PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não desista de fazer o bem.

Não desista de fazer o bem.


   05 de julho de 2023.  

Quarta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 8,28-34

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

   Meditação   


Quando viram Jesus, pediram-lhe que se retirasse de sua região (Mt 8, 28)

Eu vou lhe explicar essa história dos porcos que se afogaram no mar. Uma manada de porcos se perdeu. A economia daquelas famílias ficou arruinada. Resultado: a cidade inteira saiu ao encontro de Jesus e o expulsou de sua região. 

E o que tinha acontecido? Jesus chegou a uma região já fora do seu país, uma região de pagãos. Apareceram dois homens possuídos pelo mal. Os demônios ficaram incomodados e pediram a Jesus, no caso de serem expulsos, de irem para a manada de porcos. Dito e feito. Os dois homens foram libertos, mas os porcos desceram de ladeira abaixo e se jogaram no mar. O povo da cidade não gostou do resultado e expulsou Jesus de suas terras.

Agora, vamos fazer uns descontos. Você lembra que o povo de Israel não comia porco e não criava porco de jeito nenhum. Porco era um símbolo da impureza, um sinal dos pagãos. Lembra a parábola do filho pródigo? O jovem judeu terminou no fundo do poço, empregou-se como cuidador de porcos. Foi a máxima humilhação. Então, vejam, Jesus está numa região de pagãos, logo tem porco por ali. Porco, para os judeus, era um sinal de coisa ruim, de gente que vivia longe da fé no Deus vivo. Mais do que uma história, a narração quer mostrar o significado da ação libertadora de Jesus também fora do povo de Deus e a reação negativa das pessoas. Para isso, a narração pode ter ficado um tanto aumentada. Quem conta um conto, sempre aumenta um ponto.

A verdade é que a ação de Jesus que liberta o homem de todas as amarras e opressões não é bem recebida por todo mundo. Uma sociedade má reage contra Jesus, expulsa-o. Por exemplo, libertar pessoas das drogas - os narcotraficantes ficam furiosos, é uma ameaça à sua economia. Libertar pessoas do analfabetismo político - alguém vai logo dizer que é comunismo, porque se beneficia da ingenuidade dessa gente. Denunciar a prostituição de meninas e meninos - a rede que se beneficia desse tipo de exploração reage com violência, pois fica no prejuízo. É o que está dito no texto de hoje. A população pagã daquela região viu-se prejudicada no triste fim da manada de porcos. Preferia que os diabos continuassem oprimindo aqueles homens, mandando naquela terra, impedindo que o povo andasse por aquelas estradas.  Expulsaram Jesus de sua região.




Guardando a mensagem

A ida de Jesus àquela região pagã é uma amostra de seu compromisso missionário com todos, não somente com os judeus. O povo hebreu não comia porco, nem criava porco. Porco era uma marca das regiões pagãs, consideradas impuras. Contando esse fato sobre a ida de Jesus a uma terra estrangeira, era natural que aparecesse porco na história. Livrar a terra dos porcos é também uma forma de falar da purificação daquele ambiente. É claro que essa não é uma narração jornalística, é uma história polarizada pelas disputas entre judeus e pagãos. A reação da cidade à ação de Jesus é a reação ao bem que se faz. Quem faz o bem sempre encontra resistência.

Quando viram Jesus, pediram-lhe que se retirasse de sua região (Mt 8, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós nos entristecemos quando procuramos fazer o bem e encontramos tanta má vontade, resistência, oposição. Foi assim naquela região pagã que visitaste. Fizeste o bem, libertando aqueles dois homens possuídos pelo mal e liberando a estrada para o povo passar, sem medo. Mas, o povo, invocando prejuízos na economia, acabou te expulsando. Essa desculpa da economia, do dinheiro, do administrativo é motivo para muita gente resistir à tua Palavra, esquivar-se da conversão e da mudança de vida. Concede-nos, Senhor, acolher com abertura de coração e espírito de obediência a tua santa Palavra. E não desistirmos, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, rejeição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pare um pouco pra pensar. Você já foi incompreendido(a) numa coisa boa que tenha feito? Desistiu ou continuou? Talvez alguém perto de você precise de uma força nesse assunto.

Comunicação

O programa de segunda-feira no Youtube será agora às quartas-feiras. Preparamos, pra hoje, um programa cheio de novidades. Começa às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Paula Almeida e Mendes5/7/23 03:41

    Bom dia Padre João Carlos. O evangelho de hoje faz-me lembrar um momento muito triste da minha vida. Fui caluniada, humildade vive horrores por estar a fazer o melhor de mim. Mas sim não desisti. Obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/7/23 05:31

    Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por tudo hoje prestou atenção nas provas dê Deus amém 🙌 e até amanhã se Deus quiser que o senhor.tenha muita saúde e paz que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família é a minhas também 🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/7/23 06:01

    Purificar senho com teu fogo santo nosso dia que Maria nossa mãe passa a frente e nós livrai-nos do tentado.
    Que o espírito santo nos abençoe hoje e sempre amém bom dia a todos que si faz aqui presente

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/7/23 06:07

    Bom dia me chamo Vilson, quero agradecer por essas palavras que recebo todos os dias. Deus seja louvado Deus o abençoe Padre 🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/7/23 06:13

    Padre a cada dia tenho a certeza que seu evangelho pela manhã é luz na minha vida🙏 Senhor por Juliana te peço 🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/7/23 06:19

    Bom dia padre obrigado pelas palavras que o senhor nos passa dotas manhas

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/7/23 06:37

    Bom dia, padre. Sim, já fui incompreendida várias vezes em meu ambiente de trabalho. Mas Deus estava comigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/7/23 07:03

      Bom dia padre sua bênção

      Excluir
    2. Anônimo5/7/23 07:19

      Bom dia padre , Deus nós abençoe senhor amanhecer com problema no dente , peço que me ajude na financeira, pois estou com muita dificuldade em pagar minhas contas , tenho que ajudar algumas pessoas de minha família essa médica que vai me atender, oara cobrar um preço que eu possa pagar , me ajude que der tudo certo, amém

      Excluir
  8. Isabelle Fracaroli5/7/23 06:41

    Bom dia Padre! Obrigada por compartilhar a palavra todas as manhas conosco e nos deixar com o coração confortado com as meditacoes!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/7/23 07:03

    Faz todo sentido… as pessoas que procuram fazer o bem, na maioria das vezes são aplicadas resistências em forma de calúnias, oposição aos seus projetos e tentativas de suborno para que suas ações não continuem. O evangelho de hoje me fez ver que estamos no caminho certo! Amém

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. DEUS te abençoe sempre padre João Carlos com muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/7/23 07:17

    AMEM EU CREIO MEU JESUS TUAS PALAVRAS MARAVILHOSA QUE MIM ALIMENTA CADA VEZ MAIS E MAIS TUDO POSSO NA QUELE QUI MIM FORTALECI OBRIGADO SENHOR JESUS POR TUDO AMEM AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Jesus era, é ainda hoje e para sempre será autoridade suprema, todos os respeitavam, até mesmo os mortos e espíritos.
    Imaginemos aquele momento os demônios saindo dos túmulos e gritando, deviam de estar num alvoroço só, mas quando perceberam a presença de Jesus, mesmo sem ainda dar uma palavra, com toda certeza pararam e O respeitaram.
    Nós podemos fazer o mesmo diante de qualquer tribulação, transtorno, alvoroço, melhor dizendo falta de paz espiritual, seja em qualquer lugar, com o poder da nossa fé e da cruz Sagrada, símbolo da nossa fé, que sabemos, derrotou Satanás, conseguimos até mesmo expulsar demônios ou curar espiritualmente, ou que seja, com a invocação do Nome Santo nas orações acalmar qualquer ambiente.
    Porquê, Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitou e Seu Espírito Santo vive dentro de nós através do Batismo e com o Poder sobrenatural dos Sacramentos nós Cristãos cremos, essa é a nossa certeza, assim como professamos nossa fé, nossa confiança deve estar em um DEUS que tudo pode para aqueles que tem fé.
    Mesmo que muitas vezes seremos criticados e perseguidos como aquele povo dos gadarenos fizeram com Jesus quando souberam da perda da manada de porcos, deixaram a soberba, o apego, a posse, sobressair as curas, as libertações, a paz de espírito, com isso também nos ensina a valorizar aquilo que nos leva a plenitude da vida,.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/7/23 07:44

    Bom dia paz e bem!
    Sempre tive dificuldade em entender essa passagem.E agora pela primeira vez ela me foi esclarecida .Obrigada Padre João Carlos por tanto! Deus o abençoe grandemente!🙌

    ResponderExcluir
  14. telmalusilva@gmail.com5/7/23 07:54

    Bom dia padre obg por seus ensinamentos através do evangelho

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/7/23 08:22

    Bom dia padre, eu já acolhi uma família em minha casa em um momento difícil e fui mal interpretada mais continuei fazendo o bem.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/7/23 08:37

    Giane Ferreira
    Bom dia padre João Carlos que Deus continue abençoando o padre! Gratidão, á sua benção.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/7/23 08:55

    Um gde grazie,Pe.Joao Carlos,essas são, a maneira de explicar " sp uso esse jargão ": feijão com arroz, nutre, sustenta, fortifica e dá ânimo,vigor na ação.
    #tamosj7ntos em oração, viver e na Comunhão.

    .

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/7/23 09:02

    Bom dia Padre Joao Carlos minha Bênção essa Evangelização é o que nós ver hoje muitos não acreditam em Jesus zombam até são pessoas que realmente estão possuidas pelo demonio que ele se transforma em muitas formas para enganarem as pessoas peço que Deus nunca deiche eu perder a minha Fé Deus é Maravilhoso e que o Sehor Jesus nosso Deus lhe der muitas Saude e a sua Equipe e a AMA que faz trabalhos maravilhosos com o prossimo eu recebo o seu Evangelio por minha Amiga Lucia da Capela Senhor do Bom Fim aqui de cajueiro seco pernambuco e é muito importante pra eu porque não posso ir estou acamada mas eu gosto muito que o Senhor esplica e com uma calma na sua voz é Deus que faz o senhor esse Servo Maravilhoso com suas Ovelhas meu nome é Maria das Graças minha Bênção e tenha um otimo dia Amem.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/7/23 09:10

    Bom dia padre sua benção que Deus continue te abençoando e abençoado toda a minha família.Amem

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/7/23 09:21

    AMÉM 🙇 🙏 PURIFICA-ME SENHOR NAS TUAS ÁGUAS COM TEU ESTÁ PURIFICA--ME SENHOR.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/7/23 09:50

    Glória a vos senhor

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5/7/23 10:09

    Amém glória a vós senhor 🙌🙏 obrigada senhor por tudo que já fez can nos gratidão padre João Carlos por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos bom dia

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, para mim proteger, si Padre, ajudei a um irmão, queria ajudar mais, mais ele não reconheceu o que fiz pelo filho dele, meu sobrinho,foi muito ingrato, deixou de si comunicar comigo, fico muito triste,mais Deus e meu testemunho. Continuo rezando por ele, pois ele e meu irmão. Que Deus mim abençoe e toda minha família 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/7/23 11:08

    Eu só tenho que agradecer a.Deus as maravilhas que ele tem feito na minha vida e na vida dos meus filhos foi uma luta então padre se não fosse mimha fé nunca teria conseguido obrigado senhor

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5/7/23 11:22

    Essa palavra da vida de Jesus e a expulsão do demônio nos porcos, me impressiona bastante. Como o demônio é mal. Só Jesus nos afasta dele....

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Precisamos rezar sempre para q Deus aumente nossa fé. É isso q peço todos os dias amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS