PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nossa responsabilidade na manutenção da Casa do Senhor.

Nossa responsabilidade na manutenção da Casa do Senhor.

 




   14 de agosto de 2023.   

Memória de São Maximiliano Maria Kolbe, mártir


   Evangelho.   


Mt 17,22-27

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

   Meditação.   


O mestre de vocês não paga o imposto do Templo? (Mt 17, 24)

Várias vezes, participei da Santa Missa, no terceiro domingo do mês, na cidade pernambucana de Carpina. Esse é o dia em que os fiéis daquela paróquia oferecem o seu dízimo. Na hora do ofertório, o povo forma uma longa fila e, um por um, traz o seu envelope, e com ele toca o altar e o deposita num grande cesto. O fato de tocar o altar com o envelope é facilmente compreensível: o que está dentro do envelope representa a participação daquele fiel na oferta que a Igreja faz a Deus. De fato, durante a apresentação das oferendas em cada Missa, o presidente da celebração bendiz o Senhor pelo “fruto da terra e do trabalho do homem”, no sinal do pão e do vinho.

Mas, realmente, o que me chamava a atenção naquela grande fila de pessoas, cantando e apresentando o seu dízimo, em Carpina, era a presença do pároco e do vigário paroquial na fila também. Pe. José Rolim e Pe. Brenno, que estavam à frente da Assembleia, iam também pra fila e cada um apresentava o envelope com o seu dízimo. No início, muita gente estranhou. Achavam, com razão, que os dois padres não precisavam ir pra fila como todo mundo, eles estavam dispensados do dízimo. Já eram ministros do altar, já davam do seu tempo e de sua vida a serviço da Igreja, não havendo mais necessidade de devolver o dízimo. Aliás, do dízimo do povo já saía a sua côngrua, o seu pro labore. Mas, os dois padres não faltavam na fila e nem se preocupavam de fornecer qualquer explicação.

Tudo isso ilustra o evangelho de hoje. Num dia em que Jesus e seu grupo estavam chegando a Cafarnaum, cobradores do imposto do Templo perguntaram a Pedro se Jesus pagava aquela taxa. Pedro, para facilitar as coisas, disse que sim. E quando entrou em casa, Jesus puxou logo o assunto. Perguntou se, num reino, a quem se cobra os impostos, aos filhos do rei ou aos estranhos? Pedro respondeu que, claro, aos estranhos. Os filhos estavam mais do que dispensados; o reino era do pai deles, ora essa. Ainda assim, para não ser motivo de escândalo, Jesus mandou Pedro providenciar o pagamento. Assim, lhe indicou que fosse pescar, que era a sua profissão. No primeiro peixe fisgado, encontraria uma moeda – o estáter – que daria para pagar o imposto por si e pelo Mestre.

Três coisas, pelo menos, podemos aprender com essa página do evangelho de hoje. O primeiro ensinamento vem dos chatos que cobraram o imposto. O imposto de que se fala, nessa passagem, não é o dízimo. Nem o imposto de César. No dízimo, apresentava-se como oferta a Deus os primeiros frutos da agricultura e os primeiros animais de corte do rebanho. O dízimo tem a ver, então, com ganhos, salários, rendimentos. Também, claro, não se trata do imposto ao império romano, devido pela condição de povo subjugado. Este era pago com muita má vontade e, no meio, de muitos conflitos. Além da prática do dízimo, havia, no povo de Deus do tempo de Jesus, um imposto anual para sustentação do Templo (levitas, cantores, sacerdotes, lenha, funcionamento do Templo e do seu culto). O imposto do Templo era anual, pago pelos homens, e equivalia a dois dias de trabalho, pagos com uma moeda grega chamada dracma. O primeiro ensinamento é este: Somos responsáveis pela manutenção da Casa de Deus.

O segundo ensinamento vem do exemplo de Jesus. Ele não estava obrigado, como filho de Deus, a pagar esse imposto. Aliás, muita gente, pela sua ligação com o Templo, estava dispensada: sacerdotes, levitas, rabinos. Mas, Jesus fez questão de participar, de dar bom exemplo, de mostrar-se também comprometido. Nessa responsabilidade com a Casa de Deus, ninguém deve se omitir. As lideranças podem ajudar muito, como Jesus, como os padres de Carpina, dando bom exemplo.

O terceiro ensinamento vem do peixe. É verdade que Pedro foi pescar. Mas, o que se conseguiu para a oferta do imposto não foi só trabalho de Pedro, mas foi, particularmente, providência divina. Ele encontrou a moeda na boca do peixe, conforme a palavra de Jesus. Há aqui uma lição muito importante: para as coisas de Deus, quando há boa vontade de nossa parte, mesmo não tendo, aparece um jeito, coisa da providência de Deus. Muita gente já experimentou isso.


Guardando a mensagem

O evangelho de hoje nos chama à responsabilidade de filhos na manutenção da Casa de Deus. Somos responsáveis pela casa do Senhor. Jesus mesmo deu exemplo: mesmo sendo filho, estando dispensado, participou também com sua contribuição para o Templo. O dinheiro que Pedro achou na boca do peixe nos mostra que o próprio Senhor, na sua Providência Divina, nos ajuda a encontrar modos de participar na manutenção de sua Casa e de sua Obra.

O mestre de vocês não paga o imposto do Templo? (Mt 17, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
muito temos que andar em matéria de corresponsabilidade na manutenção da Igreja e de sua missão evangelizadora. O nosso dízimo nem devia ter esse nome, pois não passa de uma simples oferta que não tem relação com os nossos ganhos reais. E as nossas ofertas, ao menos as que oferecemos nas celebrações, são trocados dignos de um esmoler. Damos esmolas, não sustentamos a Casa de Deus. Senhor, converte o nosso coração. Que o teu exemplo nos ajude a partilhar com amor e confiança para o sustento da tua Casa e para a realização de suas responsabilidades para com os mais pobres, com a formação dos nossos ministros, com a evangelização do mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

É hora de você rever a sua participação de filho na Casa de Deus. Hoje, tome uma boa decisão nesse assunto.

Comunicando

Hoje é dia do Encontro dos Ouvintes, no Recife. O encontro, com a Santa Missa, começa às 11 horas, na Igreja de Santo Antonio, bem no centro da cidade. Será uma Missa de Ação de Graças pela passagem dos 27 anos de nossa AMA, a Associação Missionária Amanhecer. Você pode nos acompanhar pelo rádio ou por nossas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Sua benção Padre João Carlos ti agradeço pelas suas palavras que nos dá muito ensinamentos .peço que reze pela minha famiia

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela atenção com a palavra de Deus amém oração pra mim e minha família até amanhã se Deus quiser 🙏🖐️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia peço oração pra meus filhos q lhe der saúde no corpo e na alma

      Excluir
    2. Amém

      Excluir
  3. Bom dia Padre João Carlos! Sua benção é muito lindo quem tem a consciência do que é ser Dizimista, sou representante do Dízimo de minha comunidade e peço orações por nossos Dizimista e por todos aqueles que ainda não foram tocados a devolução. Peço tbm oração por minha família, Albuquerque Araújo e por meu filho Kleyton e sua esposa Bianca que estão de volta a SP hoje...para sua labuta do dia a dia, após uma semana de descanso em nossa amada Paraiba.🙏💗

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos!
    Sou grata à Deus pela benção de ter seus ensinamentos todos os dias através do conhecimento da Palavra de Deus. Como é bom ouví-la através de sua fala mansa e tranquila. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe. João Carlos, sua benção!
    Que Deus nos ajude a fazer a devolução do diximo q é tão importante para o desenvolvimento da nossa Igreja.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe. João Carlos. Sou de São Paulo, mas meus pais (já falecidos) eram de Floriano (PI) e lá na Paróquia São Francisco de Assis também fazem uma bonita procissão de toda a comunidade no Ofertório coma intenção de que todos oferecem a própria vida. Muito lindo.
    Parabéns a todos os associados da AMA. Hoje me.uno em oração por todos. Deus o abençoe muito! 💙🙏

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Uma semana abençoada pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia João Carlo sua bênção peço oração pra minha família meus amigo pra mim maria José

    ResponderExcluir
  9. OSENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARÁ AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Padre João Carlos , que Deus abençoe nossa semana

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus nos acompanhe na caminhada da vida e nos proteja de todo mal a mim e minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Sua benção pe João c aqui no pequeno grupo igreja em ação compartilhamos com frequência suas mensagens é uma benção ....Magé RJ. Graças a Deus por sua vida

    ResponderExcluir
  13. Sua bênção padre João muito obrigada pela mensagem

    ResponderExcluir
  14. Bom dia oadre , Deus nós abençoe, peço por toda a minha família, que nos proteja e afaste todo o mal de nós, senhor abençoe a mim e meus filhos e obrigada por nossas vidas ,amém

    ResponderExcluir
  15. AMÉM 🙇 🙏. GRATIDÃO 💟 A TI SENHOR PELO DOM DA VIDA. ENTRE ESSE DIA MINHA FAMÍLIA, MINHAS ORAÇÕES E TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Sr. padre e agradeço muito pelos ensinamentos diários. Hoje despertou-me mais sobre a impotyde ser dizimista. Peço oração para a minha conversão e de toda minha família . Que o Senhor nos ilumine hoje é sempre A.e.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e uma semana abençoada para todos nós. Obrigada pela meditação padre João Carlos. Gratidão por tudo. Peço saúde para mim e minha família, filhos, netos, genros e nora, e toda minha família. Peço em especial pelo Bentinho para que Deus lhe conceda a cura dessa doença neurológica. Creio Senhor mas aumentai minha fé amém

    ResponderExcluir
  18. Bela mensagem. Amém!

    ResponderExcluir
  19. Deus Santo e Misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de São Maximiliano Kolbe. Todavia, me conceda a graça para ter o santo temor. Me conceda a graça para seguir o caminho do amor, do serviço, do discipulado, da obediência, da ressurreição, da adoração, da partilha, da fé e da justiça. Me conceda a graça para amá-Lo com todo o meu coração e com toda a minha alma. Me conceda a graça para guardar os VOSSOS mandamentos e os VOSSOS preceitos. Me conceda a graça para ter um coração manso e humilde. Me conceda a graça para louvá-Lo. Me conceda a graça para fugir do escândalo e do pecado. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Agradeço imensamente por cada segundo de conexão com Deus através das msg do padre Carlos . Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pela meditação Padre Joao Carlos

    ResponderExcluir
  22. Obrigado padre João Carlos pela partilha da palavra tem me ajudado muito na minha rotina diária recebo o teu áudio atrás de um comprador e hoje não recebi quero saber como faço para receber diretamente do senhor padre

    ResponderExcluir
  23. Bom dia.... não estou recebendo mais o Evangelho! Pararam de enviar! Wanderley Luiz Sartori 19 991266919

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Não recebi a reflexão de hoje.


    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Se pedirdes em meu nome....

  03 de maio de 2023   Festa de São Felipe e São Tiago, apóstolos.    Evangelho   Jo 14,6-14 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o C...

POSTAGENS MAIS VISTAS