PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem é que você está esperando?

Quem é que você está esperando?

 


   16 de dezembro de 2023.   

Sábado da 2ª Semana do Advento

3º. dia da Novena de Natal

   Evangelho.   


Mt 17,10-13

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

   Meditação   


Elias já veio, mas eles não o reconheceram (Mt 17, 12).

Por muito tempo, o povo de Israel cultivou o sentimento da vinda do Messias. Havia uma expectativa muito forte, no tempo de Jesus, de que o Messias chegaria a qualquer momento. É verdade que nem todos coincidiam, em suas esperanças, sobre quem seria e o que ele faria. O Messias era uma promessa de Deus e a sua vinda seria a solução para a sofrida vida daquela gente. Assim, muitos esperavam que fosse um grande líder político e militar. Com certeza, enfrentaria os romanos e acabaria com aquela dominação opressora. Outros apostavam que seria um homem de Deus ‘ultra-santo’, sem nenhuma aproximação com os pecadores e as maldades desse mundo.

Jesus era o Messias que o Pai enviara. Messias é uma palavra que quer dizer “ungido”. Ungir é uma cerimônia em que a pessoa é consagrada com óleo para uma missão. O Messias é aquele que Deus ungiu para a grande missão de restaurar Israel.

Em certo sentido, o estilo de Messias que Jesus exerceu não preencheu as expectativas do povo do seu tempo. Ele não era um sacerdote do templo, como podiam esperar os saduceus. Era um leigo, carpinteiro de profissão, vindo do interior. Não era um líder político-militar, como os zelotes esperavam. Era um profeta que pregava a mansidão, o perdão e a solidariedade com os pequenos. Não era um ilustrado professor da Lei, levando o povo a praticá-la com rigor, como esperavam os fariseus. Ensinava o povo com parábolas e pregava a lei do amor. Dessa forma, os grandes grupos religiosos de Israel não reconheceram Jesus como Messias.

Os Mestres ensinavam que antes que o Messias viesse, viria Elias. Elias foi um dos maiores profetas do povo de Deus e era sempre lembrado como alguém que restabeleceu a religião de Israel, ameaçada pelos cultos dos estrangeiros. Elias tinha vivido, vários séculos antes. Eles, lendo o livro do profeta Malaquias, entendiam que Elias voltaria antes que o Messias chegasse. Está assim no livro do profeta Malaquias: “Eis que eu envio o profeta Elias, antes que chegue o grandioso e terrível dia do Senhor” (Ml 3, 23). 

E Jesus explica aos seus discípulos que, de fato, Elias já veio. Foi João Batista, pelo que ele deu a entender. Não que ele tenha voltado em João Batista, isso não. É que João Batista fez o papel de Elias, aproximando o povo do seu Deus, preparando a chegada de Jesus. Disse Jesus: “Elias já veio, mas eles não o reconheceram”. E falou do modo como maltrataram João. O profeta, coitado, foi degolado na prisão de Herodes. E Jesus avisou que eles     tratariam mal, a ele também, o Filho do Homem.




Guardando a mensagem 

Este evangelho é um bom aviso para nós. Ficamos sempre esperando alguma coisa muito grande acontecer, para finalmente vivermos como convertidos. Não reconhecemos o Elias, que é quem prepara o caminho para o nosso encontro com Jesus. E nem reconhecemos o próprio Senhor que está no meio de nós. Ele se apresenta manso e humilde, renunciando as armas do poder. Elias já veio. O Messias também. O que é que estamos esperando para acolher o Reino de Deus que ele está anunciando?

Elias já veio, mas eles não o reconheceram (Mt 17, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o papel de Elias de preparar os caminhos para a tua chegada foi realizado por João Batista. João foi o Elias que preparou os teus caminhos. Muitos fazem hoje esse papel, preparando o povo para o encontro contigo. Nós te bendizemos pelos Elias de hoje. Que eles não desanimem, pela pouca reação dos seus irmãos. Estamos seguros que também nós podemos e devemos fazer esse papel de Elias, ajudar as pessoas a abrirem o seu coração para te acolher como Messias e Salvador. Dá-nos, Senhor, paciência, sabedoria e perseverança para sermos Elias hoje, evangelizadores dos nossos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que você pode identificar quem foi Elias na sua vida, quem preparou você para o encontro com Cristo? Anote, no seu caderno espiritual, ao menos três nomes de pessoas que foram Elias na sua vida. E reze por eles. 

Comunicando

A gravação do DVD do meu novo álbum musical é hoje, aqui em Brasília. Começa às 10 da manhã. 

Hoje, é o 2º dia da Novena de Natal. Você nos acompanha, pelo Canal do Youtube, às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. Giane Ferreira
    Obrigado padre João Carlos, amo receber a meditação e peço ao Senhorinho Deus pai que abençoe o padre João Carlos hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  2. Como é maravilhoso ouvir é meditar a palavra do Senhor. Principalmente com o padre João Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gosto muito , faz ven ao coração ❤️ o dia fica cheio de esperança e alegria. Amém

      Excluir
    2. Peço a oração pela saúde e cura da minha mãe que está com câncer/ Cleuza Alves Saraiva 🙏🙌

      Excluir
  3. QUE MARAVILHA ESSE EVANGELHO COMO
    TODOS SÃO LIÇÃO DE VIDA E AMOR. QUEM FOI ELIAS EM MINHA VIDA!
    MEUS PAIS, JOÃO MARCIANO MARCELINO, FRANCISCA MARIA DE PAULA MARCELINO. GRATIDÃO 💟 SENHOR JESUS PELOS PAIS.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, peço sua benção para me e meus familiares e para 9s demais.padre peço também uma grande benção ao senhor para o novo bispo que já está em fortaleza, tanto para e também
    Para dom José Antônio.o novo bispo e novo na idade, mas com um lastro de riqueza de conhecimento e assim posso dizer,pois com apenas 58 anos de idade com muita sabedoria. Peço muita iluminação para dom Gregório paixão, que grande presente fortaleza é também os cearense e eu estou inserido nesta graca espiritual,eu tenho 72 anos de vida, mas que muito aprender com esse jovem, vou
    Pedir sempre nas inhas humildes orações, pedindo ao pai de todos nós, que dê força e saúde para bem
    Cuidar do rebanho que não é fácil, mas para Deus nada é impossível.gostei muito da fala dele,assistindo pela rede de televisão, por ocasião de sua posse, que ilumine ele e também a equipe que vai auxiliar este grande pregador.peco também
    Saúde, para o senhor e sua equipe de trabalho, sou seu grande admirador,não consigo viver sem sua meditação diária, e também sua benção.que tenhamos um abençoado sábado rico e iluminado com essas lindas leituras do evangelho.nesse período do advento, as leituras traz um cá indo importante em nossos momentos de reflexão.o muito obrigado por receber este valioso presente da
    Palavra de Deus, e também das suas melodias, que
    Faz agente viver mais um pouco em paz.paz e bem
    Para todos nós.deus é de todos nós irmãos em Cristo Jesus.que ele chegue no coração de cada ser
    Neste Natal.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada sr padre, pelas medições tem me feito muito bem.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado.por. manda a palavra de Deus que Deus abençoe sempre 🙌🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre José Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  8. Q músicas lindas Deus abençoe grandemente sua vida Paz saúde padre

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre por mandar esta meditação todos os dias estou tentado aprender a palavra de Deus através do Senhor Obrigado Deus abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir
  10. Alexandre Leite , Poa/ RS.
    Muito obrigado por essas palavras espetacularmente simples pra nós ajudar a compreender, nas complexas "parábolas" de Jesus, a simplicidade dos simplificado pelos seus ensinamentos

    ResponderExcluir
  11. Eu me emociono e errei* É, a simplicidade das palavras de Jesus.
    Obrigado.
    Alexandre Poa/ RS.

    ResponderExcluir
  12. A cada dia desvendo mais uma dúvida..Hoje Elias ser João Batista..

    ResponderExcluir
  13. Obrigada padre João Carlos
    Felicidades
    Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Naquele tempo, Moisés já estava ensinando o caminho da Jerusalém celeste, a salvação ao povo escravizado, mas mesmo vendo os milagres, de todos os prodígios, da Arca da aliança, momentos íntimos nos Templos Sagrados, o mar da Galiléia abrir-se em dois, ainda assim duvidaram e caíram na perdição.
    DEUS enviou Elias como um discípulo sucessor de Moisés, continuou enviando muitos profetas até o último João Batista e mesmo assim o povo não acreditou.
    Todos foram rejeitados e maltratados inclusive o Anunciado Jesus Cristo, o Messias, mesmo assim nosso Redentor que era e é ainda hoje pura Misericórdia infinita, ainda nos seus últimos momentos de sofrimento agonizando na cruz, clama ao Pai soberano sobre todas as coisas, que nos perdoe e continua perdoando e renovando a aliança conosco todos os dias pelo Seu Santo Sacrifício, na Sua crucificação, morte e ressurreição dizendo:
    Pai perdoa pois eles não sabem o que fazem,.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João sua Bênção. 0BRIGADA por. Os ajudar estudar e compreender o Santo Evangelho. Eu graças a Deus Amém todos os dias pelo mérito e faço uma reflexão profunda . Que o Senhor da vida derrame muitas Bênçãos sobre sua vida e na nossa e da nossas famílias Bendito seja seu Santo nome e para sempre Amém. Vamos sempre permanecemos Firmes na Fé . Entregar tudo nas mãos de Deus e deixa ele agir porque dele virá o remédio pra tudo Amém. Santo e Abençoado dia para todos nós Amém

    ResponderExcluir
  16. Padre Joao Carlos como é bom receber sua mensagem todos os dias. Que Deus te ilumine e abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Peço orações pra as pessoas que foram elias para mim .Deise Oliveira Débora Oliveira e Rosangela lobo essas pessoas me ajudaram com meus filhos quando eu precisei .e peço que Jesus da Santa Chagas que tirar meu filho Pedro Henrique dos vícios de drogas e bebidas senhor tende misericórdia do meu filho amém

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus abençoe as pessoas que foram o Elias para mim, meus país e para meus irmãos, seus filhos, abençoai Senhor primeiramente com saúde, proteja minha irmã que vai fazer uma cirurgia, que corra tudo bem, em nome de Jesus.Que Deus mim proteja sempre e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Leonardi, as pessoas que me encaminhar ã

    ResponderExcluir
  20. Leonardi, as pessoas que me encaminharam como Elias, foram meu Pai, minha Mãe e a minha Catequista!

    ResponderExcluir
  21. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Pai Santo, eu LHE agradeço pela vida de Santa Adelaide. Todavia, me ensine seguir o caminho do profetismo, do discipulado e dos prodígios. Me ensine viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine fugir do pecado. Me ensine ter um coração cheio de amor e humildade. Me ensine viver na VOSSA presença. Me ensine viver na VOSSA amizade. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Que Jesus proteja a minha família de todos mal e abençoe meus filhos minha mãe e a todos que quero bem. Amém

    ResponderExcluir
  24. Boa noite padre João Carlos Obrigado por ser Elias na minha vida só tenho agradecer por cada aprendizado gratidão🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Boa noite obrigada Senhor por mais um dia vida Amém gratidão sempre 🙏🙏🙏❤❤❤

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS