PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A cadeira do mestre.

A cadeira do mestre.


   22 de Fevereiro de 2024.  

Festa da Cátedra de São Pedro

   Evangelho.  


Mt 16,13-19

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

MEDITAÇÃO


Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

Hoje, festejamos a Cátedra de São Pedro.

Bem no início do cristianismo, foram se formando comunidades por todo o império romano. Havia uma florescente comunidade em Roma também. Naquele tempo, as comunidades se reuniam nas casas. Na carta de Paulo aos romanos se fala de um casal que reunia a comunidade em sua casa: Áquila e Prisca (Rm 16). O apóstolo Pedro, estando em Roma, participava das reuniões da comunidade, pregava, celebrava na casa deste casal, a casa da comunidade. Havia, ali, uma cadeira reservada ao apóstolo Pedro. Mesmo que ele não estivesse presente, todos, ao ver aquela cadeira, se recordavam dele. Sentado nela, ele ensinava aos irmãos a fé em Cristo. Esta cadeira, hoje muito enfeitada, está em um dos altares da Basílica de São Pedro, no Vaticano. É a Cátedra de São Pedro. Cátedra é a cadeira de quem ensina, a cadeira do mestre. Olhando para a cadeira de Pedro, lembramos o seu ministério de ensinar e testemunhar a fé em Cristo Jesus.

É oportuno recordar, hoje, o que o Concílio Vaticano II escreveu na Constituição Lumen Gentium: “Jesus Cristo, pastor eterno, edificou a Igreja tendo enviado os Apóstolos como Ele fora enviado pelo Pai; e quis que os sucessores deles, os Bispos, fossem pastores na Sua Igreja até o fim dos tempos. Mas, para que o mesmo episcopado fosse uno e indiviso, colocou o bem-aventurado Pedro à frente dos outros Apóstolos e nele instituiu o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão” (37). A festa da Cátedra de Pedro celebra esse ministério de unidade de fé e comunhão do apóstolo Pedro.

No evangelho de hoje, Jesus fez uma pergunta muita séria aos discípulos: ‘E vocês, o que dizem que eu sou?’ Simão Pedro respondeu em nome do grupo: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus o elogiou: ‘foi o Pai que te disse isso. Feliz és tu!’ Quem é o Filho, só o Pai sabe e aquele a quem o Pai o revela.

O que Pedro disse resume a fé de todos os que encontraram Jesus e acolheram sua Palavra. Jesus é o enviado de Deus, o prometido a Israel, o Messias. Mais: esse enviado, o Messias, é o Filho do Deus vivo. É uma confissão de fé na divindade de Jesus, ele é Deus com o seu Pai. Jesus ficou muito satisfeito com essa resposta. É nessa fé que ele edifica a comunidade que dá continuidade ao seu ministério nesse mundo. “Sobre esta Pedra, construirei a minha Igreja. E o poder do inferno nunca poderá vencê-la”. A fé confessada por Pedro é a pedra sobre a qual Jesus edifica a Igreja. A pedra é também a pessoa de Pedro, o discípulo que confessou a fé em Jesus-Messias-filho de Deus.




Guardando a mensagem

Nos alicerces de nossa vida cristã, está essa confissão de fé: cremos em Jesus, o filho do Deus vivo, enviado pelo Pai para nossa salvação. Jesus edificou a sua Igreja sobre a rocha firme dessa fé confessada por Pedro (Catecismo da Igreja Católica 424). Hoje é um dia especial para renovarmos a confissão de fé em Jesus. Cremos em Cristo Jesus, e o seguimos como discípulos e discípulas. Somos chamados a colocar Cristo no centro de nossa vida. Ele é o nosso pastor, nosso guia. Cremos na Igreja que ele edificou sobre a fé de Pedro. Sejamos, cada vez mais, filhos amorosos e obedientes da Igreja.

Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
somos a tua Igreja fundada sobre a fé proclamada por Pedro. Dá a todos nós batizados nesta fé a graça da unidade. Abençoa os pastores que dirigem a tua Igreja, em continuidade histórica e doutrinária com os teus primeiros apóstolos, dando-lhes discernimento e sabedoria. Livra-nos de embarcar na atual onda de críticas e suspeitas contra nossos bispos e contra o Santo Padre. São forças reacionárias semeando desunião e divisão na tua Igreja. Abençoa o Papa Francisco e assiste-o com o teu Santo Espírito, nesta sagrada missão de conduzir todo o rebanho, na unidade da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, uma prece especial pelo Santo Padre que preside, na caridade, a Igreja de Cristo. Ele está sempre nos pedindo que rezemos por ele.

Comunicando

Como toda quinta-feira, temos hoje a Santa Missa, às 11 horas. Deixe sua intenção no formulário.

Lembre de providenciar sua participação no Show que farei no Teatro Boa Vista, no Recife, no próximo domingo, às quatro da tarde. Você pode estar conosco presencialmente ou acompanhar por um acesso exclusivo a partir de sua casa. Faça contato pelo nosso WhatsApp: 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

81 comentários:

  1. Bom dia padre
    Coloco minha intenção a minha recuperação na cirurgia que fiz nos seios nasais agracer a deus por ter dado certo minha cirurgia e de todos que tbm fizeram e tão nos leitos amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre! Peço sua bênção! Peço a Deus hoje a recuperação completa das minhas mãos. Peço pela paz e saúde na minha familia e no mundo inteiro. Pelo ministério do santo padre o papa. Amém

    ResponderExcluir
  3. Peço santo padre .reze e interceda junto a deus.paz pelo papa Francisco toda igreja católica. Peço pela luz e clareza no meu caminho trabalho,,, agradeço a Deus. ..

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a Deus por suas palavras nesse dia, que o senhor Jesus esteja contigo, Mauro, rio de janeiro

    ResponderExcluir
  5. Padre quero pedir ao santo padre que reze pelo meu pai , que foi vítima de um A V C e se encontra muito agoniado por conta da sua voz que ficou muito forçada. E também pedir a saúde dele,que ele volte como era antes mora só e fazia todas sua coisas dentro de casa .

    ResponderExcluir
  6. Pela intercessão de São Pedro e papa Francisco, eu e todos os meus familiares, parentes e amigos, tenhamos a nossa conversão, peço pelas almas do purgatório e pelas recuperação da saúde de todos os enfermos.

    ResponderExcluir
  7. Padre peço pela saúde de todos os doentes do mundo inteiro e pela minha saúde e de minha família. Tenho gastrite forte e preciso deixar de comer muita coisa, às vezes não consigo.

    ResponderExcluir
  8. Pedir uma benção para a Marilei para o Meu filho Eduardo , a minha filha Mônica!, para nunca falte nada a eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Abençoa Senhor nossas famílias, aumentando nossa fé e fortalecendo nosso espírito …🙏🏾🌻🙌🏾

      Excluir
    3. Amém

      Excluir
  9. Quero pedir pela recuperação do meu primo Robson zanol marchesini

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre meu nome é Vera sou da paróquia sagrado coração de Jesus em Caculé Bahia.
    Na pandemia minha amiga me colocou no grupo e estou até hoje fico muito feliz ouvindo o senhor falar do evangelho trás uma paz no meu coração Deus você é derrame benção em sua vida, para levar luz onde precisar🙏

    ResponderExcluir
  11. Peço primeiramente saúde pra mim e todos meus irmãos sobrinhos e uma oportunidade de emprego, amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Sr.Padre, peço saúde para a minha família e pela união e amor de todos os casais, que pensam em separação, que a confiança e fidelidade reine em seus lares, por nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Sua benção padre! Peço a vcs oração pelo casal Vinicius E Ludmila e toda família deles. Perdeu hj a filhinha de 4 anos. Dr forma traumática e repentina. Após um engasgo na escola . Casal desolado e família. Oremos

    ResponderExcluir
  14. Peço orações pela minha família que passa por momento de enfermidade, eu, minha esposa, minha mãe, meus irmãos, minhas irmãs e meus filhos

    ResponderExcluir
  15. Anônima
    Padre Bom dia
    Eu lhe suplico restaura meu casamento
    Me dê uma luz

    ResponderExcluir
  16. Por uma causa do meu pai na justiça....amem

    ResponderExcluir
  17. Anônimo- Padre,GRATA POR NOS ABRIR O CORAÇÃO, A NOSSA MENTE.DEUS O ABENÇOE E NOS ILUMINE

    ResponderExcluir
  18. Pelo Santo Padre o Papa e pela paz mundial

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre quero pedir pela cura e libertação do meu irmão e dos meus filhos

    ResponderExcluir
  20. Peço intercessão pela saúde de minha irmã Verônica e pela conquista da comunicação oral da minha sobrinha-neta Maria Gabriella. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que amamos mais e mais nosso Senhor Jesus Cristo, com fé e esperança, para termos uma vida plena, pela nossa fé, para mim e para minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de pedir orações por minha vida financeira e união da família e realização de um sonho.

    ResponderExcluir
  23. Peço orações pela saúde de Marcos Juno Nogueira da Silva, internado em Mossoró/RN. Quadro respiratório, imunológico e vascular muito complicado.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Meu nome é Marilene
    Minha mãe é uma idosa de 78 anos e está prestes a passar por uma cirurgia de amputação da perna, então peço a Deus, que nesse momento tão delicado da vida de minha mãe a abençoe com a graça de restauração de sua saúde. Rezemos por ela.

    ResponderExcluir
  25. Jesus. Misericordioso. Tem. Piedade de. Nós

    ResponderExcluir
  26. Obrigado! Pe João Carlos suas meditações diárias trás para o meu dia muita paz 🕊️ e conhecimento da palavra de Deus. Vida longa pra senhor. Precisamos muito de sua benção diária.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Padre quero pedir oração para minha família, e saúde para minha esposa é a todos meus familiares amém

    ResponderExcluir
  28. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus perguntou a Simão Pedro, quem ele achava que Ele era, sabia que a partir daquela resposta iluminada pelo próprio DEUS Pai, estava construindo a Pedra angular que hoje é a nossa Igreja, a esposa do Espírito Santo, que pela Sagrada tradição foi consagrada Una, Santa, Pura, edificada por Jesus Cristo e por mais que o tempo passe sempre será Santa, morada do Altíssimo. Vimos também que São Pedro recebeu as chaves do Reino dos Céus, lhe afirmando que, o que for ligado ou desligado por ele, hoje pelos seus sucessores apostólicos, os Papas, na terra também será ligado ou desligado nos Céus.
    Imaginemos a responsabilidade transmitida a um homem turrão, pescador analfabeto, quando recebeu estas honras, DEUS o escolheu porque com certeza enxergou uma entrega de fé imensa naquele coração humilde e que estava pronto, disposto a ser trabalhado para servir, permitindo ser moldado, transformado, de pescador de peixes para pescador de almas, assim aceitando a missão de seu apostolado em defender até a morte o Reino do Pai, que já é aqui na terra e nos reuni em Seu Amor em comunidade, pois assim permaneceremos na Sua casa ouvindo a Sua voz em comunhão com Ele e com os irmãos.
    Da mesma forma, aconteceu com Paulo e todos os outros Santos e Santas, assim também hoje conosco quando deixamos DEUS nos revelar o Vosso Plano, Vosso Projeto, pelo nosso batismo Ele entra e nos molda, nos transforma em pessoas melhores e mais humildes, somos formados discípulos, pescadores de homens, e quando assumimos nosso discipulado somos instrumentos evangelizadores, anunciantes da Boa nova, portadores da esperança da Santidade, combatentes da fé, para espalhar a Semente do Amor e aumentar o Seu Reino,.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Padre! Peço oração pela minha familia, que possamos ser abençoados com muita paz e mais harmonia no lar. Especialmente pela saude espiritual do meu filho dependente quimico que o Sr Jesus possa curá-lo desse mal . Amém!

    ResponderExcluir
  30. Jeffery Allen Fritz está na UTI muito grave o estado de saúde peço orações ao nosso irmão agradecido pelas orações amém

    ResponderExcluir
  31. Peço oração pela saúde da minha mãe de todos meus netos.peco a Deus que ele tire do meu coração toda ansiedade e tristeza.me ajude senhor.

    ResponderExcluir
  32. Dalmares / hortolandia sp22/2/24 07:41

    Sua benção Padre, coloco em ação de graça a dom da vida ,por mim meus filhos e esposo

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Padre, peço que coloque em oração minha família, meus irmãos, minha filha … peço ore por mim para que deixe de ter picos de ansiedade e tristeza no meu coração meu Deus! Que volte a ter ânimo e leveza na vida! Que meus objetivos sejam concretizados e que tenha discernimento para seguir o caminho do bem sem magoar ninguém! Amém 🙏🏽

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Padre, sua benção.
    Coloco em intenção pela minha saúde e de toda minha família.

    ResponderExcluir
  35. Peço orações pela vida de meu filhos Vinicius que está perdido em vícios e sem rumo na vida. Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Rezar pela alma de Maria Luísa Claudino Saraiva, que a um mês foi morar com Deus!!!

    ResponderExcluir
  37. A sua Benção Padre João Carlos Hoje minha orações vai para todos Sacerdotes....para o Senhor Padre João Carlos. e Para Padre Tarcísio da minha Igreja Nossa Senhora Aparecida. Itatiba São Paulo.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia padre João Carlos, peço orações pela alma de Maria Luísa Claudino Saraiva que a um mês foi morar com Deus!!!

    ResponderExcluir
  39. Peço intercessão pela saúde de dona Nancy que está se tratando de um câncer e tbm peço proteção pra toda minha família amém 🙏

    ResponderExcluir
  40. Peço cura pela dor que sinto no peito esquerdo. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  41. Quero nesta santa missa pedir pela cura e libertaçao espiritual da minha esposa catarina

    ResponderExcluir
  42. Eu Maria. Peço orações pela minha saúde. Que seu dia Padre seja abençoado!!

    ResponderExcluir
  43. Saúde, física,mental e espiritual de todos nós senhor...

    ResponderExcluir
  44. Peço pela equilíbrio, união e felicidade de minha família

    ResponderExcluir
  45. Bom dia padre!! Peço proteção aos meus filhos.🙏 Que Deus abençoe ao senhor padre para que continue fazendo esse lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  46. Obrigada por compartilhar essa meditação da Palavra. Peço por meu esposo que fará uma cirurgia hoje.

    ResponderExcluir
  47. Peço pela saúde, proteção minha da minha família e amigos.

    ResponderExcluir
  48. Sou Maria de Vasconcelos, moro em Maranguape Ceará. Essa publicação a cima

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Pe. Peço proteção para a gravidez de minhas amigas: Talita, Tassyane, Luisa e Nathalie. Deus o abençoe Pe.

    ResponderExcluir
  50. Que Deus continua abençoando o pe João Carlos por evangelizar milhares de pessoas, por meio da meditação da palavra. Sou muito grata a Deus por sua existência

    ResponderExcluir
  51. Peço nessa santa missa pela conversão de todos da minha família, em especial Analto, Larissa, Tandieiqu, Eraldo, Iris, Aurélio Filho, Jisely, Hidete... Que Jesus envie o espírito santo sobre cada um de nós nos libertando cada dia.

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de pedir oração por Severino Ramos da costa que descobriu um câncer de próstata e está se tratando no IMIP obg meu Deus por tudo 🙏

    ResponderExcluir
  53. Aqui é Luiz Guimarães de Campinas SP, primeiro parabenizar o senhor pela unção em suas meditações. Peço orações e bênçãos para Paula Pilla e para mim. Paula com Covid e eu um pouco deprimido

    ResponderExcluir
  54. Eu peço por paz nos corações daqueles brasileiros, que estão em desalinho e se identificam com a guerra. Peço que meu trabalho me traga retorno financeiro abundante! Peço a proteção para meus filhos e netos. E que meus irmãos sejam abençoados com tudo aquilo que precisam. Que o meu amado receba de forma surpreendente recursos para a vida próspera! Sei que os presentes do Altíssimo são entregues a todos que necessitam, que você possa receber o seu!

    ResponderExcluir
  55. Súplica pela cura da minha filha Mariana Queiroz Silva Landim e por todos os que se encontram enfermos! Amém

    ResponderExcluir
  56. José Antonio
    Restaurar União Casal Amor... Pedimos Oração 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  57. Senhor Jesus abençoe a humanidade com Seu Manto Sagrado,e com Seu Espírito e Divindade.
    Viva a festa da Cátedra de São Pedro.

    ResponderExcluir
  58. Pesso oração por todos da minha família e que Deus abre o meu coração para uma boa conversão

    ResponderExcluir
  59. Bom dia padre com a intenção de pedir a Deus que abra minha madre assim como fez com Ana

    ResponderExcluir
  60. Bom dia padre que Deus abençoe o senhor peço oração pra mim vou fazer uma momografia tenha fé em Deus que tudo vai dá certo em nome de jesus Cristo

    ResponderExcluir
  61. Bom dia e boa tarde padre João Carlos e a todos vocês meus queridos irmãos na fé. Eu quero pedir a Deus para a minha querida família, paróquia, doentes, viúvas, crianças órfãs, sem tetos e para aqueles que não têm nada para comer, que o Senhor derrame sua grande misericórdia sobre estas pessoas que eu citei aqui. Tudo isso peço em nome poderoso de Jesus Cristo!
    Também, gostava de agradecer mais uma vez a sua atenção dispensada.
    Tenham uma santa missa!

    ResponderExcluir
  62. Deus nos dê alegria e Paz. E aos aniversariantes do mês muita saúde, amor, alegrias, prosperidade e paz

    ResponderExcluir
  63. Anônimo , Padre peço pela minha saúde, para Deus tenha misericórdia de um viciado em drogas .iniciais do nome dele P.C B e que seja resolvido a negociação do meu prédio que está em andamento e nada resolvem . Só Deus com sua Misericórdia.Pelo o Santo Padre O papa Francisco.

    ResponderExcluir
  64. Peço oração pela minha família que Deus abre as portas do emprego 🙏

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço a Deus pela vida e pela à saúde de todos!!! Peço muito pela recuperação de minha saúde, sou grata a Deus por tudo!!! Gratidão pelos livramentos de meus filhos e netos. Deus sempre na frente de nossa vida 🙌🏼🙏🌹♥️❤️ vendo a cadeira de São Pedro nos dá muita saudade de saber que ele sentou aí e até hoje ela está bem conservada pelos cuidados e a fé em Deus que tudo que Cristo deixou continua vivo em nossas memórias e sempre será assim eternamente, passando de geração em geração. Peço pelo Santo padre Francisco, muita saúde e muitos anos de vida, continue perseverando com seu rebanho

    ResponderExcluir
  66. Peço também pela saúde de todos os enfermos, Deus lhe restabeleçam à saúde.

    ResponderExcluir
  67. Peço oração pela minha tia
    Terezinha Cutrim

    ResponderExcluir
  68. Peço pela união da minha familia!

    ResponderExcluir
  69. Gratidão por mais um dia de vida abençoado por Deus! Bom dia abençoado para todos nós!
    Vamos pedir força e sabedoria para o Papa Francisco pois grande é a sua responsabilidade, estando à frente da Santa Igreja. Amém! Gratidão
    Aidael

    ResponderExcluir
  70. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dá todos os dias. Peço pela saúde de toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Te agradeço Senhor por tudo que nos concedes todos os dias. Cura Senhor meu neto Bentinho. Ilumina o papa que tomei decisões abençoadas amém.

    ResponderExcluir
  71. Padre o que fazer quando o ministro da extraordinária eucarestia semeia divisão na comunidade fala heresias posta mensagens onde se semeia divisão falando mal do papa como aquele vidente pedro Régis. Já foi levado ao conhecimento do padre e ele não faz nada para ele não falar em nome da igreja estou desanimada pois eu sei que a igreja é muito prudente em aparições e coisas que não vem de Deus.

    ResponderExcluir
  72. oi padre ore pelo meu filho Fernando ele e especial por favor

    ResponderExcluir
  73. como hoje celebramos dia da cadetral de São Pedro que ele cuide do meu filho obrigado

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde padre João Carlos a sua benção. Rezo por todos. Estão em minha oração.

    ResponderExcluir
  75. PEDRO E NOEMIA MARIA,SAÚDE E PAZ PARA TODOS NÓS E PARA O MUNDO.

    ResponderExcluir
  76. Pai, Senhor do céu e da terra, eu LHE agradeço pela Solenidade da Cátedra de São Pedro. No entanto, me ajude viver a minha vocação. Me ajude testemunhar o RESSUSCITADO. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ser um bom cristão, um bom missionário e um bom pastor. Me ajude cuidar do VOSSO povo. Me ajude ter um coração generoso. Me ajude fugir da ganância. Me ajude seguir o caminho do amor, do discipulado, do profetismo, da liberdade, da salvação, da fidelidade e da fé. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  77. Obrigado mais um dia de oração padre João Carlos, peço oração para o Papa Francisco e os Bispos e sacerdotetes do mundo inteiro, pela saúde de minha família e por minha e pela paz do mundo inteiro

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS