebia Mas como eu troquei de aparelho aí perdi tudo que tinha no aparelho velho eu recebi entrando no link mas eu não tô conseguindo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,padre João Carlos,sua benção. Jesus, me dar a graça de perdoar os meus inimigos já tenho tentado mais é difícil mais vou conseguir em nome de Jesus🙏🙌🙌🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos a sua benção, por favor me adicione novamente no whatsapp pois, eu não sei o que aconteceu que fiquei fora do grupo, abençoado sábado pro senhor e todo o seu maravilhoso grupo amém 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos a sua benção. Senhor Jesus dá-nos um coração manso e humilde como o vosso, um coração que saiba amar e perdoar como o vosso coração. Bendito seja o teu nome hoje e sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Jesus, continua nos orientando com a lógica do princípios do Reino, finalizando o Sermão da montanha, mostrando que Ele veio pra revelar a lei do Amor.
    Assim nos faz refletir que amar quem nos ama é muito fácil, desafiante é amar quem nos quer mal, nos prejudica, ou até nos persegue. Se o mundo está do jeito que está hoje, mesmo com um dos mandamentos mais importantes deixados, imaginemos se não tivesse feito conosco com Sua vida, a nova e eterna Aliança, provando o novo conceito da lei do Reino, como estariam as nossas vidas?
    Precisamos ser obedientes e ter compaixão, piedade, dobrar nossos corações e rezar pelos inimigos, pois não podemos esquecer que mesmo estes que nos prejudicam hoje, também são nossos irmãos em Cristo, amados pelo Pai da mesma forma e podem em tempo converter seu caminho e ainda ajudar alguém, alguns, ou até nós mesmos hoje ou no futuro, pois todos nascemos com o coração bom e pelo Batismo somos filhos amados do mesmo Pai, ou seja, DEUS na Sua perfeição pensou em tudo antes de criar o mundo, quis que seu Filho Unigênito nascesse e vivesse como humano, justamente para nos confirmar que isso, o perdão de todas as formas é possível sim.
    Devemos nos espelhar sempre em Jesus Cristo, nos Santos e mártires que souberam viver o Amor incondicional, então seguindo os mandamentos e ensinamentos do Pai seremos formados verdadeiros Cristãos justos e autênticos,.

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA QUE DEUS TODO PODEROSO PERDOAI SEMPRE NOSSAS FALTAS , PADRE JOÃO CARLOS PEÇO SUA BÊNÇÃO AMÉM!

    ResponderExcluir
  10. Senhor Pai Filho e Espírito Santo ,dai- me um coração manso e humilde
    Ajudai-me a perdoar a todos que me ofenderam
    Daí saúde , paz proteção a mim e a todos os meus irmãos Amém

    ResponderExcluir
  11. A sua bênção padre João Carlos. Como caiu como uman luva essa mensagem para mim, pois estou sendo perseguida por uma pessoa no trabalho e não sabia qual atitude tomar, sei q muitas vezes fui intransigente em alguma atitudes mas.jamais quis prejudica-la e nem tenho raiva ou ódio dela, pq ela é bipolar e aproveita da situação., enfim a mensagem de hoje veio trazer um acalento ao meu coração e me direcionar, o q me aflige é o medo de ser demitida do meu trabalho. Ore por.mim. A sua benção.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde abençoada meus irmãos em Cristo! Obrigada pelas palavras do Evangelho!
    Que Deus nos abençoe muito, permitindo e nos ajudando a viver o Amor Incondicional de Cristo , amando a todos, cooperando com a Felicidade Única, a Paz Universal.
    Gratidão Universo!
    Aidael

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite Padre João Carlos, pra mim esta sendo muito importante a cada dia destes evangelhos, por mais que sei, não sei nada, Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  14. Boa dia a todos e um abençoado domingo. Obrigada Senhor por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor cura o meu netinho Bento. Abre nosso coração para o perdão, com certeza todos temos pessoas ao nosso redor q não nos tratam bem, q possamos perdoar e rezar sempre por ela. E obrigada TB pela melhora da minha filha q teve um probleminha estomacal mas agora está bem graças a Tua misericórdia Senhor amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite .
    Como faço para eu mesma pegar a meditação diária. Tenho um grupo de oração as 24 horas de todos os dias e utilizamos as meditações do Padre João Carlos. Desde já agradeço. Meu telefone é 21 99152 1013. HELOISA HELENA

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O que é permanecer em Cristo?

01 de maio de 2024 Dia de São José Operário. Dia do Trabalhador. Abertura do Mês Mariano.   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangel...

POSTAGENS MAIS VISTAS