PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os cidadãos mais importantes do Reino.

Os cidadãos mais importantes do Reino.

 


   15 de agosto de 2023.   

Terça-feira da 19ª Semana do Tempo Comum


    Evangelho.   


Mt 18,1-5.10.12-14

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.



    Meditação.   


Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4)

A pergunta foi esta: quem é o maior no Reino de Deus? A essa indagação dos discípulos, Jesus responde com o exemplo da criança. É preciso se converter e se tornar como criança. Não se trata de chegar à elite, ser o maior. Trata-se de assumir a identidade de filho, ou como Jesus disse: fazer-se pequeno.

O Reino de Deus é lá onde o senhorio de Deus é acolhido, lá onde Deus é reconhecido e amado como pai, lá onde os filhos de Deus se reconhecem como irmãos. Não é um reino de súditos e senhores, é uma grande casa de família, onde somos todos amados como filhos. O Reino também não é fruto de nosso merecimento, é bondade de Deus, amor imenso dele por nós. Quanto mais nos reconhecemos amados e necessitados desse amor, mais nos integramos na sua casa, no seu Reino. Somos filhos amados e isso não é uma conquista nossa, mas pura misericórdia de Deus. Sendo assim, não podemos invocar grandezas ou nos imaginar acima dos outros.

Quem é o maior no Reino de Deus? Para a mentalidade do mundo, o maior é o que tem poder, dinheiro, prestígio, fama. O maior é o que manda, o aplaudido e servido pelos outros. Mas, o Reino de Deus não é uma cópia do nosso mundo, na esfera espiritual. Assim, nós anularíamos a Palavra de Deus e a ação transformadora do seu Espírito. Precisamos captar a novidade que vem da Palavra de Jesus, novidade que é um princípio de mudança em nossa sociedade.

Então, quem é o maior no Reino de Deus? Jesus falou claro: “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”. Assim, no Reino de Deus, não há lugar para a soberba, o orgulho, a presunção de ser grande e de querer mandar nos outros. Grande é só Deus, imenso é o seu amor. Nós só temos uma grandeza: sermos seus filhos amados.

E por que essa comparação com a criança? Porque a criança é filho; porque a criança aprende, exemplificando bem nossa condição de discípulos; porque a criança confia inteiramente nos seus pais.



Guardando a mensagem

O Reino de Deus não é cópia desse nosso mundo injusto e desigual. O Evangelho do Reino é anúncio de uma novidade, fermento de transformação de nossa sociedade. O pequeno é o mais importante, ensinou Jesus. Os filhos mais frágeis e sofredores, estes, sim, são os cidadãos mais importantes do Reino. O menor é o maior. Fazer parte do Reino é renunciar à mania de querer ser mais do que os outros. Todos somos filhos amados do Pai. Somos todos irmãos. Jesus continua nos dizendo que não entraremos no Reino se não nos convertermos, nos tornando como crianças. Nas crianças, nos vemos como filhos amados de Deus e como irmãos, chamados a viver a fraternidade.

Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o convite que hoje nos fazes é pra gente deixar de pensar ou de querer ser grande, forte, poderoso, desejando estar acima dos outros. Assim, a gente não entra o Reino dos Céus, não recebe o abraço amoroso do pai. O teu convite, Senhor, é pra gente renunciar a essa pose de gente importante e independente, que não precisa de ninguém. No Reino de Deus, só tem lugar pra gente humilde, que reconhece que só Deus é grande e, nele, somos irmãos uns dos outros. Abençoa, Senhor, os que hoje se sentem desprotegidos e desorientados nessa vida, no meio de seus dramas e dificuldades. Sobre todos, seja a tua bênção e a tua paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Nesta Semana Nacional da Família, identifique quem são os pequeninos de sua família (crianças, idosos, doentes, os mais sofridos). Na dinâmica do Reino de Deus, eles são os mais importantes, os que têm prioridade sobre todos; eles são os maiores.

Comunicando

Estou, hoje, na cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. É o dia da padroeira, N. Senhora da Glória. Faço show por aqui, no encerramento da procissão.

Este 15 de agosto é o dia missionário de nossa associação. Reze pela nossa AMA. Desejando inscrever-se nela, entre em contato pelo WhatsApp 81 3224-9284 ou preencha o formulário que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Obrigada padre por esclarecer tão bem os evangelhos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Padre João Carlos , que nos conceda um ótimo dia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ! Padre João Carlos que Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. Que o senhor continue abençoando sua vida Padre João. Amo ouvir suas belíssimas meditações. Que Deus nos abençoe a cada dia. Amém

    ResponderExcluir
  5. Abençoado seja sempre seu ministério e sua vida.



    ResponderExcluir
  6. Ola bom dia, paz e bem a todos , passando pra agradecer pelas meditações diárias e informar que senti falta da medicação no Spotify hoje dia 15/08.

    ResponderExcluir
  7. AMEM EU SOU RICO DAS GRAÇAS E BÊNÇÃOS DE MEU DEUS OBRIGADO PORTUDO E GRATIDÃO MEU JESUSCRISTO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Padre João Carlos, pela sua medição tão esclarecedora da palavra de Deus!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção do senhor fica com Deus que abençoe o senhor 🙏🙏🙏

      Excluir
  8. Amém!
    A paz esteja com todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre gostaria de receber diretamente de vcs a meditação da palavra, é que nem todos os dias recebo. Esse é meu número 11 963860541.

      Excluir
  9. Amém glória a vós senhor Jesus desse quem se fas pequenino como essa criança ese entrará no Reino do céu gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia meu abraço Deus abençoe sempre sua vida

    ResponderExcluir
  10. Hoje só dia Enoque fui batizada que Nossa Senhora da glória me abençoe sempre

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente na nossa viagem hoje eu e minha vó e a todos que estão na estrada amém

    ResponderExcluir
  12. Eu queria receber o sua meditação todos os dias ! Porquê alguém me envia para mim dias alternados e o dia que não recebo não me sinto bem . Por favor 🙏 ! Meu nome e Carlos de souza Moro em Boca Raton , Estado da Flórida , EUA 🇺🇸 Meu WhatsApp e +1 475 444 9078 muito obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus abençoe os pequeninos de minha família e do mundo inteiro.Que Deus abençoe a mim e minha família, com muita saúde,paz, amor, felicidade e união. Abençoe o nosso Pe João Carlos e por todos nós. Obrigada pela meditações que recebo todos os dias. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Padre João Carlos gosto muito de ler os Evangelho que Deus abençoe o senhor na sua caminhada que Jesus e Maria te guarde e te proteja fica com Deus

      Excluir
  14. Obrigada pela rica partilha da Palavra do dia. Deus abençoe sua missionariedade e shows pelo mundo

    ResponderExcluir
  15. A criança não guarda rancor e confia naquele que ama e lhe dá carinho. Padre José Carlos, quando e onde perdemos aquele coração?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos e obrigada pela meditação padre João Carlos. Sou muito grata por tudo q Deus me dá todos os dia e pela minha família, peço saúde e bençãos para meus filhos, netos, genros e nora e pra mim e toda a família. Estamos passando por momentos de desacordo entre meus irmãos, que Deus possa tea,era a paz e a união novamente amém

    ResponderExcluir
  17. Ir. Assunção OSB15/8/23 11:46

    Obrigada Padre João por tanta sabedoria partilhada com todas as pessoas através da Palavra de Deus por esse canal de comunicação. Pra mim é um riqueza e todos os dias recebo e partilho nos grupos, para os gratidão pela vida que celebro hoje mais um ano de vida e pela presença de Maria na minha vida. Deus lhe abençoe. Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Oi padre João Carlos bom tarde a bença do senhor que mensagem boa ela tranquila amente da gente que Deus abençoe a vida do senhor e da família do senhor e peço oração para todos da minha família aqui sou de Simonésia mg

    ResponderExcluir
  19. AMÉM 🙇 🙏. OBRIGADA SENHOR POR TANTO AMOR BÊNÇÃOS QUE RECEBEMOS DE VOSSAS MÃOS.

    ResponderExcluir
  20. PARABÉNS, MUITAS BÊNÇÃOS PRA ASSOCIAÇÃO AMA. PAZ BEM.
    GRATIDÃO 💟 PE JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  21. Sua benção padre João Carlos muito obrigado pelas meditação Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  22. Deus de majestade, eu LHE agradeço pela vida de São Tarcísio. No entanto, me ajude viver na VOSSA presença. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da pureza, da humildade, da conversão e da libertação. Me ajude ser forte e corajoso. Me ajude fugir do medo, da covardia e da timidez. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude ser pequeno como uma criança. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos que o Senhor seja louvado.
    Moro na Cidade de Carnaiba, no interior do Estado de Pernambuco. Estou hoje na cidade do Recife,onde farei um cateterismo amanhã,se,Deus wuizer

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS