PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Peçamos ao Senhor a graça da conversão.

Peçamos ao Senhor a graça da conversão.




   06 de julho de 2023.   

Quinta-feira da 13º Semana do Tempo Comum

    Evangelho.    


Mt 9,1-8

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

    Meditação.    


Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! (Mt 9,2)

Trouxeram-lhe um paralítico numa cama. Vendo a fé dos que conduziram o doente, Jesus perdoou-lhe os seus pecados. “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”. Isso foi motivo de escândalo para os mestres da Lei. Julgaram que Jesus estivesse blasfemando, ofendendo a Deus com aquela conversa. Para que soubessem que ele tinha poder para perdoar os pecados, Jesus curou também o paralítico. “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. Foi um espanto só. Perdoou os pecados e curou da doença.

O evangelho está cheio de gente sofrida: doentes, cegos, paralíticos, leprosos, possessos... Jesus se aproxima dessas pessoas ou essas pessoas se aproximam dele. Jesus lhes dá atenção, toca nelas, as cura, as liberta... Isso tudo pode passar uma imagem equivocada da missão de Jesus. Ele não é um curandeiro. Não curou todos os cegos, nem todos os doentes, nem todos os leprosos. A mensagem que está sendo transmitida é que o encontro com Jesus, o enviado do Pai, resulta em transformação de vida, em mudança radical na própria existência, em libertação de todas as amarras e opressões.

A enfermidade, a cegueira, a lepra, a possessão apontam para um drama maior na vida das pessoas e da sociedade: o pecado. São Paulo resumiu bem essa percepção, quando disse: ‘o salário do pecado é a morte’. O pecado gera destruição, morte. Basta lembrar o caso de Adão e Eva, que é o símbolo do desastre que foi a humanidade dar as costas a Deus, rompendo a amizade com ele. Então, o sofrimento estampado no evangelho é uma indicação do pecado, o pecado como rompimento da aliança com Deus, por parte das pessoas e por parte de toda a comunidade de Israel.

A vinda de Jesus está explicada no próprio evangelho, em relação ao perdão dos pecados. O pai de João Batista, o sacerdote Zacarias, referiu-se à missão do Messias que viria trazer a salvação do povo pela “remissão dos seus pecados”. O próprio João Batista identificou e apontou Jesus como o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O resultado da obra de Jesus, finalmente, é a salvação, o perdão dos pecados. E sua obra é a pregação, a morte de cruz e a ressurreição. No Sermão no dia de Pentecostes, tendo anunciado Jesus morto e ressuscitado, Pedro convocou o povo à conversão e indicou o batismo para o perdão dos seus pecados.

Nesta cena do paralítico deitado numa cama, aparece Jesus no exercício de sua missão. Ele veio para perdoar os nossos pecados. E fez isso, por sua morte expiatória na cruz. Ele nos reconciliou com o Pai, por meio de sua cruz. O perdão nos põe na comunhão amorosa com o Pai, por meio do Filho, no seu Espírito. E em comunhão também com os nossos irmãos.




Guardando a mensagem

A missão de Jesus está descrita, nos evangelhos, em relação ao perdão dos pecados. O pecado é o drama número um do povo de Deus, por sua infidelidade à aliança. É o drama número um também da humanidade, como consta na história de Adão e Eva. Jesus veio para nos reconciliar com o Pai e nos alcançou isso por sua morte e ressurreição. Os doentes e sofredores, tão numerosos nos evangelhos, apontam para a presença do pecado no mundo. O pecado gera sofrimento e morte. Jesus veio para nos comunicar a vida, o perdão de Deus. Curar os doentes, exorcizar os demônios, purificar os leprosos eram ações que prefiguravam a obra por excelência de Jesus em nosso meio: a salvação, a remissão dos pecados, a vida nova da graça. Não peçamos apenas a Jesus a cura dos nossos males físicos ou a solução dos nossos problemas. Ele veio a nós para muito mais. Peçamos-lhe, em primeiro lugar, a graça da conversão e o perdão dos nossos pecados. A obra dele, por excelência, é a salvação.

Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! (Mt 9,2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quando curaste o paralítico, o mandaste ficar de pé, carregar o leito e ir para casa. Tu o devolveste perdoado e sadio à sua família. Essa é a graça de vivermos santa e sadiamente: fazermos alguma coisa para os outros, a começar pelos de nossa casa. A sogra de Simão que tu ajudaste a se levantar de sua febre pôs-se logo a serviço. Servir é o que dá sentido à vida do cristão com saúde no corpo e na alma. Rezamos, hoje, Senhor, pelos enfermos. Dá-lhes conversão, oportunidade para receberem o perdão dos seus pecados e saúde para estarem a serviço, em suas famílias e em suas comunidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Mostre interesse, particularmente hoje, por um enfermo ou por alguém que esteja passando por uma grande tribulação. Pergunte por sua saúde, mande uma mensagem ou telefone. Mostre interesse pelo seu bem. E o bem maior, você sabe, vai muito além da saúde física.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, hoje, temos a Santa Missa das 11 horas, pelo rádio e pelo YouTube. Não deixe de nos enviar a sua intenção para a Santa Missa. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

34 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu hoje só pensei que tenhamos coragem de enfrentar todas as barreira porque o senhor é o nosso pastor e nada mim faltará e confiar. Amém coragem nunca desistir.

      Excluir
    2. Anônimo6/7/23 07:16

      BOM DIA! GRATIDÃO PADRE JOÃO CARLOS, POR LEVANTAR TANTAS ALMAS, COMO QUE PARALÍTICAS DEITADA EM SEUS PECADOS. 🕊
      UMA PERGUNTA: SE ADÃO E EVA NÃO TIVESSEM PECADO, MESMO ASSIM, JESUS TERIA VINDO AO MUNDO? IRÍAMOS CONHECÊ-LO COMO O FILHO AMADO DE DEUS?🤲🏼

      Excluir
    3. Anônimo6/7/23 08:07

      Bom-dia Padre João Carlos! Peço orações por minha família ,por minha Neta que está grávida Thayse Marques que ela tenha um bom Parto e que a Maria Alice tenha saúde!!!

      Excluir
    4. Anônimo6/7/23 09:20

      Bom dia padre João Carlos. Quero pedir oração pelo meu filho Henrique e por todos os jovens que tem vícios pra que Jesus os libertes e eles vejam a luz resplandecer na presença de Deus 🙏

      Excluir
    5. Anônimo6/7/23 11:34

      Bom dia padre Carlos por suas mensagens tão especial pois agradeço primeiramente a Deus e ao senhor que está enviando essas mensagens com muito carinho um bom dia

      Excluir
    6. Anônimo6/7/23 13:19

      Deus seja louvado

      Excluir
  2. Anônimo6/7/23 04:26

    Amém Amém e Amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/7/23 06:01

    Que essas palavras perdoe os meus pecados 🙌

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/7/23 06:41

    Pela saúde da minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/7/23 06:43

      Amém. O Sr e meu pastor é nada me faltará

      Excluir
  5. Anônimo6/7/23 07:02

    Conversão de minha família e as famílias do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/7/23 07:09

    AMEM MEU PAI AMANDO EU CREIO OBRIGADO DEUS MEU OBRIGADO POR TUDO Ó SENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARA AMEM ALELUIA GLÓRIA A DEUS GRATIDÃO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/7/23 07:09

    Pela minha saúde e saúde e conversão de todos de minha família

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/7/23 07:22

    Hoje pesso a meu Deus que mim ajude a mim cura desse problema no nariz que eu seja curado em nome do Espírito Santo que nossa mãe Maria passa à frente ejuda todos aqueles que tão passando por momentos difíceis de doença que Deus nos abençoe amém

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/7/23 07:27

    🌿🕊️ Bom dia!!
    Há momentos em que a oração é o único presente que posso dar às pessoas de quem gosto, então sempre oro a Deus para cuidar de você todos os dias, fazer você feliz, te dar paz e muitos motivos para sorrir.🕊️🌿
    ❤️Beijo no coração 💓

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/7/23 07:44

    Bom dia padre , Deus nós abençoe, primeiro quero agradecer e oedir perdão, senhor Jesus nesse te peço que proteja e abençoe toda minha família e afaste o mal, amém

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/7/23 08:02

    Peço a meu Deus que cure a mim e minha mãe de uma enfermidade que vc sabe pai e que minha mãe interceda junto ao pai para receber esta graça amém

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/7/23 08:16

    Peço oração para minha família e por todos aqueles que não tem fé. Peço em especial pela saúde de Luiz.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/7/23 08:27

    Obgda senhor Deus por mais um dia 🙏

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/7/23 08:41

    Peço oração para minha sogra Maria Lúcia da Silva que ser encontra internada em uma UTI

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/7/23 08:59

    Peço pela meus familiares e pela alma de meu filho Wander e minha sobrinha Gabriela.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/7/23 09:03

    CARISSIMO PADRE JOÃO CARLOS! QUE BENÇÃO QUE O SENHOR É, RECEBER A PALAVRA DE DEUS DE UMA FORMA TÃO BONITA E AGRADÁVEL COMO NOS ENVIA É MUITO BOM. QUE DEUS NOS ABENÇOE E ILUMINE SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/7/23 09:04

      Sou jackleudo cabral de Santa luzia paraiba.

      Excluir
  17. Obrigado padre por despertar em mim, mais fé em Deus.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. O que todos precisamos é ter muita fé, por isso todos os dia peço a Deus que aumente a minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Goretti. Todavia, me ajude vencer as provações. Me ajude seguir o caminho do santo temor, do amor, do perdão, do serviço, da fé, da cura, da bênção, da oração, da esperança, da adoração e da obediência. Me ajude participar da melhor forma possível da Santa Missa. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude fugir do pecado e da blasfêmia. Me ajude glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Glória a Vós Senhor!
    Jesus curou aquele paralítico, porque enxergou uma fé imensa naquele coração e também pela confiança nas orações daqueles que o levaram na cama. Mas ao mesmo tempo fez a leitura do coração daqueles que duvidaram do Poder dado ao DEUS Filho pelo próprio DEUS Pai, e os indagou.
    Por isso também que não podemos duvidar do instrumento ordenado também pelo próprio Pai para escutar as nossas confissões e os arrependimentos dos nossos pecados, aquele que foi e é escolhido para interceder junto ao Pai das Misericórdias por nós, ou seja mesmo que enganamos o humano com palavras, o irmão o Padre ou qualquer outro que seja, jamais enganaremos a DEUS, pois Ele já fez a leitura do nosso coração antes mesmo de pensarmos e assim quando arrependidos confessamos nossas fraquezas, imperfeições, nossa pequenez, é O mesmo que nos perdoa e nos diz: seus pecados estão perdoados, vá em paz e não volte mais a pecar.
    Assim também podemos compreender que é melhor recebermos a cura da alma do que sermos curados fisicamente, voltar a vida pecaminosa e perdermos a salvação para a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/7/23 23:03

    Amém, gratidão meu Deus por mais um dia que se foi e pela noite que o Senhor nos deu
    Que Deus nos abençoe e nos ilumine com um lindo amanhecer. Amém

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/7/23 07:41

    Ao saber que temos direitos em receber o perdão e a graça da conversão. Obrigada Senhor. Bomdia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS