PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O amor nos pede muito mais.

O amor nos pede muito mais.


   23 de fevereiro de 2024.  

Sexta-feira da 1ª Semana da Quaresma


     Evangelho.    


Mt 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”



     Meditação.    


Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)

O que seria aqui essa “justiça”? “A justiça de vocês” – “A justiça dos fariseus”. Na mentalidade do povo de Jesus, justo é quem pratica certinho a Lei. Justo é o praticante da Lei de Moisés. De José, esposo de Maria, por exemplo, se diz que ele era justo. Isto quer dizer que ele era um fiel cumpridor da Lei de Moisés.

O que seria essa “justiça dos fariseus”? O modo como eles pensavam que a pessoa agradava a Deus: no cumprimento exato dos preceitos. Eles eram cumpridores rigorosos da Lei, ao menos se tinha essa imagem deles. E eles cobravam do povo o fiel cumprimento de todas as normas, os mandamentos, as ordens como estavam nos livros de Moisés e na sua tradição. Além dos mandamentos e ordens que estão nas escrituras do Antigo Testamento, eles tinham criado centenas de outros.

A cobrança pelo cumprimento rigoroso das leis religiosas escritas e orais chegava a ser doentia. Você lembra como se aborreciam com Jesus, porque ele curava em dia de sábado. E ficavam bravos com os discípulos por bobagens: colher espigas em dia sábado, não lavar as mãos antes da refeição... O cumprimento da norma era tudo. Para eles, era isso que agradava a Deus, o cumprimento exato da Lei.

Jesus achou doentio aquele negócio de cobrança exagerada do cumprimento da Lei de Moisés. Primeiro, porque mais do que fazer coisas se trata de amar a Deus e agir com misericórdia para com o próximo. O amor é que nos move a praticar os mandamentos de Deus. Sem amor, fica tudo sem valor. Jesus chegou a lembrar um dos antigos profetas: “Quero a misericórdia, não os sacrifícios”. Segundo, porque muitas daquelas normas eram mandamentos humanos, isto é, eram expressão da vontade humana, não de Deus.

Vamos ver agora se dá para entender o que Jesus está dizendo no evangelho de hoje: “Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”. Isso quer dizer que nós, os discípulos de Jesus, não devemos pensar e agir como os fariseus. Eles mediam as pessoas pelo cumprimento da Lei. Justo, santo, abençoado era quem praticasse a Lei, meticulosamente. Além disso, se limitavam a cumprir o que estava escrito ou dito na Lei. E Jesus queria e quer que nós, além de não colocarmos cargas exageradas nas costas dos outros, não nos limitemos apenas a cumprir a Lei. O amor nos faz ir muito mais além.

Assim, Jesus interpreta o mandamento “Não matar”, que é o quinto mandamento da Lei de Deus. Não é só não tirar a vida de uma pessoa. É também não difamá-la, não desprezá-la, não desconsiderá-la. Neste sentido, ele disse: “Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, lhes digo: vai a julgamento também quem se encolerizar com seu irmão, quem o chamar de ‘patife’, quem o qualificar de ‘tolo’”.




Guardando a mensagem

Os fariseus impuseram ao povo de Deus uma religião marcada pela prática da Lei, de mandamentos, de normas escritas e orais interpretadas por seus mestres. Isso sufocava as pessoas e marginalizava muita gente. Jesus lembrou que, antes de tudo, é necessário o amor: o amor a Deus e aos irmãos. É o amor que nos leva a observar os mandamentos de Deus. O que nos justifica diante de Deus não é o fiel cumprimento das normas. Fomos justificados pela morte redentora de Jesus. Assim, não podemos viver na mentalidade dos fariseus, resumindo a prática religiosa ao cumprimento de normas. O amor nos pede muito mais.

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o povo antigo amava o que eles chamavam a Lei. E nós continuamos a amar e venerar as Escrituras Sagradas, onde Deus nos fala. O teu evangelho é a proclamação do amor de Deus que se manifestou em tua vida, em tua morte e ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a conhecer, através do livro santo, a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. E tu, Senhor, chamaste a atenção dos discípulos para se afastarem do modo de pensar dos fariseus. Eles julgavam que a pessoa era abençoada na medida em que cumpria a Lei de Moisés. Maior do que o cumprimento dos preceitos é o amor. Essa é a Lei. O amor nos leva mais longe, nos pede muito mais. E no fim, sabemos, que o que nos justifica não é termos feito o que estava prescrito, mas termos amado como tu nos amaste. O teu amor é o que nos justifica, nos redime. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual, responda, depois de pensar um pouco: O que move você na prática religiosa: o preceito ou o amor?

Comunicando

Alguma dúvida para o show de domingo? Teremos antes a Santa Missa, às 15 horas. O show começa às 16 horas. Pelo jeito, vai ter muita gente no Teatro. E muita gente vai acompanhar de casa, por uma transmissão online. O acesso online será entregue no dia do show no email ou no whatsapp de quem o adquiriu. E você pode adquirir o seu ingresso pelo whatsapp 81 3224-9284. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Boa noite Padre João Carlos gratidão por me envia a meditação da palavra compartilho com alguns amigos e uma benção que Deus lhe abençoe e um abençoado show gostaria muito de ir mais domingo nese horário vai ter o chá revelação do meu primeiro bisneto ou bisneta

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela medicação?

    ResponderExcluir
  3. O amor nos une,o amor nos Fortifica, amen.
    Bendito o teu santo nome hj e sempre .Boa noite povo de Deus

    ResponderExcluir
  4. Como faço para adquirir os áudios, tem me ajudado muito Pe João Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre dos nós amém 🙏 até amanhã se Deus quiser o seu show e sempre lindo. Lindo o senhor cantando já quero escutar às músicas essa música que o senhor canta se quiser falar com Deus de Roberto Carlos todas que o senhor canta e lindo escutar padre João Carlos que Deus abençoe sempre todos nós ate amanhã se Deus quiser 🙏 meu nome é ornillda

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a paz de Cristo em todos os corações

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, o teu amor senhor é que nos justifica e nos redime, amar e ser amado, para sermos felizes, para que Deus nos aumente nossa fé, com saúde, paz, felicidade para mim e para minha família. Peço oração ao nosso Pe João Carlos, para que eu consiga realizar meu desejo, para viver em plena vida feliz pela recuperação de minha irmã, pela cirurgia de minha sobrinha, obrigada por tudo. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre. DEUS nós abençoe a mim meus filhos e toda a minha família, senhor tenha piedade e mesericodia de tida a minha família em especial do meu irmão neném, o salve o cure , senhor minha família e cheia de problemas nós ajude a levar nossa cruz obrigada e perdão por tudo

    ResponderExcluir
  9. SENHOR! Eu creio em ti mas aumentai a minha fé. Me ajuda a ser semelhante aquele que seria exemplo para ti. Peço sua benção para meu filho Ivan para se recuperar de uma patologia e amparo a toda a família.

    ResponderExcluir
  10. Saúde a todos os familiares

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Jesus, continua nos aconselhando, com o sermão da montanha, ensinando que devemos estar sempre de bem com os irmãos, não importa o que nos tenha acontecido, devemos sempre perdoar e não guardar sentimentos ruins, nada de negativo nos nossos corações, assim também sempre utilizarmos do Sacramento da reconciliação, nos lembra ainda que, antes de oferecer a oferta no altar para DEUS, os nossos corações devem estar limpos, sem mágoa alguma, nenhum rancor, desentendimentos, nem desavenças. Devemos nos esforçar para permanecer no estado de graça e cheios de amor a oferecer, como seguidores de Cristo e conhecedores da nova lei que substituí todas as outras, a do Amor.
    Como cristãos temos a necessidade de sermos justos, misericordiosos e piedosos, acolhermos todos bem, refletindo e obedecendo os ensinamentos dos princípios do Reino deixados nos exemplos de Jesus e na Sagrada Escritura, assim iremos além sendo a cada dia melhores, mais compreensíveis, mais puros e mais amáveis,.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela palavra mas sinto que nunca fale sobre uma dor que hoje está generalizando nas famílias, ó homosexualidade. Gostaria de ouvir a sua palavra para as famílias que sofrem com essa dor.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, padre João Carlos,sua benção. peço oração para os doentes de câncer e família.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João, peço oração pela saúde de Ilma Brelaz, Cleonice Negrão, Alice Oliveira, Ana Cristina de Lima Farias, por todos os enfermos de nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  15. Padre João peço oração para minha.. família Regina de jequinhonha minas gerais

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre reze pela minha recuperação pois fiz uma cirurgia.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo e hj peço pelo meu irmão q está passando por um momento difícil, que o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria. E saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor cura meu netinho Bento amém

    ResponderExcluir
  18. Amém padre João Carlos peço oração pêla saúde da minha filha Heloísa mãe Maria Santíssima tá no controle Amém...

    ResponderExcluir
  19. Padre meu nome é Fátima peço, oração pra min e toda minha família, ouço todos os dias os áudio, são maravilhosos.obgda.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde abençoada! Obrigada pelas palavras!
    Só o Amor dá sentido a tudo na vida e perpetua a grandeza de Deus!
    Sigamos o Amor Incondicional de Deus em nossos corações.
    Obrigada
    Aidael

    ResponderExcluir
  21. Senhor aumenta o amor entre os homens para que assim a paz reine em nosso mundo!

    ResponderExcluir
  22. Amém, gratidão que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  23. Deus dos Céus, eu LHE agradeço pela vida de São Policarpo. Entretanto, me ensine seguir o caminho do profetismo, do direito, do arrependimento, do discipulado, do amor, da reconciliação, da conversão, da lei, da justiça e da purificação. Me ensine fugir do pecado, do mal, da impiedade, da infidelidade e da cólera. Me ensine ter uma boa conduta. Me ensine fazer boas ofertas. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Mais um dia, obrigado padre João Carlos pela meditação da palavra de Deus, estou me esforçando pra sair do comodismo da preguiça de ler, Deus é Amor, reza por mim e minha família. Neide e família. Deus abençoe o senhor padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS