PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A pregação de Jonas foi bem acolhida.

A pregação de Jonas foi bem acolhida.



   21 de fevereiro de 2024.   

Quarta-feira da 1ª Semana da Quaresma


 Evangelho   

Lc 11,29-32

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

   Meditação   


No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

Parece que Jesus andava meio decepcionado... A pregação do Reino bem merecia uma acolhida mais entusiasta. Sua palavra, seus milagres... tanto esforço, tanto compromisso da parte dele e, ao que parece, pouco resultado. Certamente, por isso, ele estava dizendo: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”.

Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Ele, a mando de Deus, pregou por três dias na grande cidade, anunciando o castigo de Deus sobre todo aquele povo. Castigo por conta de sua impenitência, de sua vida de maldade e violência. E o povo de Nínive, diante daquela pregação do profeta, tomou consciência de sua condição e implorou a misericórdia de Deus. Acolheu a pregação de Jonas como um convite urgente à penitência e à conversão. Do pequeno ao grande, do pobre ao rei, todos se sentaram em cinzas e pediram perdão de seus pecados. Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Uma convocação à conversão. Mas, também um sinal da misericórdia de Deus, pois Deus, tendo desistido do seu intento de destruir tudo, mostrou a sua misericórdia, dando o seu perdão.

Esse sinal de Jonas para o povo do seu tempo estava sendo reeditado na presença de Jesus, na sua pregação. Como Jonas foi um sinal para o povo de Nínive, assim Jesus seria para o povo do seu tempo. Jonas pregou por três dias, cobrindo toda aquela cidade pagã. Jesus pregou por três anos, percorrendo todo o país. Ele também trazia um convite urgente à conversão. Ele começou sua missão, convidando todos a acolherem o Reino que estava se aproximando: convertam-se e creiam no evangelho. O convite à conversão, na verdade, é um convite à acolhida da misericórdia de Deus.

Jesus estava lembrando que o povo de Nínive recebeu melhor o profeta Jonas do que o seu povo a ele. Converteu-se à pregação de Jonas. E ali, Jesus não estava encontrando a mesma acolhida, nem a mesma disposição para a conversão. O povo de Nínive iria ser juiz daquele povo do tempo de Jesus. E iria condená-lo. E quem estava ali anunciando a mensagem de Deus para eles não era simplesmente alguém como Jonas. Como ele mesmo disse, ali estava alguém maior que Jonas, o próprio filho de Deus. 




Guardando a mensagem

O povo pagão de Nínive converteu-se à pregação de Jonas. O povo de Deus do tempo de Jesus respondeu com indiferença à sua pregação. E um bom grupo reagiu com violência à boa notícia anunciada por ele. A pregação do Evangelho, que anuncia o Reino de Deus, continua hoje e chega até você e à sua família. Como é que vocês estão reagindo a esse anúncio que pede conversão e acolhida do amor de Deus? Como o povo de Nínive? Como o povo do tempo de Jesus?

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
essa página do Evangelho vem reforçar nossa caminhada cristã, que é um permanente convite à conversão, à acolhida da vida nova que tu nos alcançaste em tua cruz. Concede-nos, Senhor, que vençamos a indiferença, que é atitude típica do nosso tempo: o não ligar, o deixar pra lá, o não dar importância. Que a tua Palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando num processo de verdadeira conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, hoje, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.

Comparando os quarenta dias da Quaresma com os quarenta degraus de uma escadaria, hoje estamos no oitavo degrau. O passo de hoje é este: vencer a indiferença;  não ficar indiferente à Palavra do Senhor que nos está sendo anunciada. 

Comunicando

Convido você a participar do Sorteio de Ingressos para o meu Show de domingo próximo, no Teatro Boa Vista, no Recife. Você pode acompanhar o show no Teatro ou de casa, por uma transmissão exclusiva. Será um Show-Orante, cantando o meu novo álbum musical. Antes, teremos a Santa Missa, às 15 horas. O show começa às 16 horas. Para participar do sorteio, inscreva-se pelo formulário ou pelo nosso Whatsapp 81 3224-9284. Nossa equipe entrará em contato com os sorteados.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Padre João Carlos reze pela conversão do meu marido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 《Vós, Mulheres, que tendes maridos que não temem ao SENHOR, pelo vossa modéstia conquistareis os vossos maridos para O SENHOR. 》

      Excluir
  2. Desejo participar do sorteio do ingresso para domingo assistir o chou do padre pelo celular

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos obrigado por esta meditação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Bom dia padre João Carlos, bençã. Deus seja louvado e o inimigo derrotado, peço oração pl comversão de meus filhos noras e netos🙏

      Excluir
    3. Como é grandiosa sentir Deus em nossos corações 🙌🏼 abençoe a todos 🙌🏼

      Excluir
  4. Amém bom dia padre sua bênção pesso oração pela minha família e as famílias do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, paz e bem a todos e que tenhamos um coração como do nosso Senhor. Cheio de amor🙏❤️🙏❤️🙏 Que tenhamos novos dias de conversão em busca do caminho em Cristo Jesus 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que o Espírito Santo,nos conceda a graça da conversão, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo,nos abençoe com saúde, felicidade a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Essa palavra sinal, nos faz meditar, quantos ainda hoje como a geração citada ficam à espera do sinal de DEUS e não fazem nada, só ficam a espera, aguardando.
    O próprio DEUS nos diz:
    faça tua parte que Eu te ajudarei, entendemos então que para Ele realizar, nós temos que permitir, porquê sabemos também que Ele respeita nosso livre arbítrio e por amor, ainda corre o risco de nos ver perder do Reino do Céu, acaso não queiramos seguir o seu Caminho, ou seja, não sendo obedientes aos Seus mandamentos e ensinamentos.
    A Sagrada Escritura também nos orienta a entender melhor, que por mais que nós como povo estejamos confusos num momento, até desacreditados, sem esperanças, se obedecermos as vozes dos profetas do Senhor, se nós convertermos em tempo e confiarmos mais no Cristo que já venceu o inimigo e a morte, estes serão salvos, pois Jesus é a fonte de Misericórdia infinita, é providência Divina e todos os dias nos mostra os sinais de que está conosco, não nos abandona e jamais nos abandonará em momento algum.
    Prova de Amor maior não há, não encontraremos onde for, Ele sem reservas, se entregou na cruz por nós e por todos mais, nos ama sem igual, sendo um DEUS Poderoso se faz pequeno na Eucaristia para diariamente nos alimentar, e derramando Seu preciosissimo Sangue Redentor todos os dias anseia nossa salvação, onde aguarda um dia estarmos no convívio dos eleitos,.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre peço que reze por mim e pela minha família em especial pela minha filha que vai defender o TCC dela sexta-feira que o Espírito Santo ilumine a mente dela para que saia tudo perfeito. Sua benção Padre

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós Senhor!
    Maria nossa mãe, levai a minha oração ao seu filho Jesus, para que me ajude a ser um Sinal de Deus aos pequeninos e aqueles q não conhecem a Palavra, daí-me força e coragem para fazer o bem e convidai-me para o caminho da conversão tal como inspiraste Jonas a ser o Sinal de Deus para o povo de Nínive..🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos Jesus ti abençoe sempre gosto muito das suas omélias e um momento de entrega todos os dias pra enteder palavra de Deus

    ResponderExcluir
  11. Divino Espirito Santo, humildemente vos suplico, orai em mim pela minha conversão diária e pela conversão de minha amada família. Eu creio em.Vós!!! Amém.
    Obrigada, Pe. João Carlos!

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos, através de uma amiga, recebo diariamente sua pregação! Tem me ajudado muito. Peço que reze por mim , estou com um problema de saúde. Terei que fazer um exame, estou muito apreensiva por causa do resultado

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por partilhar conosco suas mensagens

    ResponderExcluir
  14. Senhor! Eu creio em ti mas aumentai a minha fé. Peço humildemente a cura do meu filho que persiste com uma doença. Amém!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos sua bênção fico muito feliz por esta reflexão da palavra de Deus. Obrigada que Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
  16. Eu dou Lusidete recebo sua reflexão da palavra todos os dias e enviou pra meus parentes e amigas,dou muito grata Jesus Cristo abençoe a todos

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que Ele nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor ajudai em nossa conversão todos os dias, aumentando sempre a nossa fé. Cura o Bentinho Senhor Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde abençoada para todos! Como Jonas , vamos espalhar lindas e verdadeiras palavras. É importante termos a atitude mental de agradecer tudo o que Jesus faz por nós.
    Gratidão
    Aidael

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos tô com problema justiça peço oração

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Pe João Carlos Senhor que o Espírito Santo de Deus oriente todos esse povo que não sabe o que faz

    ResponderExcluir
  21. Querido padre João Carlos.sua benção..Deus lhe abençoe e proteja sempre......Obrigada por sua existência....

    ResponderExcluir
  22. Peço conversão e fé a cada dia mais
    Saúde e proteção aos meus familiares
    Cura da minha irmã e do meu sobrinho Alexandre

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus de nossos pais, eu LHE agradeço pela vida de São Pedro Damião. Contudo, me conceda a graça para viver e pregar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para seguir o caminho do perdão, do profetismo, da compaixão, da conversão, da oração, da fé, da obediência e da confiança. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para fazer bons jejuns e boas penitências. Me conceda a graça para fugir do pecado, do mal e da ira. Me conceda a graça para fazer boas obras. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite Amém 🙌🙌

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Padre João Carlos,minha benção para mim e todos e todas que compartilhar com tão maravilhosas mensagens de paz e bondade que tanto anima e faz agente ficar mais cheio de felicidade, pois todas essas ricas frases são de grande valor para a nossa alma, que Deus abençoe a
    Todos grandiosamente e uma abençoada noite com Deus.paz e bem.

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite Padre João Carlos, reza pela conversão da minha família e Neide e família e as famílias do mundo inteiro, pelo Papa Francisco e os Bispos e sacerdotetes do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  27. Dilson Queiroz22/2/24 07:19

    Bom dia ao povo de Deus, Padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS