PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Aponte Jesus com o seu testemunho.

Aponte Jesus com o seu testemunho.




   17 de dezembro de 2023.   

3º Domingo do Advento 


   Evangelho   


Jo 1,6-8.19-28

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.
22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.



   Meditação   


No meio de vocês, está aquele que vocês não conhecem (Jo 1, 26).

Quando começamos o caminho do advento, eu tentei fazer um pequeno roteiro e o passei pra vocês. Nos quatro domingos do advento, há um programa para o nosso crescimento. No primeiro domingo, foi o tema da vigilância (aguardar Jesus acordados). No segundo domingo, o tema da conversão (esperar Jesus com uma vida santa). Chegamos ao terceiro domingo. O tema é o testemunho (reconhecer Jesus pelo testemunho). Bom, vamos ao texto.

No evangelho deste terceiro domingo do advento – João capítulo 1º - é apresentado um personagem central na preparação da vinda de Jesus: João. Esse nome se repete sete vezes neste texto. E há uma pergunta que se repete três vezes: “Quem és tu?”. É a pergunta dos enviados de Jerusalém. “Quem és tu?” Querem saber quem é João. A dúvida é se ele é o Messias, o Elias ou o Profeta.

O Messias é aquele prometido por Deus de quem o profeta Isaías falou, o “ungido” pelo Espírito do Senhor para anunciar a boa nova aos humildes e a libertação dos oprimidos. João disse claramente: “Eu não sou o Messias”. O Elias era o profeta antigo que chegaria antes do Messias, segundo o profeta Malaquias. Este converteria o povo para o encontro com o seu Senhor que estaria chegando. O Profeta parece ser também uma expectativa do povo: um grande profeta apareceria antes do Messias. João achou melhor se definir como aquele anunciador da chegada de Deus, descrito pelo profeta Isaías: “Voz que clama no deserto: preparem o caminho do Senhor”.

“Quem és tu?”. O próprio evangelista responde quem é João: Um homem enviado por Deus que veio dar testemunho da luz. Ele é a testemunha do Messias. A palavra “testemunho/testemunha” está repetida quatro vezes nesse evangelho. João é a Testemunha. Ele não é a luz, ele é a testemunha da luz. Ele apontará Jesus. Ele o apresentará ao seu povo, na hora certa.

E onde está Jesus de quem João está dando testemunho? Certamente, já está no meio do grupo que o escuta; daqui a pouco, vai entrar na fila para se batizar também. Os judeus querem saber quem é João. Pronto, já sabem. Ele não é o Messias. Ele é a testemunha da luz. Ele prepara o povo para acolher o Messias, que é a grande luz. Daqui a pouco João o apresentará. Então, é importante se preparar para reconhecer o Messias, acolhendo o testemunho de João. Mais na frente, João irá apresentar Jesus, quando o vir na fila do batismo: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Mas, João adiantou uma coisa muito importante: “No meio de vocês, está aquele que vocês não conhecem”. Dá para entender essa palavra? “No meio de vocês, está aquele que vocês não conhecem”. Claro, o Messias já está no meio deles. Ele já está presente ali no meio daquele povo. Ou mesmo, pode-se entender, já está presente no meio do povo de Israel. Ele já está por ali. O Messias já está presente. Falta reconhecê-lo, acolhê-lo. E o que fazer para reconhecê-lo? Resposta: acolher o testemunho de João. João nos diz quem é ele. João nos aponta Jesus.




Guardando a mensagem

Estamos na preparação para o natal; e para o encontro com o Senhor que já veio (no natal), vem sempre e virá no último dia. Que passo a Palavra de Deus nos convida hoje a dar, depois de nos ter pedido vigilância e conversão? Acolher o testemunho sobre Jesus. É esse testemunho que nos fará reconhecê-lo, pois ele já está entre nós. João é o modelo da testemunha de Jesus. João não é a luz, ele dá testemunho da luz que é Jesus, o Messias. Acolher o testemunho sobre Jesus para reconhecê-lo.

No meio de vocês, está aquele que vocês não conhecem (Jo 1, 26).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é engraçado que estejamos te esperando, pois tu já estás entre nós. Certo, voltarás glorioso um dia. Mas, hoje já estás conosco. Prometeste isto, ao voltar ao seio do Pai: “Eis que estarei com vocês todos os dias até a consumação dos séculos”. Para reconhecer-te hoje, precisamos acolher o testemunho que dão sobre ti. E quem dá testemunho sobre ti? João Batista, que é o modelo de testemunha; as Escrituras Sagradas; a tua Igreja; a minha comunidade. Eu mesmo dou testemunho de ti. Só acolhendo esse testemunho podemos reconhecer-te e descobrir-te presente no meio de nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Fique atento, atenta. Da próxima vez que o ministro da Igreja disser: “O Senhor esteja convosco!”, abra bem a boca pra falar com toda convicção: “Ele está no meio de nós!”.

Comunicando

Hoje é o terceiro dia da novena de natal, graças a Deus, com muita participação. Já estou lhe enviando o link da novena de hoje. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos a sua benção. O Evangelho de hoje é belíssimo Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre sua benção padre

    ResponderExcluir
  3. Q o nosso Senhor Jesus Cristo venho nos dar paz saúde e misericórdia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, feliz dia do senhor , obrigada João pelo Vaticano com água, porque vc cuidou obra hesys variar no espírito santo , Jesus nisdo rei , amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, Deus nós abençoe, amém, feliz dia do senhor .

    ResponderExcluir
  6. Sua benção padre Deus abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir
  7. A paz do senhor Jesus esteja sempre presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. O senhor é um Anjo enviado por Deus.
    Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que nosso Senhor Jesus Cristo, esteja sempre presente em nossas vidas, ele está no meio de nós em minha vida e da minha família, parentes e amigos e a todos nós.Que Deus abençoe com saúde, felicidade e paz a mim minha família, nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Pe João Carlos o senhor é uma benção a sua palavra através do Evangelho nos conforta espiritualmente.

    ResponderExcluir
  11. ELE está no meio de nós. Eu acredito, mas aumentai a minha FÉ. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. SENHOR abençoai a minha família. Tirai a dor da doença e curai corpo e alma.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre obrigado pela seu evangelho, esse trabalho vem ajudando muitas pessoas paz e bem !

    ResponderExcluir
  14. Amém parabéns para papa hoje. Tá de parabens

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    João Batista foi um discípulo especial, DEUS traçou um Plano completo para esse último profeta, aquele que ficou como o precursor, o mensageiro que veio para preparar o caminho do nosso Salvador, ficou conhecido como o divisor de águas antes do Messias.
    Sabemos das dificuldades que sua mãe Isabel teve já na gravidez, assim foi escolhido desde seu nascimento quando pulou no ventre de sua mãe ao perceber a presença do Espírito Santo na Virgem Maria Imaculada, depois se reconhecendo pequeno e somente como um canal de graça, provou a importância do batismo nas aguas, que é a vida, chegou até batizar Jesus Cristo e Revelou a todos que o verdadeiro batismo está no Espírito Santo. Enquanto o povo ficava perguntando como, quem, porquê? Demonstrou temor de DEUS, revelando a todos que o verdadeiro Messias estava entre eles mesmos e que eles precisavam só acreditar em que está escrito na Sagrada Escritura, depois do batismo, converterem da vida pecaminosa e determinados seguirem a vida nova no estado de graça se preparando para O receber,.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, peço sua benção para a  minha família, pois estamos precisando tanto física e também espiritual.gosto muito de sua pregação, me faz ficar mais forte.hoje gostei muito do evangelho que fala de testemunho de João Batista, esse grande profeta e grandeza de humildade, se diminuindo para chegada de Jesus Cristo o verdadeiro Messias.precisamos muito profeta igual a João Batista, temos poucos, mas ainda temos. Alguns servos de Deus fazendo o que João Batista fez no final de sua vida.esses servos re uniam algumas atividades e dá o lugar para outros mais jovem

    Continuar seu trabalho de evangelização.que Deus a benção atitudes desses servos de Deus.que Deus abençoe a todos que faz este trabalho tão importante,que a evangelização. 

    ResponderExcluir
  17. Deus te abençoe Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. A presença de Jesus entre nós, já diz tudo:Natal é reencontro de quem está presente,!joão somos nós leigos que aceitamos humildemente nossa fé em Deus, celebração de verdade inquestionável: nascimento de uma esperança para humanidade contada mas esperançosa com as palavras de vida que está no meio de vós presença
    vivica dos filhos de Deus

    ResponderExcluir
  19. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço sempre por tudo q Deus nos dá, mas hj tenho um agradecimento muito especial: é o aniversário da minha primeira filha Renata, obrigada Senhor por esse presente Divino. Q o Senhor a abençoe sempre, com muita saúde e muitas felicidades com a família. TB peço saúde para toda família, filhos, netos, genros e nora e todos. Que Deus nos abençoe sempre amém

    ResponderExcluir
  20. Amo receber a palavra de Deus . Esse padre é um grande pregador da palavra de Deus 🙏

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos.! a sua bênção

    ResponderExcluir
  22. Pai do Céu, eu LHE agradeço pela vida de São José Manyanet. Contudo, me conceda a graça para ser guiado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça para ser um bom ungido. Me conceda a graça para evangelizar com sabedoria. Me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, da conversão, da luz, da fidelidade, da pureza, da gratidão, da paz, da humildade, da libertação, da graça, da alegria, da salvação, da justiça, da fé e da santificação. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para rezar sem cessar. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para fugir do pecado e da maldade. Me conceda a graça para testemunhar o RESSUSCITADO. Me conceda a graça para viver o meu batismo e a minha vocação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS