PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A sua resposta também precisa ser generosa.

A sua resposta também precisa ser generosa.

 



   07 de julho de 2023.   

Sexta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

    Evangelho.    


Mt 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


    Meditação.   


Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede a serviço do Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus colegas de profissão. Ist o foi razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, e mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Mateus, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicara. Vá, então, pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.


Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: Reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.

Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas, fugindo de preconceitos e de qualquer discriminação. E precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda: ‘Como tem sido a minha resposta ao chamado de Jesus?’

Comunicando

Todas as minhas músicas, você pode ouvi-las e até ver clipes no meu Canal do Youtube (Padre João Carlos), como também nas plataformas de streaming de música, especialmente no Spotify. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Minha conexão com Jesus é muito intensa. Ele me dá vida, me guia porque procuro obedecer a Ele. Guia meus passos, minha vida. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/7/23 06:39

    Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração pra minha família que Nossa Senhora do Carmo Rogai Por Nós 🙌

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/7/23 06:42

    AMEM NADA PODERÁ MIM APAGAR DA TUA PRESENCA SENHOR EU CREIO TUDO POSSO NA QUELE QUI MIM FORTALECI OBRIGADO DEUS MEU POR TUDO GRATIDÃO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/7/23 06:59

    A fé é importante que cintamos pra passarmos o como é bom sentir a nossa alma calma, leve, feliz e isso só quem proporciona a nós é o Senhor Jesus 🙏 O evangelho de hoje sinaliza também pra nós irmos sempre atrás daqueles que não conhece o sentido da vida!
    Kleber Medeiros 07/07/23

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/7/23 07:05

    Quia senhor os passos da minha filha Juliana, que cada dia pai abençoe o padre João Carlos para que possa levar longe essa missão linda🙏 Vem seus 40 anos de tanta luz irradiando que seja de muito brilho esse dia e todos 🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/7/23 07:08

    Bomdia p.joaocarlos,sua bênção.minha missão é seguir a luz de Jesus e os mandamentos de nossa mãe Maria!!E entregamos nosso dia na proteção de Deus e da virgem Maria .

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/7/23 07:10

    Que as palavras do Evangelho fortaleça os nossos corações. Conduzindo cada um de nós para a missão que Jesus quer. Obrigada Senhor por todo o Teu amor. 🙏

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/7/23 07:14

    Bom dia paz e bem pra todos,pesso a saúde pra minha família

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/7/23 07:44

    Mateus quis seguir Jesus, teve o propósito, levou Jesus em sua casa, Jesus sentou à sua mesa comeram e beberam juntos. Mateus deixou tudo para seguir Jesus. Isto nos convida à desprender dos nossos egoísmo e seguir a doutrina de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/7/23 07:50

    Bom dia padre , peço sua benção, senhor obrigada pelo dom da vida minha e dos meus filhosevtoda a minha família. Amém

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/7/23 08:25

    P João Carlos escuto todos os dias a sua pregação, peço que o senhor reze por mim,estou com um problema no ouvido direito,é um barulho muito grande estou em tratamento,todos os dias peço a Nossa Senhora que me cure,através de seu filho Jesus fique com Deus obrigada Marilene

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/7/23 08:36

    Como faco pra receber a lirtugia diaria

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/7/23 09:27

    amem eu nilton toco na igreja Frei Galvão nada poderá me abala senhor nada poderá me derruba eu estão com o senhor meu deus e nossa senhora aparicida amem

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/7/23 09:36

    deus está presente em minha vida o brigado sonhor porte melivraime de uma covd que eu peguei fiquei emternado mais de quarenta e cinco dias nohospital samaritano efe campinas São Paulo eu me chamo nilton bass e o senhor melevanto de quela cama o brigado meu senhor o brigado minha mãe aparicida amem

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/7/23 09:39

    Como faço para receber todos os dias essas liturgias?Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/7/23 12:54

    Anonimo 7/7/2023

    12/49 olá padre João carlos Boa tarde ja me escrivii sim nocanal YouTube padre João carlos!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Quer pedir pela viagem da minha filha e do meu filho q acontecem hj. Que Deus os proteja e nos dê cada dia mais fé para q façamos como Mateus amém

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7/7/23 17:19

    Olá padre João Carlos a sua benção. Que bela Reflexões. Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7/7/23 19:13

    Amém, obrigada meu Deus por mais um dia.
    Que nossa noite seja abençoada por voz
    Gratidão senhor.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Padre!
    Sinto a minha fé aumentando cada dia um pouquinho mais. Tenho esperado mais em Deus, acreditando que Ele, está no controle da minha vida, amém!

    ResponderExcluir
  21. Pe. João Carlos, bom dia! Meu nome e Rita de Cácia, hj foi o 1° dia que escutei a sua liturgia, gostei muito. Como faço para ouvi-la todos os dias?
    Pe. embora sendo ainda muito leiga na Palavra de Jesus, tenho procurado cada dia me melhorar, ser melhor como ser humano. Peço que ore por mim!
    Sua benção!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS